Sie sind auf Seite 1von 30

Apostila de Bibliologia

SUMRIO
pgina 1. Introduo ....................................................................................................................01 2. Composio Bblica .....................................................................................................01 3. Revelao .....................................................................................................................02 4. Inspirao .....................................................................................................................05 5. Inerrncia ......................................................................................................................10 6. O Cnon Bblico ...........................................................................................................11 7. O Material da Bblia .....................................................................................................19 8. Preservao ..................................................................................................................21 9. Lnguas Originais .........................................................................................................22 10. Tradues da Bblia ....................................................................................................25 Bibliografia Consultada ...................................................................................................29

1. INTRODUO
Etimologicamente, o termo Bblia o plural da palavra grega Biblos, ou a forma diminutiva biblion, mais utilizada no Novo Testamento. No princpio, significava qualquer tipo de documento escrito: rolo, cdice, carta, etc. Na verso dos LXX e nas fontes judaicas e crists, o termo livro sagrado ou o plural hierai bibloi designava o Pentateuco ou o conjunto do Antigo Testamento. Os cristos utilizavam o termo grego plural ta bblia e o derivado latim bblia para designar as Escrituras hebraicas. Na Idade Mdia, utilizou-se o termo em latim bblia. O Novo Testamento utiliza o termo no plural Escrituras para se referir Escritura do Antigo Testamento como um todo (At 17.11). Tambm se faz uso do vocbulo Escritura, no singular, para se referir determinada passagem (Jo 19.24). Mesmo contendo diversos livros, a Bblia apresenta uma unidade na diversidade. As Bblias catlicas e protestantes contm duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento. J as Escrituras judaicas constam apenas do Antigo. A palavra testamento no se relaciona ao legado, mas aliana firmada com testemunhas entre Deus e o povo.

2. COMPOSIO BBLICA
Diviso A Bblia se divide em duas partes principais: Antigo Testamento (A.T.) e Novo Testamento (N.T.).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

Os livros A Bblia contm 66 livros ao total. So 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Captulos A Bblia contm 1.189 captulos: 929 no A.T. e 260 no N.T. A diviso em captulos se deu em 1250 d.C., por um estudante das Escrituras chamado Hugo Saint Cher. Versculos A Bblia contm 31.173 versculos: 23.214 no Antigo Testamento e 7.959 no Novo Testamento. A diviso em versculos aconteceu em duas etapas: 1) O responsvel por dividir o A.T. em versculos foi o rabi Nathan, no ano de 1445. 2) Os versculos do N.T. ficaram a cargo de Robert Stevens, no ano de 1551. Autores A Bblia foi escrita por aproximadamente 40 autores, em diferentes pocas. Num perodo aproximado de 16 sculos.

3. REVELAO
O homem um ser finito, limitado pelo espao e o tempo, que sempre viveu intimidado pelas foras da natureza e pelo medo da morte, duas grandes ameaas para as limitaes humanas. Ento surge uma questo: onde encontrar explicaes que satisfaam a inquietude da alma? Como evitar a frustrao diante dos mistrios e das incertezas do futuro? Deus e tem as respostas, pois Ele tudo criou e tudo sustenta desde a eternidade. Ento como pode o homem conhecer a Deus e se beneficiar deste relacionamento? Simples. Atravs de sua Revelao. No existe outra forma de o homem finito conhecer o Deus infinito, a no ser atravs da Revelao. Mas como Deus se revela? O Senhor em sua infinita misericrdia, querendo revelar-se ao homem e prepar-lo para receber o seu Filho, inspirou os seus servos profetas para escreverem as Suas palavras. Assim, a Bblia a Revelao de Deus no seu trato com a humanidade. Para podermos entender a Bblia como a Revelao de Deus necessria a compreenso do que revelao. Revelao - No Antigo Testamento a palavra usada Galah. No Novo Testamento, Apocalipse. Ambas significam revelao e fazem referncia a uma verdade, um fato ou uma pessoa escondida que pode ser conhecida ou trazida luz. Em portugus, a raiz da palavra revelao significa tirar o vu ou descobrir e tem o sentido de remover a cobertura e descobrir o que est oculto. Revelao nada mais do que a automanifestao de Deus, o ato de Deus se tornar conhecido do homem. Ento, no podemos conhecer a Deus por meio de especulaes. Se quisermos conhec-Lo de verdade, temos que depender daquilo que Ele revela sobre Si mesmo. Classificao da Revelao Segundo o telogo L. Berkof, em sua obra Systematic Theology, o cristo aceita a verdade da existncia de Deus pela f. Porm, esta no uma f cega, mas baseada numa evidncia, e esta evidncia encontrada primeiramente na Escritura Sagrada, Palavra inspirada de Deus, e
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

secundariamente na revelao divina atravs da natureza (p. 21). Existem duas formas bsicas de Revelao: Revelao Geral Deus como Criador se revela a todos os homens de todos os tempos, atravs da Revelao Geral. Ele se automanifesta por meio da Natureza, da Histria e da Conscincia do homem. Revelao de Deus na Natureza Por Natureza entendemos a ordem fsica criada, ou seja, os fenmenos naturais, sol, chuva, plantas, os animais, o prprio homem, o Universo, etc. Tudo que est relacionado criao, manifesta a ao de Deus como Criador de todas as coisas. Percebemos isso atravs de vrias passagens bblicas. - Salmos (8.1,3; 19. 1-3); - Isaas (40.12-14, 26, 28); - Novo Testamento (At 14.15-17; Rm 1.19, 20); Estes textos deixam claro que Deus nos ofereceu provas a respeito de Si mesmo no mundo que criou. Como bem disse Millard J. Erickson em sua obra de Introduo Teologia Sistemtica: A pessoa que v um pr-do-sol e um estudante de biologia que disseca um organismo complexo esto expostos a indicaes da grandeza de Deus. Vale salientar que esta revelao insuficiente para a salvao, entretanto tem como objetivo incitar o homem a buscar uma revelao mais plena de Deus. Revelao de Deus na Histria Seguramente nenhum homem de discernimento pode questionar o fato de que os resultados de guerras recentes no mundo tenham sido tambm uma manifestao de Deus na Histria. Assim, podemos falar das derrotas das naes corruptas da Antigidade (Dt 9.4) por parte de naes mais fortes e retas. Embora a nao conquistadora tambm fosse m, estas ainda no tinham chegado medida da iniqidade que as naes conquistadas tinham chegado. A Bblia nos afirma que os destinos dos reis e imprios esto nas mos de Deus (Sl 75.6,7 cf. Rm 13.1; At 17, 26, 27). Concordando com isto, o sistema cristo encontra na Histria uma revelao de poder e da providncia de Deus. A Bblia fala igualmente de como Deus trata com as naes corruptas e mpias. - Egito (x 9.13-17; Jr 46. 14-26; Rm 9.17); - Assria (Is 10. 5-19; Ez 31. 1-14; Na 3. 1-7); - Babilnia (Jr 50. 1-16; 51. 1-14); - Medo-Persa (Is 44. 24-45.7); - Medo-Persa e Grcia (Dn 8. 1-8; 15-21); - Os quatro reinos (Dn 8.9-14, 22-25; 11. 5-35) vieram depois da queda do Imprio de Alexandre; - Imprio Romano (Dn 7.7, 23). Revelao de Deus na Conscincia do homem Deus se revela diretamente personalidade ou conscincia do ser humano. Para este estudo, considera-se conscincia como a capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais, e aplic-los em diferentes situaes. Na religio, conscincia o testemunho do nosso esprito aprovando ou reprovando os nossos atos. O termo aparece duas vezes no A.T. e trinta e uma vezes no N.T. A conscincia julga de acordo com um padro que lhe foi atribudo. E o conhecimento vem atravs da percepo.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

Convm notar que h trs elementos essenciais na percepo: Quem percebe/ a coisa percebida/ o ato de perceber. Todas as percepes que os homens tm de um ser superior provam que h um Deus, pois no de pode ter percepo do que no existe. A percepo de Deus a mais comum ao homem, logo Deus existe. Todas as pessoas tm conhecimento de Deus, porm a dureza dos coraes e o prazer no pecado impedem que elas aceitem esta revelao e se entreguem a um relacionamento de comunho com o Criador. Desta forma, por causa da Revelao Geral todos so responsveis perante Deus, ainda que no tenham ouvido a mensagem do Evangelho de forma plena (Rm 1.20). Revelao Especial Por Revelao Especial, entendemos que uma revelao mais detalhada, especfica, refletiva e pessoal. Haja vista que o homem no conseguiu chegar a Deus e nem busc-lo atravs da Revelao Geral, Deus na Revelao Especial vem em busca do homem. Esta revelao dividida de duas maneiras: Atravs do seu Filho bendito e unignito Atravs de quem o seu amor se tornou visvel, palpvel e onde Sua graa sentida e o Seu perdo recebido. Atravs da encarnao de Jesus, Deus materializou o seu amor, para que o homem pudesse corresponder de forma positiva ao seu prprio amor, chegando ao pleno conhecimento do seu propsito redentor. Atravs de eventos miraculosos Deus atuando no mundo de maneiras histricas, concretas e impossveis. Exemplos: Chamada de Abrao (Gn 12); Nascimento de Isaque (Gn 21); Pscoa (x 12); Travessia do Mar Vermelho (x 14). Atravs de comunicaes divinas A revelao de Deus por meio da linguagem humana. Exemplos: Linguagem audvel: Deus falando a Ado no den (Gn 2.16) e a Samuel no templo (1Sm 3.4); O ofcio proftico (Dt 18.15-18); Sonhos (Daniel, Jos); Vises (Ezequiel, Zacarias, Joo no Apocalipse).

Atravs da Sua Palavra Deus se revela por sua prpria Palavra, para deixar registrado como testemunho ao homem do passado, do presente e do futuro a iniciativa de Deus em buscar o homem e as muitas formas e maneiras que Ele se manifestou atravs da vida, da morte e ressurreio de Seu Filho quando Este esteve entre os homens. Este testemunho aplicado em duas direes. Uma a favor dos que aceitam a vontade de Deus expressa na sua Palavra. A outra contra os que rejeitam os fatos que esto registrados nas Escrituras. Haja vista que na Bblia onde encontramos a Revelao Especial de Deus, nela onde podemos seguramente encontrar Deus revelando a Si mesmo, revelando o Seu carter, Sua pessoa, Sua vontade, Seus pensamentos e Seu Eterno Amor pelos pecadores. E toda esta forma de
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

expresso apresentada em linguagem humana, inteligvel e perceptvel mente humana para que haja uma comunicao sem falhas e distores entre Ele e o homem.

Confirmao da Revelao Bblica As reivindicaes da prpria Escritura A Bblia afirma ser no apenas uma revelao da parte de Deus, mas tambm um registro infalvel dessa revelao. Apresentaremos algumas provas do fato de que ela afirma ser uma revelao de Deus. No entanto, enfrentemos j de incio a objeo de que inadmissvel recorrer ao seu prprio testemunho para provar que uma revelao divina. Ser que o testemunho no ficaria sob suspeita? Respondemos que no. Se pudermos provar a autenticidade dos livros da Bblia e a verdade das coisas que eles relatam a respeito de outros assuntos, ento estaremos justificados em aceitar seu testemunho em favor de si prpria. Temos freqentemente declaraes como estas no Pentateuco: Disse o Senhor a Moiss (x 14.1, 15, 26; 16,4; Lv 1.1; 4.1; 11.1; Nm 4.1; 13.1; Dt 32.48). Ele recebeu ordens de escrever o que Deus lhe disse em um livro (x 17.14; 34.27) e sabemos que ele assim o fez (x 24.4; 34.28; Nm 33.2; Dt 31.9, 22, 24). Tambm assim nos dizem os profetas: O Senhor quem fala (Is 1.2); Disse o Senhor a Isaas (Is 7.3); Mas agora assim diz o Senhor (Is 43.1); Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor, dizendo (Jr 11.1); Veio expressamente a Palavra do Senhor a Ezequiel (Ez 1.3); Palavra do Senhor, que foi dirigida a Osias (Os 1.1); Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel (Jl 1.1). Afirma-se que estas declaraes ocorrem mais de 3.800 vezes no A.T. Os escritores do N.T. afirmam, da mesma maneira, que elas so a mensagem de Deus. Paulo afirma que as coisas que ele escreveu eram mandamentos de Deus (1Co 14.37); que os homens deviam aceitar como a prpria Palavra de Deus, aquilo que ele pregava (1Ts 2.13); que a salvao dos homens depende da f nas doutrinas que ele ensinava (Gl 1.8). Joo ensinava que seu depoimento era o testemunho de Deus (1Jo 5.10). Pedro deseja que seus leitores se lembrem das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor Salvador, ensinado pelos apstolos (2Pe 3.2). E o autor de Hebreus prediz um castigo mais severo para aqueles que rejeitarem a mensagem que fora confirmada a ele por aqueles que a ouviram (Hb 2. 1-4). A Genuinidade Quando aceitamos o fato que na Bblia temos a palavra escrita de uma revelao divina, ficamos imediatamente interessados na natureza dos documentos que transmitem a revelao. Assim, desejamos saber se os diversos livros da Bblia so genunos, dignos de crdito e cannicos. Algumas pessoas usam o termo autenticidade, mas o uso corrente prefere o termo genuinidade. Os dois tm realmente o mesmo significado. Com genuinidade queremos dizer que um livro escrito pela pessoa ou pessoas cujo nome ele leva, ou, se annimo, pela pessoa ou pessoas a quem a tradio antiga o atribui. Diz-se que um livro esprio se no tiver sido escrito na poca que lhe atribuda.

4. INSPIRAO
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

A caracterstica mais importante da Bblia no sua estrutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirada por Deus. No se deve interpretar de modo errneo a declarao da prpria Bblia a favor da inspirao. Quando falamos de inspirao, no se trata de inspirao potica, mas de autoridade divina. No podemos confundir Revelao com Inspirao. Enquanto Revelao o ato pelo qual Deus torna-se conhecido pelos homens, a Inspirao diz respeito ao modo como os homens recebem e transmitem essa revelao. A palavra inspirao vem do latim, e significa respirar para dentro. Ela usada pela ARC (Almeida Revista e Corrigida) somente duas vezes no N.T. e uma no Antigo (J 32.8). As Escrituras tanto falam da inspirao do escritor quanto da inspirao do escrito: um o agente, o outro o efeito. Por exemplo, o texto de 2Timteo 3.16: Toda Escritura divinamente inspirada, faz referncia ao escrito como inspirado. Em 2Pedro 1.21: Homens santos de Deus falaram inspirados pelos Esprito Santo. Assim escreveu Paulo a Timteo: Toda Escritura divinamente inspirada proveitosa para ensinar, redargir, corrigir e instruir em justia (2Tm 3.16). Em outras palavras, o texto sagrado do A.T. foi soprado por Deus (gr. theopneustos) e, por isso, dotado de autoridade divina para o pensamento e para a vida do crente. A passagem correlata de 1Corntios 2.13 reala a mesma verdade. Disto tambm falamos, escreveu Paulo, no com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Esprito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Quaisquer palavras ensinadas pelo Esprito Santo so palavras divinamente inspiradas. A segunda grande passagem do Novo Testamento a respeito da inspirao da Bblia est em 2Pedro 1.21. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo. Em outras palavras, os profetas eram homens cujas mensagens no se originaram de seus prprios impulsos, mas foram sopradas pelo Esprito. Pela revelao, Deus falou aos profetas de muitas maneiras (Hb 1.1): mediante anjos, vises, sonhos, vozes e milagres. Inspirao a forma pela qual Deus falou aos homens mediante os profetas. Mais um sinal de que as palavras dos profetas no partiam deles prprios, mas de Deus, o fato de eles sondarem seus prprios escritos a fim de verificar qual o tempo ou qual a ocasio que o Esprito de Cristo, que estava neles, indicava, ao dar de antemo testemunho sobre os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e sobre as glrias que os seguiriam (1Pe 1.11). Fazendo uma combinao das passagens que ensinam sobre a inspirao divina, descobrimos que a Bblia inspirada no seguinte sentido: homens, movidos pelo Esprito Santo, escreveram palavras sopradas por Deus, as quais so as fontes de autoridade para a f e para a prtica crist. Definio teolgica da Inspirao Quando as Escrituras falam da inspirao esto se referindo Bblia, ela que inspirada, e no seus autores humanos. O adequado, ento, dizer que: o produto inspirado, os produtores no. Os autores escreveram e falaram sobre muitas coisas, como por exemplo, quando se referiram a assuntos mundanos, pertinentes a esta vida, os quais no foram devidamente inspirados. Todavia, visto que o Esprito Santo, conforme ensina Pedro, tomou posse dos homens que produziram os Escritos inspirados, podemos, por extenso, referir-nos inspirao em sentido mais amplo. Tal sentido mais amplo inclui o processo total por que alguns homens, movidos pelo Esprito Santo, enunciaram e escreveram palavras emanadas da boca do Senhor, e, por isso mesmo, palavras dotadas da autoridade divina.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

esse processo total da inspirao que contm os trs elementos essenciais: a causalidade divina, a mediao proftica e a autoridade escrita. Causalidade divina Deus a Fonte Primordial da inspirao da Bblia. O elemento divino estimulou o elemento humano. Primeiro Deus falou aos profetas e, em seguida, aos homens, mediante esses profetas. Deus revelou-lhes certas verdades da f, e esses homens de Deus as registraram. O primeiro fator fundamental da doutrina da inspirao bblica, e o mais importante, que Deus a fonte principal e a causa primeira da verdade bblica. No entanto, no esse o nico fator. Mediao proftica Os profetas que escreveram as Escrituras no eram autmatos. Eram algo mais que meros secretrios preparados para anotar o que se lhes ditava. Escreveram segundo a inteno total do corao, segundo a conscincia que os movia no exerccio normal de sua tarefa, com seus estilos literrios e seus vocbulos individuais. As personalidades dos profetas no foram violentadas por uma intruso sobrenatural. A Bblia que eles produziram a Palavra de Deus, mas tambm a palavra do homem. Deus usou personalidades humanas para comunicar proposies divinas. Os profetas foram a causa imediata dos textos escritos, mas Deus foi a causa principal. Autoridade escrita O produto final da autoridade divina em operao por meio dos profetas, como intermedirios de Deus, a autoridade escrita de que se reveste a Bblia. A Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, repreender, corrigir, instruir em justia. A Bblia a ltima palavra no que concerne a assuntos ticos e doutrinrios. Todas as controvrsias teolgicas e morais devem ser trazidas ao tribunal da Palavra escrita de Deus, que falou mediante os profetas. No entanto, so os escritos profticos e no os escritores desses Textos Sagrados que possuem e retm a autoridade divina. Todos os profetas morreram; os escritos profticos prosseguem. Em suma, a definio adequada de inspirao precisa ter trs fatores fundamentais: Deus, o Causador original, os homens de Deus, que serviram de instrumentos, e a autoridade escrita, ou Sagradas Escrituras, que so o produto final. Distines importantes 1) A Inspirao em contraste com a Revelao e a Iluminao. H dois conceitos relacionados que nos ajudam a esclarecer, pela contraposio, o que significa inspirao, a saber a revelao e a iluminao. Revelao diz respeito exposio da verdade; Iluminao, devida compreenso dessa verdade descoberta. A revelao prende-se origem da verdade e sua transmisso; a inspirao relaciona-se com a recepo e o registro da verdade. A iluminao ocupa-se da posterior apreenso e compreenso da verdade revelada. A iluminao no inclui responsabilidade de acrescentar algo s Escrituras (revelao) e nem inclui uma transmisso infalvel na linguagem (inspirao) daquele a quem o Esprito Santo ensina. A iluminao diferenciada da revelao e da inspirao no fato de ser prometida a todos os crentes, pois no depende da escolha soberana, mas de ajustamento pessoal ao Esprito Santo. Alm disso, a iluminao admite graus, podendo aumentar ou diminuir (Ef 1.16-18; 4.23; Cl 1.9).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

2) Inspirao dos originais, no das cpias A inspirao e a conseqente autoridade da Bblia no se estendem automaticamente a todas as cpias e tradues bblicas. S os manuscritos originais, conhecidos por autgrafos, foram inspirados por Deus. Os erros e as mudanas efetuados nas cpias e nas tradues no podem ser atribudos inspirao original. Por exemplo, 2Reis 8.26 (ARC) diz que Acazias tinha 22 anos de idade quando foi coroado rei, enquanto 2Crnicas 22.2 diz que ele tinha 42 anos nesta data. No possvel que ambas as informaes estejam corretas. O original autorizado, no entanto a cpia errnea no tem autoridade. Outros exemplos desse tipo de erro podem ser encontrados nas atuais cpias das Escrituras (e.g., cf 1Rs 4.26 e 2Cr 9.25). Portanto, uma traduo ou cpia s autorizada medida que reproduz com exatido os autgrafos. O grandioso contedo doutrinrio e histrico da Bblia tem sido transmitido de gerao a gerao, ao longo da histria, sem mudanas nem perdas substanciais. As cpias e as tradues da Bblia, encontradas no sculo XX, no detm a inspirao original, mas contm uma inspirao derivada, uma vez que so cpias fiis dos autgrafos. De uma perspectiva tcnica, s os autgrafos so inspirados; todavia, para fins prticos, a Bblia nas lnguas de nossa poca, por ser transmisso exata dos originais, a Palavra de Deus. Visto que os originais no mais existem, alguns crticos tm contestado a inerrncia dos autgrafos que no podem ser examinados e nunca foram vistos. Eles perguntam como possvel afirmar que os originais no continham erro, se no podem ser examinados. A resposta que a inerrncia bblica no um fato conhecido empiricamente, mas uma crena baseada no ensino da Bblia a respeito de sua inspirao, bem como baseada na natureza altamente precisa das Escrituras transmitidas e na ausncia da qualquer prova em contrrio. Cumpre ressaltar tambm que s o que a Bblia ensina foi inspirado por Deus e no apresenta erro; nem tudo que est escrito na Bblia ficou isento de erro. Por exemplo, as Escrituras contm o relato de muitos atos maus, pecaminosos, mas de modo algum ela os recomenda ou os elogia. Ao contrrio, condena essas prticas malignas. Teorias sobre a Inspirao Divina Teorias a respeito da inspirao bblica tm variado segundo as caractersticas de trs movimentos teolgicos: a ortodoxia, o modernismo e a neo-ortodoxia. Mesmo que estas no se limitem a um nico perodo, suas manifestaes iniciais so caractersticas de trs perodos sucessivos na histria da Igreja. Historicamente sempre prevaleceu a viso ortodoxa, a saber: a Bblia a Palavra de Deus. Surgindo o modernismo, muitos vieram a crer que a Bblia meramente contm a Palavra de Deus. Recentemente, sob a influncia do existencialismo contemporneo, os telogos neo-ortodoxos ensinam que a Bblia torna-se a Palavra de Deus quando o indivduo tem um encontro pessoal com Deus em suas pginas. Teoria da Inspirao Mecnica ou do Ditado Para seus adeptos o autor bblico um instrumento passivo na transmisso da revelao de Deus. A personalidade do autor posta de lado para preservar o texto de aspectos humanos falveis. Objees ao conceito: se Deus houvesse ditado a Escritura, o estilo, o vocabulrio e a redao seriam uniformes. Mas a Bblia indica diferentes personalidades e modos de expresso nos seus escritores. Teoria da Inspirao Parcial

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

Para os que acreditam em tal teoria, a inspirao diz respeito apenas s doutrinas das Escrituras que no podiam ser conhecidas pelos autores humanos. Deus proporcionou as idias e tendncias gerais da revelao, mas deu ao autor humano, liberdade na maneira de express-la. Objees ao conceito: no possvel inspirar idias gerais de modo infalvel sem inspirar as palavras da Escritura. A maneira como as palavras de revelao foram dadas aos profetas e o grau de conformidade s prprias palavras da Escritura por parte de Jesus e dos escritores apostlicos indicam inspirao de todo o texto bblico, at das palavras.

Teoria dos Graus de Inspirao Para esta teoria, certas partes da Bblia so mais inspiradas do que outras, ou inspiradas de modo diferente. Afirma que h inspirao em trs graus. Sugesto, direo, elevao, superintendncia, orientao e revelao direta so palavras usadas para classificar estes graus. Objees ao conceito: no se encontra no texto bblico nenhuma sugesto de graus de inspirao (2Tm 3.16). Toda Escritura incorruptvel e no pode falhar. Alm disso, esta teoria d margens para especulaes fantasiosas. Teoria da Inspirao da Intuio ou Natural Para esta teoria, indivduos talentosos dotados de excepcional percepo foram escolhidos por Deus para escreverem a Bblia. A inspirao semelhante a uma habilidade artstica ou a talento natural. Objees ao conceito: esta concepo torna a Bblia no muito diferente de outras obras literrias religiosas ou filosficas. O texto bblico afirma que a Escritura vem de Deus por meio de homens (2Pe 1.20, 21). Teoria da Inspirao da Iluminao ou Mstica Os autores humanos foram capacitados por Deus a redigirem a Escritura. O Esprito Santo intensificou as suas capacidades normais. Objees ao conceito: o ensino bblico indica que a revelao veio por meio de comunicaes divinas especiais, e no por meio de capacidade humanas intensificadas. Os autores humanos expressam as prprias palavras de Deus, e no simplesmente as suas prprias palavras. Teoria da Inspirao Verbal Plenria Elementos tantos divinos quanto humanos esto presentes na produo da Escritura. Todo texto da Bblia, inclusive as prprias palavras do autor, um produto da mente de Deus expressos em termos e condies humanas. Objees ao conceito: se toda palavra da Escritura fosse uma palavra de Deus, ento no existiria o elemento humano que se observa na Bblia. O ensino bblico a respeito da Inspirao A Bblia declara ser um livro dotado de autoridade divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Esprito Santo escreveram textos inspirados (soprados) por Deus. Eram homens cheios de fraquezas, dvidas, negaes e divergncias. Mas quando estavam sob a atuao do Esprito de Deus, jamais falharam, pois estavam nas mos de Deus. Os autores dos livros histricos, por exemplo, puderam separar a verdade do erro quando buscavam as bases para suas narrativas. De fato, os livros histricos tm ensinos vitais para a nossa vida espiritual (1Co 10.11).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

10

Com inspirao queremos dizer que os manuscritos originais da Bblia nos foram concedidos pela revelao de Deus, exatamente por isso, detm a absoluta autoridade de Deus, para formar o pensamento e a vida crist. Isso significa que tudo quanto a Bblia ensina constitui tribunal de apelao infalvel. A inspirao verbal O Senhor ordenou a Isaas que escrevesse num livro a mensagem eterna de Deus (Is 30.8). Davi confessou: O Esprito do Senhor fala por mim, e a sua Palavra est na minha boca (2Sm 23.2). Era a Palavra do Senhor que chegava aos profetas nos tempos do Antigo Testamento. Jeremias recebeu esta ordem: ... no te esquea de nenhuma palavra (Jr 26.2). Jesus e seus apstolos ressaltaram a revelao registrada ao usar repetidamente a expresso est escrito (Mt 4.4, 7; Lc 24.27, 44). No clebre sermo da montanha, Jesus declarou que no s as palavras, mas at mesmo os pequenos sinais grficos dos Escritos vieram de Deus. Em verdade vos digo que at que a terra e o cu passem nem um jota ou um til se omitir da lei, sem que tudo seja cumprido (Mt 5.18). Inspirao verbal significa que, na preparao das Santas Escrituras a superintendncia do Esprito Santo se estende s prprias palavras empregadas. A Bblia constantemente afirma que suas palavras foram dadas ou dirigidas pelo Esprito Santo (At 28.25; 1Co 2.13; 2Pe 1.21). A inspirao plena A inspirao plena da Bblia fato incontestvel porque assuntos vitais como expiao, salvao, ressurreio, recompensas e castigos futuros requerem a direo de um Esprito infalvel a fim de se evitarem informaes que levem ao erro. Inspirao plena significa que TODA a Bblia inspirada em todas as suas partes. Cristo nunca fez distino entre os livros da Bblia quanto origem divina e autenticidade, mas aplica a expresso Palavra de Deus a todo o cnon do Antigo Testamento. O mesmo fez os apstolos (2Tm 3.16). Na verdade, os escritores bblicos escreveram suas mensagens com palavras de seu prprio vocabulrio, porm, inspirados e influenciados pelo Esprito Santo. Ele guiou os escritores na escolha das palavras de acordo com a personalidade e o contexto cultural de cada um. Apesar de conter palavras humanas, a Bblia a Palavra de Deus. Deus, ao dar aos homens o Livro Divino, escolheu e preparou para isto servos seus, dando plena inspirao pelo Esprito Santo a eles (1Pe 1.10-12; 2Pe 1.21; J 32.18-20, etc.). Cada autor escreveu conscientemente conforme o seu estilo e vocabulrio e a sua maneira individual se de expressar, mas todos sob a influncia da inspirao de Deus. Assim, as palavras, com que registraram o que receberam de Deus, foram-lhes ensinadas pelo Esprito Santo (1Co 2.13). Esta inspirao plena atinge at as palavras usadas, inclusive a sua forma gramatical. Temos vrios exemplos na Bblia que mostram como a forma gramatical adequada, que os autores aplicaram, serviu para explicar grandes e importantes doutrinas. Leia Mateus 22.32 onde Jesus empregou o verbo ser, na forma de presente (Eu sou o Deus de Abrao,etc.) para provar a real existncia de vida aps a morte. A teologia modernista no aceita a doutrina sobre a inspirao plenria da Bblia. Eles concordam em aceitar que as idias ou pensamentos da Bblia podem ser inspirados, mas que as palavras usadas no texto so um produto de autores, os quais esto sujeitos a erros. Outros reconhecem a Bblia como autoridade em assuntos meramente espirituais, porm, em tudo que se relaciona com cincia, biologia, geologia ou histria, por exemplo, a Bblia no pode ser considerada uma autoridade. Eles dizem abertamente: Errar humano. Para dar uma aparncia de piedade e respeito s coisas de Deus eles dizem: A Bblia contm a Palavra de Deus, mas no a Palavra de Deus. Infelizmente esta crtica materialista contra a veracidade da Bblia tem se espalhado e levado muitos a se desviarem da f (1Tm 6.20,21).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

11

Negar a inspirao plena das Escrituras, portanto, desprezar o testemunho fundamental de Jesus Cristo (Mt 5.18; 15.3-6; Lc 16.17; 24.25, 27, 44, 45; Jo 10.35), do Esprito Santo (Jo 15.26; 16.13; 1Co 2.12-13; 1Tm 4.1) e dos apstolos (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21).

5. INERRNCIA
Inerrncia no quer dizer que os escritores eram infalveis, mas que seus escritos foram preservados de erros. Assim, inerrncia significa que a verdade transmitida em palavras que, entendidas no sentido que foram empregadas, entendidas no sentido que realmente se destinavam a ter, no expressam erro algum. O conceito de inerrncia das Escrituras contraria alguns crticos modernos que no aceitam a infalibilidade da Bblia. Tais crticos julgam haver erros nas Escrituras em razo de encontrarem nelas palavras divinas e humanas. No entanto, as dificuldades e discordncias encontradas, geralmente, so explicadas pelos textos paralelos encontrados em toda a Bblia. O ensino das Escrituras no tem discrepncias doutrinrias; nico em todo o mundo e pode ser defendido em qualquer cultura (Jo 17.17; 1Rs 17.24; Sl 119.142, 151; Pv 22.21). Teorias Evanglicas de Inerrncia Inerrncia Plena A Bblia plenamente veraz em tudo o que ensina e afirma. Isso se estende tanto rea da histria quanto da cincia. No significa que a Bblia tem o propsito primrio de apresentar informaes exatas acerca de histria e cincia. Portanto, o uso de expresses populares, aproximaes e linguagens fenomnicas so reconhecidos e entendidos no sentido de cumprir com o requisito da veracidade. Assim sendo, as aparentes discrepncias podem e devem ser harmonizadas. Alguns proponentes desta teoria: Harold Lindsell, Roger Nicole e Millard Erickson. Inerrncia Limitada A Bblia inerrante somente em seus ensinos doutrinrios salvficos. A Bblia no foi criada para ensinar as cincias matemticas ou astronmicas, nem Deus revelou questes de histria para haver maior compreenso da cultura. Assim sendo, pode conter erros. Alguns proponentes desta teoria: Daniel Fuller, Stephen Davis e William Lasor. Inerrncia de Propsito A Palavra de Deus isenta de erros no sentido de concretizar o seu propsito primrio de levar as pessoas a uma comunho pessoal com Cristo. Portanto, a Escritura verdadeira (inerrante) somente na medida em que realiza o seu propsito fundamental, e no por ser factual ou precisa naquilo que assevera. (Esta concepo semelhante Irrelevncia da Inerrncia). Alguns proponentes desta teoria: Jack Rogers e James Orr. Irrelevncia da Inerrncia A inerrncia substancialmente irrelevante por vrias razes: A inerrncia um conceito negativo. A concepo da Escritura deve ser positiva; A inerrncia no um conceito bblico; Na Escritura, erro uma questo espiritual ou moral, e no intelectual; A inerrncia concentra nossa ateno nos detalhes, e no nas questes essenciais das Escrituras;
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

12

A inerrncia impede uma avaliao honesta das Escrituras; A inerrncia produz desunio na Igreja.

6. O CNON BBLICO
Cnon ou Escrituras cannicas a coleo completa dos livros divinamente inspirados, que constituem a Bblia. Esse assunto intitula-se canonicidade. Trata-se do segundo grande elo da corrente que vem de Deus at ns. A inspirao o meio pelo qual a Bblia recebeu sua autoridade; a canonizao o processo pelo qual a Bblia recebeu aceitao definitiva. Uma coisa o profeta receber uma mensagem da parte de Deus, bem diferente tal mensagem ser reconhecida pelo povo de Deus. A Bblia um livro muito antigo. Para se ter uma idia, o livro de Gnesis comeou a ser escrito aproximadamente 1400 anos a.C. O ltimo livro da Bblia Apocalipse foi escrito perto do ano 100 da Era Crist. Foram necessrios 1500 anos para que todo o material ficasse pronto. E j se passaram mais de 2000 anos desde que seus livros comearam a circular. Mesmo assim, por mais antiga que seja sua mensagem, sempre foi atual e verdadeira. A Bblia foi escrita por aproximadamente 40 homens, e a Palestina foi seu bero. Logo que foram escritos, os livros comearam a circular individualmente. Mas, aos poucos, foram sendo agrupados em blocos e, mais tarde, unidos em um s volume. O primeiro telogo a utilizar a expresso cnone da Igreja foi Atansio, no ano 367 de nossa Era, reconhecendo oficialmente os livros aceitos como padro de f e conduta, incluindo os do Novo Testamento. Reconhecer um livro como cannico admitir sua autoridade em matria de f e prtica. Para ser autorizado e adquirir autoridade, o livro precisava ser inspirado por Deus. No era a igreja que conferia autoridade ao livro, mas o fato de ter sido ele inspirado por Deus ou no. A palavra cnon vem do grego kanon, que por sua vez derivou do hebraico kaneh que significa junco ou vara de medir (Ap 21.15), da tomou o sentido de norma, padro ou regra (Gl 6.16; Fp 3.16). importante frisar antes de tudo que nem a nao de Israel e nem a Igreja Crist tem poder para atribuir autoridade divina ou eclesistica aos Escritos Sagrados, mas, antes, reconhecer a caracterstica de autoria divina dos Escritos que j possuam tal qualidade, porque o critrio primrio da canonicidade a AUTORIA DIVINA e no a aprovao humana. Etapas da formao dos livros bblicos Em geral os livros bblicos passam por 3 etapas desde a sua origem at o reconhecimento como Escritura Sagrada. Etapa da transmisso oral Essa fase precede a escritura do livro. O contedo do livro circula de maneira oral atravs de formas fixas de transmisso. Era a forma comum aos povos orientais. Muitas leis circulam primeiramente na forma oral; os Evangelhos representam a redao da pregao dos apstolos sobre Jesus e a escritura dos mesmos ocorre somente a partir de 30 anos depois a morte de Jesus (Dt 6.6,7; Lc 1.1-4). Etapa da Escritura Nessa fase todas as tradies e pregaes so colocadas na forma de escritura regidas evidentemente por motivos, razes ou objetivos apropriados.

