Sie sind auf Seite 1von 19

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Sistema LEGIS - Texto da Norma LEI N 7.672, DE 18 DE JUNHO DE 1982.

Dispe sobre o Instituto de Previdncia do Estado do Rio Grande do Sul. Fao saber, em cumprimento ao disposto no artigo 66, item IV, da Constituio do Estado, que a Assemblia Legislativa decretou e eu sanciono e promulgo a lei seguinte: TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - O INSTITUTO DE PREVIDNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, criado pelo Decreto n 4.842, de 8 de agosto de 1931, uma autarquia estadual de previdncia e assistncia, com personalidade jurdica de direito pblico, dotada de autonomia administrativa e financeira. Pargrafo nico - A autonomia administrativa e financeira da Autarquia no exclui o exerccio da superviso de suas atividades pelos rgos competentes do Poder Executivo. Art. 2 - objetivo primordial do Instituto a realizao das operaes de previdncia e assistncia aos servidores do Estado e de suas Autarquias, mediante a prtica de operaes previstas ou autorizadas nesta Lei. 1 - O Instituto poder, mediante Convnio que Municpios do Rio Grande do Sul celebrem com o Estado, incumbir-se da prestao de operaes de previdncia e assistncia aos respectivos servidores. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior o Convnio definir o regime de previdncia e assistncia, que poder ser o desta Lei ou outro, vedada qualquer prestao que, sem a correspondente compensao, aumente a despesa do Estado. 3 - Para a realizao das operaes previstas nesta Lei o Instituto poder celebrar contratos com pessoas fsicas ou jurdicas. TTULO II Captulo I Dos Segurados Art. 3 - Os segurados do Instituto so obrigatrios ou facultativos. Art. 4 - So segurados obrigatrios do Instituto, independentemente do regime jurdico de trabalho:

a) todos os servidores do Estado e de suas Autarquias ativos e inativos, inclusive os da Justia, bem como os membros do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas, exceto os que, nessa condio, sejam segurados obrigatrios do sistema federal de previdncia; b) os servidores do Estado que, havendo sido contribuintes obrigatrios do sistema federal de previdncia, hajam sido por este inativados, e percebam complementao ou diferena de proventos dos cofres do Estado ou de Autarquia Estadual; c) os Deputados Estaduais, nos termos da Lei n 6.369, de 29 de maio de 1972. Art. 5 - A obrigatoriedade de filiao ao Instituto independe do exerccio de outra atividade vinculada ao regime da Lei Orgnica da Previdncia Social. Pargrafo nico - O exerccio eventual de funes de outra natureza no exclui o servidor, a que se refere o caput deste artigo, da condio de segurado obrigatrio. Art. 6 - So segurados facultativos do Instituto o Governador, o Vice-Governador e os Secretrios de Estado. Art. 7 - Perde a qualidade de segurado do Instituto aquele que, por qualquer forma, perder a condio de servidor pblico do Estado ou das autarquias, salvo se, no prazo de sessenta dias, requerer a manuteno daquela qualidade, passando a recolher sem interrupo a contribuio correspondente, que ser de 12% do salrio de contribuio vigente na data do desligamento, sujeita a reajuste na mesma proporo do valor das Unidades-Padro de Servios. Art. 8 - O segurado que, por qualquer motivo previsto em lei, sem perda de sua condio de servidor pblico, interromper o exerccio de suas atividades funcionais sem direito remunerao, inclusive nos casos de cesso sem nus, ser obrigado a comunicar o fato, por escrito, ao Instituto, no prazo de trinta dias do afastamento e do retorno, sob pena de suspenso do exerccio de seus direitos previdencirios, sujeitando-se entrementes contribuio estabelecida no artigo anterior. Captulo II Dos Dependentes Art. 9 - Para os efeitos desta lei, so dependentes do segurado: I - a esposa; a ex-esposa divorciada; - vetado -; os filhos de qualquer condio enquanto solteiros e menores de dezoito anos, ou invlidos, se do sexo masculino, e enquanto solteiros e menores de vinte e um anos, ou invlidos, se do sexo feminino; II - a companheira, mantida como se esposa fosse h mais de cinco anos, desde que se trate de solteira, viva, desquitada, separada judicialmente ou divorciada, e solteiro, vivo, desquitado, separado judicialmente ou divorciado seja o segurado. III - o tutelado e o menor posto sob guarda do segurado por determinao judicial, desde que no possuam bens para o seu sustento e educao; IV - a me, desde que no tenha meios prprios de subsistncia e dependa economicamente do segurado;

V - vetado 1 - No ser considerado dependente o cnjuge desquitado, separado judicialmente ou o ex-cnjuge divorciado, que no perceba penso alimentcia, bem como o que se encontrar na situao prevista no art. 234 do Cdigo Civil, desde que comprovada judicialmente. 2 - Equipara-se ao filho, para os efeitos do item I deste artigo, o enteado. 3 - O filho e o enteado, quando solteiros e estudantes de segundo grau e universitrios, conservam ou recuperam a qualidade de dependentes, at a idade de vinte e quatro anos, desde que comprovem, semestralmente, a condio de estudante e o aproveitamento letivo, sob pena de perda daquela qualidade. 4 - A condio de invalidez, para os efeitos desta lei, dever ser comprovada periodicamente, a critrio do Instituto. 5 - Os dependentes enumerados no item I deste artigo, so preferenciais e a seu favor se presume a dependncia econmica; os demais comprov-la-o na forma desta lei. (I e 5 alt. p/L 7.716/82 - DOE de 26.10.82) Art. 10 - A companheira como tal definida nesta lei concorre com o filho, com a esposa do segurado, se esta estava judicialmente dele separada, e com a ex-esposa dele divorciada, desde que ambas percebam penso alimentcia. 1 - As pessoas referidas nos itens II, III e IV do art. 9 concorrem entre si se designadas pelo segurado. 2 - vetado. 3 - vetado. Art. 11 - A condio de companheira, para os efeitos desta lei, ser comprovada pelos seguintes elementos, num mnimo de trs conjuntamente: a) teto comum; b) conta bancria conjunta; c) outorga de procurao ou prestao de garantia real ou fideijussria; d) encargos domsticos; e) inscrio em associao de qualquer natureza, na qualidade de dependente do segurado; f) declarao como dependente, para os efeitos do Imposto de Renda; g) qualquer outra prova que possa constituir elemento de convico.

Pargrafo nico - A existncia de filho em comum dispensa a exigncia de cinco anos de convvio more uxrio, desde que este persista at o bito do segurado. Art. 12 - Na falta de dependentes enumerados no art. 9, o segurado poder designar como beneficirio pessoa que comprovadamente viva sob sua dependncia, exceto quando se tratar de Peclio Facultativo. 1 - S podero ser designados na forma deste artigo pessoas do sexo masculino, se menores de dezoito ou maiores de sessenta anos ou invlidos e pessoas do sexo feminino se menores de vinte e um ou maiores de cinqenta e cinco anos ou invlidos. 2 - A designao feita na forma deste artigo no gerar direito a penso se a morte do segurado ocorrer antes de transcorridos seis meses, contados a partir da entrega do instrumento de designao no Instituto. Art. 13 - Considera-se dependente econmico, para os efeitos desta Lei, a pessoa que perceba, mensalmente, renda inferior a um Salrio Mnimo Regional, a qualquer ttulo. Art. 14 - A perda da qualidade de dependente, que pressuposto da qualidade de pensionista, ocorrer: a) por falecimento; b) pela anulao do casamento; pela separao judicial ou pelo divrcio, quando no haja percepo de penso alimentcia; c) pelo abandono do lar, na situao do art. 234 do Cdigo Civil, desde que declarada judicialmente; d) para os filhos e as pessoas a eles equiparadas, por implemento de idade: aos dezoito anos, se do sexo masculino, e aos vinte e um anos se do sexo feminino, salvo se invlidos ou enquadrados no 3 do art. 9; e) pelo casamento ou pelo concubinato; f) pela cessao de invalidez; g) pela manifestao de vontade do segurado, que no poder, entretanto, excluir os dependentes de que trata o item I do artigo 9. Captulo III Da Vinculao SEO I Das Inscries Art. 15 - A vinculao ao Instituto dos segurados obrigatrios automtica, decorrendo da nomeao ou admisso e vigorando a partir do exerccio.

Pargrafo nico - No caso dos servidores de que trata a letra -b- do art. 4, a vinculao automtica decorrer da aposentadoria e a partir desta vigorar. Art. 16 - A inscrio dos segurados no Instituto se formalizar pela entrega da Declarao de Beneficirios e tem carter obrigatrio. Pargrafo nico - Cada nova Declarao de Beneficirios anula a anterior, salvo a incluso de dependentes permitidos em lei. Art. 17 - A Carteira Social atualizada de segurado, de dependente e de pensionista condio essencial para o exerccio dos direitos previstos nesta Lei. Seo II Do Salrio de Contribuio Art. 18 - Entende-se por Salrio de Contribuio, para os efeitos desta lei, a soma mensal paga ou creditada pelo Estado ou pela Autarquia ao segurado a qualquer ttulo, excludos somente os pagamentos ou crditos de natureza indenizatria ou eventual, tais como honorrios, dirias e ajudas de custo, as gratificaes previstas nos artigos 107 e 108 da Lei n 1.751, de 22 de fevereiro de 1952, e em disposies correspondentes de Estatutos prprios, e o abono familiar. 1 - No se considera de natureza indenizatria a representao quando se somar parte bsica do vencimento para efeito de clculo de adicionais. 2 - Em caso de acumulao o salrio de contribuio ser constitudo pelo total pago ou creditado, observadas as prescries deste artigo. 3 - O Salrio de Contribuio do servidor da Justia e do Juiz temporrio que no perceba remunerao pelo Estado, o equivalente ao dos proventos integrais que perceberia se aposentado fosse, sujeitando-se ao recolhimento das contribuies na forma desta Lei. 4 - O Salrio de Contribuio dos segurados a que se refere a letra -b- do art. 4 ser equivalente ao total da complementao ou diferena de proventos pagas pelo Estado ou pela Autarquia. TTULO III Captulo I Das prestaes previdencirias Art. 19 - As prestaes asseguradas pelo Instituto a seus segurados e respectivos dependentes consistem em benefcios e servios. 1 - Benefcio a prestao pecuniria exigvel pelo segurado e seus dependentes, segundo os termos desta Lei e seu regulamento.

2 - Servio a prestao assistencial, no pecuniria, exigvel pelos segurados e seus dependentes, segundo os termos desta Lei e seu regulamento. Captulo II Das prestaes especficas Art. 20 - O Instituto prestar, na forma desta Lei e das regulamentaes respectivas: A) Benefcios: I - ao segurado: o auxlio natalidade. II - aos dependentes: a) penso por morte; b) peclio post mortem; c) peclio facultativo; d) auxlio-recluso; e) outros que venham a ser criados. B) Servios: I - aos segurados e pensionistas: a) assistncia financeira; b) assistncia habitacional. II - aos segurados, dependentes e pensionistas: a) financiamentos assistenciais; b) assistncia mdica; c) outros que venham a ser criados. Art. 21 - Os benefcios e os servios, salvo disposio em contrrio desta Lei, tero seu valor medido em Unidades-Padro de Servios, cujo valor monetrio fixado nesta Lei e ser reajustado sempre que ocorrer reajustamento de carter geral na remunerao dos servidores do Estado e de suas Autarquias. Pargrafo nico - O reajuste do valor da Unidade-Padro de Servios ter por base o

ndice de variao do salrio de contribuio mdio dos segurados do Estado e de suas Autarquias. Captulo III Do Salrio de Benefcio Art. 22 - O Salrio de Benefcio a base para o clculo da penso por morte e do auxliorecluso. 1 - Entende-se por Salrio de Benefcio a remunerao percebida pelo segurado no ms imediatamente anterior ao do bito. 2 - Se o falecimento ocorrer em ms de reajuste de remunerao em carter geral, o Salrio de Benefcio corresponder remunerao que o segurado perceberia at o seu trmino, se vivo estivesse. 3 - Se a remunerao do segurado houver sofrido reduo, em relao ao anterior, no ms que deveria servir de base para o Salrio de Benefcio, este ser fixado tendo em conta a remunerao daquele ms anterior, reajustada como previsto no 2 se for o caso. 4 - Para o clculo do Salrio de Benefcio sero computadas as contribuies no descontadas ou no recolhidas, sem prejuzo de sua cobrana mediante desconto no benefcio concedido se a contribuio devesse ter sido recolhida pelo segurado, e da responsabilizao do funcionrio que devesse ter procedido arrecadao. Captulo IV Auxlio-Natalidade Art. 23 - O Auxlio-Natalidade consiste em uma quantia fixa a ser paga de uma s vez segurada gestante ou ao segurado pelo parto de sua esposa ou de sua companheira no segurada, destinada a auxiliar nas despesas resultantes do nascimento do filho. Art. 24 - O Auxlio-Natalidade ser igual a noventa e cinco Unidades-Padro de Servios e estar sujeito a um perodo de carncia de vinte e quatro meses, completado por pelo menos um dos pais. (Alt. p/L 7.672/82 - DOE de 26.10.82) Art. 25 - O Auxlio-Natalidade ser nico por filho, embora corresponda a pais que estejam, ambos, inscritos no Instituto, ou a segurado que acumule cargos. Captulo V Da penso por morte Art. 26 - Ao conjunto de dependentes de segurado falecido o Instituto pagar uma quantia mensal sob o ttulo de Penso por Morte, calculada na forma do art. 27 e seus pargrafos, devida a partir da data do bito do segurado. Art. 27 - Vetado. (Acresc. Art. 27 e 1 ao 4 pela L 7.716/82 - DOE de 26.10.82)

