Sie sind auf Seite 1von 25

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO PAR OUVIDORIA AGRRIA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Emenda Constitucional n 30, de 20 de Abril de 2005 Lei Complementar n 14 de 17 de Novembro de 1993 Resoluo n 0021/2006-GP Resoluo n 018/2005-GP Resoluo n 017/2006-GP Constituio Federal, Captulo III, da Poltica Agrcola e Fundiria e da Reforma Agrria Decreto n 2.410, de 06 de outubro de 1997 Lei n 6.437, de 9 de janeiro de 2002

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO


EMENDA CONSTITUCIONAL N 30, DE 20 DE ABRIL DE 2005.

D nova redao a Dispositivos da Constituio Estadual. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PAR estatui e sua Mesa Diretora promulga a seguinte Emenda Constitucional: Art. 1 O artigo 167 da Constituio do Estado do Par, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 167. Para dirimir conflitos fundirios, o Tribunal de Justia propor a criao de varas especializadas, com competncia exclusiva para questes agrrias.
1 .......................................................................................................................................................

a. ao Estatuto da Terra, Cdigo Florestal e legislaes complementares; b. poltica agrcola, agrria e fundiria, nos termos previstos pelas Constituies Federal e Estadual;
c. .............................................................................................................................................

d. (revogada)
e. ............................................................................................................................................. 2. ......................................................................................................................................................

3. As Varas Agrrias so providas por Juzes de Direito de 2 Entrncia, na forma prevista pelo Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado, desde que aprovados em curso de aperfeioamento.
4. ......................................................................................................................................................

5. pressuposto para designao que o Juiz tenha sido aprovado em curso de aperfeioamento de Direito Agrrio, organizado pela Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justia do Estado, preferencialmente com a colaborao das Universidades e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seo Par.

Art. 2. Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicao. PALCIO CABANAGEM, MESA DIRETORA DA ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PAR, EM 20 DE ABRIL DE 2005.

Republicado por ERRO de impresso no D.O.E 30.424, de 27/04/2005. cad. 03, pag. 07 DIRIO OFICIAL N. 30425 de 28/04/2005

ART. 167 DA CONSTITUIO DO ESTADO DO PAR


........................................................................................................................................................

Art. 167. Para dirimir conflitos fundirios, o Tribunal de Justia propor a criao de varas especializadas, com competncia exclusiva para questes agrrias.

O caput deste artigo teve sua redao alterada pela Emenda Constitucional n 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE N 30.425, de 28 de abril de 2005.

* A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167. O Tribunal de Justia designar juizes de entrncia especial com exclusiva competncia para questes agrrias e minerrias. * Ver a Lei Complementar n 14/93, que cria Varas privativas nas reas do Direito Agrrio, Minerrio e Ambiental. 1. A lei de organizao judiciria definir a competncia dos juzes referidos neste artigo que, ressalvada a competncia privativa da Justia Federal, poder abranger os processos relativos:

a) ao Estatuto da Terra, Cdigo Florestal e legislaes complementares;


* Esta alnea a teve sua redao alterada pela Emenda Constitucional n 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE n 30.425, de 28 de abril de 2005. * A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167 - ................................................. 1. ........................................................... a) ao Estatuto da Terra e Cdigos florestal, de minerao, guas, caa, pesca e legislaes complementares;

b) poltica agrcola, agrria e fundiria, nos termos previstos pelas Constituies Federal e Estadual;
* Esta alnea b teve sua redao alterada pela Emenda Constitucional n. 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE n 30.425, de 28 de abril de 2005. * A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167 - ................................................. 1. ........................................................... b) ao meio ambiente e poltica agrcola, agrria, fundiria e minerria, nos termos previstos pelas Constituies Federal e Estadual:

c) aos registros pblicos no que se referirem s reas rurais; d) REVOGADA.


* Esta alnea d teve sua redao revogada pela Emenda Constitucional n 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE n 30.425, de 28 de abril de 2005. * A redao revogada continha o seguinte teor:

Art. 167 - ................................................. 1. ........................................................... d) aos delitos cuja motivao for predominantemente agrria;

e) ao crdito, tributao e previdncia rurais. 2. Tambm competiro aos juizes a que se refere este artigo as matrias ora enumeradas, que sejam de competncia da Justia Federal, no estando a mesma instalada nas respectivas comarcas, e havendo lei permissiva, conforme o artigo 109, 3., da Constituio Federal. 3. As Varas Agrrias so providas por Juizes de Direito de 2 Entrncia, na forma prevista pelo Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado, desde que aprovados em curso de aperfeioamento.
* Este 3 teve sua redao alterada pela Emenda Constitucional n. 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE n 30.425, de 28 de abril de 2005. * A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167 - ................................................. 1. ........................................................... 3. Os vencimentos dos Juizes de entrncia especial, tratados neste artigo, sero equivalentes aos dos Juizes de terceira entrncia.

4. Os Juizes de que trata este artigo devero residir em regies judicirias ou comarcas onde sejam mais graves e sensveis os conflitos e questes de sua competncia, e sempre que necessrio eficiente prestao jurisdicional, far-se-o presentes no local do litgio. 5. pressuposto para designao que o Juiz tenha sido aprovado em curso de aperfeioamento de Direito Agrrio, organizado pela Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justia do Estado, preferencialmente com a colaborao das Universidades e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seo Par.
* Este 3 teve sua redao alterada pela Emenda Constitucional n. 30, de 20 de abril de 2005, republicada no DOE n 30.425, de 28 de abril de 2005. * A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167 - ................................................. 1. ........................................................... 5. pressuposto para designao que o Juiz tenha sido aprovado em curso de especializao de Direito Agrrio e demais matrias relacionadas com os processos de sua competncia, organizado pelo Tribunal de Justia do Estado, preferencialmente com a colaborao das Universidades e da Ordem dos Advogados do Brasil Seo do Par.

LEI COMPLEMENTAR N 14 DE 17 DE NOVEMBRO DE 1993


MODIFICA O CDIGO DE ORGANIZAO JUDICIRIA DO ESTADO, CRIANDO VARAS PRIVATIVAS NA REA DE DIREITO AGRRIO, MINERRIO E AMBIENTAL A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PAR estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 - Ficam criadas, no Poder Judicirio do Estado, dez varas privativas na rea de Direito Agrrio, Minerrio e Ambiental.

Pargrafo nico Essas varas tero suas sedes nas regies agrrias a serem definidas atravs de resoluo do Tribunal, podendo ser deslocadas de um municpio para o outro, dentro da mesma regio, sempre que o interesse da prestao jurisdicional o exigir. Art. 2 As varas agrrias so de Entrncia Especial, providas por promoo de juizes de Direito de 2 entrncia, na forma prevista pelo Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado, desde que aprovados em curso de especializao nesses ramos jurdicos. Art. 3 - Aos juizes agrrios, minerrios e ambientais, alm da competncia geral, para os juizes de direito, ressalva a privativa da Justia Federal, compete processar e julgar as causas relativas: a) o Estatuto da Terra e Cdigo Florestal, de Minerao, guas, Caa, Pesca e legislao complementares; b) ao meio ambiente e a poltica agrcola, agrria, fundiria, minerria e ambiental; c) aos registros pblicos, no que se referirem s reas rurais; d) ao crdito, tributao e previdncia rural e; e) aos delitos cuja motivao for predominantemente agrria, minerria, fundiria e ambiental.

1 - Tambm competiro aos juizes, a que se refere este artigo, as matrias que sejam de competncia da Justia Federal, no estando a mesma instalada nas respectivas reas de jurisdio, nos termos do Artigo 15 da Lei Federal n 5.010 de 30 de maio de 1966 ou de qualquer outra lei permissiva, conforme o Artigo 109 3 da Constituio Federal. 2 - Cessa a competncia dos juizes agrrios para processarem e julgarem as matrias elencadas neste Artigo, quando nas regies agrrias ou comarcas onde estiverem lotados, forem instaladas sees judicirias federais. Art. 4 - Os conflitos de competncia e/ou jurisdio entre os juizes agrrios e entre estes e os juizes comuns, sero dirimidos pelo Tribunal de Justia. Art. 5 - As varas criadas por esta Lei sero implantadas progressivamente, medida que houver recursos suficientes quanto s suas instalaes, material e pessoal. Pargrafo nico Os recursos previstos neste Artigo devero ser compatveis com as tarefas e reas das respectivas varas incluindo, obrigatoriamente: a) transporte e comunicao; b) substitutos para quaisquer impedimentos ou ausncias ocasionais de seus servidores e, c) segurana e eficcia no cumprimento das decises. Art. 6 - As Varas Agrrias sero organizadas, no mnimo com: 01 Juiz de Direito; 01 Escrivo Judicial; (atual Diretor de Secretaria) 01 Escrevente; (atual Auxiliar de Secretaria) 02 Oficial de Justia; (atual Oficial de Justia Avaliador) 01 Tcnico Especial II; (atual Analista Judicirio) 01 Tcnico Assistente; (atual Analista Judicirio) 02 Auxiliar Judicirio; 01 Atendente Judicirio.

02 Guarda Judicirio Pargrafo nico A organizao acima prevista, poder ser aumentada atravs de lei ordinria. Art. 7 - O Juiz titular da vara agrria ser substitudo por Juiz de Direito de 2 entrncia, possuidor de curso de especializao nesse ramo jurdico, designado pelo Tribunal de Justia.

Art. 8 - Esta Lei, que d cumprimento ao Art. 167 da Constituio Estadual, entrar em vigor noventa (90) dias aps sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO PAR, em 17 de novembro de 1993.

JDER FONTENELLE BARBALHO Governador do Estado

DIRIO DA JUSTIA N 3.742 de 05/10/2006

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO PAR

R E S O L U O N 0021/2006-GP

RESOLUO N 021/2006-GP Altera a Resoluo n 021/2003, que dispe sobre a localizao das sedes e jurisdio das Varas Agrrias do Estado. O Pleno do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Par, no uso de suas atribuies legais, por deliberao de seus membros, em sesso hoje realizada, e CONSIDERANDO que, com a instalao da Vara Agrria de Redeno, se torna necessrio adequar a localizao das sedes e jurisdio das Varas Agrrias do Estado nova situao, alterando-se a Resoluo n 021/2003, deste Tribunal.

RESOLVE:
Art. 1 - Ficam estabelecidas no Poder Judicirio do Estado do Par, cinco (5) Regies Agrrias, assim definidas:

I Regio Agrria de Castanhal: 01- Abaetetuba 02- Acar 03- Afu 04- Ananindeua 05- Anajs 06- Augusto Corra 07- Aurora do Par 08- Bagre

09- Baio 10- Barcarena 11- Belm 12- Benevides 13- Bonito 14- Bragana 15- Breves 16- Bujaru 17- Cachoeira do Arari 18- Cachoeira do Piri 19- Camet 20- Capanema 21- Capito Poo 22- Castanhal 23- Chaves 24- Colares 25- Concrdia do Par 26- Curu 27- Curralinho 28- Garrafo do Norte 29- Igarap-A 30- Igarap-Miri 31- Inhangapi 32- Ipixuna do Par 33- Irituia 34- Limoeiro do Ajuru 35- Me-do-Rio 36- Magalhes Barata 37- Maracan 38- Marapanim 39- Marituba 40- Mocajuba 41- Moju

42- Muan 43- Nova Esperana do Piri 44- Nova Timboteua 45- Oeiras do Par 46- Ourem 47- Paragominas 48- Peixe-Boi 49- Ponta de Pedras 50- Portel 51- Primavera 52- Quatipuru 53- Salinpolis 54- Salvaterra 55- Santa Brbara do Par 56- Santa Cruz do Arari 57- Santa Izabel do Par 58- Santa Luzia do Par 59- Santa Maria do Par 60- Santarm Novo 61- Santo Antonio do Tau 62- So Caetano de Odivelas 63- So Domingos do Capim 64- So Francisco do Par 65- So Joo de Pirabas 66- So Miguel do Guam 67- So Sebastio da Boa Vista 68- Soure 69- Tailndia 70- Terra Alta 71- Tom-Au 72- Tracateua 73- Vigia 74- Viseu

II Regio Agrria de Santarm 01- Almeirim 02- Alenquer 03- Aveiro 04- Belterra 05- Curu 06- Faro 07- Itaituba 08- Jacareacanga 09- Juruti 10- Monte Alegre 11- Novo Progresso 12- bidos 13- Oriximin 14- Prainha 15- Rurpolis 16- Santarm 17- Terra Santa 18- Trairo III Regio Agrria de Marab 01- Abel Figueredo 02- gua Azul do Norte 03- Bom Jesus do Tocantins 04- Brejo Grande do Araguaia 05- Breu Branco 06- Cann dos Carajs 07- Curionpolis 08- Dom Eliseu 09- Eldorado dos Carajs 10- Goiansia do Par 11- Itupiranga 12- Jacund

13- Marab 14- Nova Ipixuna 15- Novo Repartimento 16- Palestina do Par 17- Parauapebas 18- Rondon do Par 19- So Domingos do Araguaia 20- So Geraldo do Araguaia 21- So Joo do Araguaia 22- Tucuru 23- Ulianpolis IV Regio Agrria de Altamira 01- Altamira 02- Anap 03- Brasil Novo 04- Gurup 05- Medicilndia 06- Melgao 07- Pacaj 08- Placas 09- Porto de Moz 10- Senador Jos Porfrio 11- Uruar 12- Vitria do Xingu V Regio Agrria de Redeno 1. 2. 3. 4. 5. 6. Bannach Conceio do Araguaia Cumaru do Norte Floresta do Araguaia Ourilndia do Norte Pau DArco

7. 8. 9.

Piarra Redeno Rio Maria

10. Santana do Araguaia 11. Santa Maria das Barreiras 12. So Flix do Xingu 13. Sapucaia 14. Tucum 15. Xinguara Art. 2 - Sero sede das Regies Agrrias os Municpios de Altamira, Castanhal Marab, Redeno e Santarm.

Art. 3 - Esta resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Publique-se, Registre-se e Cumpra-se

Plenrio Desembargador OLWALDO POJUCAN TAVARES, aos dezessete dias de dezembro de dois mil e trs.

DESEMBARGADOR MILTON AUGUSTO DE BRITO NOBRE PRESIDENTE

DIRIO DA JUSTIA N. 3515 de 27/10/2005 PRESIDNCIA RESOLUO N018/2005-GP

O Egrgio Tribunal Pleno do Tribunal de Justia do Estado do Par, no uso de suas atribuies legais, por deliberao de seus membros. CONSIDERANDO a necessidade de se explicitar a atual competncia das Varas Agrrias do Estado em funo da Emenda Constitucional n 30, que alterou o art. 167 da Constituio do Estado do Par, publicada no Dirio Oficial do Estado em 27/04/2005 e republicada no Dirio Oficial do dia 28/04/2005; CONSIDERANDO que h necessidade de se definir o conceito de conflito agrrio sob sua jurisdio, que no deve, em princpio, abranger as demandas individuais entre confinantes, que devem permanecer na competncia do Juzo local dos fatos, devendo circunscrever-se s aes de que menciona o art. 82, inciso II do Cdigo de Processo Civil; CONSIDERANDO que a Emenda Constitucional n 30 no alterou a alnea c, do 2 do art. 167 da Constituio do Estado, que prev competncia das Varas Agrrias nas questes alusivas a registros pblicos das reas rurais; CONSIDERANDO que a Emenda Constitucional n 30 no alterou a alnea d, do 2 do art. 167 da Constituio do Estado, que prev competncia das Varas Agrrias nas questes alusivas ao crdito, tributao e previdncia rurais, entretanto, tais matrias so de competncia da Unio, estando sujeitas, por disposio da Constituio Federal, Justia Federal; RESOLVE: Art. 1 AS QUESTES AGRRIAS SUJEITAS COMPETNCIA DAS VARAS AGRRIAS SO AS AES QUE ENVOLVAM LITGIOS COLETIVOS PELA POSSE E PROPRIEDADE DA TERRA EM REA RURAL.

Pargrafo nico. EM OUTRAS AES EM REA RURAL, INCLUSIVE NAS INDIVIDUAIS, PODER SER ESTABELECIDA A COMPETNCIA DAS VARAS AGRRIAS, DESDE QUE HAJA INTERESSE PBLICO EVIDENCIADO PELA NATUREZA DA LIDE OU QUALIDADE DA PARTE, A SER DEFINIDO POR ATO DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL, EM CADA CASO CONCRETO E EM QUALQUER FASE DO PROCESSO, DE OFCIO, POR REQUERIMENTO DAS PARTES, DO JUIZ, DO MINISTRIO PBLICO OU DE RGO FUNDIRIO DA UNIO OU DO ESTADO DIRIGIDO DIRETAMENTE PRESIDNCIA DO TRIBUNAL, PROCESSADO SEM EFEITO SUSPENSIVO. Art. 2 A COMPETNCIA DAS VARAS AGRRIAS NO QUE CONCERNE AOS REGISTROS PBLICOS, EM CADA CASO CONCRETO, ABRANGE TANTO A JUDICIAL COMO A ADMINISTRATIVA, PREVISTA NA LEI N 6.015/73, DESDE DE QUE DIGAM RESPEITO REAS RURAIS. Art. 3 NA COMPETNCIA DAS VARAS AGRRIAS TAMBM SE INCLUEM AS AES DE DESAPROPRIAO E DE CONSTITUIO DE SERVIDES ADMINISTRATIVAS EM REAS RURAIS, RESSALVADA A COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL. Art. 4 FICAM OS JUZES AGRRIOS, NO MBITO DE SUA JURISDIO TERRITORIAL, AUTORIZADOS A PRATICAR TODOS OS ATOS NECESSRIOS INSTRUO PROCESSUAL, INDEPENDENTE DE CARTA PRECATRIA, INCLUSIVE REQUISIO DE DOCUMENTOS E LIVROS JUNTO AOS CARTRIOS E RGO PBLICOS. Art. 5 Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Plenrio Des. Oswaldo Pojucan Tavares, aos vinte e seis dias do ms outubro do ano de dois mil e cinco.

Des. Milton Augusto de Brito Nobre Presidente do TJE/PA.

DIRIO DA JUSTIA N. 3714 de 24/08/2006

PRESIDNCIA RESOLUO N 017/2006-GP. Dispe sobre a criao de Juizados Especiais com competncia para processamento de crimes ambientais junto s Varas Agrrias do Estado. O Pleno do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Par, no uso de suas atribuies legais, por deliberao de seus membros, em sesso hoje realizada, e CONSIDERANDO o crescimento das demandas relativas aos crimes ambientais, com a ampliao da competncia da Justia Estadual para processar e julgar as condutas lesivas ao Meio Ambiente previstas na Lei Federal n 9.605/98; CONSIDERANDO que o art. 13 da Lei Estadual n 6.186, 05/01/1999, autoriza o Poder Judicirio a instalar Juizados Especiais, mediante o aproveitamento das estruturas de recursos humanos e materiais existentes no mbito do Poder; CONSIDERANDO o esvaziamento da competncia das Varas Agrrias, aps a Emenda Constitucional n 30/2005, que deu nova redao ao art. 167, 1 da Constituio do Estado do Par, havendo necessidade do aproveitamento de sua estrutura. RESOLVE: Art. 1. Criar os Juizados Especiais Criminais nas Comarcas de Altamira, Castanhal, Marab, Santarm e Redeno, com competncia privativa e exclusiva para conciliar, processar, julgar e executar as condutas lesivas ao Meio Ambiente previstas na Lei Federal n 9.605/98, considerados os crimes de menor potencial ofensivo, praticados na jurisdio das Comarcas respectivas. Art. 2. Os Juizados funcionaro no local e horrio das Varas Agrrias instaladas nessas Comarcas, sob a Presidncia do respectivo Juiz Agrrio, utilizando todos os recursos humanos e materiais existentes na Vara. Art. 3. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Plenrio Des. "Oswaldo Pojucan Tavares", aos vinte e trs dias do ms de agosto do ano de dois mil e seis. Des. MILTON AUGUSTO DE BRITO NOBRE, Presidente

CONSTITUIO FEDERAL
CAPTULO III
Da Poltica Agrcola e Fundiria e da Reforma Agrria Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. 1 - As benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. 2 - O decreto que declarar o imvel como de interesse social, para fins de reforma agrria, autoriza a Unio a propor a ao de desapropriao. 3 - Cabe lei complementar estabelecer procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, para o processo judicial de desapropriao. 4 - O oramento fixar anualmente o volume total de ttulos da dvida agrria, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrria no exerccio. 5 - So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria. Art. 185. So insuscetveis de desapropriao para fins de reforma agrria: I - a pequena e mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietrio no possua outra; II - a propriedade produtiva. Pargrafo nico. A lei garantir tratamento especial propriedade produtiva e fixar normas para o cumprimento dos requisitos relativos a sua funo social. Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Art. 187. A poltica agrcola ser planejada e executada na forma da lei, com a participao efetiva do setor de produo, envolvendo produtores e trabalhadores rurais, bem como dos setores de comercializao, de armazenamento e de transportes, levando em conta, especialmente: I - os instrumentos creditcios e fiscais; II - os preos compatveis com os custos de produo e a garantia de comercializao; III - o incentivo pesquisa e tecnologia; IV - a assistncia tcnica e extenso rural; V - o seguro agrcola; VI - o cooperativismo; VII - a eletrificao rural e irrigao; VIII - a habitao para o trabalhador rural. 1 - Incluem-se no planejamento agrcola as atividades agro-industriais, agropecurias, pesqueiras e florestais. 2 - Sero compatibilizadas as aes de poltica agrcola e de reforma agrria. Art. 188. A destinao de terras pblicas e devolutas ser compatibilizada com a poltica agrcola e com o plano nacional de reforma agrria. 1 - A alienao ou a concesso, a qualquer ttulo, de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares a pessoa fsica ou jurdica, ainda que por interposta pessoa, depender de prvia aprovao do Congresso Nacional. 2 - Excetuam-se do disposto no pargrafo anterior as alienaes ou as concesses de terras pblicas para fins de reforma agrria. Art. 189. Os beneficirios da distribuio de imveis rurais pela reforma agrria recebero ttulos de domnio ou de concesso de uso, inegociveis pelo prazo de dez anos. Pargrafo nico. O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil, nos termos e condies previstos em lei. Art. 190. A lei regular e limitar a aquisio ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa fsica ou jurdica estrangeira e estabelecer os casos que dependero de autorizao do Congresso Nacional. Art. 191. Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a cinqenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua famlia, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe- a propriedade. Pargrafo nico. Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio.

DECRETO N 2.410, DE 06 DE OUTUBRO DE 1997


Cria a Comisso de Mediao de Conflitos Fundirios e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PAR, usando das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 135, inciso V da Constituio Estadual, e Considerando que o Estado do Par ainda vem registrando elevados ndices de violncia decorrentes de conflitos possessrios no meio rural; Considerando que constitui atribuio do governo e implementao de medida visando prevenir e/ou reprimir a ocorrncia de litgios dessa natureza, como forma de propiciar ao trabalhador rural a inviolabilidade dos direitos essenciais que lhe so assegurados pelas Constituies Federal e Estadual; Considerando, assim, a necessidade imperiosa de se congregar esforos de diversos segmentos da comunidade paraense vinculados problemtica fundiria deste Estado, em busca dos objetivos comuns de pleno aproveitamento da terra e paz social no campo; Considerando, enfim, que de suma importncia a criao de uma comisso encarregada de intermediar eventuais disputas de interesses possessrios, dirimir controvrsias e antecipar, quando possvel, solues amigveis aos problemas emergentes da luta pela ocupao da terra.

DECRETA: Art. 1 Fica constituda a Comisso de Mediao de Conflitos Fundirios, vinculada ao Conselho Estadual de Segurana Pblica (CONSEP) e composta pelos seguintes membros:

* O caput deste artigo teve sua redao alterada pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
* A redao anterior continha o seguinte teor: Art. 167. Fica constituda a Comisso de Mediao de Conflitos Fundirios, composta dos seguintes membros:

I dois representantes e dois suplentes do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA, da Superintendncia Regional do INCRA/PAR/BELM e da Superintendncia Regional do INCRA/PAR/MARAB, respectivamente;

* O inciso deste artigo teve sua redao alterada pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
* A redao anterior continha o seguinte teor: I um representante e um suplente do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria;

II um representante e um suplente do Instituto de Terras do Par; III um representante e um suplente do Conselho Estadual de Segurana Pblica; IV um representante e um suplente da Procuradoria Geral do Estado; V um representante e um suplente da Defensoria Pblica; VI um representante e um suplente do Tribunal de Justia do Estado; VII um representante e um suplente do Ministrio Pblico; VIII um representante e um suplente da Fundao Nacional do ndio; IX um representante e um suplente da Confederao Nacional dos Bispos do Brasil-Regio Norte;

* O inciso deste artigo foi acrescentado pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
X - um representante e um suplente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seo Par;

* O inciso deste artigo foi acrescentado pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
XI o Ouvidor Agrrio Estadual;

* O inciso deste artigo foi acrescentado pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
XII um representante do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio no Estado do Par.

* O inciso deste artigo foi acrescentado pelo Decreto n 294, de 24 de julho de 2007.
Pargrafo nico. Os representantes e os suplentes sero nomeados pelo Governador do Estado, aps serem indicados pelas Chefias dos respectivos rgos.

Art. 2 atribuies:

Compete Comisso de Mediao de Conflitos fundirios as seguintes

I conhecer e acompanhar os conflitos fundirios, incluindo os de questes indgenas, de quilombos e garimpais do territrio paraense; II mediar gestes para a preveno ou soluo desses conflitos, deslocando-se, quando necessrio, para as regies de incidncia dos mesmos, mantendo negociaes com as autoridades federais, estaduais e municipais de quaisquer poderes, bem como as partes diretamente envolvidas e representantes da sociedade civil organizada; III receber denncias sobre conflitos fundirios atuais ou iminentes, inclusive os de questes indgenas, garimpais ou de quilombos, analis-las, encaminh-las, quando for o caso, s autoridades competentes, e assisti-las na preveno de conflitos fundirios; IV manter negociaes com as autoridades federais, estaduais e municipais de quaisquer poderes, com vistas elaborao de convnios com rgos federais e/ou estaduais para apoio logstico; V solicitar o comparecimento de qualquer representante do povo ou qualquer autoridade pblica, a fim de prestar esclarecimentos e informaes sobre fatos e/ou procedimentos. Art. 3 A Comisso de Mediao de Conflitos Fundirios ser coordenada pelo Ouvidor Agrrio Estadual. Pargrafo nico. O Coordenador encarregar-se- de encaminhar ao CONSEP, mensalmente, at o quinto dia til do ms subseqente, um relatrio de atividades, podendo apresent-lo no Colegiado Pleno, por iniciativa prpria ou a critrio dos Conselheiros. Art. 4 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. PALCIO DO GOVERNO, 06 de outubro de 1997

ALMIR GABRIEL Governador do Estado

LEI N 6.437, DE 9 DE JANEIRO DE 2002.


Cria a Ouvidoria Agrria do Poder

Judicirio no Estado do Par e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PAR estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Fica criada a Ouvidoria Agrria do Poder Judicirio do Estado do Par, com a finalidade de apurar situaes e desenvolver aes objetivando a soluo rpida de conflitos, direta ou indiretamente ligados ao ambiente e as relaes sociais no meio rural. Art. 2 A Ouvidoria Agrria ser dirigida por um magistrado de livre nomeao e exonerao pelo Presidente do TJE, e funcionar, a nvel departamental, vinculado Presidncia do Tribunal. Art. 3 Integram a estrutura funcional da Ouvidoria Agrria, os seguintes cargos: I Ouvidor Agrrio, DAS-6; II 3 (trs) cargos de Assessor DAS-5; III - 3 (trs) cargos de Assistente Judicirio; IV - 2 (dois) cargos de provimento efetivo de Auxiliar Judicirio; Art. 4 Fica autorizada em carter excepcional, a contratao de pessoal para preenchimento dos cargos mencionados no inciso IV do artigo anterior e daqueles constantes no art. 6 da Lei Complementar n 14/93, de 17 de novembro de 1993, enquanto no forem realizados os concursos pblicos para o respectivo provimento. Art. 5 As despesas decorrentes desta Lei ocorrer por conta das dotaes oramentrias do Poder Judicirio. Art. 6 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 7 Revogam-se as disposies em contrrio. PALCIO DO GOVERNO, 9 de janeiro de 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen