Sie sind auf Seite 1von 3

SOLOMON, Dlcio Vieira. Como Resumir, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1999.

O autor descreve, passo a passo, a necessidade de estudantes e pesquisadores em adquirir tcnicas prticas de resumo, a importncia e a necessidade de faz-lo como parte inerente ao prprio estudo. Aborda meios de estudo eficientes e de documentao, de tcnicas de elaborao de monografias e a necessidade do plano a ser desenvolvido. Dificuldade em resumir.

1.

Destaca a dificuldade de muitos estudantes em resumir e encontrar a idia principal e os detalhes importantes de um texto.
1.1

Dificuldades inerentes ao prprio tipo de personalidade do estudante.

Constata que a Psicologia tem-se dedicado ao estudo das diferenas individuais: Inteligncia ou estilos cognitivos. Dois tipos so identificados: os niveladores possuem facilidade em constatar semelhanas, em sistematizar e os aguadores que encontram as diferenas, que analisam. Ocorre ainda um terceiro tipo misto, onde as duas anteriores se fundem. Quando a dificuldade identificada a soluo a aprendizagem, adquirindo novos hbitos e treinando.
1.2

Dificuldades provenientes do prprio texto

Demonstra que a sntese, em primeiro caso pode ser difcil pela falta de compreenso do texto. E a segunda dificuldade pode ser proveniente do estilo. Nem todo autor claro, conciso, objetivo, mesmo ao expor assunto de natureza cientfica. Como encontrar a idia principal.

2.

Fica claro que preciso ter um propsito inicial e ler em funo dele. Um propsito inicial pode ser o de ter idia do assunto. Outro pode ser o de tirar a essncia ou o mais importante do que se vai ler. Depende do lugar de onde se prope extra-la: se dum captulo, duma seo, dum pargrafo. 2.1 Do pargrafo Um pargrafo contm, geralmente, uma s idia principal. Esta a definio de pargrafo. Porm nem sempre os autores agem desta maneira. Se quisermos adquirir a habilidade de encontrar o principal num pargrafo, preciso adquirir o hbito de querer sempre encontrar a idia principal em todo o pargrafo que se l.
2.2

Do capitulo, seo, obra.

O exame inicial deve ser feito. Percorrer toda obra atravs de seu ndice, das partes, dos captulos, atentando para os ttulos e subttulos e procurando captar o esboo ou plano seguido pelo autor. Devemos pressupor a existncia desse plano e seu desenvolvimento. Todo desenvolvimento lgico se faz atravs de proposies. Visto que o autor, quando comunica, est na fase de agir dentro de um contexto de justificativa, no mais de investigao, usar o mtodo dedutivo. Como encontrar detalhes importantes

3.

Demonstra que as tcnicas de localizao da idia principal apontam, tambm, os detalhes importantes. Que so a base da idia principal. Um leitor jamais pode ser passivo. Ele deve analisar criticamente as idias do autor, assim facilmente localizar as idias principais e os detalhes importantes. A tcnica de sublinhar

4.

Demonstra que o sublinhar tem seu valor dentro de um propsito formulado, dentro de um plano prvio, no tempo oportuno. Em primeiro lugar examina-se o capitulo e formulam-se perguntas sobre ele. Procurando respond-las medida que se l. Nesta fase prefervel no sublinhar. Depois de terminada a leitura, volte a ler buscando a idia principal, os detalhes importantes, os termos tcnicos, as definies, as classificaes, as provas. Isso o que deve ser sublinhado, de tal forma que, relendo, se consiga estrutura significativa do todo lido. A tcnica do esquema

5.

O autor indica que o esquema e o resumo nos obrigam a participar mais ativamente da aprendizagem, a assimilar a matria, atravs dele temos mais facilidade e eficcia no ato de repassar o que aprendemos. Pelo esquema conseguimos o interrelacionamento dos fatos e das idias. 5.1 Caractersticas de um esquema: a) Fidelidade ao original: esquematizar no deturpar, mas sintetizar. b) Estrutura lgica do assunto: organiza-se pelo esquema a relao da idia importante e seu desenvolvimento. c) Adequao ao assunto estudado: o mesmo que funcionalidade d) Utilidade de emprego: o esquema tem por objetivo auxiliar a captao do conjunto e servir para comunicar algo.

e) Cunho pessoal: o esquema traduz atitudes e modo de agir de cada um varia de pessoa para pessoa. f) Flexibilidade: o esquema que deve adaptar-se realidade e no esta ao esquema. (Esquema, SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia) 5.2 Indicaes prticas para elaborao de esquemas. 1- Captar a estrutura da exposio do autor 2- Colocar os ttulos mais gerais 3- Adotar o sistema de chaves 4- Utilizar o sistema de numerao progressiva 5- Usar alguns smbolos convencionais e convencionar abreviaturas 6- Recursos udio-visuais 6. Como fazer resumo O autor finaliza a elaborao de resumos apresentando indicaes e prticas com finalidade de estudo. Utilizando as tcnicas que foram apresentadas, no resumindo o texto antes que tenha tirado notas do contedo. E, ao redigi-lo, use frases curtas e diretas. Evite referncias extensas. O autor estimula o estudante a acostumar-se a ler os resumos de livros, pois fazendo isso e confrontando-os com as obras de que so sntese, tm-se belos modelos de como fazer um resumo. Fichamento Biblogrfico, SALOMON, D.V.

Das könnte Ihnen auch gefallen