Sie sind auf Seite 1von 24

PROBLEMAS DOS AFLORAMENTOS

I - INTRODUO Quando se procede a levantamentos de campo, geralmente o gelogo s dispe de pequenos afloramentos descontnuos que apenas revelam algumas partes da estrutura da regio que est a estudar. A partir destes afloramentos ele vai ter que deduzir toda a estrutura da regio (ou a maior parte possvel) e, muitas vezes, os critrios estratigrficos so insuficientes para conseguir estes objectivos. H, assim, necessidade de recorrer aos critrios estruturais, as quais sero descritos mais adiante. Entretanto, como existem alguns conceitos fundamentais que necessrio estarem bem presentes para a total compreenso destes critrios, faz-se em seguida uma breve reviso dos mais importantes. II - REVISO DE A L G U N S C O N C E I T O S Em consequncia da deformao de uma regio, podem ocorrer inverses da polaridade sedimentar que, normalmente, so devidas ao dobramento das formaes. Por isso, frequente distinguir em dobras monoclnicas um flanco n o r m a l ( n o q u a l a s c a m a d a s t m p o l a r i d a d e n o r m a l ) e u m f l a n c o i n v e r s o ( n o q u a l a s c a m a d a s tm a polaridade invertida) (Fig. 1).

Figura 1 - Dobras monoclnicas vistas de perfil (o ponteado indica base de camada). FN - flanco normal FI - flanco inverso

Por vezes possvel termos dobras monoclnicas em que no chega a existir inverso das camadas; o caso das chamadas dobras tombadas (Fig. 2).

Figura 2 - Dobra tombada FN - flanco normal FI - flanco inverso

Neste caso, embora no chegue a haver inverso da polaridade sedimentar, por vezes continua-se a falar em flanco normal e flanco inverso, o que no correcto pois ambos os flancos apresentam polaridade normal. Outro tipo de designaes frequentemente utilizado para classificar os flancos de dobras o que os divide em longos e curtos, com base na sua extenso relativa (Fig. 3). Figura 3 - Classificao geomtrica flancos de dobras monoclnicas. FL - flanco longo FC - flanco curto dos

Note-se que os termos flanco longo e flanco curto no so sinnimos, respectivamente, dos termos flanco normal e flanco inverso, visto que os primeiros so apenas conceitos geomtricos (no implicam qualquer conhecimento da polaridade sedimentar), enquanto que os segundos so conceitos geolgicos que s podem ser utilizados quando se conhece aquela polaridade. A figura 4 mostra os vrios tipos de relaes que podem existir entre estas duas classificaes.

Figura 4 - Tipos de relaes possveis entre as classificaes geolgicas e geomtricas dos flancos de dobras monoclnicas. FN - flanco normal FI - flanco inverso FL - flanco longo FC - flanco curto

Convm agora chamar a ateno para o que se entende por anticlinal e por sinclinal. Um anticlinal uma dobra que apresenta as camadas mais antigas n o n c l e o ( F i g . 5).

Figura 5 - Tipos de anticlinais.

U m s i n c l i n a l uma dobra que apresenta as camadas mais recentes n o n c l e o (Fig. 6).

Figura 6 - Tipos de sinclinais.

Existe, por vezes, uma certa tendncia para confundir estes conceitos de anticlinal e de sinclinal com os de antiforma (ou dobra que fecha para cima) e de sinforma (ou dobra que fecha para baixo). Estes ltimos so apenas conceitos geomtricos que se podem utilizar sempre, mesmo que no se conhea a polaridade sedimentar das camadas. Quando, alm da geometria das dobras, conhecemos a sua polaridade, ento podem-se utilizar as denominaes geolgicas: antiforma anticlinal (anticlinal Fig. 5-A); sinforma anticlinal (falso sinclinal - Fig.5-B); sinforma sinclinal (sinclinal - Fig.6-A); antiforma sinclinal (falso anticlinal - Fig.6-B) A terminar, vamos apenas rever o que se entende por vergncia de uma estrutura. Trata-se da direco para a qual "olham" os flancos curtos dos anticlinais, ou a direco para a qual houve transporte de massa quando h cavalgamentos ou carreamentos.

Figura 7 - Vergncia de uma est r u t u r a deduzida a partir da observao dos a n t i c l i n a i s .

Note-se que s se pode falar em vergncia de uma srie quando conhecemos a polaridade sedimentar pois, caso contrrio, quando muito podemos falar em vergncia geomtrica. Mais ainda, tambm no possvel falar em vergncia no caso de dobramento com simetria ortorrmbica (conforme se pode depreender da observao da figura 11), visto que neste tipo de dobras no existem flancos longos nem curtos.

III - INTERPRETAO DE ESTRUTURAS RESULTANTES DA ACTUAO DE UMA NICA FASE DE DEFORMAO Existem trs factores que necessrio conhecer para a interpretao estrutural de uma regio: polaridade sedimentar, critrios geomtricos, vergncia. Conhecidos quaisquer dois destes factores, sempre possvel determinar o terceiro. Na pratica, quando o gelogo aborda pela primeira vez uma regio desconhecida, comea por tentar determinar a polaridade sedimentar (critrios sedimentares) e a polaridade estrutural (critrios geomtricos) que lhe permitem concluir sobre a vergncia regional das estruturas. Os critrios geomtricos consistem nas relaes entre a estratificao (S 0 ) e a clivagem (S 1 ). No entanto, deve ter-se em ateno que estes critrios s podem ser utilizados quando a clivagem de plano axial, ou seja, quando ela paralela ao plano axial das dobras (Fig 8).

Figura 8 - Dobra monoclnica afectada por clivagem de plano axial.

Uma variante da clivagem de plano axial a denominada clivagem em leque (ver Fig. 9) com a qual ainda possvel aplicar as mesmos critrios geomtricos que iremos ver mais adiante.

Figura 9 - Dobra monoclnica afectada por clivagem em leque.

Na prtica, a maneira de se reconhecer numa regio se a clivagem ou no de plano axial, ver se a lineao de interseco S 0 /S 1 (L 1 ) apresenta a mesma atitude nos dois flancos das dobras, pois se a clivagem no for de plano axial (caso das dobras transectadas - ver Fig. 10) a atitude desta lineao vai variar num e noutro flanco.

Figura 10 - Dobra transectada; notar a variao da atitude de L 1 num e noutro flanco, e comparar com as figuras 8 e 9.

Vejamos agora quais as regras geomtricas possveis de estabelecer em estruturas dobradas afectadas por uma clivagem de plano axial. 1 - No caso de dobras ortorrmbicas a clivagem vertical e as camadas esto sempre normais (Fig. 11). Como j vimos, nestes casos no possvel falar-se em vergncias.

Figura 11

2 - No caso de dobras tombadas, a clivagem mergulha no sentido inverso do tombamento; no flanco normal a clivagem e a estratificao inclinam no mesmo

sentido (inclinando a clivagem mais fortemente) e no flanco inverso inclinam em sentidos contrrios (Fig. 12).

Figura 12

3 - Se se trata de dobras invertidas, a clivagem inclina sempre no mesmo sentido que a estratificao, inclinando mais do que esta no flanco normal e menos do que esta no flanco inverso (Fig. 13).

Figura 13

4 - Se as dobras so isoclinais, a estratificao e a clivagem esto confundidas e h que encontrar charneiras para decifrar a estrutura, pois s a S 0 deixa de ser sub-paralela a S 1 (Fig. 14). Uma situao que pode ajudar a decifrar estruturas deste tipo quando se tem clivagem em leque (Fig. 15) pois, assim, as regras j mencionadas para o caso das dobras invertidas continuam vlidas.

Figura 14

Figura 15

Vejamos agora as condies em que se podem aplicar as regras anteriormente referidas (para alm da condio da clivagem ter de ser de plano axial): Se a inclinao axial nula, isto , se o eixo da dobra sub-horizontal, as regras anteriores so de aplicao fcil e imediata. Se a inclinao axial moderada, para aplicar as regras necessrio observar os ngulos entre a clivagem e a estratificao segundo o eixo da dobra, ou seja, temos que imaginar a rotao da estrutura de modo a que o eixo fique sub-horizontal. Se a inclinao axial muito forte, isto , da mesma ordem de grandeza que a inclinao das camadas, necessrio aplicar as regras com toda a prudncia pois de considerar a existncia de uma segunda fase de deformao que tenha afectado a estrutura. Se o eixo vertical, o plano axial e as camadas tambm o so, e no se podem aplicar as regras. Nas regies caracterizadas por dobras deitadas ou mantos de carreamento, cujos planos axiais so sub - horizontais, impossvel decifrar a estrutura apenas com base em critrios estruturais. Em zonas onde as camadas estavam invertidas antes do dobramento que gerou a clivagem de plano axial no podem ser aplicadas as regras. Em zonas com estruturas do tipo tte plongeante" (Fig. 16), que resultam da actuao de uma nica fase de deformao, as regras no podem ser aplicadas de modo imediato. Vamos ento ver como podemos proceder interpretao de estruturas deste tipo. Para tal, vamos comear por considerar dobras do tipo "tete plongeante" que apenas apresentem duas ordens de dobramento (como o caso ilustrado na figura 16).

Figura 16

Neste esquema a estrutura foi dividida em quatro zonas (A, B, C e D) de modo a podermos analisar com mais cuidado o que se passa em cada uma delas.

Zonas A e B - os flancos longos esto sempre com a polaridade sedimentar normal, enquanto que os flancos curtos esto geralmente invertidos. Zonas C e D - os flancos longos esto sempre invertidos, enquanto que os curtos esto geralmente normais. Zonas A e C - fazem parte da chamada zona de enraizamento da estrutura, na qual se diz que esta fecha para cima (upward-facing folding); aqui as relaes estratificao/clivagem respeitam as regras enunciadas anteriormente (Fig. 17).

Figura 17 - Relaes geomtricas que se verificam na zona de enraizamento de estruturas do tipo "tte plongeante".

Zonas B e D - trata-se da zona em que a dobra esta a mergulhar, ou seja, onde ela fecha para baixo (downward-facing folding); aqui as relaes estratificao/clivagem so inversas das das regras atrs mencionadas (Fig. 18).

Figura 18 - Relaes geomtricas que se verificam na zona de mergulho de estruturas do tipo "tte plongeante".

Na prtica torna - se bastante simples identificar em que zona de uma "tte plongeante" deste tipo que se integra um qualquer afloramento, para o que basta ter em ateno a relao entre as estruturas sedimentares e os critrios geomtricos. As figuras seguintes ilustram alguns dos principais casos que podem ocorrer.
Figura 19 - Como os flancos longos esto normais, este padro de afloramentos tem que pertencer s zonas A ou B; mas como se verifica que a polaridade sedimentar est de acordo com os critrios geomtricos, este padro tem que pertencer zona de enraizamento, ou seja, a uma zona em que a estrutura fecha para cima, isto , zonas A ou C. Logo, um exemplo deste tipo s pode ocorrer, no caso de uma "tte p l o n g e a n t " , n a zona A.

Figura 20 - Os flancos longos normais indicam as zonas A ou B; como a relao clivagem/estratificao no est de acordo com os critrios sedimentares, este padro de afloramentos tem que pertencer s zonas B ou D. Logo, exemplos deste tipo s podem ocorrer na z o n a B ,

Figura 21 - Os flancos longos esto invertidos, logo o padro de afloramentos tem que pertencer s zonas C ou D; como existe concordncia entre os critrios sedimentares e os estruturais, temos que estar nas zonas A ou D. Daqui podemos concluir que este exemplo tpico da zona C.

Figura 22 - Como os flancos longos esto invertidos, este padro de afloramentos tem que pertencer s zonas C ou D; como no existe concordncia entre os critrios estruturais e os sedimentares, temos que estar nas zonas B ou D. Daqui se conclui que este exemplo apenas pode ocorrer na zona D.

No entanto, quando consideramos estruturas do tiro "tte plongeant" com mais de duas ordens de dobramento, o problema complica-se, pelo que se deve ser mais cuidadoso na interpretao da estrutura. A figura 23 ilustra uma "tte plongeante" com trs ordens de dobramento.

Figura 23 - "Tte plongeante" com trs ordens de dobramento.

Neste caso, tambm se considerou a estrutura dividida nas mesmas quatro zonas que tnhamos utilizado para a dobra da figura 16. Do mesmo modo, as zonas A e C so as chamadas zonas de enraizamento da dobra (nas quais as relaes estratificao/clivagem respeitam as regras anteriormente enunciadas - ver Fig 17), enquanto que nas zonas B e D se vai aplicar o inverso das regras (Fig. 18), visto que estamos na zona de mergulho da dobra. O problema que surge ento que, devido existncia de mais uma ordem de dobramento, acima do plano axial possvel ter-se flancos longos inversos (assinalados por A 1 e B 1 ), enquanto que abaixo do plano axial vai ser possvel ter-se flancos longos normais (assinalados por C 1 e D 1 ). Assim, a interpretao de estruturas do tipo "tte plongeante" tem que ser feita com bastante cautela e atendendo sempre aos aspectos acima focados para este tipo de estruturas. A terminar o estudo de estruturas resultantes da actuao de uma nica fase de deformao, convm referir mais duas regras que se verificam na maioria dos dobramentos, e que vo ter muito interesse na interpretao de estruturas e na reconstituio de padres de afloramentos: 1 - As vergncias geomtricas dos antiformas de ordem menor convergem para o ncleo do antiforma de ordem maior (Fig. 24);

Figura 24

2 - as vergncias geomtricas dos sinformas de ordem menor convergem para o ncleo do sinforma de ordem maior (Fig. 25).

Figura 25

IV

INTERPRETAO DE ESTRUTURAS DEFORMAES SOBREPOSTAS

RESULTANTES

DA

ACTUAO

DE

Quando se analisam estruturas que resultaram da actuao de mais do que uma fase de deformao, a sua interpretao complica-se bastante visto que os padres de interferncia que da resultam podem ser bastante complexos, principalmente se os vrios campos de tenso actuantes no foram coaxiais (tiveram orientaes diferentes); neste caso, vo obter-se estruturas com simetria triclnica que dificilmente podero ser interpretadas utilizando-se um nico perfil geolgico. Assim, vamos apenas deter-nos na anlise de algumas estruturas que resultam da actuao de dois campos de tenso coaxiais, uma vez que estas apresentam uma simetria monoclnica que pode ser interpretada usando-se perfis coincidentes com o plano de simetria. O que se pretende com este estudo , para alm de reconstruir a estrutura final, indicar como ela se poder ter formado, assinalando tambm as vergncias associadas a cada fase de deformao. Neste estudo vamos comear por analisar em primeiro lugar o caso de dois dobramentos sobrepostos para, por fim, passarmos a casos em que existe um carreamento de primeira fase afectado por um dobramento de segunda fase. 1 DOIS DOBRAMENTOS SOBREPOSTOS A maioria dos conceitos que vamos utilizar aqui foram j referidos no captulo anterior. Mais ainda, para facilitar a resoluo dos vrios problemas, no se vo considerar dobras menores associadas ao segundo dobramento.

Vamos comear por analisar os casos de dois dobramentos sobrepostos que apresentem vergncias com o mesmo sentido. As figuras 26 e 27 representam os vrios casos possveis, mas nelas apenas figuram as dobras de 1 ordem. de salientar o facto da clivagem de 1 fase (S 1 ) se desenvolver mais nas charneiras das dobras de 1 fase, enquanto que a de 2 fase (S 2 ) tem tendncia a aparecer mais forte nas charneiras das dobras de 2 fase, fazendo com que a no seja, muitas vezes, visvel a deformao associada 1 fase.
~

Figura 26

Figura 27

Nas figuras 28 a 31 representam-se, mais em pormenor, cada um dos dobramentos anteriores e nelas figuram as dobras menores da 1 fase.

Figura 28

Figura 29

Figura 30

Figura 31

As figuras 32 e 33 representam, de um modo geral e esquemtico, o que acontece quando h sobreposio de dois dobramentos que apresentam vergncias opostas; nelas apenas figuram as dobras de 1 ordem associadas aos dois dobramentos.

Figura 32

Figura 33

Nas figuras 34 a 37 representam-se, mais em pormenor, cada um dos dobramentos das duas figuras anteriores, e nelas so j assinaladas as dobras de 2 ordem geradas durante a 1 fase.

Figura 34

Figura 35

Figura 36

Figura 37

2 - CARREAMENTO SEGUIDO DE DOBRAMENTO As estruturas resultantes de carreamentos seguidos de dobramentos so em geral muito complexas, principalmente quando o autctone e o alctone j se apresentavam deformados antes

da ocorrncia do carreamento. De modo a no complicar os esquemas, vamos apenas considerar que numa primeira fase h carreamento sobre uma estrutura em que a estratificao est subparalela ao plano de carreamento; aps o desenvolvimento deste acidente, o autctone vai manter-se indeformado (o que nem sempre acontece pois existe tendncia para ele apresentar deformao relacionada com o carreamento), enquanto que o alctone exibe dobras associadas a esta primeira fase de deformao (Figs. 38 e 39).

Figura 38

Figura 39

V-se, assim, que o alctone exibe u m a c l i v a g e m d e p r i m e i r a f a s e , enquanto que o alctone no apresenta nenhuma c l i v a g e m ( u m a v e z q u e praticamente ainda no foi deformado). Numa segunda fase todo o conjunto vai ser dobrado, e os vrios casos que podem acontecer esto representados nas figuras 40 a 43, onde tambm se assinalam as vergncias da 2 fase.

Figura 40

Figura 41

Figura 42

Figura 43

Deste modo, o alctone exibe duas clivagens .(S1 e S 2 ) , enquanto que o autctone apenas exibe uma clivagem que coincide com a S2 do alctone.

RESOLUO DE UM EXERCCIO SOBRE PADRES DE AFLORAMENTO


O texto que se segue, com a resoluo de um exerccio de "padro de afloramentos" pretende ilustrar uma das vrios metodologias possveis de utilizar na interpretao destes exerccios. No se procurou fazer uma "receita universal" a aplicar a todos os exerccios deste tipo, mas apenas descrever uma linha de raciocnio que, ao fazer a analise detalhada dos vrios afloramentos apresentados, vai permitindo a reconstituio progressiva da estrutura geral, por eliminao das situaes impossveis. Dado o aspecto didctico deste texto, so por vezes analisadas situa coes altamente inverosmeis, apenas para demonstrar a impossibilidade da sua aplicao. Por vezes, a interpretao dos afloramentos no permite o atingir de uma soluo nica. devido a insuficincia dos dados existentes. Neste caso, procede-se a uma breve discusso das vrios solues possveis. A linha de raciocnio utilizada na resoluo deste exerccio no a nica possvel e. a mesma situao final pode ser obtida de outros modos. No entanto, qualquer que seja a via escolhida, deve-se sempre procurar a soluo mais simples que explique os afloramentos existentes. Por vezes possvel chegar a mais do que uma situao final. O que se pretende que a soluo escolhida seja bem justificada e, tanto quanto possvel real.

Figura 1

Da anlise geral dos afloramentos que nos so dados ressaltam vrios aspectos importantes que h que ter em considerao na resoluo do problema: - existencia (afloramento E) de dobras de primeira fase (F 1 ); - existencia (afloramento B) de dobras de segunda fase (F 2 ) com uma vergncia geomtrica para sul; - existencia (afloramentos C e F) de acidentes. A existncia de dobramentos de segunda fase obriga-nos a ser muito cuidadosos na interpretao geomtrica da primeira fase de deformao, nomeadamente no que respeita a determinao da vergncia associada. Comecemos por analisar os afloramentos D e E, visto serem os dois afloramentos que contm mais informaes sobre F 1 . Em ambos os casos, a atitude da clivagem de primeira fase (S 1 ) semelhante, aproximando-se da sub-verticalidade. No entanto, a anlise das polaridades sedimentares, leva-nos logo a pensar na necessidade de existncia de um dobramento. O recurso a um antiforma extremamente improvvel, pois isto conduziria a uma dobra em cogumelo, situao pouco frequente na natureza e que por isto no iremos aqui discutir. Somos assim levados a admitir a existncia de um sinforma semelhante ao da figura 2A. O sinforma que assim obtivmos no pode ser considerado um sinforma de primeira fase, pois a dobra menor a representada apresenta uma vergncia contrria que seria de esperar num sinforma F 1 (Fig. 2B). Somos assim levados a admitir estarmos em presena de um sinforma de segunda fase; neste caso, a rotao produzida por F 2 nas estruturas de primeira fase pode facilmente explicar o padro deduzido (Fig. 3).

(A)
Figura 2 (A) Situao no final de F 1 ; (B) situao no final de F 2

(B)

(A)
Figura 3 (A) Situao no final de F 1 ; (B) situao no final de F 2

(B)

Do exemplo anterior, v-se que apesar de n o haver nenhuma informao directa sobre a existncia de uma segunda fase de deformao neste local (por exemplo existncia de S 2 ), fomos levados a admiti-la, por ser esta a maneira mais simples de explicar as estruturas F 1 existentes (afloramentos D e E). Aps deduzirmos da necessidade de existncia de um sinforma F 2 nesta zona, vamos analisar o que s e passa com os acidentes C e F. At agora, ainda n a d a sabemos sobre a relao temporal entre eles e as duas fases de dobramento j referidas; por isto, so possveis vrias situaes. No caso de se considerar que so anteriores a F 2 , eles vo ter que estar afectados pelo sinforma da figura 3B e, deste modo, possvel considerarmos que os dois acidentes s o apenas um que, durante F 2 foi dobrado (Fig. 4A). Ao repararmos na idade das formaes aflorantes, vemos que acabamos de descrever uma estrutura que, quando retirada a deformao de segunda fase (Fig. 4.B) coloca terrenos de idade devnica sobre outras mais recentes, de idade carbnica. Estamos pois em presena de um cavalgamento no qual o sentido de transporte associado para norte (basta ver os sentidos de movimento indicados na figura 1). Este tambm o sentido de vergncia das dobras F 1 existentes no autctone de idade devnica (ver anticlinal F 1 na fiqura 4B).

(A)
Figura 4

(B)

Tentando agora reconstruir a estrutura para sul do afloramento C vemos que, no autctone aparece agora um antiforma de segunda fase. Do que foi dito anteriormente, resulta clara a necessidade de admitir que o acidente cavalgante vai ter que estar dobrado por este antiforma pois temos vindo a admitir que ele anterior a F 2 . O problema que se pe agora saber se o acidente vai passar entre os afloramentos A e B ou a sul do afloramento A. Dada a proximidade entre o afloramento C e o antiforma F 2 existente em B. O mais lgico admitir que o acidente passar entre A e B pois, caso contrrio, isso obrigaria a que o acidente estivesse a truncar o antiforma F 2 o que no seria lgico pois ele posterior ao cavalgamento. Deste modo, o afloramento A ser considerado pertencente ao alctone e as relaes entre S 0 e S 1 que ele apresenta, so fceis de interpretar se considerarmos a rotao das estruturas de primeira fase em torno das dobras F 2 (Fig. 5).

Figura 5

Fomos assim levados a admitir que A um flanco inverso da F1, apesar de agora estar estratigraficamente normal. Deste modo, os vrios afloramentos pertencentes ao alctone j foram correlacionados entre si, restando apenas fazer o mesmo para o autctone. Aqui o problema que se pe a falta de informaes acerca da F 1, o que leva existncia de vrias possibilidades, todas elas igualmente plausveis. A ligao entre os vrios afloramentos no oferece dvidas e pode ser feita directamente (Fig. 6).

Figura 6

No entanto, a no existncia de polaridades sedimentares leva-nos a admitir duas situaes extremas (polaridade normal e inversa), cuja escolha origina ligeiras alteraes na histria geolgica que, conforme veremos, no so muito importantes. Aps a correlao entre os vrios afloramentos passemos a analisar com mais pormenor a estrutura obtida. A nvel do autctone pouco h a dizer, e discutiremos as possveis solues quando fizermos a histria geolgica. No entanto, no que respeita ao alctone pe-se um problema que tem que ser explicado: com efeito, se retirarmos no s a deformao da segunda fase mas, tambm, a da primeira, a polaridade sedimentar fica invertida. Esta anom alia fica resolvida se pensarmos qual ser a histria geolgica que nos permite explicar a existncia de um grande flanco inverso a nvel do alctone.

HISTRIA GEOLGICA
Numa primeira fase comeam a formar-se grandes dobras fortemente vergentes para norte, as quais apresentam flancos inversos bem desenvolvidos. Associados a estas dobras, ou ligeiramente tardios em relao a elas, desenvolvem-se acidentes cavalgantes que apresentam a mesma vergncia. Devido a esta deformao, h formaes do Devnico que vo ficar sobrejacentes ao Carbnico (Fig. 7). Numa segunda fase, a estrutura anterior afectada por nova fase de dobramento, agora com vergncia para sul, ficando o alctone com o aspecto representado na figura 8.

Figura 7

A vergncia F 2 (no a geomtrica) pode ser deduzida directamente a partir do antiforma F2 (fig.8), no qual se marcou S2. No entanto, h que ter o cuidado de se escolher o flanco normal da primeira fase, para que se possam usar os critrios estruturais na determinao da vergncia F 2.

Figura 8

A eroso ao actuar sobre a estrutura anterior provoca o desaparecimento do flanco normal, pelo que actualmente na zona representada pelo corte da figura 1, apenas se conserva o flanco inverso. No que diz respeito ao autctone, apenas podemos avanar algumas conjecturas. Se considerarmos que a polaridade est normal, ento podemos admitir que, quando se d deformao representada na figura 7, o autctone pouco afectado e vai permanecer pouco perturbado; logo, no final da actuao das duas fases de deformao a estrutura seria a da figura 9. Se considerarmos a polaridade invertida, seramos levados a admitir que o prprio autctone tambm tinha sido deformado antes de F2 e, nesse caso, o cavalgamento teria levado a justapor um flanco inverso do alctone sobre um flanco inverso do autctone. A situao ficaria esclarecida se houvesse dobra F 1 no autctone que nos permitissem deduzir a polaridade sedimentar a partir dos critrios geomtricos e da vergncia de F 1.

Figura 9 O rectngulo ponteado assinala a janela de observao do corte original (Fig.1).

1/3

EXERCCIOS SOBRE AFLORAMENTOS


Reconstitua e interprete as estruturas

SW

NE

S1 S1 S0 S0 S0

II

S1

S0

S0

S1

S0

III

S1 S1 S0

S0

S1

IV

S1 S0 S1 S1 S0 S0

EXERCCIOS SOBRE AFLORAMENTOS (continuao)

2/3

S1

S0

S0 S1 S0

S1

VI

S0 S1 S0

S0

VII

S
Devnico Carbnico Devnico

S0

S1 S0 S2

S1 S0

VIII

SW
Ordovcico Silrico Ordovcico

NE

S1

S0

S0 S2

S1 S1

EXERCCIOS SOBRE AFLORAMENTOS (continuao)


W E

3/3

IX
S0

S0

S1

S0

S1

S2

S1

S1

S0 S0

S1 S2 S0 S1

XI

SW S1 S1 S1 S0 S0 S2 S0

NE

Das könnte Ihnen auch gefallen