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

13

Etapa de canonizao Nesse perodo ocorre o conhecimento e o reconhecimento da escritura como literatura autorizada. A fase comea antes mesmo dos conclios eclesisticos, revelando a fora da comunidade no processo de seleo. Um bom exemplo a coleo das cartas de Paulo que se encontrava sedimentada quando Marcio divulgou uma das primeiras listas de livros reconhecidos da segunda metade do sc. II. No Antigo Testamento outro exemplo o livro de Ester que foi canonizado muito mais pela utilizao comunitria que propriamente pela adoo de critrios impostos. A Bblia dos judeus Antes de explanarmos sobre o cnon bblico do Antigo Testamento importante colocarmos em rpidas palavras a diviso da Bblia dos judeus, que possui somente o Antigo Testamento. A Bblia dos judeus dividida em trs partes: Lei ou Tor - A Lei marcou o comeo da coleo de materiais tidos como inspirados na comunidade judaica. Mesmo que o todo o A.T. seja considerado inspirado, h uma distino entre os livros em geral e a Lei de Moiss, nenhuma igual a sua autoridade. A Lei , portanto, o conjunto de livros mais antigos, reconhecidos como inspirados por Deus. So compreendidos os livros de Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio. Profetas ou Nebim A mensagem proftica era conhecida deste os tempos imemoriais como a Palavra de Deus, mas o trabalho de produo e reconhecimento da literatura proftica durou muitos anos. O profetismo em Israel e a sua literatura so um dos temas mais marcantes da histria bblica. Os livros de Josu, Juzes, Samuel e Reis incluam a lista de livros profticos entre os judeus. Estes so os chamados Profetas Anteriores, ou Outros Profetas. Isaas, Jeremias, Ezequiel e os 12 Profetas Menores so chamados de Profetas Posteriores. Os livros profticos so: Josu, Juzes, Samuel, Reis, Isaas, Jeremias, Lamentaes, Ezequiel, Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Escritos ou Ketubim - A canonizao dos livros chamados Escritos se deu aps a literatura proftica. Esto subdivididos em: Livros Poticos: J, Salmos, Provrbios; Os Cinco Rolos: eram assim chamados por serem separados e lidos anualmente em festas distintas. Cantares (Pscoa), Rute (Pentecostes, na Celebrao da Colheita), Lamentaes (no ms abibe, lembrando a destruio de Jerusalm pelos babilnicos), Ester (na Festa do Purim) e Eclesiastes (na Festa dos Tabernculos); Livros Histricos: Crnicas, Esdras, Neemias e Daniel. Cnon do Antigo Testamento Onde surgiu a idia do cnon a idia de que o povo de Deus deve preservar uma coleo de palavras escritas de Deus? A prpria Bblia d testemunho do desenvolvimento histrico do cnon. A coleo mais antiga das palavras de Deus os Dez Mandamentos. Portanto constituem o incio do cnon bblico.

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

14

O prprio Deus escreveu sobre duas tbuas de pedra as palavras que Ele ordenou ao seu povo (x 32.16; cf. Dt 4.13; 10.4). As tbuas foram depositadas na Arca da Aliana (Dt 10.5) e constituam os termos do pacto entre Deus e seu povo. Na poca patriarcal, a revelao divina era transmitida escrita e oralmente. A escrita j era conhecida na Palestina, sculos antes de Moiss; a arqueologia tem provado isto, inclusive tem encontrado inmeras inscries, placas, e documentos antediluvianos. O cnon do Antigo Testamento como temos atualmente, ficou completo desde o tempo de Esdras, aps 445 a.C. Entre os judeus, como j foi visto, ele trs divises, as quais Jesus citou em Lucas 24.44: Lei, Profetas e Escritos. A diviso dos livros no cnon hebraico diferente da nossa. Consiste em 24 livros em vez dos nossos 39, isto porque considerado um s livro cada grupo dos seguintes: Os dois livros de Samuel 1 Os dois livros de Reis 1 Os dois de Crnicas 1 Esdras e Neemias 1 Os doze Profetas Menores 1 Os demais livros do Antigo Testamento 19 Total 24 importante lembrar que livros da Bblia no seguem uma rodem cronolgica. O Antigo Testamento com seus 39 livros est dividido em quatro classes. Lei Histria Poesia - Profecia Lei compreende os 5 primeiros livros da Bblia, de Gnesis a Deuteronmio. Esses cinco livros tambm so chamados de Pentateuco e tratam desde a criao, chamada de Abrao, o xodo do povo de Israel da terra do Egito, a instituio da Lei at a conquista da Terra de Cana. Histria compreende 12 livros, indo de Josu a Ester. Contm a histria do povo escolhido de Israel. Tratam da formao, cultura e religio do povo de Deus. Poesia formado por 5 livros, de J a Cantares de Salomo. So chamados poticos devido ao gnero do seu contedo. Profecia Formado por 17 livros, que inicia em Isaas e vai at Malaquias, sendo que esta classificao subdividida em dois grupos: a) Profetas Maiores composto por 5 livros, de Isaas a Daniel. b) Profetas Menores composto por 12 livros, de Osias at Malaquias. Vale salientar que o nome Maior e Menor refere-se extenso do perodo de ministrao do profeta. Formao cannica O cnon do A.T. foi formado num espao aproximado de 1046 anos de Moiss a Esdras. Moiss escreveu as primeiras palavras do Pentateuco por volta de 1491 a.C. Esdras entrou em cena em 445 a.C. Esdras no foi o ltimo escritor na formao cannica do Antigo Testamento; os ltimos foram Neemias e Malaquias, porm, de acordo com os escritos histricos, Esdras sendo escriba e sacerdote reuniu os rolos cannicos, ficando o cnon encerrado em seu tempo.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

15

A chamada Alta Crtica tem feito uma devastao com seu modernismo e suas contradies no que concerne formao, fontes e autenticidade do cnon, especialmente do Antigo Testamento, mutilando quase todos os seus livros. Alta Crtica a discusso das datas e da autoria dos livros. Esta estuda a Bblia do lado de fora, externamente, baseada apenas em fontes do conhecimento humano. Por outro ngulo, a Crtica Textual, tambm conhecida como Baixa Crtica, estuda somente o texto bblico, e, ao lado da arqueologia, vem alando um progresso valioso, posto disposio do estudante das Escrituras. Cnon do Novo Testamento Semelhante ao Antigo Testamento, homens inspirados por Deus escreveram aos poucos os livros que compem o cnon do N.T. Sua formao levou apenas duas geraes: quase 100 anos. Em 100 d.C. todos os livros do Novo Testamento estavam escritos. O que demorou foi o reconhecimento cannico, isto motivado pelo cuidado e escrpulo das igrejas de ento, que exigiam provas concludentes da inspirao divina de cada um desses livros. Ao se estudar a formao do cnon do N.T., deve-se tomar como partida o estudo desenvolvido sobre as etapas de formao dos livros da Bblia. Houve um tempo em que no tinha nada escrito sobre Jesus Cristo e houve um tempo em que comeou a existir algo escrito sobre o movimento cristo. Perodo de transmisso oral A nfase primitiva dos apstolos era pregar o Evangelho e no registr-lo (At 2.14-16; 6.4). A igreja primitiva, aps os 30 primeiros anos da morte e ressurreio de Jesus, mostrou relutncia em escrever os ensinos do Senhor por vrios motivos: a) Os cristos primitivos esperavam um retorno prximo de Cristo; por isso, despendiam seu tempo na pregao do Evangelho; b) Havia uma preferncia natural ou circunstancial dos antigos pela palavra falada (2Jo 12); c) Os discpulos de Jesus foram escolhidos dentre um grupo no literrio da cidade; d) Os apstolos, que tinham sido testemunhas oculares de Jesus, no estavam disponveis enquanto o Evangelho no se espalhasse para alm da Judia. A origem dos escritos Trs foram os fatores que estimularam a necessidade de escritos sobre a vida de Jesus: a) A morte dos apstolos ameaa destruir a fonte dos ensinos autnticos sobre Jesus. Surgindo assim, a necessidade do combate a heresias; b) A difuso do Evangelho aos gentios, que no tinham um conhecimento profundo do Antigo Testamento, exigiu um ensino permanente autorizado (Lc 1.1-4); c) A demora do retorno de Jesus e a morte dos primeiros cristos que esperavam essa volta em vida trouxeram problemas para a f primitiva, surgindo com isso a necessidade de uma orientao doutrinria (1Ts 4.13 5.3). Desenvolvimento do Cnon As Escrituras da Igreja Crist no final do primeiro sculo era o Antigo Testamento. Por essa poca ainda estavam sendo produzidos os Evangelhos e as Epstolas Paulinas. As Epstolas estavam sendo lidas e colecionadas pelas comunidades que tinham sido alcanadas pela sua mensagem e, a partir de ento, tidas como teis para a direo dos crentes, mas no eram colocadas no mesmo nvel cannico das Escrituras do A.T. na leitura durante o culto. Entretanto, com a prtica do culto pblico, os Escritos cristos foram reconhecidos como Escritura e a jovem Igreja Crist comeava a perceber nos novos Escritos a inspirao divina.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

16

A crescente autoridade dos livros da literatura crist recebe agora grande influncia atravs do prestgio que lhes do as citaes dos autores da igreja (pais apostlicos), a comear por Clemente Romano, ainda no final do primeiro sculo (96 d.C.), quando o mesmo faz citaes de Mateus e Lucas, bem como do apstolo Paulo, recomendando a sua leitura. Classificao do Cnon O Novo Testamento composto de 27 livros, sendo que a ordem destes, como atualmente em nossas Bblias, no leva em conta a seqncia cronolgica dos acontecimentos. Assim como no A.T. se divide em quatro partes: Biografia Histria Doutrina Profecia Biografia Descreve o nascimento, vida, morte e ressurreio de Jesus, ou seja, relata o Seu glorioso ministrio entre os homens. Os trs primeiros so chamados de Evangelhos Sinticos. Compreende: Mateus, Marcos, Lucas e Joo. Histria assim chamado, pois registra a histria da Igreja, seu viver e agir. O livro tambm mostra o segredo do progresso da expanso do Evangelho e a Plenitude do Esprito Santo no meio da Igreja Primitiva. Compreende o livro de Atos dos Apstolos. Doutrina Esta classificao composta por 21 livros, e subdividida em Epstolas Pastorais e Epstolas Universais. Epstolas Pastorais Assim designadas por serem cartas com cunho doutrinrio direcionadas s pessoas ou igrejas especficas, com a finalidade de ensinar e explicar os fundamentos do Evangelho. So 13 Epstolas: Romanos, 1 e 2Corntios, Glatas, Efsios. Filipenses, Colossenses, 1 e 2Tessalonissenses, 1 e 2Timteo, Tito e Filemom. Epstolas Universais Tm essa denominao por serem direcionadas a todas as igrejas e cristos do mundo, e tm como objetivo consolar os cristos perseguidos, solidificar a f dos irmos e reiterar o conhecimento da Graas de Jesus Cristo. So 8 Epstolas: Hebreus, Tiago, 1 e 2Pedro, 1, 2 e 3Joos e Judas. Profecia formado por apenas 1 livro, chamado de Apocalipse. Este nome significa Revelao. Este livro trata dos acontecimentos futuros da humanidade, em especial da volta do Senhor Jesus. interessante observar que o Apocalipse o inverso do livro de Gnesis. L narra como tudo comeou, aqui como tudo findar. Os livros apcrifos Nas Bblias de edio catlico-romanas, o total de livros 73 e no 66, como na Bblia protestante. Isso acontece porque essa igreja, desde o Conclio de Trento, em 1546, incluiu no cnon do Antigo Testamento 7 livros apcrifos, alm de 4 acrscimos ou apndices cannicos, acrescentando ao todo, 11 escritos apcrifos. Isso porque esta igreja rejeita 3 e 4Esdras e a Orao de Manasss. Os livros apcrifos de 3 e 4Esdras so assim chamados porque nas Bblias de edio catlica-romana o livro de Esdras chamado de 1Esdras e o de Neemias, de 2Esdras. A palavra apcrifo significa, literalmente, escondido, oculto, isto em referncia a livros que tratam de coisas secretas e misteriosas. Apcrifo, porm, no significa condenado, porque muitos deles eram leituras prediletas de judeus e cristos. A carta de Judas, no N.T. chega a mencionar esses livros. Relacionamos a seguir alguns livros apcrifos:
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

17

Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Ester 10.4-16.24 (acrscimos), Histria de Suzana, Bel e o Drago, os Trs Jovens na fornalha (que so acrscimos aos livros de Daniel), Eclesistico, 1 e 2Macabeus, Orao de Manasss, 3 e 4Esdras, entre outros. Embora raramente possam ser encontrados, existem tambm os livros apcrifos do Novo Testamento, que so, entre outros: Evangelho segundo os hebreus, Os atos de Pilatos, Apocalipse de Pedro, Evangelho de Tom, Os atos de Paulo, Evangelho aos doze apstolos e Terceira Epstola aos corntios.

Resumo das heresias nos apcrifos Tobias uma histria novelstica sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Gabriel. Suas heresias: A justificao pela obras (4.7-11; 12.8) Mediao dos santos (12.12) Supersties (6.5,7 9,19) Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir (5.16-19)

Judite Histria de uma herona viva e formosa que salva sua cidade enganando o inimigo e, em seguida corta sua cabea. Sua grande heresia a prpria histria, na qual os fins justificam os meios. Baruc ou Baruque Traz, entre outras coisas, a intercesso pelos mortos (3.4). Eclesistico muito semelhante ao livro de Provrbios, no fosse tantas heresias. A saber: Justificao pelas obras (3.33,34) Trato cruel aos escravos (33.26,30; 42.1,5) Incentiva o dio aos samaritanos (50.27.28) Sabedoria de Salomo Livro escrito com a finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e a idolatria do epicurismo (filosofia grega da Era Crist). Suas heresias: O corpo como priso da alma (9.15) Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma (8.19,20) Salvao pela sabedoria (9.19) 1Macabeus Descreve a histria de trs irmos da famlia macabeus que, no chamado perodo interbblico (400 a.C. 3 A.D.), lutam contra os inimigos dos judeus visando a preservao do povo e da terra.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

18

2Macabeus No se trata da continuao de 1Macabeus. So narrativas paralelas, cheias de lendas e prodgios de Judas Macabeu. Suas heresias: A orao pelos mortos (12.44-46) Culto e missa pelos mortos (12.43) O prprio autor no se julga inspirado (2.25-27; 15.38-40) Intercesso pelos santos (7.28; 15.14) Adio ao livro de Daniel No captulo 13, contada a A Histria de Suzana. Segundo esta lenda, Daniel salva Suzana num julgamento fictcio baseado em falsos testemunhos. O captulo 14 conta-nos a histria de Bel e o Drago. Contm, ainda, histrias sobre a necessidade da idolatria. No captulo 3.24-90 est O cntico dos trs jovens na fornalha. A Igreja Romana aprovou os apcrifos em 18 de abril de 1546, para combater o movimento da Reforma Protestante, ento recente. Nessa poca, os protestantes combatiam violentamente as novas doutrinas romanistas: purgatrio, orao pelos mortos, salvao pelas obras, etc. A Igreja Romana via nos apcrifos base para essas doutrinas, e , apelou para eles, aprovando-os como cannicos. Houve prs e contras dentro da prpria Igreja de Roma. A primeira edio da Bblia romana com os apcrifos deu-se em 1592, com autorizao do Papa Clemente VIII. Os Reformadores protestantes publicaram a Bblia com os apcrifos colocando-os entre o Antigo e o Novo Testamento; no como livros inspirados, mas bons para a leitura e de valor literrio e histrico. Aps 1629, os evanglicos omitiram os apcrifos nas Bblias editadas, para evitar confuso entre o povo simples que nem sempre sabia discernir entre um livro cannico e um apcrifo. A origem dos apcrifos Aps Ageu, Zacarias e Malaquias a profecia emudeceu. As profecias que apontaram tempos opulentos e descrevem o Messias e seu reino de Glria comearam a deixar os judeus decepcionados por causa do no cumprimento imediato das promessas. A produo da literatura dessa poca tinha o objetivo de confirmar a f popular na esperana messinica. Outro fator importante foi a nostalgia advinda da disperso dos judeus aps a destruio de Jud, quando foi quebrada a hegemonia e enfraquecida a fora de suas tradies, adquirindo um novo tipo de vida e costumes. E por fim, as perseguies movidas pelos srios contra os judeus aps a morte de Alexandre Magno; quando essas perseguies aumentaram, multiplicou-se a literatura apcrifa, pois o nacionalismo judaico foi humilhado, o templo profanado e os tesouros de seu passado arrebatados. Deuterocannicos Designa os livros aceitos pelos catlicos que no foram includos no Cnon escriturstico da comunidade judaica. So sete livros mais alguns fragmentos que se encontram na traduo dos LXX. Os cristos os aceitam em segunda instncia, pois foram importantes para a primeira gerao de telogos cristos. Essa compreenso vem do fato do Cnon de 39 livros do Antigo Testamento ser uma herana judaica (chamada de Protocannicos canonizados primeiramente) enquanto que os livros chamados apcrifos foram acrescentados no Cnon pelos catlicos (canonizados posteriormente deuterocannicos). Os protestantes, portanto, ficam com os critrios dos judeus do sculo II, que consideram esses livros dentro de um perodo de no - revelao.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

19

Pseudepgrafos Pseudepgrafos so os livros religiosos e apocalpticos, escritos com a pretenso de serem sagrados, porm, nem discutidos foram, sendo rejeitados por todos (judeus, catlicos e protestantes). Alguns exemplos: Apocalipse de Sofonias, de Zacarias, de Esdras, Enoque ou Henoc, Os doze patriarcas, Salmos de Salomo, Ascenso de Moiss, Martrio de Isaas, entre outros.

TERMINOLOGIA PROTESTANTE

TTULO DO LIVRO Tobias Judite Eclesistico 1 e 2Macabeus Sab. de Salomo Acrs. (Ester 10.416.24) Acrs. (Dn 3.24-90) Orao de Manasss

TERMINOLOGIA CATLICA

Apcrifos (oculto, secreto)

Deuterocannicos (Canonizados posteriormente)

No pertencem Bblia

Pertencem Bblia

Pseudopgrafos

No pertencem Bblia

Enoque 3 e 4Esdras 3 e 4Macabeus Salmos de Salomo Livro dos Jubileus Ascenso de Moiss Os doze Patriarcas Martrio de Isaas

Apcrifos (oculto, secreto)

No pertencem Bblia

A respeito dos livros apcrifos e pseudopgrafos, seja qual for o valor devocional ou eclesistico que tiverem, no so cannicos. Isto se comprova pelos seguintes fatores: A comunidade judaica jamais os aceitou como cannicos; No foram aceitos por Jesus, nem pelos autores do Novo Testamento; A maioria dos primeiros grandes pais da Igreja rejeitou sua canonicidade; Nenhum conclio da Igreja os considerou cannicos seno no fim do sculo IV; Jernimo, o grande especialista bblico e tradutor da Vulgata, rejeitou fortemente os livros apcrifos; Muitos estudiosos catlicos romanos, ainda ao longo da Reforma, rejeitaram os livros apcrifos; Nenhuma igreja ortodoxa grega, anglicana ou protestante, at a presente data, reconheceu os apcrifos como inspirados e cannicos, no sentido integral dessas palavras. vista desses fatos importantssimos, torna-se absolutamente necessrio que os cristos de hoje jamais usem os livros apcrifos como se fossem Palavra de Deus, nem os citem em apoio autorizado a qualquer doutrina crist. Com efeito, quando examinamos segundo os critrios elevados de canonicidade, verificamos que aos livros apcrifos faltam os seguintes aspectos: Os apcrifos no reivindicam ser profticos;
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

20

No detm a autoridade de Deus; Contm erros histricos (v. Tobias 1.3-5 e 14.11) e graves heresias teolgicas, como a orao pelos mortos; Embora seu contedo tenha algum valor para a edificao nos momentos devocionais, na maior parte se trata de textos repetitivos; so textos que j se encontram nos livros cannicos; H evidente ausncia de profecia, o que no ocorre nos livros cannicos; Os apcrifos nada acrescentam ao nosso conhecimento das verdades messinicas; O povo de Deus, a quem os apcrifos teriam sido originalmente apresentados, recusou-os terminantemente.

7. O MATERIAL DA BBLIA
A histria da Bblia e como chegou at ns, encontrada em seus manuscritos. Assim como foi seu texto preservado e transmitido. Nos tratados sobre a Bblia, a palavra manuscritos sempre indicada pela abreviatura MS, no plural MSS. H em nossos dias, cerca de 4.000 MSS da Bblia, preparados entre os sculos II e XV. Vrios materiais foram usados na escrita nos tempos antigos, como: Linho Tem sido encontrado nas descobertas arqueolgicas. stracas So fragmentos de cermicas. mencionado na Bblia em J 38.14; Ezequiel 4.1. Foi muito usado na Babilnia. Em Atenas, para expressar a condenao ao ostracismo ou ao exlio, escrevia-se o nome dos condenados nos stracas. Conservam-se alguns com passagens do Antigo e Novo Testamento. Pedra Muitas inscries famosas encontradas no Egito e Babilnia foram escritas em pedra. Deus deu a Moiss os Dez Mandamentos escritos em tbuas de pedra (x 21.12; 31.1,28; Js 8.30-32). Dois outros exemplos so: a Pedra Moabita (850 a.C.) e a Inscrio e Silo, encontrada no tnel de Ezequias, junto ao tanque de Silo (700 a.C.). Um exemplo do emprego desse material o livro escrito em pedra, conhecido como Cdigo Hamurbi. Trata-se de um rei da Babilnia contemporneo de Abrao. identificado pelos cientistas como Anrafel de Gnesis 14.1. um cdigo de leis descoberto em Sus, em 1902, lindamente trabalhado em pedra, com dois metros de altura. Esse livro testemunha de que naqueles tempos o homem atingira uma capacidade literria notvel. O Cdigo trata do culto nos templos (pagos, claro), administrao da justia e leis em geral. Argila O material de escrita predominante na Assria e Babilnia era a argila, preparada em pequenos tabletes e impressa com smbolos em forma de cunha, chamados de escrita cuneiforme. Depois de preparada era assada em um forno ou seca ao sol. Milhares desses tabletes foram encontrados por arquelogos. Madeira Tbuas de madeira foram muito usadas pelos antigos para escrever. Durante muitos sculos a madeira foi a superfcie comum para escrever entre os gregos. Alguns acreditam que este tipo de material de escrita mencionado em Isaas 30.8, Habacuque 2.2 e Lucas 1.63.