Art. 28 - A Quota Individual de penso extingue-se com a perda da qualidade de pensionista. 1 - Sempre que se extinguir uma Quota Individual proceder-se- a novo clculo e a novo rateio, na forma do art. 27. 2 - Extingue-se a penso com a extino da ltima Quota Individual. Art. 29 - O reajustamento das penses conseqente ao reajuste do valor da UnidadePadro de Servios alcanar a penso em vigor, com a constituio familiar da data de sua realizao, e seu custeio correr conta do Fundo de Reajustamento de Penses de que trata o artigo 44. Captulo VI Do Peclio Post Mortem Art. 30 - Os dependentes do segurado falecido recebero, a ttulo de peclio post mortem, uma quantia correspondente a mil e novecentas Unidades-Padro de Servios. (Alt. p/L 7.716/82 - DOE de 26.10.82) Art. 31 - Se as despesas funerrias houverem sido efetuadas por terceiro, este ser ressarcido, na forma do regulamento, at o limite das respectivas despesas que comprovar, respeitado o valor do benefcio. Captulo VII Do Auxlio-Recluso Art. 32 - Aos dependentes de segurado detento ou recluso ser paga, durante o perodo em que estiver privado de sua liberdade, sob o ttulo de auxlio-recluso, uma quantia mensal em dinheiro, equivalente metade da que lhes caberia pela morte. Art. 33 - O auxlio-recluso ser concedido mediante processo anlogo ao da habilitao penso por morte e ser instrudo com a certido da sentena condenatria definitiva, bem como do atestado do efetivo recolhimento do segurado priso. Art. 34 - Falecendo o segurado, detento ou recluso, o auxlio-recluso ser convertido, automaticamente, em penso por morte; libertado, extinguir-se- o benefcio. Art. 35 - O auxlio-recluso no ser devido quando se tratar de detento ou recluso que possua meios de subsistncia. Captulo VIII Da Assistncia Financeira Art. 36 - A Assistncia Financeira compreender emprstimos em dinheiro e prestao de fianas de aluguel, na forma dos regulamentos prprios, observadas as possibilidades financeiras do Instituto.

Pargrafo nico - Podero ser utilizados recursos repassados de terceiros para atender s finalidades do caput do artigo. Captulo IX Da Assistncia Habitacional Art. 37 - A Assistncia Habitacional prevista nesta lei visa a proporcionar ao segurado a aquisio, a construo, a reforma ou a ampliao da casa prpria, na forma do regulamento, com recursos prprios ou de terceiros. Pargrafo nico - Na hiptese de recursos repassados de terceiros, o Instituto poder estender a Assistncia Habitacional aos pensionistas e aos contribuintes de planos especiais. Captulo X Assistncia Mdica Art. 38 - O Plano de Assistncia Mdica consiste na cobertura das despesas decorrentes de atendimentos mdicos e hospitalares, bem como dos atos necessrios ao diagnstico e ao tratamento, prestados aos beneficirios do Instituto, na forma que vier a ser estabelecida em regulamento, guardada proporo aos recursos do Fundo de Assistncia Mdica. Art. 39 - Vetado. (Acresc. Art. 39 pela L 7.716/82 - DOE de 26.10.82) Art. 40 - Os recursos para Assistncia Mdica proviro do Fundo de que trata o artigo 43. Art. 41 - Os servios previstos no artigo 38 sero prestados aos segurados, aos seus dependentes e aos pensionistas a partir da primeira contribuio. TTULO IV Das Fontes de Receita Art. 42 - A receita do Instituto ser constituda de: a) contribuio mensal do segurado, sob a denominao de contribuio, equivalente a nove por cento do salrio de contribuio, a ser descontada compulsoriamente na folha de pagamento, no podendo ser inferior correspondente ao padro inicial do Quadro Geral dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado, destinada ao custeio dos benefcios e servios; b) contribuio do Estado e de suas Autarquias com a denominao de Quota de Previdncia, em quantia a ser calculada anualmente pelo rgo atuarial do Instituto e comunicada ao rgo do Estado incumbido da programao oramentria, o qual providenciar a incluso, nos Oramentos do Estado e de suas Autarquias, da dotao destinada cobertura de despesas administrativas; c) contribuio em razo de Convnios; d) contribuies suplementares, complementares ou extraordinrias que vierem a ser institudas;

e) rendas resultantes da aplicao de reservas; f) doaes, legados e quaisquer outras rendas destinadas ao Instituto; g) reverso de quaisquer quantias em virtude da prescrio; h) juros de mora, multas e correo monetria; i) emolumentos, taxas, contribuies, percentagens e outras quantias devidas em conseqncia da prestao de servios, na forma do regulamento; j) prestaes dos muturios do Instituto; l) produto de inverses em propriedades imobilirias em geral; m) receita das operaes previstas no art. 20, alnea B, item II; n) contribuio mensal dos pensionistas, correspondente a dois por cento da quota de penso ou do auxlio-recluso, para reajustamento das penses e participao na Assistncia Mdica; o) taxas especficas sobre servios para custeio do Auxlio-Recluso, na forma do regulamento; p) receitas eventuais. TTULO V Dos Fundos Seo I Do Fundo de Assistncia Mdica Art. 43 - O Fundo de Assistncia Mdica ser constitudo pelas seguintes fontes de receita: a) quarenta por cento da contribuio dos segurados, fixada na letra -a- do artigo 42 desta Lei; b) emolumentos e taxas devidas em decorrncia de prestao dos servios de assistncia mdica; c) vinte por cento do lucro lquido auferido com operaes a que se refere a alnea B, item II, letra -b-, do art. 20; d) auxlios e subvenes que venham a ser destinados para esse fim; e) outros recursos eventuais.

Seo II Do Fundo de Reajustamento de Penses Art. 44 - O reajustamento das penses concedidas, realizado em conformidade com o disposto no artigo 29 desta Lei, correr conta do Fundo de Reajustamento de Penses, constitudo pelas seguintes fontes de recursos: a) excessos de capitalizao atuarial resultantes das aplicaes das reservas; b) taxas de expediente e emolumentos; c) percentuais sobre emprstimos e fianas; d) taxa de sobrecarga de servios prestados; e) at dez por cento da receita anual da contribuio arrecadada no perodo compreendido entre um e outro reajustamento; f) outras destinaes especficas. Pargrafo nico - Na hiptese de insuficincia de recursos para atender ao reajustamento previsto neste artigo, dadas as bases do reajustamento, correr o excesso conta e responsabilidade do Estado e das suas Autarquias, na proporo das contribuies dos respectivos servidores, devendo ser includo no Oramento Anual o montante indispensvel. Seo III Do Fundo de Aplicao das Reservas Tcnicas Art. 45 - O Fundo de Aplicao das Reservas Tcnicas ser constitudo dos seguintes recursos: a) dotaes prprias do oramento do Instituto; b) contribuies e auxlios da Unio, do Estado e dos Municpios; c) resultado das aplicaes a que se referem os arts. 36 e 37 desta Lei; d) rendas que, por sua natureza, possam ser destinadas ao Fundo. 1 - A ampliao do Fundo ser feita, sempre que necessrio, atravs da aplicao de dotaes oramentrias prprias. 2 - A atualizao do Fundo, no montante da perda do poder aquisitivo da moeda, ser promovida pela aplicao resultado das operaes realizadas e pela utilizao de dotaes oramentrias.

3 - O resultado das operaes realizadas com os recursos do Fundo poder ser utilizado pelo Instituto quando necessrio. Art. 46 - O Fundo manter mecanismos distintos de controle de aplicao para: a) emprstimos e fianas; b) outras aplicaes. Art. 47 - Os recursos do Fundo sero depositados no Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. e/ou na Caixa Econmica Estadual, em conta especial denominada Fundo de Aplicao das Reservas Tcnicas do Instituto. Art. 48 - O Fundo de Aplicao das Reservas Tcnicas ser administrado por uma Junta Financeira constituda de cinco membros, sob a superviso do Presidente. Pargrafo nico - Os integrantes da Junta Financeira sero nomeados pelo Presidente, escolhidos entre servidores do Instituto detentores de titulao universitria. TTULO VI Captulo nico Da Gesto Econmico-Financeira Seo I Da Aplicao do Patrimnio Art. 49 - O Instituto, para atender ao cumprimento de suas obrigaes, empregar as suas disponibilidades segundo planos sistemticos organizados por sua Administrao, asseguradas as normas pertinentes a tais operaes, fixadas pelo rgo atuarial da Autarquia, as quais tero em vista: a) a segurana quanto recuperao do valor nominal do capital investido, bem como a percepo regular da capitalizao atuarial prevista para as aplicaes em renda fixa; b) a manuteno do valor real, em poder aquisitivo, das aplicaes realizadas com essa finalidade; c) a obteno do mximo do rendimento compatvel com a segurana e o grau de liquidez indispensvel s aplicaes das reservas de modo a compensar as operaes de carter social; d) a predominncia do critrio da utilidade social, satisfeita no conjunto das aplicaes a rentabilidade atuarial mnima prevista para o equilbrio financeiro. Art. 50 - As aplicaes previstas no artigo anterior consistiro nas seguintes operaes: a) aquisio de ttulos de dvida pblica;

b) inverso em imveis destinados aos fins indicados nesta Lei ou para obteno de renda; c) depsitos em estabelecimentos de crdito; d) investimentos de carter eminentemente lucrativo; e) outras operaes de carter financeiro. Seo II Da Contabilidade Art. 51 - O exerccio financeiro do Instituto coincidir com o ano civil e a contabilidade obedecer, no que couber, s normas gerais de contabilidade adotadas pelo Estado. Pargrafo nico - A contabilidade do Instituto evidenciar destacadamente: I - receita e despesa de previdncia; II - receita e despesa de assistncia mdica; III - receita e despesa de administrao; IV - receita e despesa de investimentos. Art. 52 - O plano de contas e o processo de escriturao sero estabelecidos pela Diretoria da Autarquia, ouvidos o Conselho Deliberativo e a Comisso de Controle e observado o que dispe o artigo anterior. Art. 53 - O balano geral, com a apurao do resultado do exerccio, dever ser apresentado pelo Presidente, com parecer da Comisso de Controle e do Conselho Deliberativo para encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado. TTULO VII Das Operaes de Peclio Facultativo Art. 54 - O Instituto poder manter Planos de Peclio Facultativo complementares ao plano bsico de seguro social estabelecido como obrigatrio por esta Lei. Art. 55 - A receita destinada ao custeio das operaes de Peclio Facultativo ser constituda por: a) prmios arrecadados dos segurados; b) prmios, percentagens ou taxas suplementares, complementares ou extraordinrias que vierem a ser institudas; c) rendas resultantes das aplicaes das reservas; d) doaes, legados ou quaisquer outros bens a tal fim destinados;

e) reverso de qualquer importncia em virtude de prescrio; f) multas e mora de pagamento de quantias devidas; g) emolumentos, taxas e outras importncias devidas em decorrncia de prestao de servios; h) rendas das inverses feitas em propriedades imobilirias, bem como quaisquer outras a elas referentes; i) outras receitas eventuais. Art. 56 - Para a consecuo do equilbrio das operaes de Peclio Facultativo, devero as reservas correspondentes ser aplicadas na forma dos artigos 49 e 50. TTULO VIII Da Administrao Art. 57 - O Instituto ser administrado basicamente pelos seguintes rgos: I - Conselho Deliberativo II Diretoria III - Comisso de Controle, nos termos do art. 30 da Lei 4478 Pargrafo nico - A estrutura dos rgos executivos subordinados ser estabelecida em Resoluo. Art. 58 - A Diretoria do Instituto ser constituda por cinco Diretores, nomeados pelo Governador do Estado, exonerveis ad nutum, denominados: Presidente; Diretor Administrativo; Diretor de Assistncia Mdica; Diretor Financeiro; Diretor de Previdncia. 1 - O Presidente de livre nomeao do Governador do Estado. 2 - Dois dos demais Diretores sero escolhidos pelo Governador do Estado dentre os integrantes de lista trplice encaminhada pelo Conselho Deliberativo e os outros dois mediante indicao do Presidente do Instituto. 3 - Em seus impedimentos o Presidente ser substitudo pelo Diretor que indicar; os demais Diretores, na forma disciplinada em Decreto.

Art. 59 - O Conselho Deliberativo constitudo de nove membros, assim escolhidos: I - dois teros de representantes do funcionalismo pblico estadual indicados dentre segurados do Instituto em listas trplices pela Federao das Associaes de Servidores Pblicos do Estado e pela Federao do Magistrio do Rio Grande do Sul; II - um tero de representantes do Governo do Estado. 1 - Cada Conselheiro ter um suplente, juntamente com ele indicado e nomeado. 2 - Os representantes do funcionalismo sero nomeados pelo Governador, dentre os integrantes das listas a que se refere o item I deste artigo; os demais Conselheiros sero de nomeao do Governador mediante livre escolha entre segurados do Instituto. 3 - O mandato dos Conselheiros de quatro anos, com renovao bienal por um tero e dois teros, alternadamente. 4 - Ocorrendo vaga no Conselho Deliberativo, assumir o respectivo Suplente, que concluir o mandato. Art. 60 - A composio, pelo Conselho Deliberativo, das listas trplices para provimento dos cargos de Diretor referidos no 2 do art. 58 processar-se- por voto secreto em escrutnios sucessivos, nome a nome, podendo cada Conselheiro votar em apenas um nome em cada escrutnio e exigindo-se o voto da maioria absoluta dos Conselheiros para integrar a lista. Art. 61 - A Comisso de Controle ter a composio e as atribuies previstas na Lei n 4.478, de 9 de janeiro de 1963. Art. 62 - Diretoria compete: a) propor ao Conselho Deliberativo a adoo de decises visando a estabelecer a atuao do Instituto com vistas consecuo de seus objetivos; b) submeter ao Conselho Deliberativo proposies que dependam de sua deciso ou sobre as quais entenda oportuno colher seu parecer; c) decidir sobre a criao de agncias, postos ou outros estabelecimentos de prestao de servios ou atendimento aos segurados; d) decidir sobre a aplicao da receita do Instituto, observadas as normas desta Lei e ressalvada a competncia do Conselho Deliberativo; e) decidir sobre a realizao de concursos e provas de habilitao para provimento dos cargos do Instituto e designar seus executores e examinadores; f) apreciar os balancetes mensais de contas do Instituto; g) harmonizar a atuao dos titulares dos cargos de Diretor nas respectivas reas.

