Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS DCH CAMPUS IV JACOBINA / COLEGIADO DE GEOGRAFIA COMPONENTE: ESTGIO SUPERVISIONADO

ADO EM GEOGRAFIA II SEMESTRE: 2011.1 / DOCENTES: DOLORES BASTOS DE A. HAYNE DE OLIVEIRA e EDVALDO HILRIO DOS SANTOS

ETEVALDO OLIVEIRA LIMA FRANCISCO DE ASSIS TARGINO JNIOR

ANLISE CRTICA AVALIAO DA APRENDIZAGEM

JACOBINA/BA 2012 Entrevista concedida pelo Professor Cipriano Carlos Luckesi ao jornalista Paulo de Camargo sobre um dos temas mais polmicos da Educao: a avaliao.

O Professor Cipriano Carlos Luckesi inicia a entrevista falando da sua articulao com a avaliao. Discute, sobre questes filosficas, polticas pedaggicas, sociolgicas e avaliao. No decorrer da entrevista, o mesmo faz uma apreciao mais detalhada sobre os seguintes temas: Filosofia da Educao, Sociologia da Avaliao, a Poltica da Avaliao e Psicologia da Avaliao. Para Luckesi, a avaliao da aprendizagem uma especificidade da rea da avaliao; e a avaliao funciona igual para todos os objetos: para empresa, poltica, para escola, dentre outros. Tambm, afirma que o objetivo do ato conseguir diagnosticar uma experincia e obter um resultado mais satisfatrio. A avaliao da aprendizagem significa diagnosticar a aprendizagem que est ocorrendo, os elementos que esto confluindo para a mesma. Tomar decises que auxiliem este processo de melhoria na perspectiva da obteno de um resultado mais satisfatrio. Ressalta sobre equvocos que ocorrem de fato nas escolas onde no h necessariamente um processo avaliativo e sim a realizao de exames. Assim, surge a necessidade da distino entre avaliar e examinar o que permitir a compreenso na prtica escolar onde est o equvoco entre o ato de examinar e o ato de avaliar. Afirma que o ato de examinar possui trs caractersticas bsicas, a saber: 1 lugar PONTUAL, interessa o que acontece agora, sem levar em considerao nos fatos acontecidos antes nem tampouco nos que esto por vir contrariando assim o que acontece na avaliao, pois, ela permeia por uma perspectiva de construo, valorizando o que estava acontecendo antes, o agora e o que vir depois.

2 lugar CLASSIFICATRIO, mtodo no qual utiliza-se dos termos aprovado ou reprovado, onde existe uma escala de zero a dez, o que classifica definitivamente a vida do sujeito a exemplo do histrico escolar,

mdia de notas que se faz na escola, o que termina por classifica-lo para sempre. 3 lugar SELETIVO, excludente por deixar de fora uma grande parte da populao escolar. A mdia de aproveitamento de alunos na educao brasileira tem sido de 35% no Ensino Fundamental e Ensino Mdio. Enquanto que na avaliao tem trs caractersticas que so exatamente opostas s trs existentes nos exames:

1 caracterstica O ATO DE AVALIAR NO PONTUAL, significa que, enquanto os exames focam o aqui agora, na avaliao considera-se o antes, o agora e o que poder acontecer. No ato de examinar existem afirmaes tais como: Voc no sabe! Enquanto que no ato de avaliar dizemos: Voc ainda no sabe, pois vir saber a posteriori se houver um trabalho educativo.

2 caracterstica A AVALIAO DINMICA, ela no classifica, ela diagnostica o que est ocorrendo para que haja a possibilidade de uma melhoria.

3 caracterstica A AVALIAO INCLUDENTE, enquanto que a prtica do exame discrimina na avaliao ocorre o processo inverso: Rapaz, voc no sabe ainda? Vem que vou te ajudar.

Salienta sobre a postura do educador que deveria ser permanentemente de avaliar e no de examinar na medida em que o educador tem o papel de acolher o educando, nutri-lo, sustenta-lo e permitir que ele se desenvolva ao passo que, se educador pratica o exame certamente o colocar fora. E este no o papel da educao inclusiva, pois, o ato de avaliar literalmente um ato de incluso. A educao processual, contudo, deve mostrar resultados que so os estgios e patamares de desenvolvimento do educando. O Professor Luckesi chega a afirmar que nota s uma forma de registro uma vez que sua funo registrar o caminho d o testemunho social de que tal aluno percorreu um caminho dentro da escola e obteve resultados positivos. Diz ele: poderia registrar este percurso do resultado atravs de um relatrio escrito, Eu de uma resenha escrita. Contanto, historicamente se resolveu registrar os resultados da aprendizagem atravs de smbolos numricos. Ento, para uma prtica avaliativa em uma escola verdadeiramente avaliativa os pais precisam ser educados ou reeducados para que eles possam entender o que a escola est querendo fazer.

Portanto, a avaliao pode ser um canal de convite transformao, renovao e a busca de uma nova modalidade de escola. Decerto que, diante de uma discusso to rica como acabamos de ler, o Professor Luckesi nos convida para que reflitamos e que apliquemos nossos conhecimentos na educao, contudo, que estejamos abertos ao dilogo e ao planejamento, porm, que o mesmo no se d nos moldes de uma educao que exclui e sim numa nova perspectiva, sob uma nova tica, ou seja, o mundo clama por uma educao que seja de fato inclusiva.

Das könnte Ihnen auch gefallen