Sie sind auf Seite 1von 4

diferentes instalados no mbito desta Universidade.

dilogo, de maneira independente e sem submisso, com interesses

O Movimento Estudantil precisa deixar o campo do simblico e passar a atuar, verdadeiramente, em defesa dos interesses da comunidade acadmica. Atuar em defesa dos interesses da Universidade no uma simples disputa de quem grita mais alto. constituir mltiplos canais de participao e discusso entre os Ps-Graduand@s, atravs do

com esse pensamento sobre a forma de se fazer movimento e com o contedo inicial que se segue, que pedimos o seu voto e a sua participao, das mais diferentes formas, nos processos polticos, eventos culturais e acadmicos e demais atividades que acontecem cotidianamente em nossa Universidade. Veja a seguir, as propostas que defendemos.

Meu ideal poltico a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivduo e nenhum venerado (Albert Einstein)

Comparea s urnas!
Chapa Somando F oras para a Coordenao da APG e Chapa Unindo F oras para a Representao Discente no CO e Conselhos Centrais

(ao lado do DCE e em frente sada esquerda do Bandejo Central) e em outros prdios.

DIAS 26, 27 e 28 Urna na sede da APG

Veja o itinerrio das urnas em tempo real no site: www.eleicoesposusp2012.wordpress.com

A Ps-Graduao e o desenvolvimento nacional


O sculo XXI trouxe bons ventos para o Brasil e seu povo. Parece que o futuro chegou e o Brasil, Gigante adormecido, despertou. Os Governos democrticopopulares colocaram o Brasil de novo no rumo do desenvolvimento. Nos ltimos dez anos, pode-se observar um crescimento consistente da economia brasileira que proporcionou ao pas a classificao de sexta maior economia do mundo em 2011 e a segunda maior do continente americano, atrs apenas dos EUA. Desta forma, a populao brasileira tambm experimentou transformaes sociais e econmicas que tiveram reflexo na distribuio de renda, nos altos ndices de empregabilidade, o aumento real no salrio mnimo por anos seguidos e o aumento dos investimentos em educao. A forte agenda desenvolvimentista implementada pelos Governos Lula/Dilma garantiu ao Brasil sua reinsero soberana e no-imperialista na poltica internacional, uma nova e diversificada agenda de comrcio exterior e um case internacional de combate fome e pobreza que teve como reflexo a melhoria da situao alimentar e nutricional dos brasileiros. No campo da Educao Superior, o Governo Federal investiu na ampliao de vagas na Rede Pblica de Ensino e na criao de novas Universidades ou Campi de Universidades Federais. O investimento, porm, ainda no suficiente e justa a luta das IFES e a Greve Nacional em curso. Alm disso, atravs de instrumentos de renncia fiscal, ampliou a oferta de vagas para estudantes de baixa renda, com a criao do Prouni. No podemos deixar de debater o papel da rea de Cincia, Tecnologia e Inovao em uma agenda desenvolvimentista. Para garantir o desenvolvimento sustentvel (e no o simples crescimento econmico) preciso que as foras produtivas coloquem em marcha seus potenciais inventivos e criativos. A rea de C,T & I precisa ser estimulada a responder ao processo de desenvolvimento nacional em curso e a Universidade pblica deve ser o principal instrumento pblico de fomento descoberta de novas fronteiras, paradigmas e tecnologias em todas as reas do saber. A Universidade deve estar a servio do Brasil. A servio de seu povo e de seu projeto nacional de desenvolvimento.

DEFENDEMOS: - 10% do PIB para a Educao e 2% para Cincia, Tecnologia e Inovao. - 50% do Fundo Social do Pr-Sal para Educao, Cincia, Tecnologia e Inovao. - Poltica permanente de reajuste de bolsas de pesquisa. - Destinao de 50% do ITCMD (Impostos Estadual sobre Transferncia de Bens) para um Fundo de Bolsas de Pesquisa.
A melhor forma de colocar a Universidade a servio do pas possibilitar a troca e o dilogo com o setor produtivo e com o povo. Longe de defender a apropriao privada de recursos (humanos e patrimoniais) pblicos, estamos advogando a saudvel interao entre a sociedade brasileira e a Universidade. Devem ser garantidos os espaos para todos os projetos de pesquisa que busquem trazer novas solues, novos olhares, novas crticas, novos mtodos, novos conhecimentos para a Nao Brasileira. Para tanto, preciso investir mais e mais na Educao Superior e, especialmente, em Cincia e Tecnologia. O oramento aplicado em pesquisa no pode ser considerado gasto, mas sim investimento. E as verbas destinadas para o financiamento de pesquisas, nas suas diversas modalidades, devem ser postas a salvo das contenes oramentrias.

Produo

no
>>>

produtivismo
A ps-graduao deve ser pensada dentro de uma larga margem de independncia das urgncias e imediatismos postos pelo mercado. Ela deve visar garantia das condies favorecedoras da pesquisa acadmica e estar voltada para a sociedade (PNPG 2011-2020).

>>> Produo no produtivismo

E precisamos desfazer a confuso entre produo e produtivismo. Queremos que nossos cientistas produzam com qualidade e no apenas com quantidade. Para lastrear o Projeto Nacional de Desenvolvimento, os cientistas brasileiros precisam produzir com incentivo, financiamento e, principalmente, com tempo para reflexo e pesquisa. Os altos ndices de produtivismo exigidos atualmente pelas Agncias Financiadoras foram os pesquisadores e estudantes de PG t-lo como nico foco. Como fruto dessa poltica, o Brasil cresceu no Ranking Internacional de produo de Papers, mas ainda registra pssimos ndices de patentes ( o ltimo dos BRICS nesse quesito!) e produes paradigmticas, ou

seja, que provocam mudanas profundas na vida das pessoas e naes.

DEFENDEMOS: - Reformulao do sistema de avaliao e reflexo sobre o prprio modelo de ps-graduao do pas. - Garantia de prazos mais dilatados e de critrios de qualidade na avaliao. - Combate lgica de ranqueamento em vigor, valorizando a qualidade da produo particular a cada rea do saber.

E na USP????
A Universidade de So Paulo ocupa lugar de destaque no cenrio da PG brasileira. Pouco mais de 25% das pesquisas desenvolvidas no pas tem a participao da USP e mais de 15% dos Estudantes de PG esto matriculados em seus programas. E devemos colocar todo esse potencial a servio do Projeto Nacional de Desenvolvimento. Graduao e Ps-Graduao. verdade, como ressaltaro alguns, que muitos membros de nossa comunidade no querem debater o cotidiano da administrao e do uso do poder na universidade. A atuao desta maioria apenas oferecer suas aulas, efetuar suas experincias, desenvolver suas pesquisas, escrever seus artigos. Esse argumento, no entanto, no pode servir como mordaa queles que, independentemente de serem maioria ou minoria, querem uma universidade cada vez melhor.

preciso introduzir esse debate na nossa comunidade.

A USP precisa de uma nova estatuinte com urgncia. Uma estatuinte que reestabelea a capacidade de dilogo institucional perdida h muito tempo.
preciso que os programas de PG da USP faam mais debates dentro dos canais institucionais. Para tanto, preciso que os programas faam mais debates por dentro dos canais institucionais. Isso s ser possvel com uma ampla reforma do arcabouo institucional da Universidade e do seu espao pblico de debates. Uma reforma democratizante, que crie canais de participao para os seus mais de 70.000 membros e no para poucos representantes, em um sistema federativo ultrapassado e que no responde mais ao crescimento da Universidade e s novas concepes de democracia que se instalaram no pas aps a Constituio de 1988. preciso debater, publicamente, a questo do acesso PG da USP, inclusive discutindo a adoo de programas de incluso de setores sociais historicamente no inseridos na PG. A constitucionalidade das Cotas Raciais foi homologada pelo STF h um ms, mas a sua validade cientfica aceita h dcadas como instrumento de Ao Afirmativa voltada reparao histrica de grupos excludos. A USP deve buscar mecanismos de incluso, como as Cotas Raciais, em seus sistemas de seleo da Alm disso, preciso rever o Regimento Disciplinar e os ritos processuais. inaceitvel que as entidades representativas (de todos os setores!) no faam parte das comisses sindicantes e no tenham instrumentos para coibir os abusos que esto sendo praticados atualmente. Os processos administrativos devem ser abertos, pblicos e rigorosos na apurao, no podendo servir como ameaa a posies polticas minoritrias. E os procedimentos que no contemplem a participao das entidades representativas devem ser arquivados por falta de ampla e legtima defesa.

