Sie sind auf Seite 1von 6

Escola da Magistratura do Estado de Rondnia Ncleo de Ji-Paran Ps-Graduao Lato Sensu em Direitos Humanos Disciplina de Direito Penal

Extradio e Imunidades

Jos Ricardo Simes Rodrigues

Ji-Paran Maio de 2012

Jos Ricardo Simes Rodrigues

Extradio e Imunidades

Trabalho apresentado em cumprimento s exigncias da Disciplina de Direito Penal do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado de Rondnia, Ncleo de JiParan, ministrada pelo Professor Ivens dos Reis Fernandes.

Professor Ivens dos Reis Fernandes

Ji-Paran Maio de 2012

Sumrio
Extradio......................................................................................................................3 Imunidades....................................................................................................................3 Imunidade diplomtica...................................................................................................3 Imunidade parlamentar..................................................................................................4 Imunidade absoluta.......................................................................................................4 Natureza jurdica...........................................................................................................4 Limites...........................................................................................................................4 Imunidade relativa.........................................................................................................4 Referncias....................................................................................................................5

Extradio
a ferramenta jurdica utilizada pelo Estado quando envia pessoa que se encontra em seu territrio para um outro Estado onde ser julgado ou receber a imposio de uma pena j aplicada. A Constituio de 1988 trs em seu texto vrias normas quanto extradio, como o princpio da no extradio de nacionais, salvo o naturalizado, em caso de crime comum praticados antes da naturalizao ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de drogas ( artigo 5, inciso LI da CF). No texto constitucional tambm est inserto o princpio da excluso dos crimes comuns (artigo 5, inciso LII, da CF). Em casos de coliso entre tratado internacional e a lei reguladora do pas, prevalecer esse primeiro. Ao instituto da extradio aplicam-se tambm os seguintes princpios: Princpio da legalidade: a extradio somente ser possvel nas hipteses expressas na lei e apenas quanto aos crimes l elencados; Princpio da dupla tipicidade: entre ambos ordenamentos jurdicos deve haver uma simetria quanto ao crime passvel de extradio; Princpio da preferncia da competncia nacional: a prevalncia da competncia nacional quando em conflito com a estrangeira; Princpio da limitao em razo da pena: havendo possibilidade de pena de morte ou perptua no pas solicitante da extradio, essa no ser possvel, exceto ante compromisso de no aplic-la; Princpio da detrao: dever ser considerado o tempo que o extraditado permaneceu preso no Brasil quando da execuo da pena no pas de destino.

Segundo Capez (2011, p. 79), quando for cumprida pena no estrangeiro e havendo imposio de pena diversa pelo mesmo crime no Brasil, esta ser atenuada, ou, quando a pena for idntica, nela ser computada.

Imunidades
H pessoas que, em virtude das suas funes, desfrutam de imunidade. Trata-se, portando, de uma prerrogativa funcional, uma proteo ao cargo, e no pessoa do agente.

Imunidade diplomtica
uma prerrogativa de direito pblico internacional da qual desfrutam os Chefes de governo e Estado Estrangeiro e membros da Comitiva, o Embaixador e sua famlia, os funcionrios do corpo diplomtico e respectivas famlias e os funcionrios das organizaes internacionais, quando em servio. A corrente dominante quanto natureza jurdica da imunidade diplomtica diz que trata-se de causa pessoal de iseno de pena, tratando outros como causa impeditiva da punibilidade. Essa imunidade irrenuncivel, pois um prerrogativa do cargo que ocupa. Cabe, porm, ao pas de origem a possibilidade de retirar expressamente essa imunidade. Quantos aos agentes diplomticos, a imunidade se aplica da seguinte forma:

4 EMBAIXADOR Tem imunidade em Crime comum Tem imunidade em Crime funcional AGENTE CONSULAR - CNSUL Tem imunidade em Crime funcional

No tem imunidade em crime comum Apesar de minoria em sentido contrario, prevalece, de acordo com a Conveno de Viena, o entendimento de que a Embaixada no extenso do territrio que representa, apesar de ser inviolvel. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que no se pode realizar buscas e apreenses em Embaixadas.

Imunidade parlamentar Imunidade absoluta


Est prevista no artigo 53 da CF e tambm chamada de material, substancial, real ou inviolabilidade. Prev que Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. Para o STF, esta imunidade exime seu titular de qualquer responsabilidade criminal, civil, administrativa e poltica. (estas duas ltimas foi o STF quem acrescentou).
Natureza jurdica

Na viso de Pacelli (2005, p. 201), a imunidade material a estes conferida consubstancia uma causa excludente de criminalidade, sendo que, para o STF, causa de atipicidade. Segundo a Smula 245 do STF, A imunidade parlamentar no se estende ao coru sem essa prerrogativa. Esta Smula est restrita, hoje, imunidade parlamentar relativa, no se estendendo imunidade parlamentar absoluta.
Limites

necessrio um nexo funcional para haver esta imunidade. Assim nas dependncias da Casa Legislativa, presume-se o nexo. Fora das dependncias da Casa Legislativa, o nexo deve ser comprovado, sob pena de o parlamentar responder pelo delito.

Imunidade relativa
Refere-se ao foro por prerrogativa da funo exercida pelo parlamentar e est prevista no artigo 53, 1 da CF. A prerrogativa de funo se d a partir da expedio do diploma e no da posse. E o foro especial s ter incidncia nas infraes de natureza criminal, desaparecendo depois de terminado o mandato, pois uma prerrogativa em razo da funo, e no da pessoa.

Referncias
CAPEZ, Fernando. Direito penal simplificado: parte geral. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Curso de processo penal. 5. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen