Sie sind auf Seite 1von 3

TEXTO ARGUMENTATIVO

Um texto argumentativo tem como objetivo persuadir algum das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto. constitudo por um primeiro pargrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinio da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve tambm conter contra-argumentos, de forma a no permitir a meio da leitura que o leitor os faa. Por fim, deve ser concludo com um pargrafo que responda ao primeiro pargrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinio. A frase Kaio Campadelli um cantor famoso no meio teen, tem um belo futuro pela frente j que canta e compe msicas muito bem, logo ele ser um Cantor da nova gerao muito conhecido geralmente apresenta uma estrutura organizada em trs partes: a introduo, na qual apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a concluso. Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparao, dados histricos, dados estatstico, pesquisas, causas socioeconmicas ou culturais , depoimentos - enfim tudo o que possa demonstrar o ponto de vista defendido pelo autor tem consistncia. A concluso pode apresentar uma possvel soluo/proposta ou uma sntese. Deve utilizar ttulo e utilizar variedade padro de lngua. A linguagem normalmente impessoal e objetiva.

Texto opinativo ou de opinio um texto breve, claro na interpretao dos fatos,opinativo mas devidamente fundamentado, sem ferir a tica e o rigor da escrita.A opinio volta-se para o juizo que cada um ou o grupo (opinio pblica) tem sobre alguma coisa. A opinio apresenta os fatos como a informao, enquadrando-os no respectivo contexto, relacionando-os , atravs de uma interpretao e elabora um juzo de valor sobre eles.Na opinio, o autor escolhe o ngulo de abordagem dos acontecimentos e das situaes, mas no se preocupa com a distanciao nem com a simples explicao imparcial que. Enquanto a notcia d a informao, a interpretao explica os fatos e as razes,a opinio adianta o juzo de valor.Exemplo de textos opinativos:editorial de revistas,comentrios de jornal,etc...Concluindo,o texto opinativo tem por finalidade informar e influenciar,nomeadamente a nvel poltico ou ideolgico.Os "opinion makers" utilizam os dados da realidade para , a partir deles, convencer.Nota; opinion makers - quem escreve textos opinativos.

Vamos as novas regras: ALFABETO

Hoje tem 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que um contra-senso haver nomes prprios e abreviaturas com letras que no estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km). Alm disso, so letras usadas pelo portugus para nomes indgenas (as lnguas indgenas so grafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prtica: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras quilo no passa a ser kilo por serem pouco produtivas ao portugus, na opinio da linguista. SOMEM DA ORTOGRAFIA Trema: somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal u em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em linguia, o ui continua a ser pronunciado. Exceo: nomes prprios, como Hbner. Acento diferencial: tambm desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposio + artigo), plo (de cachorro, ou substantivo) e plo (flexo do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Excees: para os verbos pr e pode do contrrio, seria difcil identificar, pelo contexto, se a frase o pas pode alcanar um grande grau de progresso est no presente ou no passado. Acento circunflexo: Desaparece nas palavras terminadas em em (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar) e em oo (hiato). Caso de crem, vem, dem e de enjo e vo. Acento agudo: 1 Nos ditongos abertos i e i, ele desaparece da ortografia. Desta forma, assemblia e parania passam a ser assembleia e paranoia. No caso de apio, o leitor dever compreender o contexto em que se insere em Eu apoio o canditato Fulano, leia-se eu apio, enquanto Tenho uma mesa de apoio em meu escritrio continua a ser escrito e lido da mesma forma. 2 Desaparecem no i e no u, aps ditongos (unio de duas vogais) em palavras com a penltima slaba tnica (que pronunciada com mais fora, a paroxtona). Caso de feira. USO DO HFEN Deixa de existir na lngua em apenas dois casos: 1 Quando o segundo elemento comear com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas h uma excesso: se o prefixo termina em r, tudo fica como est, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma. 2 Quando o primeiro elemento termina e o segundo comea com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e no mais extra-escolar. Historia Aps vrias tentativas de se unificar a ortografia da lngua portuguesa, a partir de 1 de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os pases da CLP (Comunidade de pases de Lngua Portuguesa) o perodo de transio para as novas regras ortogrficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.

Algumas modificaes foram feitas no sentido de promover a unio e proximidade dos pases que tm o portugus como lngua oficial: Angola, Moambique, Cabo Verde, GuinBissau, So Tom e Prncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. No entanto, no necessrio que haja averso s alteraes, pois so simples e fceis de serem apreendidas! Alm disso, h um prazo de adaptao que d calmaria a todo processo de mudana! Para tanto, o Brasil Escola apoiar as novas regras e ir promover a atualizao dos textos para que os internautas possam se sentir mais confortados e ambientados com esse novo jeito de escrever algumas palavras!

Historia mais comopleta ortografia da lngua portuguesa regida por um conjunto de normas oficiais sob a forma de acordos ortogrficos. No incio do sculo XX surgiu em Portugal e no Brasil a inteno de estabelecer um modelo de ortografia que pudesse ser usado como referncia nas publicaes oficiais e no ensino em ambos os pases, iniciando-se assim um longo processo de tentativas de convergncia das ortografias usadas em cada pas. No ano de 1943, realizou-se em Lisboa um encontro entre os dois pases, com o objetivo de uniformizar os vocabulrios j publicados, o da Academia das Cincias de Lisboa, de 1940, e o da Academia Brasileira de Letras, de 1943. Deste encontro resultou o Acordo Ortogrfico de 1945, que, no entanto, apenas entrou em vigor em Portugal, no tendo sido implementado no Brasil, que continuou a reger-se pelas regras expostas no Vocabulrio Ortogrfico de 1943. Em 1986, foi feita, no Brasil, uma nova uniformizao da ortografia, sem que se tivesse chegado a consenso. Nos anos seguintes, fruto de um longo trabalho desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia das Cicias de Lisboa, os representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe assinaram o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa de 1990, ao qual adere tambm, depois da sua independncia em 2004, Timor-Leste. O Acordo Ortogrfico de 1990 entrou em vigor, no incio de 2009 no Brasil e em 13 de maio de 2009 em Portugal. Tudo indica que os restantes pases da CPLP o implementaro em breve. As nomenclaturas gramaticais usadas so no Brasil e em Portugal da CPLP, ainda que ligeiramente. A legislao que coloca em vigor a Nomenclatura Gramatical Brasileira data de 28 de janeiro de 1959; a Nomenclatura Gramatical Portuguesa foi publicada a 28 de abril de 1967. Todos estes documentos podem ser consultados e pesquisados seguindo as ligaes que se encontram abaixo. Para ler o texto de cada uma das partes que constituem os documentos, basta carregar sobre o ttulo respetivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen