Sie sind auf Seite 1von 13

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

A Educao atravs dos Cdices Astecas


Doutora Adriana Patricia Ronco - UNISUAM Email: adrianaronco@hotmail.com Mestre Brbara Cristina Paulucci Cordeiro Martorelli - UNISUAM Email: barbara_paulucci@globo.com RESUMO: O objetivo desse trabalho refletir sobre a importncia das obras escritas dos povos pr-colombianos, atravs dos cdices, mais especificamente o Cdice Mendoza. Interessa-nos, assim, analisar as experincias e os saberes da educao, que se iniciava na famlia e continuava nas escolas oficiais: o calmecac e telpochcalli, e sua importncia na formao da sociedade asteca. Palavras-chave: cdices, educao, escolas. ABSTRACT: The aim of this work is to reflect on the importance of the written works of pre-Colombian people, by means of the Codices, more specifically Mendozas Codice. We are interested in, examining the experiences and knowledge of education, which started at the family and was kept in state schools: the Calmecac and telpochcalli, chisel and its importance in the Aztec society. Keywords: dCodices, education, school.

118

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

INTRODUO
Os cdices so os livros deixados pelas civilizaes pr-hispnicas da mesoamrica, eram feitos com lminas de papel de amate ou amatl, ou amaquahuitl, em nhualt, obtido da cortia da figueira ou de folhas de maguey aplanadas ou feitas de pele de veado eram tratadas com uma capa de gesso ou cal, depois desse processo se escrevia ou se desenhavam os glifos, as lminas se uniam como se fossem um biombo ou sanfona protegidas por capas de madeiras. Essas expresses pictricas se estruturavam atravs de trs sistemas de escrita Caizal (1994): O pictogrfico; O ideogrfico; O fontico.

adquirem nos relatos dos cdices prefere Portilla trabalhar-los por separado. Segundo Len Portilla. 1977:58-59
Lembremos que os antigos mexicanos tinham como base o nmero 20 e que tinham dois calendrios: o Xiuhpohualli que contava os anos (com 18 meses de 20 dias igual a 360, mais 5 dias nefastos, os nahualt consideravam os anos bissextos) e o Tonalpohualli que contava os dias, era um almanaque de adivinhao (formado por 20 semanas de 13 dias), todos representados com glifos diferentes que se combinavam.

Os pictogrficos so os mais antigos e representam coisas, pessoas, deuses, chegando os pintores, chamados de Tlacuiloques, a realizar figuras estilizadas desenhadas da mesma forma nos diferentes cdices. Bernal Daz Del Castillo faz referncia aos Tlacuiloques, quando relata um encontro de Crtes com os enviados de Moctezuma.
Relata Castillo.1982;56 Y parece ser Tendile traa consigo grandes pintores, que los hay tales en Mxico, y mando pintar al natural la cara y rostro y cuerpo y facciones de Corts, y de todos los capitanes y soldados, y navos y velas, y caballos, y a doa Marina y Aguilar, hasta los lebreles, y tiros y pelotas, y todo el ejrcito que traamos, y lo llev a su seor

Len Portilla (1977:55) sustenta que existiam na escrita dos nahuas cinco classes de glifos, que se combinavam para descrever, a histria, calendrios, topnimos, numerais e onomsticos. Esses cinco tipos de glifos se classificam da seguinte maneira: Numerais (representativos de nmeros); Calendrios (representativos de datas); Pictogrficos (representativos de objetos); Ideogrficos (representativos de idias);

Fonticos (representativos de sonidos: silbicos e alfabticos). Os dois primeiros podem ser considerados como ideogrficos, mais pela importncia que

Este relato de Bernal Daz de Castillo nos permite afirmar a importncia que os cdices tinham na civilizao asteca, tudo era registrado e documentado. Estes escribas serviam ao Estado asteca ou a nobreza, ocupando um lugar de destaque na sociedade.