DEFENDEMOS: - Implantao da Cota Social com recorte racial nos processos seletivos de Graduao e Ps-Graduao. - Arquivamento imediato dos processos sem a participao das entidades representativas. - ESTATUINTE J! DEMOCRACIA NA USP.

T... MAS E EU COM ISSO?


Voc, Ps-Graduand@ pode construir, junto conosco, um canal de debate e participao permanente, dentro das suas possibilidades.

hora de reativar nossa Associao de PsGraduandos (APG). Ns queremos construir para uma entidade que retire a USP do gueto e do debate exclusivamente interno e que contextualize mais a Universidade... Uma entidade que rompa com a lgica ineficiente do modelo hegemnico de fazer movimento estudantil na USP. No somos contra a pauta da disputa do poder na USP, mas questionamos a sua centralidade na vida dos mais de 25.000 ps-graduandos desta universidade.
Acreditamos em um movimento que crie novas formas de participao e novas formas de aferio e consulta de opinies. Um movimento que consiga dar respostas agudas a situaes agudas e respostas crnicas a situaes crnicas. Um movimento que no viva numa ditadura inexistente e alarmista. Um movimento que no seja submisso, mas que no seja refratrio institucionalidade e s formas burocrticas e hierrquicas. Enfim, queremos um movimento que construa uma entidade que tenha condies polticas e morais de encaminhar reivindicaes legtimas de todos os tipos para dentro da pauta oficial da Universidade. Queremos uma APG que participe das lutas em curso da USP, mas que tambm estabelea elo com o Movimento Nacional de Ps-Graduandos, atravs da ANPG, e que participe mais ativamente da Campanha Nacional pelo Reajuste de Bolsas, por exemplo. E queremos uma APG que tambm construa espaos e atividades que possibilitem aos estudantes de PG usufruir da maior Universidade do pas da maneira mais completa possvel, estabelecendo Espaos de sociabilizao e troca de ideias, conceitos e temas de estudo, valorizando a multitrans-inter-disciplinariedade. Alm disso, a APG deve ser o centro da vida poltica da Ps-Graduao, congregando e estimulando a Representao Discente nos Programas, Unidades e

Conselhos Centrais; divulgando organizadamente as informaes de interesse dos estudantes e as atividades dos RD's; e fortalecendo as mltiplas formas de consulta aos estudantes de PG, diminuindo o espao de atitudes individualistas e descompromissadas na Representao Discente e na direo da prpria APG. Por fim, e no menos importante, preciso que a nossa APG reabra a discusso, com os estudantes, sobre o Regimento de Ps-Graduao que vai a voto no Conselho Universitrio no prximo semestre.

preciso instalar um debate consciente sobre as mudanas em curso e preparar a adequada informao ao futuros ingressantes e comunidade em geral, que poder optar pelo mesmo.

DEFENDEMOS: - Participao da USP na Caravana da Ps Graduao, em defesa do reajuste de bolsas; - Melhor divulgao dos eventos na USP; - Fim das proibies s festas; - Ciclo de debates sobre a Ps-Graduao no Brasil; - Aumento e equiparao das Cotas de Impresso; - Aumento das Cotas de Meio Passe de forma a incluir as atividades laboratoriais e outras atividades de pesquisa; - Manual de Recepo ao ingressante, com orientaes importantes sobre direitos.

Acompanhe-nos no facebook: http://www.facebook.com/SomandoForcasNaUsp

Das könnte Ihnen auch gefallen