Sie sind auf Seite 1von 13

Reviso Termodinmica

1) O gasmetro G, utilizado para o armazenamento de ar, um recipiente cilndrico, metlico, com paredes laterais de pequena espessura. G fechado na sua parte superior, aberto na inferior que permanece imersa em gua e pode se mover na direo vertical. G contm ar, inicialmente temperatura de 300K e o nvel da gua no seu interior se encontra 2,0m abaixo do nvel externo da gua. Nessas condies, a tampa de G est 9,0m acima do nvel externo da gua, como mostra a figura abaixo. Aquecendo-se o gs, o sistema se estabiliza numa nova altura de equilbrio, com a tampa superior a uma altura H, em relao ao nvel externo da gua, e com a temperatura do gs a 360K.

Supondo que o ar se comporte como um gs ideal, a nova altura H ser, aproximadamente, igual a

2) Deseja-se medir a presso interna p em um grande tanque de gs. Para isto, utiliza-se como manmetro um sistema formado por um cilindro e um pisto de rea A, preso a uma mola de constante elstica k. A mola est no seu estado natural (sem tenso) quando o pisto encosta na base do cilindro e tem comprimento L0 (Fig. 1 registro R fechado). Abrindo-se o registro R, o gs empurra o pisto, comprimindo a mola, que fica com comprimento L (Fig. 2 registro R aberto). A presso ambiente vale P0 e aplicada no lado externo do pisto. O sistema mantido a temperatura ambiente durante todo o processo. O valor da presso absoluta p no tanque vale

3) A figura abaixo mostra uma bomba de encher pneu de bicicleta. Quando o mbolo est todo puxado, a uma distncia de 30cm da base, a presso dentro da bomba igual presso atmosfrica normal. A rea da seo transversal do pisto da bomba 24cm2. Um ciclista quer encher ainda mais o pneu da bicicleta que tem volume de 2,4 litros e j est com uma presso interna de 3atm. Ele empurra o mbolo da bomba at o final de seu curso. Suponha que o volume do pneu permanea constante, que o processo possa ser considerado isotrmico e que o volume

do tubo que liga a bomba ao pneu seja desprezvel. A presso final do pneu ser, ento, de aproximadamente:

4) O grfico mostra uma transformao ABC sofrida por certa massa de gs ideal (ou perfeito), partindo da temperatura inicial 300K.

Determine: a) a temperatura do gs no estado C (em Celsius). b) o trabalho realizado pelo gs na transformao AB.

5) O diagrama a seguir representa uma transformao ABCDA, realizada por 2 mols de um gs ideal. As unidades de presso e volume so, respectivamente, N/m2 e m3. Se a temperatura do gs, no estado A, 77 o trabalho realizado no ciclo ser: C,

6) Um sistema realiza o ciclo ABCDA representando. Qual o trabalho realizado pelo sistema ao percorrer o ciclo?

7) Um gs, que se comporta como gs ideal, sofre expanso sem alterao de temperatura, quando recebe uma quantidade de calor Q = 6 J. a) Determine o valor E da variao da energia interna do gs. b) Determine o valor do trabalho T realizado pelo gs durante esse processo.

8) A energia interna U de uma certa quantidade de gs, que se comporta como gs ideal, contida em um recipiente, proporcional temperatura T, e seu valor pode ser calculado utilizando a expresso U = 12,5T. A temperatura deve ser expressa em kelvins e a energia, em joules. Se inicialmente o gs est temperatura T = 300 K e, em uma transformao a volume constante, recebe 1 250 J de uma fonte de calor, sua temperatura final ser

9) Uma usina que utiliza a energia das ondas do mar para gerar eletricidade opera experimentalmente na Ilha dos Picos, nos Aores. Ela tem capacidade para suprir o consumo de at 1000 pessoas e o projeto vem sendo acompanhado por cientistas brasileiros. A usina formada por uma caixa fechada na parte superior e parcialmente preenchida com a gua do mar, que entra e sai por uma passagem (vide figura), mantendo aprisionada uma certa quantidade de ar. Quando o nvel da gua sobe dentro da caixa devido s ondas, o ar comprimido, acionando uma turbina geradora de eletricidade. A rea da superfcie horizontal da caixa igual a 50 m2.

a) Inicialmente, o nvel da gua est a 10 m do teto e a presso do ar na caixa igual presso atmosfrica (105 Pa). Com a sada para a turbina fechada, qual ser a presso final do ar se o nvel da gua subir 2,0m? Considere que no processo a temperatura do ar permanece constante. b) Esboce a curva que representa o processo do item a em um diagrama de presso em funo do volume do ar. c) Estime o trabalho (em joules) realizado pelas ondas sobre o ar da caixa.

10) Um recipiente cilndrico contm 1,5 L (litro) de gua temperatura de 40 Uma tampa, C. colocada sobre a superfcie da gua, veda o lquido e pode-se deslocar verticalmente sem atrito. Um aquecedor eltrico E, de 1800 W, fornece calor gua. O sistema est isolado termicamente de forma que o calor fornecido gua no se transfere ao recipiente. Devido ao peso da tampa e presso atmosfrica externa, a presso sobre a superfcie da gua permanece com o valor P0 =1,00 x 105 Pa. Ligando-se o aquecedor, a gua esquenta at atingir, depois de um intervalo de tempo tA, a temperatura de ebulio (100 A seguir a gua passa a evaporar, preenchendo C). a regio entre a superfcie da gua e a tampa, at que, depois de mais um intervalo de tempo tB, o aquecedor desligado. Neste processo, 0,27 mol de gua passou ao estado de vapor.

Determine a) o intervalo de tempo tA, em segundos, necessrio para levar a gua at a ebulio. b) o intervalo de tempo tB, em segundos, necessrio para evaporar 0,27 mol de gua. c) o trabalho, em joules, realizado pelo vapor de gua durante o processo de ebulio.

11) Uma mquina trmica que opera em ciclos recebe em cada ciclo 400cal de calor e rejeita para uma fonte fria 240cal. O rendimento dessa mquina de:

12) Uma determinada mquina trmica deve operar em ciclo entre as temperaturas de 27 e C 227 Em cada ciclo ela recebe 1 000 cal da fonte quente. O mximo de trabalho que a mquina C. pode fornecer por ciclo ao exterior, em calorias, vale:

13) Num frasco, h uma mistura dos gases hlio, cuja massa molar 4 g/mol, e nitrognio, cuja massa molar 28 g/mol, considerados como gases ideais, temperatura de 627C. A constante universal dos gases perfeitos 8,31 J/mol.K e o nmero de Avogadro 6,023 . 1023 molculas/mol. Determine: a) A energia cintica mdia por molcula desses gases; b) A velocidade mdia das molculas desses gases.

Resoluo:

a) A energia cintica mdia por molcula para os gases perfeitos s depende da temperatura, sendo independente da natureza do gs. Logo

ec =

3 3 R 3 8,31 kT = T= 900 1,9.1020 J 2 2 NA 2 6, 023.10 23

b) A velocidade mdia das molculas dos gases perfeitos, alm de depender da temperatura, depende tambm da natureza especfica do gs, sendo

v =

3RT M
3.8,31.900 2, 4.103 m / s 3 4.10

Para o hlio, M1 = 4 g/mol = 4.10-3 kg/mol, assim

vhlio =

Para o nitrognio, M2 = 28 g/mol = 28.10-3 kg/mol, assim

vnitrognio =

3.8,31.900 = 8,95.102 m / s 3 28.10

Observe que as molculas de hlio tm velocidade mdia maior que as molculas de nitrognio, embora a energia cintica mdia por molcula seja a mesma, por estarem na mesma temperatura.

14) Uma quantidade de 5 mols de um gs perfeito monoatmico sofre uma elevao de 500C em sua temperatura. Sendo a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, determine a variao da energia interna sofrida pelo gs.

Resoluo: Como o gs monoatmico, a variao da energia interna igual a variao da energia cintica total das molculas, que dada por:

U =

3 3 nRT = 5 8, 31 500 3,1.104 J 2 2

15) Tem-se 8 mols de molculas de um gs ideal cujo calor molar sob presso constante Cp=20,78 J/mol.K. Aquece-se esse gs sob presso constante de 1,9.105 N/m2, elevando-se sua temperatura de 50C para 250 C e seu volume de 0,11 m3 para 0,18m3. Determine: a) A quantidade de calor recebida pelo gs; b) O trabalho realizado pelo gs na expanso; c) A variao da energia interna sofrida pelo gs no processo. Resoluo: a) Q = nC p T = 8.20, 78.200 = 33250 J b) W = p.V = 1,9.105.0, 070 = 13300 J c) U = Q W = 33250 13300 = 19950 J

0bs.: Lembrar que as temperatura so convertidas para a escala Kelvin em todos os problemas.

Das könnte Ihnen auch gefallen