Sie sind auf Seite 1von 12

Informativo Vereador Heleno

Ano 2 - Nmero 3 - Abril 2012

Transparncia
A marca de um mandato
pgina 2

Ficha Limpa
pgina 3

Voto Aberto
pgina 6

Av. dos Andradas, 3100 - 212b - Santa Efignia - BH - MG - Cep 30260-900 - vereadorheleno.com.br E-mail: vereadorheleno@cmbh.mg.gov.br - Twitter: @vereador_heleno - Tel.: (31) 3555-1305

Editorial

Transparncia: a marca de um mandato


ajuda a superar todas as dificuldades e tambm a continuar lutando pelo bem comum. Nessa edio trazemos destaques de nossa atuao e tambm a prestao de contas sobre o que estamos fazendo. Esse informativo mais um convite para que voc participe da vida da nossa cidade. Acompanhe-nos, sugira e fiscalize nosso mandato. A sua participao importante para o sucesso do nosso trabalho.

uando assumi o cargo de vereador na Cmara Municipal de Belo Horizonte fiz o compromisso com amigos, equipe e familiares de que teria um mandato transparente, digno e que correspondesse a confiana depositada em mim. Passados mais de um ano, tenho me esforado a cada dia para cumprir essa promessa. O trabalho de um vereador envolve uma srie de aes annimas e quase invisveis sociedade. Ao contrrio dos temas polmicos, pouca gente acompanha o desempenho das atividades parlamentares. Alm das chamadas comisses permanentes existem grupos de trabalho especficos para discutir assuntos atuais que chamam a ateno da sociedade, como o caso da Comisso Especial de Estudo sobre o Crack e outras drogas, da comisso que acompanha a realizao da Copa do Mundo em Belo Horizonte e a revitalizao da Lagoa da Pampulha. Propor projetos uma das nossas atribuies, mas no trabalhamos apenas com nossas propostas, votamos e emitimos pareceres sobre aquilo que apresentado pelos demais vereadores e pelo executivo municipal. Isso tudo d muito trabalho, mas o resultado recompensador. Saber que estamos contribuindo para a sociedade,

Atividade Parlamentar

Heleno acredita que a lei serve para garantir o caminho da moralidade no servio pblico.
O vereador Heleno (PHS) teve participao decisiva no processo de aprovao da Emenda Lei Orgnica 23/2011, tambm chamada de Ficha Limpa Municipal. O parlamentar foi o relator da Proposta de Emenda Lei Orgnica 9/11 (PELO 9/11). A comisso criada na Cmara Municipal debateu e ouviu propostas da sociedade civil. O substitutivo que foi votao, foi resultado do parecer apresentado pelo relator. O texto estendeu a vedao de contratar pessoas condenadas em tribunais de segunda instncia: - aos cargos de assessoramento; aos trabalhadores de empresas que vierem a ser contratadas pelo Municpio; - aos atuais ocupantes de cargos ou empregos de direo, chefia e assessoramento e aos trabalhadores das empresas que j mantm contrato de prestao de servio com o Municpio. O povo de Belo Horizonte se fez representado e participou ativamente da audincia, apresentando propostas e sugestes que foram importantes para esse processo de discusso, afirmou Heleno. O vereador acredita que a lei serve para garantir o caminho da moralidade no servio pblico.

Vereador Heleno assume Comisso Especial de Estudo sobre o Crack


em Belo Horizonte foi entregue a Prefeitura de Belo Horizonte. O secretrio municipal de Governo, Josu Valado, destacou o empenho dos vereadores na busca de solues para o problema das drogas em Belo Horizonte. Ele afirmou que importante o trabalho em conjunto dos diversos segmentos que esto envolvidos na questo. Temos que trabalhar na educao, com preveno e orientao; na sade, com o tratamento dos dependentes; e at mesmo com a reinsero do ex-dependente no mercado de trabalho, disse o secretrio. Aps meses de trabalho, o relatrio parcial entregue ao Executivo fruto de diversas visitas realizadas a entidades de preveno e tratamento de dependentes qumicos em Belo Horizonte, seminrio e reunies realizadas pelos parlamentares. O vereador Heleno (PHS) destacou que a comisso buscou ouvir as pessoas que esto envolvidas na ponta do processo de combate s drogas e tratamento de usurios. Escutamos as pessoas que cuidam e tratam de dependentes qumicos, os prprios dependentes, tambm a Defensoria Pblica, o Ministrio Pblico e juzes que tratam desse assunto em nosso municpio, destacou Heleno.

A Comisso Especial de Estudo sobre o Crack e outras drogas elegeu seu novo presidente, o vereador Heleno (PHS). Durante as reunies, os parlamentares destacaram a importncia da parceria entre a prefeitura e as entidades que trabalham no tratamento e combate ao crack e outras drogas na capital. Ns tivemos alguns meses de muito trabalho, muitas reunies, audincias pblicas e visitas a entidades ligadas ao tratamento de usurios do crack. Temos ainda alguns trabalhos e reunies a serem feitos at chegarmos a um relatrio final que ser apresentado especialmente ao Executivo, disse o vereador. Segundo ele, o assunto no se esgota, pois est ligado a discusses sobre a desenvolvimento social e questo de segurana pblica. E enfatizou: Eu quero trabalhar muito especialmente sobre polticas de preveno, para que nossas crianas no experimentem o crack. A Comisso Especial de Estudo sobre o crack e outras drogas iniciou os trabalhos em abril do ano passado para discutir o que tem sido feito na cidade para enfrentar essa terrvel ameaa social. A criao da comisso na Cmara Municipal contou com o apoio dos 41 parlamentares da Casa. Um relatrio parcial sobre as concluses e sugestes referentes aos trabalhos de preveno e combate s drogas

Salrio vereadores

Vereador Heleno apoia o voto aberto


O fim da votao secreta um dos assuntos em pauta na Cmara Municipal de Belo Horizonte. O verador Heleno (PHS) j se manifestou sobre o tema em seu twitter. Sou plenamente favorvel a transparncia do voto do parlamentar. Se para isso temos que derrubar o voto secreto, tenho que apoiar!"

"O reajuste dos parlamentares deveria ser igual a todas as categorias de servidores pblicos".
A remunerao dos vereadores de Belo Horizonte foi um dos assuntos mais discutidos na cidade. Inicialmente o plenrio aprovou um PL que reajustava os salrios proporcionalmente ao aumento estabelecido no Congresso Nacional. O tema ganhou repercusso e segundo o vereador Heleno a participao popular foi fundamental para a mudana de posicionamento da Cmara. "A sociedade de Belo Horizonte se pronunciou e a Cmara ouviu. A CMBH manteve o veto ao aumento salarial", disse o vereador.

Mais que 13 no
O vereador Heleno (PHS) usou seu perfil no Twitter para manifestar sua opinio sobre a verba: O vereador no deveria receber nenhum salrio a mais do que os demais servidores pblicos, com a hashtag (temas debatidos no microblog) maisque13no, Heleno diz que no poderia apresentar um projeto de lei nesse sentido porque uma atribuio exclusiva da Mesa Diretora da Casa, que j o apresentou.

Vereador Heleno apoia mudanas no uso da verba indenizatria


Heleno gasta o necessrio para manuteno do mandato
Mesmo no modelo atual o vereador Heleno tem se esforado para administrar com eficincia os recursos para manuteno da atividade parlamentar. Desde sua posse em fevereiro de 2011 at dezembro do mesmo ano o vereador gastou apenas 41% do valor destinado ao pagamento de despesas indenizveis. O bom uso do dinheiro pblico mereceu destaque na edio do jornal O Tempo do dia 10 de janeiro de 2012. Na reportagem Heleno aparece como o segundo que menos fez uso da verba

roposta assinada pelo vereador Heleno (PHS) e outros vereadores apresenta mudanas no uso das conhecidas verbas indenizatrias. O documento que foi apresentado em dezembro prope que 2/3 do custeio das despesas do mandato que hoje esto sob administrao dos parlamentares seja gerenciada pela Cmara. No novo modelo o pagamento de aluguel de veculos e combustvel, por exemplo, seria licitado pela casa. Hoje cada gabinete precisa gerenciar esse procedimento. Com o novo modelo os vereadores passam a controlar os gastos de apenas 1/3 da verba utilizada para o pagamento de despesas correntes do trabalho parlamentar. Outra inovao do modelo defendido pelo vereador Heleno e outros vereadores que o Ministrio Pblico dever participar de todo o processo. Atravs de TAC, termo de ajuste de conduta, os promotores iro atuar preventivamente para impedir quaisquer problemas relativos s despesas. Temos que abrir a discusso sobre os gastos da Cmara. A populao precisa conhecer exatamente a forma e como os seus representantes utilizam os recursos pblicos, enfatizou o vereador. A comisso responsvel por esta nova proposta j est trabalhando, inclusive j discutindo com o MP.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Heleno um dos vereadores mais presentes na CMBH

Desde que assumiu o mandato de vereador na Cmara Municipal de Belo Horizonte o vereador Heleno (PHS) no faltou a nenhuma reunio do plenrio no ano passado. A nica ausncia justificada foi no dia 04 de outubro. Por causa de um frum tcnico realizado realizado na ALMG que discutiu a violncia nas escolas. Em 2012 o parlamentar manteve o ndice de assiduidade e continua entre os mais presentes, mesmo com os quinze dias de licena mdica em maro deste ano por causa de um procedimento cirrgico.

Copa x lcool

Entre os temas mais polmicos da conhecida "lei geral da copa" a permisso para venda de bebidas alcolicas nos estdios o que mais preocupa o vereador Heleno. O parlamentar teme a autorizao da venda. No sei o que pior: a repercusso negativa do no

cumprimento do contrato com a Fifa ou a fragilidade da segurana dos torcedores, questionou. O parlamentar citou a reduo da violncia entre as torcidas na Inglaterra aps medidas como a proibio do lcool no interior e no entorno dos estdios.

8
Heleno: Flexibilizao para a copa deve ser feita com responsabilidade
O parlamentar esclareceu sua posio e reforou a importncia da ampliao da rede hoteleira e hospitalar da cidade, no apenas para a Copa do Mundo, mas principalmente para atender o aumento da demanda por esses servios como resultado do desenvolvimento de Belo Horizonte. Porm, o vereador Heleno fez uma reflexo sobre os cuidados que precisam ser tomados antes da flexibilizao de leis que tratam da regulao urbana. Heleno falou sobre os recentes investimentos da ordem de R$ 1,5 bilho para preveno as inundaes. Segundo Heleno boa parte dessas intervenes foram provocadas por equvocos de administraes anteriores que criaram leis e por legislaturas passadas que as aprovaram que causaram prejuzos ao meio ambiente. Para o vereador a CMBH precisa ser responsvel e madura para estudar propostas que no coloquem em risco as poucas reas verdes que restaram em nossa cidade. Belo Horizonte no pode permitir a construo de grandes empreendimentos em reas que podem ser consideradas importantes para o meio ambiente. A discusso no pode perder o foco. Se ns abrirmos mo de construes em reas verdes de Belo Horizonte e com isso da permeabilizao, no futuro a PBH ter que investir outros bilhes para corrigir as mudanas propostas hoje. Belo Horizonte no pode ser cimentada por causa de um evento, que mesmo sendo importante no ir durar mais do que 30 dias. A copa bemvinda, mas Belo Horizonte tem que se preparar para o futuro, preservando suas reas verdes, destacou o vereador Heleno.