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

21

Couro O Talmude judeu exigia especificamente que as Escrituras f fossem copiadas sobre peles de animais, sobre couro. praticamente certo, ento, que o Antigo Testamento foi escrito em couro. Os rolos, entre 26 e 70 cm de altura, eram enrolados em um ou dois pedaos d pau. de Papiro quase certo que o Novo Testamento foi escrito sobre pap Testamento papiro, por ser este o material de escrita mais importante na poca. O papiro feito co cortando-se em tiras sees delgadas se da cana de papiro, empapando-as em vrios banhos de gua, e depois as sobrepondo umas s outras as para formar folhas. O centro da indstria de papiro era o Egito, onde teve incio o seu emprego, has. cerca de 3000 a.C. O papiro um tipo de junco de grandes propores. As dimenses da folha de papiro preparada para a escrita eram normalmente de 30 cm 3m de comprimento por 30 cm de largura. Essas folhas eram formadas por tiras cortadas das plantas, sobrepostas cruzadas, cola coladas, prensadas e depois polidas. Eram escritas de um lado apenas e tinham uma cor amarelada. A folha do papiro cor assim preparada era chamada pelos gregos de biblos. ada

Velino ou Pergaminho Este tipo de material foi utilizado centenas de anos antes de Cristo e, por volta do sculo IV d.C., ele suplantou o papiro. Quase todos os manuscritos conhecidos so em velino. Seu uso generalizado vem dos primrdios do Cristianismo, mas j era conh conhecido em tempos remotos, pois foi mencionado em Isaas 34.4. O pergaminho preparado de modo especial chamava se velo. Este se tornou conhecido a chamava-se partir do sculo IV. Tem maior durabilidade. Foi muito usado nos cdices. Tudo indica que o vocbulo pergaminho derivou seu nome da cidade de Prgamo, capital de um riqussimo reino que rivou ocupou grande parte da sia Menor Eumenes II foi seu maior rei e este projetou formar uma Menor. biblioteca maior do que a de Alexandria, no Egito. O rei egpcio, por inveja, proibiu a impor importao do papiro, obrigando Eumenes a recorrer a outro material grfico. Tal fato motivou o surgimento de um novo mtodo de preparar peles, muito aperfeioado, que resultou no pergaminho. Embora os termos sejam usados como sinnimos, o velino era preparado originalmente com pele de bezerros e nte antlopes, enquanto o pergaminho era de pele de ovelhas e cabras. Obtinha assim um couro de abras. Obtinha-se excelente qualidade, preparado especial e cuidadosamente para receber escrita de ambos os lados. O Novo Testamento, menciona este material grfico em 2Timteo 4.13 e Apocalipse 6.14.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

22

A tinta usada pelos escribas era uma mistura de carvo em p com uma substncia semelhante goma arbica (Jr 36.18; Ez 9.2; 2Co 3.3; 2Jo 12; 3Jo 13). O carvo um elemento que se conserva admiravelmente atravs dos sculos, no sendo afetado por substncias qumicas.

8. PRESERVAO
Preservao a operao divina que garante a permanncia da Palavra Escrita, com base na aliana que Deus fez acerca de Sua Palavra Eterna (Sl 119.89, 152; Mt 24.35; 1Pe 1.23; Jo 10.35). A preservao das Escrituras, como o cuidado divino para a sua criao e formao do cnon, no foi acidental, mas sim o comprimento de uma promessa divina. A Bblia eterna, ela permanece porque nenhuma Palavra que Jeov tenha dito pode ser removida ou abalada; nem uma vrgula ou um ponto do testemunho divino pode passar at que seja cumprido. A Bblia permanece at hoje porque o prprio Deus tem se empenhado em preserv-la. Quando o rei Jeoiaquim queimou um rolo das Escrituras, Deus mesmo determinou a Jeremias que reescrevesse as palavras que haviam sido queimadas (Jr 36. 27,28), e, ainda determinou maldies sobre o rei, por haver tentado destruir a Palavra de Deus (Jr 36.29,31). Ademais o Senhor acrescentou ao segundo rolo palavras que no se encontravam no primeiro (Jr 36.32), pois a Palavra de Deus sempre h de prevalecer sobre a palavra do homem (Jr 44.17,28; At 19.19,20). Ficando esclarecido que Deus tem preservado apenas a Sua Palavra inspirada, aquilo que deve ser considerado como revelao de Deus. Para que os Textos Sagrados chegassem at ns, foi preciso muito cuidado e ateno da parte dos escribas, alm do grande envolvimento de Deus na preservao da Sua Palavra. Algumas regras que os judeus exigiam de cada escriba na formao dos rolos sagrados: O pergaminho tinha de ser preparado de peles de animais limpos, somente por judeus, sendo as folhas unidas por fios feitos de peles de animais limpos; A tinta era especialmente preparada; O escriba no podia escrever uma s palavra de memria. Tinha de pronunciar bem alto cada palavra antes de escrev-la; As letras e palavras eram contadas; Um erro numa folha inutilizava-a; Trs erros numa folha inutilizavam o rolo todo. Hoje a estratgia de Satans sobre a Palavra de Deus diferente, pois j que ele no consegue destru-la, procura desacredit-la (negando sua inspirao) e corromp-la com interpretaes pervertidas da verdade (1Tm 4.1,2; 2Tm 2.9-12). A ns, pois, como igreja e discpulos-servos cabe a responsabilidade de defender e preservar a verdade (1Tm 3.15) com o mesmo anseio que caracterizava a vida de Paulo (Fp 1.7,16).

9. LNGUAS ORIGINAIS
Hebraico Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico, o idioma oficial da nao de Israel, exceto algumas passagens de Esdras, Jeremias e Daniel, que foram escritas em aramaico. A mais extensa em Daniel (Dn 2.4-7.28).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

23

O hebraico faz parte das lnguas semticas, que eram faladas na sia Mediterrnea, exceto em algumas regies. As lnguas semticas formavam um ramo dividido em grupos, sendo o hebraico integrante do grupo cananeu. Este compreendia o litoral oriental e o territrio que constitui hoje a Jordnia. Integrava tambm o grupo cananeu de lnguas, o ugartico, o fencio e o moabtico. O fencio tem muita semelhana com o hebraico. O primitivo alfabeto hebraico oriundo do fencio, segundo a opinio dos versados na matria. Possivelmente Abro encontrou esse idioma em Cana, ao chegar ali, em vez de traz-lo da Caldia. Em Gnesis 31.47, v-se que Labo, o sobrinho de Abrao, vivendo em sua terra, a Caldia, falava aramaico, ao passo que Jac, recm-chegado de Cana, falava o hebraico. A lngua hebraica chamada no Antigo Testamento de lngua de Cana (Is 19.18) e lngua judaica ou apenas judaico (Is 36.13). Como a maior parte das lnguas do ramo semtico, o hebraico l-se da direita para esquerda. O hebraico composto de 22 letras todas consoantes em seu alfabeto. H sinais voclicos, sim, mas no podem ser chamados de letras. Sabe-se agora que a forma primitiva dos caracteres hebraicos estava em uso na Palestina 1800 anos antes de Cristo. H exemplos mais recentes das letras hebraicas no Calendrio de Gzer (950-920 a.C.), na Pedra moabita (850 a.C.); na inscrio de Silo (702 a.C.); nas moedas do tempo dos irmos Macabeus (175-100 a.C.), e em alguns fragmentos dos escritos achados junto ao Mar Morto, a partir de 1947 d.C. Esta forma primitiva do hebraico passou por modificaes ao longo da histria. Aps o exlio, teve incio a chamada escrita quadrada, que, por fim, foi convertida na atual forma do alfabeto hebraico pelos massoretas (cada um que colaborava na Massor comentrios crticos acerca da Bblia feita por doutores judeus). As letras tipo bloco eram escritas em maisculas, sem vogais, sem espaos entre palavras, frases e sem pontuao. A escrita hebraica dos tempos antigos s empregava consoantes sem qualquer sinal de vocalizao. Os sons voclicos eram supridos pelos leitores durante a leitura, o que dava origem a constantes enganos, uma vez que havia palavras com as mesmas consoantes, mas com acepes diferentes. Quer dizer, a pronncia exata dependia da habilidade do leitor, levando em conta o contexto e a tradio. por causa disso que se perdeu a pronncia de muitas palavras bblicas. Aps o sculo VI, os eruditos judeus residentes em Tiberades, passaram a colocar na escrita sinais voclicos, perpetuando assim, a pronncia tradicional. Esses sinais so pontos colocados em cima, em baixo e dentro das consoantes. Os autores desse sistema de vocalizao chamavam-se massoretas palavra derivada de massorah, que quer dizer tradio, isto porque os massoretas, por meio desse sistema, fixaram a pronncia tradicional do hebraico. Textos bblicos posteriores ao sculo VI, so chamados de massorticos, porque contm sinais voclicos. Os mais famosos eruditos massoretas foram os judeus Moises bem Asher e seus filhos Aro e Naftali, que viveram e trabalharam em Tiberades, na Galilia. Alm do texto massortico, h outro texto hebraico das Escrituras, o Pentateuco Samaritano, que emprega os antigos caracteres hebraicos. do tempo pr-cristo. So, portanto, dois tipos de texto que temos em hebraico: o massortico e o Pentateuco Samaritano. Aramaico O aramaico um idioma semtico falado desde 2000 a.C., em Ar ou Sria, que a mesma regio (Ar hebreu; Sria grega). Nas Escrituras, o territrio da Sria no o mesmo de hoje, o que acontece tambm com outras terras bblicas. O primitivo territrio estendia-se das montanhas do Lbano at alm do rio Eufrates, incluindo a Babilnia; Mesopotmia Superior, conhecida na Bblia por Ar- Naaraim; e Pad-Ar (Gn 25.20), e outros distritos. Era ainda falado numa grande rea da Arbia Ptrea.

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

24

Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas nesse idioma: uma palavra designando nome de lugar em Gnesis 31.47; um versculo em Jeremias (Jr 10.11) cerca de seis captulos no livro de Daniel (Dn 2.4b-7.28); e vrios captulos em Esdras (Ed 4.8-6.18; 7.12-26). A influncia do aramaico foi profunda sobre o hebraico, comeando no cativeiro em Israel, em 722 a.C. na Assria. E continuando atravs do cativeiro do Reino de Jud, em 587 a.C., na Babilnia. Em 536 a.C. quando Israel comeou a regressar do exlio, falava o aramaico como lngua oficial. por esta razo que, no tempo de Esdras, as Escrituras que eram em hebraico, ao serem lidas em pblico, era preciso algum que pudesse interpret-las, para compreenderem o seu significado (Ne 8.5,8). No tempo de Cristo, o aramaico tornara-se a lngua oficial dos judeus e naes vizinhas, estas foram influenciadas pelo aramaico devido s transaes comerciais dos arameus na sia Menor e litoral do mediterrneo. Em 1000 a.C., o aramaico j era lngua internacional do comrcio nas regies situadas ao longo das rotas comerciais do Oriente. O aramaico tambm chamado siraco, no Norte (2Rs 18.26; Ed 4.7; Dn 2.4 ARC), e tambm caldaico, no sul (Dn 1.4). Tinha o mesmo alfabeto que o hebraico, s diferia nos sons e na estrutura de certas partes gramaticais. Do mesmo modo que o hebraico, no tinha vogal, s a partir de 800 a.C. que os sinais voclicos foram introduzidos. Foi usado pelo Senhor Jesus e seus discpulos e pela Igreja Primitiva, em Jerusalm. Em Mateus 5.18, quando Jesus diz que a menor letra o jota (aramaico iode) Ele se refere ao alfabeto aramaico, pois somente neste que se verifica isto (a letra iode originou o nosso i). Nos dias de Jesus, o aramaico j se modificara um pouco na Palestina, resultando no aramaico palestinense, como o chamam os eruditos. Tambm em Marcos 14.36, o uso da palavra aramaica abba, por Jesus, outra evidncia de que Ele falava aquela lngua. Que Ele tambm falava o hebraico evidente em Lucas 4.16-20; uma vez que os rolos sagrados eram escritos em hebraico. Temos assim algumas palavras aramaicas preservadas para ns no Novo Testamento: Talitha Cumi (menina, levanta-te) em Marcos 5.41; Ephata (Abra-te) em Marcos 7.34; Eli, Eli lama sabachthani (Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?) em Mateus 27.46; Jesus se dirigia habitualmente a Deus como Abba (Pai). Note a influncia disto em Romanos 8.15 e Glatas 4.6; Outra frase comum dos primeiros cristos era Maranatha (Vem, nosso Senhor) em 1Co 16.22. O hebraico foi de fato absorvido pelo aramaico, mas continuou sendo a lngua oficial do culto divino no Templo e nas sinagogas, dos rolos sagrados e dos rabinos e eruditos. Havia escolas de rabinos, inicialmente em Jerusalm e, depois da queda da cidade, em Tiberades. Havia escolas semelhantes noutros centros judaicos. As conquistas rabes e a propagao do islamismo em largas reas da sia, frica e Europa, reduziram e por fim destruram a influncia do aramaico. Por sua vez, o hebraico, sendo lngua morta, comeou a ressurgir. Para que se cumprissem as profecias referentes a Israel, era necessrio que a lngua revivesse e assumisse a posio que hoje desfruta na famlia das naes modernas. O aramaico ainda sobrevive numa remota e pequena vila da Sria, chamada Malloula, com a populao de aproximadamente 4.000 habitantes. Devido aos hebreus terem adotado o aramaico como uma lngua, esta passou a chamar-se hebraico, conforme de v em Joo 5.2; 19.13,17, 20; Atos 21.40; 26.14; Apocalipse 9.11. Portanto, quando o Novo Testamento menciona o hebraico, trata-se na realidade, do aramaico. Marcos, escrevendo para os romanos, pe em seu livro referncias aramaicas (Mc 5.41 e 15.34); Mateus que escreveu para os judeus escreve a mesma passagem em hebraico (Mt 27.46).
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

25

O Antigo Testamento contm, alm do hebraico e aramaico, algumas palavras persas, como tirsata (Ed 2.63) e strapa (Dn 3.2). Grego Esta a lngua em que foi originalmente escrito o Novo Testamento. A nica dvida paira sobre o livro de Mateus, que muitos eruditos afirmam ter sido escrito em aramaico. O grego faz parte do grupo de lnguas arianas. Vem da fuso de dois dialetos: drico e tico. Os dricos e os ticos foram as duas principais tribos que povoaram a Grcia. uma lngua de expresso mais precisa, e das lnguas bblicas, a que mais se conhece, devido a ser mais prxima da nossa. O grego do Novo Testamento no o grego clssico dos filsofos, mas o dialeto popular do homem da rua, dos comerciantes, dos estudantes, que todos podiam entender: era o Koin. Este dialeto formou-se a partir das conquistas de Alexandre, em 336 a.C. Nesse ano, Alexandre subiu ao trono e, no curto espao de tempo de 13 anos, alterou o rumo da histria do mundo. A Grcia tornou-se um imprio mundial, e toda a terra conhecida recebeu influncia da lngua grega. Deus preparou deste modo, um veculo lingstico para disseminar as novas do Evangelho at aos confins do mundo, no tempo oportuno. At no Egito o grego se imps, pois a foi a Bblia traduzida do hebraico para o grego a chamada Septuaginta, cerca de 285 a.C. Nos dias de Jesus, os judeus entendiam quase to bem o grego como o aramaico, haja vista que a Septuaginta em grego era popular entre os judeus. Nos primrdios do Cristianismo, o Evangelho pregado ou escrito em grego podia ser compreendido pelo mundo todo. S Deus podia fazer isto! Ele no enviaria seu Filho ao mundo enquanto este no estivesse preparado, a esse preparo inclua uma lngua conhecida por todos (Mc 1.15; Gl 4.4). A lngua grega tem 24 letras; a primeira alfa e a ltima mega. Quando em Apocalipse Jesus diz que o Alfa e o mega, est firmando que o primeiro e o ltimo. Os gregos receberam seu alfabeto atravs dos fencios. Um personagem lendrio, Kadmos, introduziu a escrita fencia na Grcia, conforme mostram estudos a respeito. As descobertas arqueolgicas mais importantes para o estudo do Novo Testamento foram as colees de documentos de papiros do Egito. Na maioria desses documentos foram usados a lngua e o alfabeto gregos. Os estudiosos perceberam que se tratava de uma lngua idntica do Novo Testamento. Palavras e frases que ocorrem apenas uma ou duas vezes nos escritos neotestamentrios aparecem repetidas vezes nos papiros. Por isso, as tradues da Bblia feitas depois de 1895 diferem de outras mais antigas. Uma srie de instrues do governo aos funcionrios locais ordena-lhes a preparao da visita do soberano. O termo usado para visita parousia, a mesma palavra usada pelos autores do Novo Testamento para indicar a segunda vinda de Cristo. Nessa expresso, os leitores tero reconhecido a imagem de uma visita da realeza. Os papiros tambm revelam o dio do povo contra o sistema de cobradores de impostos como os existentes na Palestina. Testemunham recenseamentos feitos de 14 em 14 anos, quando avisos pblicos ordenavam aos cidados que voltassem s suas terras de origem, tal qual aconteceu com Jos e Maria, por ocasio do nascimento de Jesus. Entre os papiros tambm foram encontradas cpias de obras gregas famosas como Ilada e Odissia. Tambm foram recuperadas cpias do Antigo Testamento em grego (Septuaginta) e do Novo Testamento. Um minsculo fragmento da pgina do Evangelho de Joo foi copiada em torno de 130 d.C. a pea mais antiga dos manuscritos do Novo Testamento a sobreviver. Dois dos mais importantes grupos de manuscritos do Novo Testamento so os papiros Bodmer (um dos quais data de fins do sculo II) e os papiros Chester Beatty (provavelmente do incio do sculo III). Esses manuscritos s contm partes do Novo Testamento. O Cdice Sinatico, do sculo IV, contm todo o Novo Testamento, e o Cdice Vaticano chega at Hebreus 9.13. Os dois manuscritos foram feitos provavelmente por copistas profissionais em Alexandria, no Egito.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

26

Poucas pessoas podiam possuir manuscritos das Escrituras Sagradas, por isso as igrejas crists geralmente possuam alguns para uso de todos os seus membros. Ningum v supor que por no conhecer as lnguas originais das Escrituras, no compreender a revelao divina. Sim, o conhecimento e a compreenso dos originais auxiliaro muito, mas no o aspecto principal, por no ser o suficiente.

7. TRADUES DA BBLIA
Com a disperso dos judeus aps o evento do exlio babilnico, a expanso do Cristianismo e, conseqentemente, a necessidade de transportar o texto original para novos cdigos de linguagem e, conseguir nas novas lnguas, palavras que encerrem o sentido dos termos primrios, teve incio a produo de tradues da Bblia. O processo dinmico, assim como a lngua sofre contnuas mudanas, as tradues e suas revises tambm acompanham esse ritmo, na meta de trazer de forma mais atualizada possvel o que o texto primitivo queria dizer. Entretanto, nem sempre foi assim. Algumas tradues assumiram carter de santidade, tais como a Vulgata Latina e a chamada King James (inglesa), culminado na proibio, por parte da igreja oficial, da iniciativa de outras tradues para lnguas no autorizadas ou no santas. Tudo isso nos leva ao pensamento de que em essncia as tradues so tambm verses, ou seja, muitas vezes podem estar a servio de interesses teolgicos ou polticos e ainda, por outro lado, representam o esforo de uma procura constante de atualizao da Palavra de Deus como busca de fidelidade ao texto original. Isso pode significar que dois ou mais tradutores podem usar termos diferentes numa poca de acordo com a percepo lingstica da poca. Vejamos algumas das mais importantes tradues ou verses de Bblias existentes: A Septuaginta (LXX) Logo aps o cativeiro babilnico, a lngua hebraica j no era to falada por sofrer influncia do idioma aramaico em uso corrente na Babilnia. Os judeus eram muitos fiis tradio de manter os orculos em sua prpria lngua, no permitiam que os livros sagrados fossem traduzidos para outro idioma. Todavia, muitos anos depois, essa atitude exclusivista e ortodoxa teria de dar lugar a um senso mais prtico e liberal. Quando Alexandre, o Grande, estabeleceu o Imprio Grego, a partir de 331 a.C., o idioma grego popularizou-se, ao ponto de se tornar indispensvel uma traduo da Sagrada Escritura para essa lngua. Com a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., o Imprio foi dividido entre seus generais. O Imprio Grego, incluindo a Palestina, passou a ser dominado pelo general Ptolomeu I. Nesse perodo, estabeleceu-se em Alexandria uma grande biblioteca. Para que o general Ptolomeu I completasse sua biblioteca, faltava ao seu grande acervo a lei dos hebreus, at ento mantida em seu idioma original, o hebraico. Conforme o escritor Aresteas, a traduo grega foi feita por 72 sbios judeus (por isso o seu nome Septuaginta), na cidade Alexandria, a partir de 285 a.C. Da seleo desses 72 sbios, seis eram de cada tribo de Israel, os quais foram enviados a Alexandria. Os sbios judeus se isolaram em locais preparados antecipadamente e ali traduziram o Antigo Testamento para o grego. Isso ocorreu por volta do ano 250 a.C. A Septuaginta formou a base para muitas verses futuras. As cpias que temos hoje esto acompanhadas de cpias em grego do Novo Testamento. Os originais dessa verso esto perdidos. Mas suas trs mais antigas e melhores cpias esto guardadas. So elas:
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