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

119

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Os glifos ideogrficos representavam conceitos metafsicos como, por exemplo, o dia era representado pelo sol, palavra por uma voluta que saa da boca, as figuras humanas femininas eram pintadas na cor amarela. Enquanto os glifos fonticos representavam nomes de pessoas ou lugares. Os sbios ou Tlamatini eram os possuidores dos cdices, os encarregados de guardar a memria histrica, ideologias, costumes, religio, educao e cultura de seus povos, na verdade eram os guardadores da sabedoria. Os cdices ou livros de pinturas estavam sob a proteo dos sbios e escreventes em umas casas especialmente construdas para esse fim, as Amoxcalli. Eram locais muito destacados ao ponto de chamar a ateno dos conquistadores espanhis, como lembrou Castillo em seus relatos sobre a conquista de Mxico.
Acurdome que era en aquel tiempo su mayordomo un gran cacique, que le pusimos por nombre Tapia, y tena cuentas de todas las rentas que le traan a Montezuma con sus libros, hechos de su papel que se dice amal, y tenan de estos libros una gran casa de ellos (Castillo.1982;169)

A Matrcula de Tributos trata sobre a tributao, que os povos submetidos pagavam a cidade de Mxico-Tenochtitlan. A Tira de la Peregrinacin uma relao histrica dos mexica, que conta desde a peregrinao at a chegada ao local sagrado, onde deveriam fundar seu imprio. Os seis cdices do Grupo Borgia tem um contedo mitolgico, falam dos calendrios e da religio. (Len Portilla. 1977:63-64) Existem outros trinta (30) cdices que foram reproduzidos no sculo XVI, junto prpria escrita nahualt aparece uma traduo em espanhol, entre os mais importantes podemos destacar os cdices Azcatitlan e o Mexicanus, cujo contedo fala sobre a histria da peregrinao mexica; os cdices Vaticano A 3738, Telleriano Remensis, que falam sobre calendrios e ritos, cdices em Cruz, Aubin e Xolotl sobre os diferentes grupos nahualt e o cdice Mendoza que fala das instituies culturais. Os cdices formavam parte da conscincia histrica do povo e a populao sabia da importncia dos livros para conservar sua histria, costumes, religio, eram esses escritos que guiavam a vida dos astecas. Eram consultados como manuais de predestinao para a criana que nascia, para orientar aos novos casais, para prognosticar o tempo, para consultar a genealogias dos grandes chefes e as decises a serem aplicadas pelos juzes nas suas decises judiciais, guardavam mapas e estratgias militares. Assim os definiram os sbios astecas, quando interrogados pelos frades espanhis:
Los que estn mirando[leyendo], los que cuentan [o refieren lo que leen] los que vuelven ruidosamente las hojas de los libros de pinturas.

Os cdices astecas S nove cdices astecas prehispnicos se salvaram da destruio depois da conquista espanhola: o Borbnico, a Matrcula de Tributos, a Tira de la Peregrinacin, e os seis que formam o Grupo Borgia; Borgia, Cospi, Fjervary- Mayer, Laud, Pintura 20 da Coleo Goupil-Aubin e o Vaticano B3773 da cultura Puebla-Taxcala. O Cdice Borbnico se divide em duas partes: uma dedicada ao calendrio e a adivinhao e a outra que registra os cerimoniais e festas religiosas.

120

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

los que tienen en su poderla tinta negra y roja, las pinturas. Ellos nos lleva, nos guan nos dicen el camino quienes ordenan cmo se cae un ao cmo siguen su camino la cuenta de los das y cada una de sus veintenas, de esto se ocupan, a ellos les toca hablar de los dioses (citado por Len Portilla. 1977:64- 65)

Os cdices pr-hispnicos e ps-hispnicos se encontram hoje em diversas bibliotecas e museus da Amrica e da Europa, poucos deles permaneceram no Mxico e o nome pelo qual so conhecidos se refere, pelo geral, as pessoas que o descobriram, a colecionadores particulares ou aos locais onde foram encontrados. A educao dos astecas segundo o Cdice Mendoza O Cdice Mendoza, escrito em 1540, est composto por 72 folhas de desenhos e 63 em espanhol onde se interpretam e traduzem os cdices. A traduo no foi textual, pois quem a fez no consultou os autores indgenas, portanto contem alguns dados que no so totalmente certos. Foi encomendado pela aristocracia mexicana colonial para o ViceRei Mendoza para ser enviado ao Imperador Carlos V, quando este era transladado para Espanha foi roubado por piratas que o venderam, e este passou a ser acervo de colecionadores, hoje faz parte acervo da Biblioteca Bodleiana de Oxfort na Inglaterra.
Figura 1. Cdice Mendoza

A leitura e interpretao dos livros de pintura eram realizadas pelos sbios e complementadas pela tradio oral. Os tlamatinime idealizaram um sistema que levou a sintetizar e fixar na memria dos estudantes o que falavam os cdices. O sistema estava baseado em cantos, poemas, hinos e discursos onde se explicavam os cdices. Esses estudos se realizavam nos Calmcac ou centros de educao superior. Os nahuas podiam atravs de sua escrita consignar datas, lugares, detalhes, mas como essa escrita era montada em formas de esquemas os cdices requeriam uma explicao, por isso a importncia da tradio oral que era ensinada por professores que cuidavam e escreviam os cantos e poemas, eram chamados de Tlapizcatzin ( o conservador, se refere a conservar a histria, tradies e costumes). (Len Portilla. 1977:65-66) Assim o expressava um Cuicapicqui, o poeta nahualt:
Yo canto las pinturas del libro, lo voy desplegando, soy cual florido papagayo, hago hablar los cdices, en el interior de la casa de las pinturas. (citado por Len Portilla. 1977:66)

A educao era desenvolvida em dois nveis: o familiar e o pblico. A famlia e o Estado eram responsveis pela formao do homem: face e corao. O ideal nahualt do homem era conseguir ser donos de uma face e donos de um corao e da mulher que em seu corao e em sua face brilhasse a feminilidade. Assim o cantavam os astecas:
El hombre maduro: corazn firme como la piedra corazn resistente como el trono de un rbol; rostro sabio, dueo de un rostro y un corazn, hbil y comprensivo La mujer ya lograda, en la que se ponen los ojos La feminidad est en su rostro (Len Portilla. 1977:149)

Este mtodo aplicado pelos indgenas foi logo utilizado, pelos frades espanhis para ensinar aos indgenas a doutrina crist.

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

121

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

A face e o corao eram parte da concepo nahualt de pessoa, a face representava a fisionomia moral, transmitia a sabedoria e o corao era o centro do qual vinha toda a ao do homem e representava a firmeza. A ao de dar sabedoria as faces e a ao de enderear os coraes eram os ideais supremos da educao. A educao entre os astecas era: universal e obrigatria, com o objetivo de integrar toda a populao, a cultura e ao Estado. Com essa preparao cada indivduo devia cumprir sua misso nesta vida. (Len Portilla. 1977:150) A educao pblica comeava entre os 10 e 15 anos, dependendo das escolas, que eram duas: o Telpochlli e o Calmcac.
Figura 2. Escolas Astecas

As mulheres tambm eram educadas nos Telpochcalli de seus bairros, especial para as jovens, com uma educao direcionada a vida religiosa e domstica. A educao nas artes e a esttica eram muito importantes para os astecas. As aulas de msica, dana e canto eram ministradas em escolas especiais chamadas Cuicacalco, ocorriam desde o anoitecer at meia noite, onde participavam meninas e meninos, que aprendiam com seus mestres a guardarem os costumes e a religio de seu povo. Os Calmcac (fileira de casas), prximos ao templo maior, eram as escolas dos jovens que pertenciam nobreza. Seus professores eram chamados de Calmcac- tequihua, que eram importantes sacerdotes. Os jovens eram formados para o sacerdcio atravs de estudos que se realizavam em etapas e cada uma durava cinco anos; tinham o preparo para a guerra, pois deviam acompanhar aos sacerdotes em caso de conflito; aprendiam sobre astronomia, calendrio, falar com propriedade e a interpretar e escrever os cdices, cantos sagrados e operaes matemticas. Terminados os estudos eles podiam continuar com o sacerdcio ou sair para casar- se e ocuparem os altos cargos no Estado. A metodologia de ensino era muito exigente, eles acordavam muito cedo, eram preparados para suportar a dor e a fome, a dominar seus sentimentos e a sua vontade, enfim, deviam realizar todas as tarefas necessrias para se manter e sustentar a escola.
Figura 4 Oficiais astecas

O Telpochcalli (casa dos jovens), eram escolas que dependiam dos calpullis, espcies de tribos ou bairros, que eram a base da organizao da sociedade asteca, onde se aprendia um ofcio ou profisso de acordo com a especialidade do calpulli e tambm aprendiam sobre as normas morais,a religio e as tradies. Os que assistiam a estas escolas eram os maceguales, pessoas comuns do povo, sendo educados pelos telpuchtlato (professores nahuas). A educao nos Telpochcalli comeava aos 15 anos, o objetivo era dar uma educao prtica, social e religiosa. Os estudantes deviam participar de diferentes tarefas como: trabalhar nas terras que pertenciam ao Telpochcalli, construir templos, palcios, caladas, procurar lenha, eram preparados especialmente para as tarefas de guerra, utilizao das armas, estratgias e espionagem, para isso eram submetidos a uma vida dura e de privaes.
Figura 3. Guerreiros Astecas

Existiam Calmcac para as adolescentes nobres, que se convertiam em sacerdotisas. Ao finalizarem seus estudos elas podiam ficar nos templos, para servir seus deuses ou

122

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

sair somente para casar-se. A educao era direcionada para as tarefas domsticas, para os cultos rituais e para os estudos morais. No caso das mulheres a educao era paga pelos pais. A educao comeava no mbito da famlia, ao pai correspondia formao do menino e a me da menina. Desde o nascimento, a criana era consagrada em cerimnias religiosas nas quais se interpretava o seu futuro, e nestas participavam autoridades do calpulli e das escolas onde a criana receberia a educao oficial. A partir dos trs anos comeavam a receber conselhos para corrigir seu comportamento, aos quatro os pais batiam em seus filhos como mtodo de correo em comportamentos, que no eram considerados corretos para a sociedade asteca; aos oito anos eram ameaados com espinhos de maguey e aos nove os espinhos eram cravados nas mos. Deviam aprender sobre os ofcios, o artesanato, ajudar o pai na pesca e no mercado, no caso das meninas a me ensinava as tarefas do lar. Na medida em que passavam os anos os castigos eram mais fortes como: aspirar fumaa de chile, receber chicotadas, deit-los em terra molhada e varrer as ruas na escurido da noite. A educao era muito rgida, se inculcava o respeito aos pais e aos idosos, a religio, a fazer sacrifcios e a agentar a dor e a fome. A alimentao era controlada desde criana, isto relacionado com a garantia de sobrevivncia do povo, e eles ainda eram conscientizados a pagarem seus tributos como forma de colaborarem, atravs da carga tributria, ao engrandecimento do Estado.
Figura 5 Educao e castigas

Linguagem preverbal, espcie de linguagem interior, representado pelo silencio, o olhar, os gestos, a forma de movimentar o corpo. O conselho e a persuaso onde o ensinamento se repete varias vezes at ficar gravado na memria. Obedincia aos pais, baseado no sentimento de culpa se os ensinamentos no eram respeitados. O sentimento de pecado. Premios e castigos.

Tcnicas mgicas, o pensamento mgico, estavam presentes em todas as atividades dos mexicas. Aprendizagem por identificao, com os pais, sacerdotes e militares. A educao nos templos. A educao nos Tepochcalli. A educao nos Calmcac. Escolas para meninas.

Educao audiovisual, com ideogramas, glifos, tradio oral, msica e dana. Ensino da msica. O ensino correto na forma de falar. O teatro. A escultura e a cermica. A educao fsica.

A educao mexica se baseava em diferentes tcnicas:

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

123

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

A educao superior, em observatrios astronmicos, centros de arte e congressos, com disciplinas como: tcnicas agrcolas, urbanismo, administrao, artes, cincias, matemticas, astronomia e humanismo. (Daz.2006). As tcnicas tinham como objetivo desenvolver os valores que a educao queria transmitir: segurana bsica, auto-sacrifico e cdigo de conduta. (Rojas Castro. 2005: 159).

sua linguagem oral representada nos seus poemas e cantares. Com estes recursos aplicados ao sistema educativo os astecas organizavam e ordenavam a vida social, poltica, econmica e ideolgica de seu povo. Desejamos destacar que por muito tempo a cultura dos povos pr-colombianos foi muito menosprezada e os cdices no eram considerados como uma escrita, mas os astecas formavam uma civilizao rica e singular, o que nos remete a uma reflexo sobre o contexto histrico latino-americano, que cada vez mais se consolida nas civilizaes pr-colombianas.

CONSIDERAES fINAIS
Apresentamos neste trabalho a linguagem escrita dos astecas atravs de seus cdices e a

REfERNCIAS
Figuras do Cdice Mendoza www.river-styx.net/aztec-codex.htm 13/03/2010 Canals Frau, Salvador, Las civilizaciones prehispnicas da Amrica, Buenos Aires, Ed. Sudamericana,1976 Caizal, Eduardo, Peuela, Uma viso da Europa em expresses plsticas amerndias, Estudos Avanados 8 (21),1994, Pg.215-247. http://www.scielo.brpdf/ea/v8n21/14.pdf Daz Del Castillo, Bernal, Historia verdadera de La conquista de La Nueva Espaa, Buenos Aires, Centro Editor de Amrica Latina, 1982, 3 Vol. Daz Infante, Fernando, La educacin de los aztecas, Mxico, Panorama Editorial, 2006 Editorial porra, Mxico, 1947 Escalante, Pablo. Educacin e ideologa en el Mxico antiguo. El Caballito. Mxico, 1985. Florescano, Enrique. Memoria mexicana. FCE. Mxico, 1995. Johansson, Patrick, Anlisis semiolgico del nacimiento de los mexicas en la variante pictogrfica del Cdice Boturini, Escritos, Revista del Centro de Ciencia del Lenguaje. Nmero 19-20, enero-diciembre de 1999, pp.7-36, 27/03/2010

124

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

Len Portilla, Miguel, Los antiguos mexicanos, a travs de sus crnicas y cantares, F.C.E. 1977 --------------------------, A Mesoamrica antes de 1519, In Bethell, Leslie,Histria da Amrica Latina, So Paulo, EDUSP, 2006 Madeira, Adriana Araujo,A educao mexica: o papel das escolas oficias no controle e organizao da sociedade.Anais Eletrnicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC Vitria 2008. ISBN 978-85-61621-01-8 http://.anphlac.org/periodicos/anais/encontro8 (31/03/2010) Rojas Castro, Ovidia, La educacin entre los aztecas Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Michoacn de San Nicols de Hidalgo. Documentos. Ethos Educativos 33/34. Mayo-Diciembre. 2005. Pg.154-160. Sahagun, Fray Bernardino de, Historia general de las cosas de Nueva Espaa, Mxico, Ed. Porra, 1956, 4 Vol. Vaillant, George C. La civilizacin Azteca, Mxico, F.C.E. 1976.

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

125

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Figura 1 Cdice Mendoza

126

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

Figura 2 Escolas Astecas

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

127

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Figura 3 Guerreiros Astecas

128

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Textos livres

Figura 4 Oficiais astecas

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

129

Textos livres

Revista Semioses | Rio de Janeiro | Vol. 01 | N. 06 | Fevereiro de 2010 | Semestral

Figura 5 Educao e castigas

130

UNISUAM | Centro Universitrio Augusto Motta

Das könnte Ihnen auch gefallen