Em defesa da Lagoa da Pampulha

Membro da Comisso Especial de Estudo constituda para promover estudos relativos limpeza e desassoreamento da Lagoa da Pampulha, o vereador Heleno (PHS) tem trabalhado para fazer com que um dos principais pontos tursticos da capital fique limpo at a Copa de 2014. Heleno ressalta que a rea foi construda para ser um carto postal da cidade, ponto de lazer e turismo, o que no condiz com a atual situao. O parlamentar aponta problemas como mau cheiro, poluio, depsito de esgoto e assoreamento, entre outros. preciso realizar um conjunto de aes para restaurar a lagoa no sentido turstico, paisagstico e ambiental, defende o parlamentar. inadmissvel falar da Copa sem recuperar a Lagoa da Pampulha, reforou.

a rea foi construda para ser um carto postal da cidade, ponto de lazer e turismo, o que no condiz com a atual situao.
Vereador Heleno

10
Reinaugurao do Estdio Independncia

Foto: Agncia Minas O vereador Heleno (PHS) tem acompanhado de perto as obras e os preparativos para reinaugurao do Estdio Indendncia. Heleno lembrou que as ruas do bairro Sagrada Famlia, na regio Leste de Belo Horizonte, so muito apertadas, sendo importante um planejamento do trnsito para que os moradores e o pblico dos eventos no sejam prejudicados. preciso analisar os impactos no entorno do Independncia em relao ao trnsito e ao deslocamento das pessoas que vivem na regio afirmou o parlamentar. Outro ponto que precisa ser observado a segurana dos moradores e a conservao dos seus bens. Com o forte fluxo de pessoas nas ruas no entorno so necessrias medidas para prevenir e ressarcir caso ocorram alguns danos s pessoas.

11

Professor de Educao Fsica tambm na educao infantil


que uma em cada trs crianas entre cinco e nove anos est acima do peso recomendado pela Organizao Mundial da Sade O combate obesidade infantil passa necessariamente pela questo da importncia da atividade fsica para os nossos alunos da educao infantil. Heleno reforou ainda que a Educao Fsica componente curricular obrigatrio da Educao Bsica, portanto, as crianas da Educao Infantil deveriam ter acesso prtica da Educao Fsica.

Projeto do vereador Heleno refora a necessidade de um profissional qualificado para lecionar a educao fsica em todos ciclos da educao infantil. O PL 2154/2012 dispe sobre obrigatoriedade na docncia da Educao Fsica na educao infantil e ensino fundamental de profissional com formao em curso superior de Educao Fsica. Em sua justificativa o vereador trouxe argumentos cientficos para fundamentar o projeto. Os dados mais recentes, divulgados numa pesquisa do IBGE em 2009, mostram

12

PL obriga hospitais a realizar teste do coraozinho


De autoria do vereador Heleno (PHS), o PL 2027/11, que tramita na Cmara Municipal de Belo Horizonte, torna obrigatrio o exame de Oximetria de Pulso em recmnascidos nos hospitais pblicos e privados do municpio. O exame mede os nveis de oxignio no sangue da criana e deve ser feito aps 24 horas de vida, antes da alta hospitalar. A Oximetria de Pulso, conhecido como Teste do Coraozinho, um exame indolor e tem por objetivo detectar a presena de cardiopatia congnita grave, que pode colocar em risco a vida do beb. Caso seja detectada alterao na oximetria, a investigao de problema cardiolgico na criana dever ser aprofundada. Conforme justifica o autor da proposta, o exame, que realizado somente nos bebs internados nas UTIs neonatais, deve ser feito em todos os recm-nascidos. Fonte: Superintendncia de Comunicao Institucional

Expediente Informativo do mandato do Vereador Heleno


Av. dos Andradas, 3100 - 212b - Santa Efignia BH - MG - Cep 30260-900 - vereadorheleno.com.br E-mail: vereadorheleno@cmbh.mg.gov.br Twitter: @vereador_heleno - Tel.: (31) 3555-1305 Tiragem: 15 mil exemplares Jornalista responsvel - Luciano Correia Reg. MTP 6.780

Das könnte Ihnen auch gefallen