Art. 63 - Compete especificamente ao Presidente: a) representar judicial e extrajudicialmente o Instituto; b) apresentar anualmente ao Secretrio de Estado sob cuja superviso se encontrar o Instituto o relatrio das atividades do mesmo; c) prestar contas da administrao do Instituto ao Tribunal de Contas, na forma da Lei; d) julgar as licitaes; e) autorizar pagamentos a serem feitos pelo Instituto, segundo as normas vigentes; f) prover, na forma da Lei e das deliberaes do Conselho Deliberativo, os cargos e funes do Instituto, bem como praticar os demais atos relativos vida funcional dos seus ocupantes; g) expedir resolues, portarias e ordens de servio visando ao cumprimento dos fins do Instituto. Pargrafo nico - O Presidente poder delegar competncia aos demais Diretores, especificadas as matrias da delegao. Art. 64 - Ao Conselho Deliberativo compete estabelecer as linhas gerais de atuao do Instituto visando consecuo de seus objetivos e especificamente pronunciar-se sobre: a) a estrutura administrativa do Instituto; b) a organizao do Quadro de Pessoal do Instituto, a criao e extino de cargos e funes que o integrem e a fixao dos respectivos vencimentos e vantagens, observadas as normas legais sobre a matria; c) as propostas oramentrias que lhe sero submetidas pela Diretoria, bem como as propostas de crditos adicionais; d) a adoo de novos planos complementares de benefcios ou servios ou alteraes dos vigentes; e) a realizao de operaes de crdito de que deva participar o Instituto. f) o balano geral anual, que lhe ser submetido pela Diretoria acompanhado de relatrio da gesto no correspondente exerccio; g) a alienao de bens patrimoniais do Instituto, sem prejuzo da legislao peculiar aos bens pblicos; h) a celebrao de Convnios de que trata o art. 2, 1; i) planos, projetos e propostas que, embora de alada da Diretoria, por esta lhe sejam submetidos.

Pargrafo nico - As decises do Conselho Deliberativo a que se refere este artigo sero formalizadas em Resoluo expedida pelo Presidente do Instituto, sujeita aprovao do Governador ou do Secretrio de Estado sob cuja superviso se encontrar a Autarquia quando assim determinado em Lei ou Decreto. TTULO IX DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 65 - Nas folhas de pagamento de pessoal do Estado e das Autarquias sero lanadas, compulsoriamente, as contribuies devidas ao Instituto, bem como as consignaes e outras responsabilidades do servidor segurado. 1 - Fica assegurado ao Instituto o direito de, atravs de funcionrios para tanto especificamente credenciados, exercer fiscalizao junto aos setores de folhas de pagamento relativamente a seus crditos. 2 - As contribuies devidas por associados que no percebam remunerao de qualquer natureza, paga pelo Estado ou pelas Autarquias ou em seu nome, ficam sujeitas ao recolhimento mensal e direto aos cofres do Instituto. Art. 66 - Todos os rgos do Estado e das Autarquias e outras Entidades que em seu nome procedam a pagamentos de vencimentos, salrios ou proventos aos servidores pblicos segurados do Instituto, depositaro em conta vinculada, disposio deste, o total de descontos realizados nas folhas de pagamento dentro do ms subseqente. Pargrafo nico - A autoridade administrativa ou servidor que, no exerccio de suas funes, deixar de efetuar os recolhimentos devidos ao Instituto, incorrer em falta funcional, sem prejuzo das sanes de natureza civil ou criminal cabveis. Art. 67 - A Quota de Previdncia do Estado e das Autarquias ser recolhida mensalmente em duodcimos, no prazo estabelecido no caput do artigo anterior. Art. 68 - Quaisquer quantias devidas ao Instituto e no recolhidas ou no pagas nos prazos legais ficam sujeitas a juros moratrios e correo monetria. Art. 69 - O patrimnio do Instituto decorrente das operaes de seguro social de sua exclusiva propriedade e em caso algum ter aplicao diferente da exigida pelas suas finalidades previdencirias e assistenciais, sendo nulos de pleno direito os atos praticados em contrrio, ficando seus responsveis sujeitos s sanes legais pertinentes. Art. 70 - Ao Instituto ficam assegurados todos os direitos, regalias, isenes e privilgios de que goza a Fazenda do Estado. Pargrafo nico - A legitimao passiva do Instituto somente se integrar com a citao de seu Presidente e do Estado. Art. 71 - A fim de manter-se a rentabilidade mnima das Reservas Tcnicas, podero ser alienados os bens imveis que no estejam sendo utilizados por seus servios nem se destinem a fins sociais, quando no produzam rendas suficientes dentro de prazo razovel, com base no valor atual do imvel, precedida, a providncia, dos indispensveis

estudos, de pronunciamentos do Conselho Deliberativo e de aprovao do Governador do Estado. 1 - A alienao ser sempre realizada mediante concorrncia pblica. 2 - Este artigo no se aplica aos imveis adquiridos, judicial ou extrajudicialmente, em pagamento de financiamentos vinculados ao Sistema Financeiro da Habitao, cuja revenda far-se- com observncia das leis e regulamentos prprios. Art. 72 - Nenhum benefcio novo nem modificaes nos percentuais e valores de clculo constantes desta Lei podero ser institudos, sem que tenham sido avaliados e institudas as respectivas fontes de custeio. Art. 73 - As filhas solteiras maiores de vinte e um anos, de segurados do Instituto admitidos no servio pblico estadual em data anterior a 1 de janeiro de 1974, conservam a qualidade de dependentes, para os efeitos desta Lei. Art. 74 - O encargo de aposentadoria dos servidores segurados obrigatrios do Instituto incumbe ao Estado ou Autarquia de que forem funcionrios ou empregados. Art. 75 - As penses em manuteno concedidas antes da Lei n 5.255, de 30 de julho de 1966, e as penses que tenham tido como base de clculo quantia inferior ao vencimento bsico do padro inicial do Quadro Geral dos Funcionrios Pblicos Civis do Poder Executivo, sero recalculadas, com a constituio familiar que tiverem data do reclculo, adotando-se como salrio de benefcio os valores abaixo expressos em Unidades-Padro de Servios; a) penses concedidas antes da referida Lei: 400 Unidades-Padro de Servios; b) penses que tenha tido como base de clculo quantia inferior ao padro inicial da tabela do Quadro Geral dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado: 200 Unidades-Padro de Servios; c) penses correspondentes complementao de proventos: 100 Unidades-Padro de Servios. (a, b, c alt. p/L 7.716/82 - DOE de 26.10.82) Pargrafo nico - As despesas decorrentes deste artigo sero cobertas pelo Estado e pelas Autarquias correspondentes, que transferiro ao Instituto os recursos necessrios. Art. 76 - O Instituto no poder prestar a seus prprios servidores nenhum servio, benefcio ou vantagem que no proporcione, em iguais ou melhores condies, aos demais segurados, vedado tambm o estabelecimento de qualquer preferncia em favor daqueles frente a estes. Art. 77 - No se aplica ao Instituto o que dispe o caput do art. 67 da Lei n 7.357, de 8 de fevereiro de 1980.

Pargrafo nico - O Quadro de Pessoal do Instituto dever ser reorganizado quando da edio de normas relativas ao pessoal das demais autarquias, de modo a se lhe aplicarem o sistema de classificao e os nveis de vencimentos gerais do Poder Executivo. Art. 78 - As despesas decorrentes da execuo desta Lei correro conta das dotaes oramentrias apropriadas ou de crditos adicionais que oportunamente sero abertos. Art. 79 - fixado em quarenta e um cruzeiros e cinqenta centavos (Cr$ 41,50) o valor da Unidade-Padro de Servios correspondente a agosto de 1981. Art. 80 - Todos os clculos necessrios ao reajuste do valor da Unidade-Padro de Servios sero realizados pelo rgo prprio do Instituto. Art. 81 - Revogam-se as disposies em contrrio. Art. 82 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao exceo do benefcio de penso ps morte, cuja vigncia retroage a 1 de janeiro de 1982. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 18 de junho de 1982. - Art. 9, I, 5 alterado p/L 7.716/82 (DOE de 26.10.82) - Art. 27 e 1 ao 4 acresc. p/L 7.716/82 - Art. 39 acresc. pela L 7.716/82 - Arts. 24 e 30 alterados p/L 7.716/82 - Art. 75, a, b e c alt. p/L 7.716/82 (DOE de 26.10.82)

Das könnte Ihnen auch gefallen