Sie sind auf Seite 1von 50

Municpio de Caxias do Sul Secretaria Municipal da Educao

DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM

Organizao: Psicopedagoga Pmela Kuse Apresentao: Psicopedagogas Pmela Kuse e Silvana Cagol

Principais causas das dificuldades de aprendizagem - Causas fsicas: So aquelas representadas pelas perturbaes somticas transitrias ou permanentes. So provenientes de qualquer perturbao do estado fsico geral da criana, como, por exemplo: febre, dor de cabea, dor de ouvido, clicas intestinais, anemia, asma, verminoses e todos os males que atinjam o fsico de uma pessoa, levando-a a um estado anormal de sade.

- Causas sensoriais: So todos os distrbios que atingem os rgos dos sentidos, que so responsveis pela percepo que o indivduo tem do meio exterior. Qualquer problema que afete os rgos responsveis pela viso, audio, gustao, olfato, tato, equilbrio, reflexo postural, ou os respectivos sistemas de conduo entre esses rgos e o sistema nervoso, causar problemas no modo de a pessoa captar as mensagens do mundo exterior e, portanto, dificuldade para ela compreender o que se passa ao seu redor.

- Causas neurolgicas: So as perturbaes do sistema nervoso, tanto do crebro como do cerebelo, da medula e dos nervos. O sistema nervoso comanda todas as aes fsicas e mentais do ser humano. Qualquer distrbio em uma dessas partes se constituir em um problema de maior ou menor grau, de acordo com a rea lesada.

- Causas emocionais: So distrbios psicolgicos ligados s emoes e aos sentimentos dos indivduos e sua responsabilidade. Esses problemas geralmente no aparecem sozinhos, eles esto associados a problemas de outras reas, como, por exemplo da rea motora, sensorial, etc.

- Causas intelectuais ou cognitivas: So aquelas que dizem respeito inteligncia do indivduo, isto , sua capacidade de conhecer e compreender o mundo em que vive, de raciocinar sobre os seres animados ou inanimados que o cercam e de estabelecer relaes entre eles.

O sistema nervoso tem tambm um papel importante nesses distrbios. O modo pelo qual o indivduo conhece o mundo, sua maior ou menor capacidade de estabelecer relaes, de criar coisas novas, de inventar, de construir e de buscar solues diferentes para um mesmo problema vai depender muito de suas estruturas mentais e de sua capacidade intelectual.

- Causas socioeconmicas:
No so distrbios que se revelam no aluno. So problemas que se originam no meio social e econmico do indivduo. Assim como para os animais, o habitat natural pode ser propcio ou hostil a eles, condicionando seu desenvolvimento, sua maior ou menor capacidade de adaptao e sua melhor ou pior condio de sade, tambm no hbitat dos seres humanos - o meio fsico e social em que vivem - exerce sobre eles a mesma influncia, podendo ser favorvel ou desfavorvel sua subsistncia e tambm s suas aprendizagens.

Distrbios de Aprendizagens:
Os Transtornos de Aprendizagem podem acontecer: na leitura: caracterizando-se por dificuldades especficas em compreender palavras escritas, quadro denominado como Dislexia;

- na escrita: quando percebemos inabilidades quanto ortografia, caligrafia e capacidade em compor textos, o que identificamos como quadros de Disgrafia ou Disortografia; na matemtica: quando nos deparamos com dificuldades especficas em manejar nmeros, aquisio de conceitos matemticos e limitaes quanto ao pensamento lgico-matemtico, caracterizando o quadro de Discalculia.

Distrbios de Aprendizagem atendidos/abordados pela Psicopedagogia

Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade TDAH.


Geralmente os sintomas esto presentes desde cedo na vida. Porm se encontram mais evidentes por volta dos sete anos (idade apropriada para diagnstico). A ausncia de sintomas de TDAH no consultrio clnico no elimina necessariamente o diagnstico.

Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade TDAH.


As principais evidncias comportamentais so: - estar irrequieto - pouca ateno - dificuldade de respeitar limites - respostas impulsivas em tarefas que demandam automonitorao e persistncia (como em tarefas de desenhar) - dificuldades de perseverana - dificuldade em mudar o esquema cognitivo - dificuldade com conceitos novos ou abstratos - respostas concretas e labilidade emocional

Transtorno de dficit de ateno/hiperatividade TDAH.


Distrbios de memria auditiva:
- A criana no consegue ouvir os enunciados que lhes so passados oralmente, sendo assim, no consegue guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas matemticos. - Problemas de reorganizao auditiva: a criana reconhece o nmero quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar-se do nmero com rapidez. - Distrbios de percepo visual: A criana pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5, por exemplo. Por no conseguirem lembrar da aparncia, elas tm dificuldade em realizar clculos. - Distrbios de escrita: Crianas com disgrafia tm dificuldade de escrever letras e nmeros.

Hipoatividade
A Hipoatividade se caracteriza por um nvel baixo de atividade psicomotora, com reao lenta a qualquer estmulo. Trata-se daquela criana chamada "boazinha", que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada". Comumente o hipoativo tem memria pobre e comportamento vago, pouca interao social e quase no se envolve com seus colegas.

Dislexia
Segundo PENNINGTON (1997), dislexia de desenvolvimento uma dificuldade inesperada na aprendizagem de leitura e soletrao. um distrbio do processo fonolgico. um distrbio de desenvolvimento da linguagem. A dificuldade que os dislxicos tm com a fnica - capacidade para pronunciar palavras - torna a leitura mais lenta e menos automtica, prejudicando consideravelmente a compreenso. Da mesma forma, pouca capacidade fnica torna a soletrao consideravelmente menos acurada e automtica. No memorizam simplesmente a soletrao de palavras.

Dislexia
BERGAMO (2005) traz consideraes mostrando que a cincia ainda tem muito a descobrir sobre a dislexia. Sabe-se que trata de um problema de ordem gentica, mais comum entre os meninos. PENNINGTON traz os ndices: 14,4% meninos, 5,1% meninas (estudo em Londres). A hiptese mais aceita para sua origem a de que o distrbio comea a se estabelecer ainda durante o processo de formao cerebral.

Dislexia
Entre a 20 e 23 semana de gestao, neurnios migram do ncleo para a periferia do crebro do feto. Nos dislxicos, alguns neurnios se perderiam no caminho, comprometendo as reas cerebrais envolvidas no processamento da linguagem. Por isso, o crebro dos dislxicos seria menos especializado para decifrar e ordenar letras e nmeros, para a orientao espacial e para capacidades motoras finas e grossas, como desenhar e chutar bola.

Dislexia
Geralmente a dislexia no diagnosticada at a idade escolar, usualmente no antes do final do segundo ou terceiro ano. Antes da idade escolar poder ser evidenciado: - retardo leve no falar - dificuldades de articulao - problemas para encontrar palavras - sequncia errada das slabas (aminais, donims) - problemas para lembrar endereos, nmeros de telefones e outras sequncias verbais

Dislexia
Esto associados ao problema de aprendizagem: - dificuldade para seguir ordens - reduo na fala - dificuldade para expressar-se - dificuldades de relacionamento

Dislexia - Caractersticas
- leitura e escrita incompreensveis; - confuses de letras na escrita com diferentes orientaes espaciais, como b/p ; b/d; - alteraes de letras com sons semelhantes, tanto na leitura quanto escrita, como g/j; d/t; b/p; s/ss; s/c; substituio de palavras com estruturas semelhantes e inverso de slabas ou palavras; - supresso ou repetio de letras, slabas ou palavras; fragmentao incorreta e lentido em realizar cpia, associado a limitaes em seguir sequncias; - em alguns casos encontramos como comorbidade quadros de Disgrafia ou Discalculia.

EXEMPLOS:

Dislexia - Sintomas
- dificuldade para ler e soletrar, frequentemente com desempenho em matemtica - ritmos lentos de leitura e/ou escrita - inverso de letras e nmeros - problemas de memorizao de fatos matemticos bsicos - erros incomuns em leitura e soletrao - troca um por o - leem erradamente as preposies - A criana dislxica um mau leitor, ou melhor, capaz de ler, mas no capaz de entender eficientemente o que l.

Dislexia - Sintomas
- dificuldade acentuada em palavras curtas (erros visuais) - Ex: carro por cano - erros de lexicalizao- Exemplo: bom por bim - erros de soletrao - erros de acrscimo, omisso ou substituio de consoantes- Exemplo: exetivo por executivo - so fracos na soletrao de vogais - inverso na leitura e na soletrao (bote por dote). Tipicamente b/d, pois so similares foneticamente e visualmente.

Dislexia - Sintomas
So crianas inteligentes que no so providas de habilidades especficas de leitura e escrita, porm so timas na oralidade, no esporte e em vrias atividades no contexto escolar. Para GONALVES (2006), estes so os adjetivos mais comuns designados aos dislxicos: Preguioso Desligado Desorganizado A base psicopedaggica o diagnstico para elaborar o plano de trabalho com pacientes dislxicos.

Dislexia tem cura?

Se for de origem gentica, no. E, por isso, ser considerada uma sndrome, uma dislexia desenvolvimento, evolutiva ou gentica. Se a dislexia for de natureza escolar, a mudana do mtodo de leitura, por exemplo, mudar o mtodo global para o fnico poder trazer resultados bastante animadores para os dislxicos, assim como para os docentes e para os pais.

Disgrafia
A disgrafia tambm chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo, a criana escreve muito lentamente, o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegvel. A disgrafia est associada dificuldade em escrever corretamente a linguagem falada, apresentando erros de formas e propores das letras, aglutinaes ou segmentaes inadequadas; dificuldade de orientao espacial, associada, em muitos casos, a uma hipertonia ou hipotonia do traado.

Disgrafia - Identificao
Identifica-se este aluno como: - aquele que sempre apresenta cadernos incompletos; - apresenta muita dificuldade em realizar cpias do quadro, devido s suas limitaes quanto orientao espacial e, principalmente, pelo fato do traado grfico ainda no estar automtico, no fazendo parte da gama de informaes da memria de longo prazo processual, ocupando muito de sua capacidade de memria de trabalho e ateno.

Disgrafia - Sintomas
Lentido na escrita. Letra ilegvel. Escrita desorganizada. Traos irregulares ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves. - Desorganizao geral na folha por no possuir orientao espacial. - Desorganizao do texto, pois no observam a margem, parando muito antes ou ultrapassando. Quando este ltimo acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.

Disgrafia - Sintomas
- Desorganizao das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omisso de letras, palavras, nmeros, formas distorcidas, movimentos contrrios escrita (um S ao invs do 5, por exemplo). - Desorganizao das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida. - O espao que d entre as linhas, palavras e letras so irregulares.

Disgrafia - Sintomas
- Liga as letras de forma inadequada e com espaamento irregular.

O disgrfico no apresenta caractersticas isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas anteriormente.
Algumas crianas com disgrafia possui tambm uma disortografia, amontoando letras para esconder os erros ortogrficos. Mas no so todos disgrficos que possuem disortografia.

Disgrafia

Disgrafia Os dois tipos:


- Disgrafia motora (discaligrafia): a criana consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenao motora fina para escrever as letras, palavras e nmeros, ou seja, v a figura grfica, mas no consegue fazer os movimentos para escrever. - Disgrafia perceptiva: no consegue fazer relao entre o sistema simblico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as caractersticas da dislexia, sendo que esta est associada leitura e a disgrafia escrita.

Discalculia:
Refere-se dificuldade em lidar com conceitos lgico-matemticos, considerando a capacidade cognitiva, escolarizao e faixa etria, que interferem diretamente em situaes de vida diria. Cabe ressaltar que a Discalculia apresenta-se como sintoma de alguns quadros especficos, como Epilepsia, Fenilcetonria, Sndrome X Frgil e crianas com baixo peso ao nascer (PIG).

Discalculia Sintomas
- erros na formao dos nmeros associados inverso grfica destes signos; - inabilidade em realizar operaes simples e em reconhecer sinais operacionais; - dificuldades em transpor nmeros para locais adequados espacialmente nas operaes, acarretando em frequentes erros operacionais; - comprometimento na memria visual de nmeros bsicos e memria auditiva de curto prazo, o que acarreta em limitaes em realizar clculos mentais.

Discalculia

Discalculia Consequncias
Diversas habilidades podem estar prejudicadas na discalculia: Lingusticas (compreenso e nomeao de termos, operaes ou conceitos matemticos, e transposio de problemas escritos em smbolos matemticos). Perceptuais (reconhecimento de smbolos numricos ou aritmticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos).

Discalculia Consequncias

De ateno (copiar nmeros ou cifras, observar sinais de operao). Matemticas (dar sequncia a etapas matemticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicao).

Discalculia - Tipos
>>Verbal - referente inabilidade em lidar com as informaes lgico-matemticas em carter verbal; >>Lxica - quando encontramos limitaes na leitura dos dados lgico-matemticos; >>Grfica - associada representao desta habilidade especfica;

Discalculia - Tipos
>>Ideogrfica - associada incapacidade em lidar com a representao mental da informao em nvel simblico; >>Practognstica - caracterizada pela inabilidade em lidar com situaes de vida diria em que se faz necessrio o uso do raciocnio lgico e, por ltimo, o subtipo denominado Operacional, o qual limita o sujeito em lidar com conceitos operacionais do pensamento lgico, como realizar clculos simples.

Distrbio de aprendizagem do hemisfrio direito As crianas com problemas especficos em matemtica e escrita que tendem a chamar a ateno clnica mais tardiamente do que as crianas dislxicas. O distrbio no afeta de maneira to visvel o desempenho escolar nos anos iniciais de escolarizao. Sintomas: - dificuldade aritmtica - dificuldade com conceitos quantitativos, tais como, tempo e dinheiro

Acalculia
OBS: (atendimento neurolgico) A acalculia a total falta de habilidade para desenvolver qualquer tarefa matemtica, que geralmente indica um dano cerebral. O problema aparece quando a criana incapaz de aprender os princpios bsicos de contagem. A falta de habilidade se torna mais evidente quando vai aprender a ordem dos nmeros de 1 -10 ou quando vai resolver uma simples adio de 4 + 2 = 6. O grupo de pessoas com acalculia representa menos de 1% da populao.

Disortografia
A Disortografia caracteriza-se por um quadro com importante dificuldade no aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva, associada ou no Dislexia. a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer associada ou no dificuldade de leitura, isto , a dislexia. Considera-se que 90% das disortografias tm como causa um atraso de linguagem; estas so consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes tm como causa uma disfuno neuro-fisiolgica.

Disortografia - Sintomas
Os principais sintomas deste quadro de Transtorno de Aprendizagem so: troca de grafemas, devido inabilidade de discriminao auditiva; dificuldade em perceber sinalizaes grficas; limitaes em fazer uso coordenado das oraes, acarretando em produes textuais extremamente pobres e resumidos; falta de vontade de escrever; aglutinao ou separao indevida das palavras.

Disortografia - Sintomas
Em sala de aula, o aluno com este quadro apresenta: - importante inabilidade em sua produo textual; - textos objetivos, curtos, com limitaes quanto pontuao e sequncia lgica de ideias, desorganizao espacial, no utilizando margem, espaamento em frases e letras maisculas.

Disortografia

DISORTOGRAFIA

A PSICOPEDAGOGIA E OS DISTRBIOS DE APRENDIZAGEM


A interveno psicopedaggica prope melhorar a imagem que a criana tem de si mesma, valorizando as atividades nas quais ela se sai bem; descobrir como o seu prprio processo de aprendizagem - s vezes, ela tem um modo de raciocinar que no o padro, estabelecendo uma lgica particular que foge ao usual e a partir da trabalhar uma srie de exerccios neuromotores e grficos que vo ajud-la a trabalhar melhor com os smbolos e com os jogos, que iro ajudar na seriao, classificao, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem, grafia e ortografia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, Mrcia Siqueira de. Rumos e diretrizes dos cursos de psicopedagogia: anlise crtica do surgimento da psicopedagogia na Amrica-Latina. Cadernos de psicopedagogia, So Paulo, v.3, n.6, jun. 2004. ALMEIDA, Marina S. Rodrigues. Dislexia. Disponvel em: <http://www.hebron.com.br>. Acesso em 14 de setembro de 2005. ARAJO, Simaia S. M. M. de Arajo. Breve histrico da Psicopedagogia. Disponvel em: <http://www.simaiapsicopedagoga.ubbihp.com.br>. Acesso em: 02/02/2007. BERGAMO, Giuliana. Neurnios deriva. Revista Veja. So Paulo, n.1.907, p.104-105, 1 de jun. 2005. BEYER, Marlei Adriana. Psicopedagogia: ao e parceria. Disponvel em: <http://www.abpp.com.br>. Acesso em 06/03/2007. BOSSA, Nadia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994. FREITAS, Tnia Maria de Campos. Tratamento psicopedaggico do jovem dislxico. Acesso em: 05 de dezembro de 2006. Disponvel em: <http://www.dislexia.org.br>. FUNDAO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Dislexia. Disponvel em: <http://www.dislexia.com.br>. Acesso em: 15 de agosto de 2004. GRIZ, Maria das Graas Sobral. A psicopedagogia em Recife. Acesso em: 03 de fevereiro de 2007. Disponvel em:< http://www.abpp.com.br> GONALVES. urea Maria Stavale. A criana dislxica e a clnica psicopedaggica. Acesso em: 05 de dezembro de 2006. Disponvel em: <http:www.dislexia.org.br>.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
IANHEZ, Maria Eugnia; NICO, Maria ngela. Nem sempre o que parece: como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares. So Paulo : Alegro, 2002. MALUF, Maria Irene. A psicopedagogia no Brasil. Disponvel em: <http://www.aprendaki.com.br>. Acesso em 05 de dezembro de 2006. MARTINS, Vicente. Professor aponta Dislexia como maior causa do fracasso escolar. Disponvel em: < http://www.dislexia.hpg.com.br >. Acesso em 15 de agosto 2004. ___________. Educao especial, dislexia e gafes lingsticas. Disponvel em<http://www.educacaoonline.pro.br >. Acesso em 23 de agosto de 2005. PAGENOTTO, Maria Lgia. Dislexia. Disponvel em: <http://www.unifesp.br>. Acesso em: 16 de agosto de 2005. PECCHIORE, J. J. de Oliveira. Dislexia e incluso escolar. Disponvel em: <http://www.sobrei.org.br>. Acesso em 14 de setembro de 2005. RUZZI, Ana Carolina. A psicopedagogia na educao infantil: olhando singularmente a criana de dois a seis anos. Disponvel em: <http://nourau.smarcos.br>. Acesso em 10 de fevereiro de 2007. SANTOS, Adilma Souza (et.al.). O ldico e a psicopedagogia. Disponvel em: <http://www.faced.ufba.br>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2007. Fonte: http://crescer.globo.com/edic/ed77/rep_discalculia.htmEfeitos FONTE: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/dificuldades-de-aprendizagem-em-matematica-discalculia-860624.html

Das könnte Ihnen auch gefallen