Sie sind auf Seite 1von 7

JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL LEI 9.

099/95

Valria Pandjiarjian1

1 Valria Pandjiarjian, 32 anos, advogada, pesquisadora e consultora em gnero e direitos humanos. membro do CLADEM-Brasil, seo nacional do Comit Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, e coordenadora da linha de trabalho regional sobre violncia de gnero da rede CLADEM. tambm membro do IPInstituto para Promoo da Equidade, consultora para a AGENDE Aes em Gnero, Cidadania e Desenvolvimento no tema do Protocolo Facultativo CEDAW para IPAs-Brasil, na rea de polticas para a sade reprodutiva das mulheres. co-autora dos livros Estupro: crime ou cortesia? Abordagem scio jurdica de gnero (1998) e Percepes das mulheres em relao ao Direito e Justia, ambos da Coleo Perspectivas Jurdicas da Mulher, Srgio Antonio Fabris Editor, Porto Alegre (RS). tambm co-autora da srie QSL: Quebrando Silncios e Lendas, material educativo de capacitao para policiais sobre violncia contra a mulher, produzido pelo IP e pelo CECIP-Centro de Criao e Imagem Popular (1999).

JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL - LEI 9.099/95


Valria Pandjiarjian

I
O Juizado Especial Criminal (JECrim), previsto na Lei 9.099/95, foi criado para tratar especificamente das infraes penais de menor potencial ofensivo, ou seja, aquelas consideradas de menor gravidade2. E o que a Lei considera infrao penal de menor potencial ofensivo? So as contravenes penais e os crimes cuja pena mxima prevista em lei no seja superior a um ano3 (exceto nos casos em que haja previso legal para aplicao de procedimento especial). Exemplos: a) contraveno penal: vias de fato (agresso fsica sem causar leso), pena de priso simples de 15 dias a 3 meses; b) crimes: ameaa, pena de deteno de 1 a 6 meses ou multa; leso corporal leve, pena de deteno de 3 meses a 1 ano (Obs: configura-se a leso corporal leve quando esta gera incapacidade da vtima para suas ocupaes habituais por menos de 30 dias). Esse , ento, o objeto de ateno da Lei 9009/95, no que diz respeito ao JECrim: as contravenes penais e os crimes com pena mxima prevista em lei igual ou inferior a 1 (um) ano. E porque interessa muito especialmente falar dessa Lei em um curso como o de formao de Promotoras Legais Populares? Justamente porque essa Lei vai alcanar os crimes considerados de menor gravidade que mais incidem sobre as mulheres, que mais so praticados contra as mulheres especialmente no mbito domstico e das relaes familiares, quais sejam, os crimes de ameaa e de leses corporais leves. Portanto, a Lei 9099/95, ao instituir o JECrim da forma que o faz, tem implicaes diretas na questo da violncia domstica.

II
Pretendo abordar a temtica em questo a partir de duas perspectivas fundamentais: A. Consideraes de carter mais geral, destacando os pontos mais relevantes sobre o procedimento da Lei, ou seja, sobre como funciona o JECrim; e B. Consideraes de ordem mais especfica - e crtica - sobre como essa Lei tem sido aplicada em relao aos casos de violncia domstica contra a mulher, e em que medida tem ou no tem sido eficaz para combat-la.
2 3

Art. 60 da Lei 9.099/95. Art. 61 da Lei 9.099/95.

3 A. CONSIDERAES GERAIS Quando da sua elaborao, a Lei 9099/95 foi criada com o objetivo maior de desafogar os sistemas carcerrio e judicirio, poca, e ainda hoje, sobrecarregados com uma demanda muito superior a sua possibilidade de atendimento. Para tanto, optou-se privilegiar a utilizao de um procedimento simples e clere e a aplicao de penas com carter mais social e menos punitivo (penas alternativas). A propsito, a Lei bastante clara nesse sentido, ao estabelecer como critrios e princpios do processo no JECrim:4 a oralidade; a informalidade; a economia processual; a celeridade. Frise-se que, os critrios e princpios ora mencionados devem ser aplicados objetivando, sempre que possvel: a reparao dos danos sofridos pela vtima a aplicao de pena no privativa de liberdade. Bem, examinemos, ento, o procedimento adotado pela Lei 9099/95 em relao ao JECrim. Breve sntese do procedimento no JECrim Em fase preliminar, estabelece a Lei que: a autoridade policial, ao tomar conhecimento da prtica de infrao penal de menor potencial ofensivo, registra os fatos em um documento chamado Termo Circunstanciado (T.C.)5. o T.C. encaminhado pela autoridade policial imediatamente ao JECrim, com o autor do fato6 (se presente) e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios7.
OBS: Tratando-se de crimes de ameaa e leses corporais leves, como so a maioria dos casos de violncia domstica praticados contra a mulher, o encaminhamento do T.C. somente ser feito caso a vtima queira representar contra o agressor, vale dizer, caso ela queira que o procedimento siga. Isso porque, em relao a esses crimes, a lei exige o ato formal de representao da vtima para instaurar e dar seguimento aos procedimentos de apurao dos fatos. Contudo, caso no queira fazer nesse momento, a vtima tem ainda o prazo de 6 meses para representar .

Art. 62 da Lei 9.099/95. Esse procedimento de registro dos fatos em Termo Circunstanciado junto Delegacia de Polcia muito mais clere e simplificado do que aquele previsto em relao a outros crimes, para os quais a autoridade policial deve tomar providncias no sentido de fazer as averiguaes e investigaes necessrias instaurao de Inqurito Policial, presidido pelo(a) delegado(a) de polcia. Vale dizer, no caso da Lei 9.099/95, no haver instaurao de Inqurito Policial, mas sim registro da ocorrncia em Termo Circunstanciado, a ser encaminhado ao JECrim. 6 A Lei fala aqui em autor do fato referindo-se ao agressor. No usa o termo indiciado porque no h instaurao de Inqurito Policial, e tampouco acusado ou ru porque ainda no h Ao Penal instaurada. 7 Art. 69 da Lei 9.099/95.
5

4 em audincia preliminar no JECrim, presentes o representante do Ministrio Pblico (MP), o autor do fato (agressor) e a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados, o Juiz esclarecer s partes sobre a possibilidade da composio dos danos e da aceitao da proposta de aplicao imediata de pena no privativa de liberdade8 . havendo composio dos danos civis9, ou seja, a conciliao entre as partes, o Juiz homologa o acordo por sentena irrecorrvel. Em crimes como os de ameaa ou leses corporais leve, por exemplo, esse acordo significa a renncia ao direito de representao da vtima contra o agressor em relao quele fato10. no havendo composio dos danos civis, ser dada imediatamente vtima a oportunidade de exercer o direito de representao verbal, que ser reduzida a termo.
OBS: Da mesma forma que ocorre na polcia, aqui tambm, perante o Juiz, tratando-se, por exemplo, de crimes de ameaa e leses corporais leves, caso a vtima no queria fazer a representao nesse momento, ainda ter oportunidade de faz-lo no prazo de 6 meses.

havendo representao da vtima, o Ministrio Pblico pode propor ao autor do fato (agressor) a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa. a chamada transao penal11. Contudo, no se admitir a transao penal se ficar comprovado que: I. o autor do fato j foi condenado pena privativa de liberdade, em sentena definitiva; II. j foi beneficiado anteriormente, no prazo de 5 anos, com pena restritiva ou multa; III. os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias no indicam ser necessria e suficiente a adoo da medida. aceita a proposta pelo autor da infrao e seu defensor, a transao penal ser submetida apreciao do Juiz, que poder acolh-la ou no. Dessa deciso caber recurso.
OBS: Em geral, os casos de violncia domstica se encerram nessa fase preliminar.

Em procedimento sumarssimo, estabelece a Lei que: quando no houver aplicao de pena imediata, pela ausncia do autor do fato (agressor) na audincia preliminar, ou pela no ocorrncia da transao penal, o Ministrio Pblico oferece de imediato a denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis. oferecida a denncia, designa-se dia e hora para a audincia de instruo e julgamento. em audincia de instruo e julgamento, se na fase preliminar no tiver havido possibilidade de tentativa de conciliao e de transao penal, repete-se o procedimento da audincia preliminar. aberta a audincia de instruo e julgamento, dada a palavra ao defensor para responder acusao, e o Juiz decide se recebe ou no a denncia. Recebendo a denncia, sero ouvidas a vtima e as testemunhas de acusao e defesa. Interroga-se o acusado12, se presente, e passa-se aos debates orais e sentena. Da deciso que no receber a denncia e/ou da sentena de mrito caber recurso.
Art. 72 da Lei. 9.099/95. Essa composio feita entre a vtima e o autor do fato (acusado). a chamada conciliao. 10 Art. 74 da Lei 9.099/95. 11 Art. 76 da Lei 9.099/95. Frise-se que a transao penal feita somente entre Ministrio Pblico e autor do fato (agressor), no havendo oportunidade da vtima manifestar-se a respeito. 12 Aqui a Lei j se refere ao agressor como acusado e no mais como autor do fato, pois nesse momento passamos a ter a Ao Penal propriamente dita j instaurada.
9 8

A Lei estabelece, ainda, a possibilidade de ser adotado, para determinados crimes, um procedimento muito importante, que afeta diretamente os casos de violncia domstica. Trata-se da suspenso condicional do processo13: nos crimes em que a pena mnima prevista em lei for igual ou inferior a um ano, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo14, por dois a quatro anos (chamado perodo de prova), desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, o Juiz, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I. reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; II. proibio de freqentar determinados lugares; III. proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do Juiz; IV. comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades. o juiz poder especificar outras condies a que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do acusado. a suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio vier a ser processado por outro crime ou no efetuar, sem motivo justificado, a reparao do dano e poder ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contraveno, ou descumprir qualquer outra condio imposta. expirado o prazo do perodo de prova sem revogao da suspenso do processo, o Juiz declarar extinta a punibilidade. se o acusado no aceitar a proposta da suspenso, o processo prosseguir em seus ulteriores termos.

B. CONSIDERAES ESPECFICAS EM RELAO VIOLNCIA DOMSTICA Pois bem, inicio minhas consideraes especficas e crticas Lei 9099/95 justamente em relao a um caso de leso corporal ocorrido no mbito domstico, no qual foi aplicada a suspenso condicional do processo, prevista no artigo 89 na Lei. Permito-me valer do depoimento de uma mulher enviado Comisso da Mulher Advogada da OAB/SP, no qual relata sua experincia pessoal (ver Jornal do Advogado, OAB/SP, Maio de 2000, pg. 28):
...certa noite, aps uma srie de ameaas, meu marido, completamente embriagado, diante de minha filha de 8 anos, atacou-me e causou-me leses que deixaram estupefato o mdico legista. Ele me machucou to profundamente quanto jamais poderia supor. Demorei a tomar uma deciso, por vrios, fatores, principalmente por me sentir humilhada perante a famlia e a sociedade, e tambm porque custei a acreditar que uma pessoa em quem eu havia confiado tivesse sido capaz de tamanha violncia. Resolvi, porm, denunci- lo e compareci Delegacia de Defesa da Mulher, fiz exame de Corpo de Delito, fui fotografada e ouvida em declaraes. Meu marido, autor do crime de leses corporais, por ocasio da audincia, aceitou a proposta de suspenso do processo por dois anos, sob as condies relacionadas no pargrafo 1 do art. 89 da Lei 9.099/95, Art. 89 da Lei 9.099/95. Aqui tambm, tal como na transao penal, o acordo acerca da suspenso condicional do processo feito entre Ministrio Pblico e acusado, no havendo oportunidade de manifestao da vtima.
14 13

12

RESUMO ESQUMTICO DE AULA: JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL (JECrim) LEI 9.099/95 S PRA RELEMBRAR.......... Objeto da Lei:

Infraes de menor potencial ofensivo = infraes penais de menor gravidade contravenes penais e crimes com pena mxima prevista em lei inferior ou igual a 1 ano

Objetivo da Lei:

desafogar os sistemas carcerrio e judicirio adoo de procedimento simples e clere aplicao de penas com carter mais social e menos punitivo

Critrios e princpios do processo no JECrim:

oralidade informalidade economia processual celeridade.

Objetivando, sempre que possvel, a: reparao dos danos sofridos pela vtima aplicao de pena no privativa de liberdade.

13 Procedimento da Lei 9.099/95 - JECrim


Lembrete: em crimes de ameaa e leso corporal leve o TC somente ser encaminhado se a vtima representar o agressor na hora ou no prazo de 6 meses

Autoridade Policial

Termo Circunstanciado

JECrim
conciliao
composio dos danos civis

Sim

Juiz homologa sentena irrecorrvel

AUDINCIA PRELIMINAR
No

transao penal
aplicao de pena no privativa de liberdade

Se vtima representa MP pode propor

Se juiz aplica pena sentena recorrvel

Lembrete: em crimes de ameaa e leso corporal leve se a vtima no quiser representar nesse momento, poder faz-lo ainda no prazo de 6 meses

Se juiz no aplica pena , MP oferece denncia Se pena mnima prevista em lei for menor ou igual a 1 ano, MP pode propor nesse momento suspenso condicional do processo, por 2 a 4 anos. Aceita a proposta pelo agressor, passado o perodo de prova sem revogao da suspenso, extingue-se o processo.

AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO


defesa do acusado; juiz recebe ou no a denncia; ouve-se vtimas e testemunhas; interroga-se acusado; debates; sentena recorrvel

Das könnte Ihnen auch gefallen