Sie sind auf Seite 1von 5

NOTA DA BANCOOP NO ESCLARECE E DISTORCE FATOS BVIOS SP 24/06/12

Em nota oficial contra a possvel interveno judicial, a BANCOOP AFIRMA QUE EST CUMPRINDO O ACORDO COM O MINISTRIO PBLICO DE SO PAULO.

Isto verdade? No.


Isto no passa de uma

mentira deslavada.

O que faz a Bancoop, na verdade? Abaixo vo alguns dos trabalhos cotidianos da Bancoop para apresentar solues aos cooperados 1- Tenta REPASSAR AS OBRAS PARALISADAS A CONSTRUTORAS, com custos adicionais EXORBITANTES, IMPAGVEIS aos cooperados, tentando rasgar os contratos originalmente assinados. Para isso, conta com a ajuda de alguns aliados inescrupulosos, travestidos de defensores dos cooperados que, unicamente por motivao financeira, (alguns, inclusive esto sendo processados em diversas cortes por falta de pagamento de suas obrigaes) auxiliam a INADIMPLENTE BANCOOP; 2- Para efetuar os repasses a construtoras, o que, alis, atesta sua incompetncia para fazer valer o cooperativismo, IMPEDE A PRESENA DE COOPERADOS QUE ESTO LUTANDO CONTRA ELA NA JUSTIA DE PARTICIPAR DAS ASSEMBLIAS QUE DELIBERAM SOBRE OS REPASSES, ALEGANDO QUE SO INADIMPLENTES;

3- Assim, os repasses que a diretoria da Bancoop deseja efetuar a construtoras no passam de uma TENTATIVA DESESPERADA DE SE LIVRAR DA OBRIGAO DE CONSTRUIR, PASSANDO O PROBLEMA AOS COOPERADOS 4- A Bancoop, ao efetuar os repasses a construtoras, ainda tem a cara-de-pau de COBRAR TAXAS DE DESLIGAMENTO DOS COOPERADOS! 5- O pobre cooperado, impedido de participar das assemblias, sem transparncia ou mesmo sem nenhuma informao, s vai tomar pleno conhecimento da fria em que foi posto no dia em que a construtora apresentar a fatura

(IMPAGVEL) e solicitar que v at o Banco mais prximo solicitar um financiamento imobilirio, ao qual ele provavelmente no ter acesso POR NO TER RENDA SUFICIENTE.
Tais fatos j esto ocorrendo e o problema vem se avolumado de maneira exponencial. Centenas (ou milhares) de novas aes na Justia sero abertas por esses cooperados que foram induzidos a cometer esse erro; 6- A BANCOOP TEME A INTERVENO COMO O DIABO TEME A CRUZ PORQUE NO MAIS PODER SE LIVRAR DOS COOPERADOS ATRAVS DA ESTRATGIA DOS REPASSES DE OBRAS INACABADAS A CONSTRUTORAS E, DE SOBRA, AINDA FATURAR ALGUNS TROCADOS COM A TAXA DE DESLIGAMENTO;

7- A Bancoop no devolve o dinheiro queles cooperados que decidiram desistir de adquirir sua unidade, devido sua prpria inadimplncia na construo dos empreendimentos; As poucas devolues existentes ocorrem to somente quando os bens de seus dirigentes sejam alvo da ao judicial. Quando os bens dos companheiros esto em jogo, a sim, a devoluo ocorre. H casos escabrosos, nos quais os terrenos onde as obras deveriam ser construdas foram vendidos pela Bancoop a terceiros, sem consultar os cooperados que aderiram quele empreendimento, e o valor arrecadado NO FOI UTILIZADO NO RESSARCIMENTO DOS DESISTENTES!!!!! Aonde foi o dinheiro? 8Veja a sequncia macabra, de forma resumida: a. A Bancoop arrecada milhes dos cooperados, iludidos com a propaganda da casa prpria a preos inferiores ao do mercado; b. A Bancoop no constri a obra, se tornando inadimplente, no dando nenhuma justificativa pela inadimplncia, no convocando nenhum cooperado para discutir o problema. NUNCA HOUVE NENHUMA ASSEMBLIA CONVOCADA EMPREENDIMENTO PARA DISCUSSO DA CONTINUIDADE DAS OBRAS. POR

A BANCOOP APRESENTOU AS NECESSIDADES DE APORTE MUITOS ANOS DEPOIS DAS OBRAS SEREM PARALISADAS E CONVOCOUOS COOPERADOS SOMENTE A PAGAR OS INJUSTIFICVEIS APORTES, amplamente condenados pela justia; c. A Bancoop vende o terreno onde a obra deveria ser construda, sem consultar os adquirentes, os maiores interessados, j que estes ADQUIRIRAM UNIDADES DAQUELE EMPREENDIMENTO; d. A Bancoop utiliza o dinheiro obtido com a venda do terreno (algumas vezes transaes obscuras, com indcios de superfaturamento, conforme afirma o Ministrio Pblico) para outros fins, em detrimento E TOTAL DESRESPEITO queles que desistiram, devido SUA PRPRIA INADIMPLNCIA.

e. O cooperado vai justia tentar receber o seu dinheiro de volta e se v contra uma BANCOOP arrogante, que se recusa a devolver os recursos investidos, impetrando recursos protelatrios sobre recursos protelatrios, causando dor e sofrimento a milhares de vtimas; Veja exemplo: http://bancoop.forumotion.com/t3949-juiz-da-aula-e-bronca-na-bancoop f. Para completar, o pobre cooperado ainda se v obrigado a constatar que a Bancoop devolve os recursos com prioridade queles mais chegados, conforme denuncia o Ministrio Pblico na ao pblica que pede a interveno judicial;

Esta , de forma MUITSSIMO SIMPLIFICADA, a REALIDADE DOS FATOS.

Seria possvel escrever um livro de propores bblicas para descrever os desmandos, irregularidades, ilegalidades, m administrao, autoritarismo e arrogncia da Bancoop. Somente as sentenas judiciais nas quais a Bancoop condenada somam milhares e milhares de pginas. A histria da Bancoop uma grande pgina negra no cooperativismo e no mercado imobilirio. J senso comum entre os Juzes de Primeira Instncia e Desembargadores de segunda instncia que a Bancoop no uma cooperativa de verdade e que suas prticas beiram a incompetncia absoluta. Judicialmente, a Bancoop uma entidade derrotada, desmoralizada e at mesmo ridicularizada pelo Poder Judicirio. No consegue provar absolutamente nada daquilo que argumenta. Defende o indefensvel, somente com fins protelatrios.

A Bancoop, em sua ridcula nota, afirma que o Ministrio Pblico est agindo com finalidade poltico-eleitoral. Verdade? No. Mais uma mentira deslavada.
Com relao a INTERVENO, o Ministrio Pblico tem trabalhado com afinco, desde o ano passado, estudando o caso. O Conselho Superior do Ministrio Pblico, em agosto de 2011, determinou a impetrao de Ao Pblica para interveno e dissoluo da Bancoop . (por unanimidade de 10 votos a zero) Desde ento, o MP tem levantado dados, consultado vtimas, tudo sob os olhares atentos dos advogados da prpria Bancoop, que l tem dado planto permanente para acompanhar o caso. Ocorre que este trabalho eminente tcnico e demanda tempo. Ns, vtimas, gostaramos muito que essa medida tivesse sido tomada h muito tempo atrs. Lembramos, tambm, que a Bancoop, ao tomar conhecimento do voto do relator Dr Edgard Moreira da Silva no ms 05/11 a favor da INTERVENO na cooperativa, SOLICITOU PRAZO DE 3 MESES para que pudesse apresentar solues aos cooperados . Tal prazo foi concedido e NADA OCORREU. As prticas ilcitas, nas palavras do MP, continuaram e ainda continuam. Da a necessidade de interveno, para ONTEM.

Desde 2006 pleiteamos a interveno na Bancoop.

O movimento dos cooperados

no foi criado com motivaes poltico-

partidrias,

no se filia ou se subordina a nenhum partido poltico. Nasceu

espontaneamente, principalmente aps a Bancoop inventar um aporte, hoje amplamente condenado pela Justia, para cobrir supostos erros de clculo e custos, com o qual esperava arrecadar aproximadamente 160 milhes de reais!!! (Que erro de clculo, hein?) Hoje um movimento forte, organizado, com apoio da sociedade civil e que luta por Justia. Queremos que os cooperados que no tem seu imvel, o tenham, pagando-se os valores combinados em contrato, sem custos adicionais a pretensos preos de mercado; Queremos que cada seccional, de forma autnoma, decida sobre as obras inacabadas, sem a interferncia da atual diretoria da Bancoop; Queremos que os cooperados que desistiram tenham seu dinheiro de volta; Queremos a punio de todos os responsveis pela situao catica da Bancoop

Entendemos que a JUSTIA deve ser feita, independentemente de contra quem estamos lutando.

E a JUSTIA no pode se ater a perodos eleitorais ou no.


Deve ser feita o mais rapidamente possvel, sob pena de realizarmos mais prejuzos. Alis, nos causa muita estranheza o fato da diretoria da Bancoop estar preocupadssima com a campanha eleitoral. Por que?

O que tem a Bancoop a ver com a campanha eleitoral?


Entendemos que a Bancoop deveria, de acordo com a lei das cooperativas, ser APARTIDRIA e no deveria se imiscuir em poltica partidria. Se a Bancoop est agindo dentro da lei, como afirma, ento porque tamanha preocupao com campanha eleitoral? A Bancoop participar da campanha eleitoral? Se sim, de que forma? De que maneira a Bancoop seria prejudicada pela explorao do cenrio da campanha eleitoral? A Bancoop consultou algum cooperado para participar da campanha eleitoral? No possvel entender a razo de tamanha preocupao com a campanha eleitoral, fato super enfatizado na nota da diretoria da Bancoop.

Ns, cooperados vitimas no temos absolutamente nenhuma preocupao com as eleies que se avizinham. Ganhe quem ganhar, continuaremos a lutar por nossos interesses. Em suma, entendemos que a diretoria atual da Bancoop, que no passa de uma continuidade das diretorias anteriores, um tumor que tem que ser extirpado pela interveno, para que o corpo (ou seja: ns, vtimas) possa sobreviver. A promotora, Dra. Karyna Mori, foi brilhante ao definir a situao da Bancoop como autofgica, ou seja, ela se alimenta de si mesma, utilizando nossos recursos para se sustentar at a prpria morte, levando consigo todos os cooperados para a sepultura. De nossa parte, apoiaremos com todas as foras o Ministrio Pblico e lutaremos at o fim para que a interveno se torne um fato.

INTERVENO J!

OBS: ningum esqueceu que muito dinheiro foi aplicado para pagar o FIDC. Foi usado dinheiro dos cooperados que esperavam suas casas. Elas no foram feitas. Um relatrio sobre isso esta sendo feito, este fato GRAVE no ficar para trs.

Frum das Vtimas da Bancoop MCB

Das könnte Ihnen auch gefallen