27

1) Alexandrino: contm o Antigo Testamento grego e quase todo o Novo, no registrando oito captulos da Segunda Carta aos Corntios, cerca de quatro captulos de Joo e 24 captulos de Mateus. Contm ainda a primeira Epstola de Clemente de Roma e parte da Segunda. Encontra-se no Museu Britnico. 2) Sinaticus: Foi encontrado pelo sbio alemo Constantino Tischendort, em 1844, no mosteiro de Santa Catarina, situado na encosta do Sinai. Sua data de cerca de 325 d.C. Contm todo o Antigo Testamento grego, alm das Epstolas de Barnab e parte do Pastor de Hermas. Encontra-se no Museu Britnico desde 1933. 3) Vaticano: Contm o Antigo Testamento com omisses. Est na Biblioteca do Vaticano. Vulgata Latina No sculo II d,C., o latim substituiu o grego, tornando-se, durante muitos anos, a linguagem diplomtica da Europa. Por isso, o bispo Dmaso, em 382 d.C., encarregou So Jernimo de traduzir da Septuaginta para o latim o livro de Salmos e o Novo Testamento. Essa traduo ficou conhecida por Vulgata e foi a referncia de todas as tradues durante os mil anos seguintes. No Conclio de Trento (1545-1547), a igreja catlica proclamou a Vulgata como a autntica verso das Escrituras em latim. Em 1952 foi feita uma reviso melhorada, a qual tem sido a base da Bblia catlica at hoje. Durante sculos a igreja catlica considerou a Vulgata intocvel ao ponto de no permitir qualquer outra traduo que no fosse baseada na Vulgata Latina, uma verso sagrada. Targuns Em conseqncia da diminuio do conhecimento da lngua hebraica entre o povo a partir do perodo persa (sc. VI a.C.), surgiu a necessidade de uma traduo do texto bblico lido na sinagoga para o dialeto aramaico da regio. No comeo a tradio era puramente oral, a cargo do leitor da comunidade, sob a caracterstica da parfrase. Verso de Joo Wycliffe (1383) O ingls Joo Wycliffe agrupou as palavras-chaves dos duzentos idiomas falados em sua ptria e fez deles uma lngua, traduzindo quase todas as Escrituras Sagradas, partindo-se da Vulgata Latina. Seu objetivo com isso era dar aos ingleses uma verso no seu prprio idioma. Ele conseguiu o seu intento e fez uma verso da Bblia inteira para o ingls, a partir da Vulgata. A Wycliffe Bible Translators, a United Bible Societies, as Sociedades Bblicas, numerosas organizaes missionrias e o trabalho exaustivo dos tradutores, e tambm dos nativos de diversos pases, tm proporcionado a traduo das Escrituras Sagradas para inmeras lnguas e dialetos, permitindo que sejam conhecidas pelos povos espalhados por todo o mundo. As tradues de Lutero e Tyndale A inveno da imprensa, por Gutenberg, na Alemanha, em 1454, foi uma grande ajuda para a pregao da Palavra de Deus. Por volta dos anos 1521 e 1522, na Alemanha, Martinho Lutero traduziu o Novo Testamento do grego para o alemo popular e, logo aps, seguiu seu intento iniciando a traduo de todo o Antigo Testamento diretamente do hebraico, terminando onze anos mais tarde, precisamente em 1534. Os editores, percebendo que a Bblia de Lutero teve impressionante aceitao, comearam a publicar novas edies.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

28

O ingls William Tyndale, da mesma poca de Lutero, empenhou-se na grande tarefa de colocar a Bblia na mo de seu povo. Para tanto, deixou a Inglaterra em 1524, e foi Alemanha, certo de que essa campanha seria impossvel em sua ptria. Ao fim de um extenuante ano de trabalho, Tyndale lana o Novo Testamento em ingls, baseado nos idiomas que Wycliffe havia reunido. Em oculto, no ano de 1526, cerca de seis mil cpias da poderosa Palavra de Deus foram distribudas. Quando os opositores da Bblia souberam do fato, moveram contra a Bblia intensa perseguio, terminando com um grande espetculo pblico. Esse local pblico foi denominado Cruz de Paulo, onde amontoaram 150 cestos de Novos Testamentos e constrangeram os crentes a atear fogo. A queima foi to intensa que o povo estava agora disposto a pagar qualquer preo pelo livro proibido. Dessa forma, as impressoras alems tiraram novas edies, que entraram na Inglaterra enriquecendo gananciosos comerciantes e espalhando a luz do Evangelho nos redutos da idolatria. No entanto, sofrimentos viriam para pr em prova o povo de Deus. O bispo Tunstall e o cardeal Wolsey, lderes da oposio Bblia, prenderam dezenas de pessoas, queimaram vivos todos os condenados morte e enviaram agentes Alemanha para prender Tyndale e o levarem vivo Inglaterra. Ciente do perigo que corria, Tyndale escondeu-se em casa de Filipe, o Magnnimo, amigo da Reforma, e ali comeou a estudar o hebraico e a traduzir o Antigo Testamento para o ingls. Tyndale foi preso no dia 6 de outubro de 1536 e estrangulado publicamente. Em seguida queimaram o seu corpo. Devido perseguio que se alastrava pela Europa na poca, infelizmente o Antigo Testamento s foi traduzido at o livro de Crnicas. A verso de William Tyndale, a primeira do Novo Testamento do grego original, foi impressa na Alemanha, em 1536. Ele completou a traduo do Pentateuco a partir do hebraico, em 1530, e seguiu traduzindo os demais livros do Antigo Testamento. Antes do seu martrio, em 1536, deixou seu amigo Joo Rodgers incumbido de concluir a obra. A Bblia inteira foi impressa em ingls em 1537. Mas por causa do dio e da perseguio ao mero nome de Tyndale, foi publicada sob o nome de Toms Mateus, sendo conhecida at os dias de hoje na Inglaterra como a Bblia de Mateus. Tyndale no podia achar descanso em parte alguma na sua Inglaterra nativa. Ele a deixou em 1524 para ir Alemanha e outras partes do continente europeu, deportado por causa da sua f e esforos para dar a Bblia ao povo simples. Estudava e traduzia sem que ningum soubesse e buscava impressores evanglicos para imprimir seu Novo Testamento. Considera-se que no menos de 18.600 exemplares foram passados em contrabando para a Inglaterra, escondidos debaixo de telas e sacos de farinha. Os bispos catlicos insistiam em manter soldados inspecionando os barcos que chegavam a todos os portos do oeste da Inglaterra. Nessa investida, acharam centenas de exemplares do Novo Testamento, que foram queimados publicamente nas praas de Londres. Apesar de toda essa perseguio, os livros continuaram chegando e sendo vendidos, pois havia muitos comerciantes evanglicos e o povo estava conhecendo a Bblia com ansiedade. Ao ser encontrado pelos lderes romanos, Tyndale foi preso. Mesmo encarcerado, ele se ocupava dia e noite com a traduo do Antigo Testamento. Tyndale morreu queimado em praa pblica na Anturpia. King James ou verso do Rei Tiago Ao eliminar a autoridade papal, Henrique VIII acabou promovendo uma reforma religiosa em seu pas. Mas tal reforma no agradou a todos, mesmo porque a nova religio ainda continuava com muitas prticas da Igreja Romana. Os que se conformaram com a situao religiosa vieram a se chamar Anglicanos. Aqueles que queriam uma reforma mais profunda, nos moldes da Luterana, foram chamados Puritanos.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

29

Em 1603, o rei Tiago I, to logo subiu ao trono ingls, convocou alguns dos mais ilustres Anglicanos e Puritanos para discutirem coisas erradas dentro da igreja. Havia muito debate entre os dois lados, pois enquanto um usava a Bblia do Bispo, o outro usava a de Genebra, ou Calvinista. Cada partido religioso procurava menosprezar a Bblia do outro. O rei Tiago indicou ento uma comisso de 54 eruditos dentre os dois grupos religiosos para que preparassem uma reviso perfeita e completa da Bblia, que passaria a ser a verso oficial da igreja da Inglaterra. A comisso, em vez de revisar, preparou uma traduo direta das Escrituras hebraica e grega, trazendo luz a famosa verso hoje conhecida por Verso do Rei Tiago, publicada em 1611. A Bblia em Portugus A primeira traduo da Bblia em portugus foi feita pelo pastor Joo Ferreira de Almeida. Fato interessante que o trabalho foi realizado fora de Portugal, na cidade de Batvia, ilha de Java, no Oceano ndico. Hoje, chama-se Jacarta, capital da Indonsia. Almeida foi ministro do Evangelho da Igreja Reformada Holandesa, a mesma que evangelizou o Brasil, com sede em Recife durante a ocupao holandesa, no sculo XVII. Ele nasceu em 1628, em Torre de Tavares, Portugal e faleceu em Java, em 1691. A Verso de Almeida Almeida traduziu primeiro o Novo Testamento, o qual foi publicado em 1681 em Amsterd, Holanda. O Antigo Testamento foi traduzido primeiramente at Ezequiel. Foi interrompida a traduo por causa da sua morte, em 1691. Ministros do Evangelho da Igreja Reformada Holandesa, amigos de Almeida, terminaram a referida traduo em 1694, e publicaram a traduo completa em 1753. A Sociedade Bblica Britnica e Estrangeira, de Londres, comeou a publicar a traduo de Almeida em 1809, apenas o Novo Testamento. A Bblia completa num s volume comeou a ser publicada partir de 1819. A Bblia de Almeida foi publicada pela primeira vez no Brasil em 1944 pela Imprensa Bblica Brasileira, uma organizao da Igreja Batista. Em 1951 esta organizao lanou a Edio Revista e Corrigida, abreviadamente conhecida por ARC. De 1946 a 1956, uma comisso de especialistas brasileiros preparou a Edio Revista e Atualizada de Almeida, conhecida por ARA. O N.T. foi publicado em 1951 e o A.T. em 1958. Outras Tradues Verso do Padre Antonio Pereira de Figueiredo uma obra do padre portugus de mesmo nome, o qual traduziu a Bblia tomando como base a Vulgata. A primeira edio culminou na publicao do N.T. em 1778. O A.T. foi concludo em 1821 e continha os apcrifos. Fato curioso que uma nova edio preparada por Bagter (editor ingls de Bblias) em 1828 foram eliminados os apcrifos. Em 1842, a rainha de Portugal, Maria II, aprovou o trabalho de Bagter. Traduo Brasileira Feita por uma comisso de telogos brasileiros e estrangeiros. O Novo Testamento foi publicado em 1910 e o Antigo Testamento e 1917. uma traduo muito fiel ao original. Esgotada, sua publicao foi suspensa em 1954. Traduo de Humberto Rhoden Padre brasileiro, de Santa Catarina. Traduziu s o Novo Testamento, publicado em 1935. Esse padre deixou a Igreja Romana. uma verso muito usada na crtica textual.
Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Apostila de Bibliologia

30

Traduo de Mato Soares Tambm era padre brasileiro. Traduziu da Vulgata. Sua traduo foi publicada no Brasil em 1946. Em Portugal desde 1933. a Bblia popular dos catlicos romanos de fala portuguesa. Essa traduo possui um grave inconveniente, so os itlicos muito extensos que conduzem a preconceitos e cria tendncias. Bblia de Jerusalm No final da dcada de 50, a Escola Bblica de Jerusalm, localizada na Frana, publicou uma obra criteriosa baseada nos melhores manuscritos hebraicos e gregos. Em 1973, no Brasil, teve incio o trabalho de traduo a partir desses textos franceses, realizado por uma equipe de exegetas catlicos e protestantes, os quais concluram o Novo Testamento em 1976 e o Antigo em 1981, com introdues, nota de rodap, referncias marginais e apndices. Bblia na Linguagem de Hoje (BLH) Traduo empreendida pela Sociedade Bblica do Brasil, a qual publicou o N.T. em 1973 e a Bblia completa em 1988. A proposta desse texto a comunicao ao leitor da Bblia numa linguagem falada no Brasil atualmente. Nesse texto, as medidas e calendrios j so dados nos seus equivalentes modernos. Traduo Novo Mundo As Testemunhas de Jeov publicam uma verso falsificada de toda a Bblia a Traduo Novo Mundo. O texto mutilado e cheio de interpolao (elementos que no constam no original). Foi preparado para apoiar as crenas antibblicas dessa seita.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
1. Cabral, J. Introduo Bblica. 7ed. Rio de Janeiro-RJ: Universal Produes, 2001. 2. Faculdade Teolgica e Apologtica Dr. Walter Martin. Curso Interdenominacional de Teologia. Mdulo I. Jundia: ICP, 2003. 3. Faculdade Teolgica e Apologtica Dr. Walter Martin. Curso Interdenominacional de Teologia. Mdulo II. Jundia: ICP, 2003. 4. Geisler, Normam & Nix, William. Introduo Bblica: como a bblia chegou at ns. 1ed. So Paulo: Vida, 2006. 5. IBADEP Instituto Bblico das Assemblias de Deus no Estado do Paran. Bibliologia. 4ed. Guara-PR: Ibadep, 2005. 6. Silva Filho, Isaac Severino. Apostila de Bibliologia. 1ed. So Luis-MA: Instituto Bblico Logos, 2009.

Prof. Eduardo Sousa Bel. em Teologia Ps-graduando em Teologia Bblica (98) 9135 2769 - 8818 8931 eduardo@mosaique.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen