Sie sind auf Seite 1von 10

RGOS DA JUSTIA ELEITORAL

Art. 12. So rgos da Justia Eleitoral: I - O Tribunal Superior Eleitoral, com sede na Capital da Repblica e jurisdio em todo o Pas; II - um Tribunal Regional, na Capital de cada Estado, no Distrito Federal e, mediante proposta do Tribunal Superior, na Capital de Territrio; III - juntas eleitorais; IV - juizes eleitorais.

Art. 13. O nmero de juizes dos Tribunais Regionais no ser reduzido, mas poder ser elevado at nove, mediante proposta do Tribunal Superior, e na forma por ele sugerida.

Art. 14. Os juizes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, serviro obrigatoriamente por dois anos, e nunca por mais de dois binios consecutivos.

1 Os binios sero contados, ininterruptamente, sem o desconto de qualquer afastamento nem mesmo o decorrente de licena, frias, ou licena especial, salvo no caso do 3.

2 Os juizes afastados por motivo de licena frias e licena especial, de suas funes na Justia comum, ficaro automaticamente afastados da Justia Eleitoral pelo tempo correspondente exceto quando com perodos de frias coletivas, coincidir a realizao de eleio, apurao ou encerramento de alistamento.

3 Da homologao da respectiva conveno partidria at a apurao final da eleio, no podero servir como juizes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cnjuge, perante consangneo legtimo ou ilegtimo, ou afim, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio.

4 No caso de reconduo para o segundo binio observar-se-o as mesmas formalidades indispensveis primeira investidura.

Art. 15. Os substitutos dos membros efetivos dos Tribunais Eleitorais sero escolhidos, na mesma ocasioe pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria.

DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Art. 25. Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-o: I - mediante eleio, pelo voto secreto: a) de dois juizes, dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; b) de dois juizes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia; II - do juiz federal e, havendo mais de um, do que for escolhido pelo Tribunal Federal de Recursos; e III - por nomeao do Presidente da Repblica de dois dentre seis cidados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia.

1 A lista trplice organizada pelo Tribunal de Justia ser enviada ao Tribunal Superior Eleitoral.

2 A lista no poder conter nome de magistrado aposentado ou de membro do Ministrio Pblico.

3 Recebidas as indicaes o Tribunal Superior divulgar a lista atravs de edital, podendo os partidos, no prazo de cinco dias, impugn-la com fundamento em incompatibilidade.

4 Se a impugnao for julgada procedente quanto a qualquer dos indicados, a lista ser devolvida ao Tribunal de origem para complementao.

5 No havendo impugnao, ou desprezada esta, o Tribunal Superior encaminhar a lista ao Poder Executivo para a nomeao.

6 No podem fazer parte do Tribunal Regional pessoas que tenham entre si parentesco, ainda que por afinidade, at o 4 grau, seja o vnculo legtimo ou ilegtimo, excluindo-se neste caso a que tiver sido escolhida por ltimo.

7 A nomeao de que trata o n II deste artigo no poder recair em cidado que tenha qualquer das incompatibilidades mencionadas no art. 16, 4.

Art. 26. O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Regional sero eleitos por este dentre os trs desembargadores do Tribunal de Justia; o terceiro desembargador ser o Corregedor Regional da Justia Eleitoral.

1 As atribuies do Corregedor Regional sero fixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e, em carter supletivo ou complementar, pelo Tribunal Regional Eleitoral perante o qual servir.

2 No desempenho de suas atribuies o Corregedor Regional se locomover para as zonas eleitorais nos seguintes casos: I - por determinao do Tribunal Superior Eleitoral ou do Tribunal Regional Eleitoral; II - a pedido dos juizes eleitorais; III - a requerimento de Partido, deferido pelo Tribunal Regional; IV - sempre que entender necessrio.

Art. 27. Servir como Procurador Regional junto a cada Tribunal Regional Eleitoral o Procurador da Repblica no respectivo Estado e, onde houver mais de um, aquele que for designado pelo Procurador Geral da Repblica.

1 No Distrito Federal, sero as funes de Procurador Regional Eleitoral exercidas pelo Procurador Geral da Justia do Distrito Federal.

2 Substituir o Procurador Regional, em suas faltas ou impedimentos, o seu substituto legal.

3 Compete aos Procuradores Regionais exercer, perante os Tribunais junto aos quais servirem, as atribuies do Procurador Geral.

4 Mediante prvia autorizao do Procurador Geral, podendo os Procuradores Regionais requisitar, para auxili-los nas suas funes, membros do Ministrio Pblico local, no tendo estes, porm, assento nas sesses do Tribunal.

Art. 28. Os Tribunais Regionais deliberam por maioria de votos, em sesso pblica, com a presena da maioria de seus membros.

1 No caso de impedimento e no existindo quorum, ser o membro do Tribunal substitudo por outro da mesma categoria, designado na forma prevista na Constituio.

2 Perante o Tribunal Regional, e com recurso voluntrio para o Tribunal Superior qualquer interessado poder argir a suspeio dos seus membros, do Procurador Regional, ou de funcionrios da sua Secretaria, assim como dos juizes e escrives eleitorais, nos casos previstos na lei processual civil e por motivo de parcialidade partidria, mediante o processo previsto em regimento.

3 No caso previsto no pargrafo anterior ser observado o disposto no pargrafo nico do art. 20.

Art. 29. Compete aos Tribunais Regionais:

I - processar e julgar originariamente: a) o registro e o cancelamento do registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos, bem como de candidatos a Governador, Vice-Governadores, e membro do Congresso Nacional e das Assemblias Legislativas; b) os conflitos de jurisdio entre juizes eleitorais do respectivo Estado; c) a suspeio ou impedimentos aos seus membros ao Procurador Regional e aos funcionrios da sua Secretaria assim como aos juizes e escrives eleitorais; d) os crimes eleitorais cometidos pelos juizes eleitorais; e) o habeas corpus ou mandado de segurana, em matria eleitoral, contra ato de autoridades que respondam perante os Tribunais de Justia por crime de responsabilidade e, em grau de recurso, os denegados ou concedidos pelos juizes eleitorais; ou, ainda, o habeas corpus quando houver perigo de se consumar a violncia antes que o juiz competente possa prover sobre a impetrao; f) as reclamaes relativas a obrigaes impostas por lei aos partidos polticos, quanto a sua contabilidade e apurao da origem dos seus recursos; g) os pedidos de desaforamento dos feitos no decididos pelos juizes eleitorais em trinta dias da sua

concluso para julgamento, formulados por partido candidato Ministrio Pblico ou parte legitimamente interessada sem prejuzo das sanes decorrentes do excesso de prazo.

II - julgar os recursos interpostos: a) dos atos e das decises proferidas pelos juizes e juntas eleitorais. b) das decises dos juizes eleitorais que concederem ou denegarem habeas corpus ou mandado de segurana.

Pargrafo nico. As decises dos Tribunais Regionais so irrecorrveis, salvo nos casos do Art. 276.

Art. 30. Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais: I - elaborar o seu regimento interno; II - organizar a sua Secretaria e a Corregedoria Regional provendo-lhes os cargos na forma da lei, e propor ao Congresso Nacional, por intermdio do Tribunal Superior a criao ou supresso de cargos e a fixao dos respectivos vencimentos; III - conceder aos seus membros e aos juizes eleitorais licena e frias, assim como afastamento do exerccio dos cargos efetivos submetendo, quanto aqueles, a deciso aprovao do Tribunal Superior Eleitoral; IV - fixar a data das eleies de Governador e Vice-Governador, deputados estaduais, prefeitos, viceprefeitos , vereadores e juizes de paz, quando no determinada por disposio constitucional ou legal; V - constituir as juntas eleitorais e designar a respectiva sede e jurisdio; VI - indicar ao tribunal Superior as zonas eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela mesa receptora; VII - apurar com os resultados parciais enviados pelas juntas eleitorais, os resultados finais das eleies de Governador e Vice-Governador de membros do Congresso Nacional e expedir os respectivos diplomas, remetendo dentro do prazo de 10 (dez) dias aps a diplomao, ao Tribunal Superior, cpia das atas de seus trabalhos; VIII - responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas, em tese, por autoridade pblica ou partido poltico; IX - dividir a respectiva circunscrio em zonas eleitorais, submetendo essa diviso, assim como a criao de novas zonas, aprovao do Tribunal Superior;

X - aprovar a designao do Ofcio de Justia que deva responder pela escrivania eleitoral durante o binio; XII - requisitar a fora necessria ao cumprimento de suas decises solicitar ao Tribunal Superior a requisio de fora federal; XIII - autorizar, no Distrito Federal e nas capitais dos Estados, ao seu presidente e, no interior, aos juizes eleitorais, a requisio de funcionrios federais, estaduais ou municipais para auxiliarem os escrives eleitorais, quando o exigir o acmulo ocasional do servio; XIV - requisitar funcionrios da Unio e, ainda, no Distrito Federal e em cada Estado ou Territrio, funcionrios dos respectivos quadros administrativos, no caso de acmulo ocasional de servio de suas Secretarias; XV - aplicar as penas disciplinares de advertncia e de suspenso at 30 (trinta) dias aos juizes eleitorais; XVI - comprir e fazer cumprir as decises e instrues do Tribunal Superior; XVII - determinar, em caso de urgncia, providncias para a execuo da lei na respectiva circunscrio; XVIII - organizar o fichrio dos eleitores do Estado. XIX - suprimir os mapas parciais de apurao mandando utilizar apenas os boletins e os mapas totalizadores, desde que o menor nmero de candidatos s eleies proporcionais justifique a supresso, observadas as seguintes normas: a) qualquer candidato ou partido poder requerer ao Tribunal Regional que suprima a exigncia dos mapas parciais de apurao; b) da deciso do Tribunal Regional qualquer candidato ou partido poder, no prazo de trs dias, recorrer para o Tribunal Superior, que decidir em cinco dias; c) a supresso dos mapas parciais de apurao s ser admitida at seis meses antes da data da eleio; d) os boletins e mapas de apurao sero impressos pelos Tribunais Regionais, depois de aprovados pelo Tribunal Superior; e) o Tribunal Regional ouvira os partidos na elaborao dos modelos dos boletins e mapas de apurao a fim de que estes atendam s peculiaridade locais, encaminhando os modelos que aprovar, acompanhados das sugestes ou impugnaes formuladas pelos partidos, deciso do Tribunal Superior.

Art. 31. Faltando num Territrio o Tribunal Regional, ficar a respectiva circunscrio eleitoral sob a jurisdio do Tribunal Regional que o Tribunal Superior designar.

JUIZES ELEITORAIS

Art. 32. Cabe a jurisdio de cada uma das zonas eleitorais a um juiz de direito em efetivo exerccio e, na falta deste, ao seu substituto legal que goze das prerrogativas do Art. 95 da Constituio.

Pargrafo nico. Onde houver mais de uma vara o Tribunal Regional designara aquela ou aquelas, a que incumbe o servio eleitoral.

Art. 33. Nas zonas eleitorais onde houver mais de uma serventia de justia, o juiz indicar ao Tribunal Regional a que deve ter o anexo da escrivania eleitoral pelo prazo de dois anos.

1 No poder servir como escrivo eleitoral, sob pena de demisso, o membro de diretrio de partido poltico, nem o candidato a cargo eletivo, seu cnjuge e parente consangneo ou afim at o segundo grau.

2 O escrivo eleitoral, em suas faltas e impedimentos, ser substitudo na forma prevista pela lei de organizao judiciria local.

Art. 34. Os juizes despacharo todos os dias na sede da sua zona eleitoral.

Art. 35. Compete aos juizes: I - cumprir e fazer cumprir as decises e determinaes do Tribunal Superior e do Regional; II - processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvada a competncia originria do Tribunal Superior e dos Tribunais Regionais; III - decidir habeas corpus e mandado de segurana, em matria eleitoral, desde que essa competncia no esteja atribuda privativamente a instncia superior. IV - fazer as diligncias que julgar necessrias a ordem e presteza do servio eleitoral; V - tomar conhecimento das reclamaes que lhe forem feitas verbalmente ou por escrito, reduzindo-as a termo, e determinando as providncias que cada caso exigir; VI - indicar, para aprovao do Tribunal Regional, a serventia de justia que deve ter o anexo da escrivania eleitoral;

VIII - dirigir os processos eleitorais e determinar a inscrio e a excluso de eleitores; IX- expedir ttulos eleitorais e conceder transferncia de eleitor; X - dividir a zona em sees eleitorais; XI mandar organizar, em ordem alfabtica, relao dos eleitores de cada seo, para remessa a mesa receptora, juntamente com a pasta das folhas individuais de votao; XII - ordenar o registro e cassao do registro dos candidatos aos cargos eletivos municiais e comunic-los ao Tribunal Regional; XIII - designar, at 60 (sessenta) dias antes das eleies os locais das sees; XIV - nomear, 60 (sessenta) dias antes da eleio, em audincia pblica anunciada com pelo menos 5(cinco) dias de antecedncia, os membros das mesas receptoras; XV - instruir os membros das mesas receptoras sobre as suas funes; XVI - providenciar para a soluo das ocorrncias que se verificarem nas mesas receptoras; XVII - tomar todas as providncias ao seu alcance para evitar os atos viciosos das eleies; XVIII -fornecer aos que no votaram por motivo justificado e aos no alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanes legais; XIX - comunicar, at s 12 horas do dia seguinte a realizao da eleio, ao Tribunal Regional e aos delegados de partidos credenciados, o nmero de eleitores que votarem em cada uma das sees da zona sob sua jurisdio, bem como o total de votantes da zona.

JUNTAS ELEITORAIS

Art. 36. Compor-se-o as juntas eleitorais de um juiz de direito, que ser o presidente, e de 2 (dois) ou 4 (quatro) cidados de notria idoneidade.

1 Os membros das juntas eleitorais sero nomeados 60 (sessenta) dia antes da eleio, depois de aprovao do Tribunal Regional, pelo presidente deste, a quem cumpre tambm designar-lhes a sede.

2 At 10 (dez) dias antes da nomeao os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas sero publicados no rgo oficial do Estado, podendo qualquer partido, no prazo de 3 (trs) dias, em petio fundamentada, impugnar as indicaes.

3 No podem ser nomeados membros das Juntas, escrutinadores ou auxiliares: I - os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim o cnjuge; II - os membros de diretorias de partidos polticos devidamente registrados e cujos nomes tenham sido oficialmente publicados; III - as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo; IV - os que pertencerem ao servio eleitoral.

Art. 37. Podero ser organizadas tantas Juntas quantas permitir o nmero de juizes de direito que gozem das garantias do Art. 95 da Constituio, mesmo que no sejam juizes eleitorais.

Pargrafo nico. Nas zonas em que houver de ser organizada mais de uma Junta, ou quando estiver vago o cargo de juiz eleitoral ou estiver este impedido, o presidente do Tribunal Regional, com a aprovao deste, designar juizes de direito da mesma ou de outras comarcas, para presidirem as juntas eleitorais.

Art. 38. Ao presidente da Junta facultado nomear, dentre cidados de notria idoneidade, escrutinadores e auxiliares em nmero capaz de atender a boa marcha dos trabalhos.

1 obrigatria essa nomeao sempre que houver mais de dez urnas a apurar.

2 Na hiptese do desdobramento da Junta em Turmas, o respectivo presidente nomear um escrutinador para servir como secretrio em cada turma.

3 Alm dos secretrios a que se refere o pargrafo anterior, ser designado pelo presidente da Junta um escrutinador para secretrio-geral competindo-lhe; I - lavrar as atas; II - tomar por termo ou protocolar os recursos, neles funcionando como escrivo; III - totalizar os votos apurados.

Art. 39. At 30 (trinta) dias antes da eleio o presidente da Junta comunicar ao Presidente do Tribunal Regional as nomeaes que hover feito e divulgar a composio do rgo por edital publicado ou afixado, podendo qualquer partido oferecer impugnao motivada no prazo de 3 (trs) dias.

Art. 40. Compete Junta Eleitoral; I - apurar, no prazo de 10 (dez) dias, as eleies realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdio. II - resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao; III - expedir os boletins de apurao mencionados no Art. 178; IV - expedir diploma aos eleitos para cargos municipais.

Pargrafo nico. Nos municpios onde houver mais de uma junta eleitoral a expedio dos diplomas ser feita pelo que for presidida pelo juiz eleitoral mais antigo, qual as demais enviaro os documentos da eleio.

Art. 41. Nas zonas eleitorais em que for autorizada a contagem prvia dos votos pelas mesas receptoras, compete Junta Eleitoral tomar as providncias mencionadas no Art. 195.

Das könnte Ihnen auch gefallen