Sie sind auf Seite 1von 3

A UNO DO UNGIDO DE DEUS

EVANGELHO DE MARCOS 1: 9-13

1: 9 impossvel separar o Cristo da f do Cristo da histria. O verso situa Cristo no tempo (naqueles dias) e no espao (Jesus de Nazar da Galilia). O cristianismo, portanto, est totalmente alicerado em fatos histricos. A f crist no d o mnimo espao para pessoas alicerarem sua esperana numa fico. importante que nos familiarizemos com o contexto histrico da manifestao do Filho de Deus. No podemos nos esquecer de que tudo o que Cristo fez e falou ocorreu dentro de contexto poltico, religioso, econmico, social. Sua mensagem no sofreu nenhuma espcie de condicionamento da cultura do seu tempo, capaz de lev-lo a ensinar o erro. Contudo, para entendermos a fora e beleza do que fez e ensinou, precisamos ver sua vida luz das suas circunstncias histricas. O mais importante de ser afirmado, no entanto, que o amor do Pai se manifestou na encarnao do Filho no tempo e no espao. Expresso de amor que deve servir de ponto de partida para a anlise de toda tragdia que nos cerca. Por que ele foi batizado se no tinha do que se lavar? Aqui vemos sua identificao com o pecado do homem. Ele levou sobre si as nossas transgresses (Is 53:6). Carregou a culpa daqueles pelos quais haveria de morrer. Ele no foi batizado para ser tornado limpo, mas, sim, para que o batismo pudesse servir de sinal efetivo de uma obra de purificao espiritual. Se Ele no tivesse vindo em nossa lugar a fim de assumir a nossa culpa, o batismo seria um ritual incuo. 1:10-11 Esses versos apresentam a radiografia do batismo com o Esprito Santo. H algo de singular nesse batismo. Era a uno do Messias. Ele era o Cristo, o ungido de Deus. Batizado com o Esprito Santo para ser profeta, sacerdote e rei do seu povo.

Porm, sua experincia paradigmtica. Aqui o batismo com o Esprito Santo visto por dentro. O Esprito vem sobre ele em forma de pomba, simbolizando o atributo da santidade do Esprito, bem como a paz e pureza que comunica alma de quem o recebe. Concomitantemente, uma declarao de amor feita: Tu s meu o Filho amado; em ti me agrado. Tudo isso est em plena harmonia com as passagens de Gl 4:6 e Rm 8: 15-16. Em ambas, fala-se de uma espcie de contato com o Esprito Santo que representa algo anlogo ao que aconteceu com Cristo no rio Jordo. Todo batismo com o Esprito Santo uma experincia de segurana de salvao e declarao ntima e pessoal do amor de Deus pelo crente. Aqui a beleza da comunho entre as pessoas da Trindade revelada. O atributo divino do amor eterno revelado de modo glorioso e santo. O Deus que existe um ser que ama. Eternamente tem vivido a realidade do amor. Ele no precisava criar para amar e se comunicar. Por toda a eternidade tem havido este amor entre as pessoas da Trindade. Por isso, Deus ama o amor entre os homens. Viver no dio e na indiferena viver vida contrria natureza divina. O Senhor Jesus sempre foi objeto do amor complacente de Deus. O Pai se deleita no Filho. Nisto consiste a bem-aventurana eterna de Deus. Nesta passagem vemos a medida do amor de Deus pelo seu povo. O amado do Pai que haveria de ser modo pelas transgresses do seu povo. A extenso desse amor incalculvel. 1: 12-13 O Esprito o leva para o deserto. Aps grandes bnos podem surgir grandes tentaes. Note que o deserto no era incompatvel com a declarao de amor que Cristo recebera. Que diferena faz ir para o deserto com essa voz guardada no corao: Tu s amado, na tua vida me deleito. Por que o Esprito o levou para o deserto? Uma alternativa para essa pergunta, que no deserto ele se identifica com as dores do seu povo. Seus 40 dias no deserto representam os 40 anos de peregrinao do povo de Israel at a entrada na terra da promessa. Consequentemente, representam a travessia que a prpria igreja hoje est fazendo. Porque estamos nele vamos cruzar o deserto tambm at a entrada na Cana celestial. Vem a memria de todo

leitor atento do Antigo Testamento, o perodo de jejum no deserto vivido por Moiss (Ex 34: 2, 28; Dt 9: 9, 18) e Elias (I Rs 19: 8). Deserto lugar de prova. O Diabo, que veleja com o vento, no deixar de usar a dura realidade da travessia por territrio inspito para afastar de Deus o crente. Cristo tentado severamente. Vence o Diabo, manifestando a fidelidade a Deus que o homem no soube expressar no jardim. Por isso, Cristo o nosso suficiente Salvador. Um da nossa raa no se curvou ao Diabo, apesar da provao. Como pode ser tentado? Tudo consistia em sugestes feitas por Satans que no encontraram correspondncia no seu corao. Sua tentao, certamente, diferente da nossa. No deserto, cercado por feras, animais selvagens, o Senhor Jesus foi socorrido pelos anjos, que na Bblia so apresentados como espritos ministradores, enviados para servir em favor dos que herdaro a salvao (Hb 1: 14). Na sua humanidade e identificao com a fragilidade humana, ele precisou do ministrio dos anjos.

Antnio Carlos Costa Igreja Presbiteriana da Barra Junho/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen