Sie sind auf Seite 1von 12

Guilherme de Azevedo M. C.

Guimares

Os diversos tipos de taxas

24 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Meta

Apresentar os diversos tipos de taxas de juro. Ensinar como transform-las matematicamente. Apresentar os efeitos da variao dos preos e da taxa de cmbio sobre a taxa de juro real.

Objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. Entender a formao dos diversos tipos de taxas de juro. 2. Calcular taxas correspondentes. 3. Identificar qual a taxa usada no clculo dos juros. 4. Aplicar os diferentes tipos de taxas aos problemas envolvendo fluxos de caixa. 4. Calcular a taxa real nos casos de inflao/deflao e desvalorizao/valorizao cambial.

Guia de Aula

1. Taxas proporcionais correspondncia de taxas em juros simples 2. Taxas equivalentes correspondncia de taxas em juros compostos 3. Taxas nominais 4. Taxas efetivas 5. Taxa aparente e taxa real 6. Exerccios propostos Finalizando...

Aula 2 Os diversos tipos de taxas

::

25

Fonte: http://www.sxc.hu/photo/966070

Taxas proporcionais - correspondncia de taxas em juros simples


Chamamos proporcionais as taxas que se equivalem no regime de capitalizao simples. Como vimos anteriormente, em juros simples temos o crescimento linear do capital (progresso aritmtica). A converso de taxas em juros simples muito fcil, no requerendo mais do que uma diviso ou multiplicao. Tomando os valores da Tabela 1.1 do captulo anterior como exemplo, percebemos facilmente que, em uma aplicao trimestral, 10% a.m. igual a 30% a.t. Para determinarmos a taxa trimestral correspondente a uma taxa mensal em juros simples basta multiplic-la por 3.
100,00

10% em um ms
110,00

30% em um trimestre
120,00 130,00

A taxa de 30% a.t. aplicada por um trimestre, possui, portanto, no regime de capitalizao simples, o mesmo efeito de uma aplicao taxa de 10% a.m. durante trs meses. Se quisermos, por exemplo, determinarmos a taxa mensal correspondente a uma taxa anual de 24%, basta dividi-la por 12. Assim, 2% a.m. (=24% 12) corresponde a 24% a.a.

26 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Ateno

uando desejamos transformar uma taxa anual em taxa diria, devemos estar atentos ao uso do ano civil ou do ano comercial. No primeiro caso, devemos dividir a taxa anual por 365 (ou 366 em anos bissextos), no segundo caso, dividimos por 360.
| Curiosidade |
O ano comercial uma conveno para contornar o problema da variao do nmero de dias que ocorre no ano civil.

Taxas equivalentes correspondncia de taxas em juros compostos


Denominamos taxas equivalentes quelas que so fornecidas em tempos diferentes e produzem um mesmo montante ao final de um determinado prazo. Tomemos, novamente, o exemplo da Tabela 1.1 do captulo anterior:

100,00

10% em um ms
110,00

31,1% em um trimestre
121,00 133,10

Observe que a aplicao por trs meses, taxa de 10% a.m., proporciona um rendimento igual a 33,1% a.t. aplicada por um trimestre. Podemos perceber que no h proporcionalidade no regime de juros compostos, pois, sendo exponencial seu crescimento, a relao entre as taxas obedece a uma operao de potncia: (1 + 10%) elevado a 3, que igual a (1 + 33,1%); em juros simples seria [1+(10% vezes 3)], que igual a (1+30%) Podemos calcular as taxas equivalentes utilizando as funes TAXA e VF da planilha eletrnica, partindo da premissa de que tudo comea valendo 100% de si mesmo. Vamos praticar esses conceitos em dois exerccios.

Aula 2 Os diversos tipos de taxas

::

27

1. Determine a taxa mensal equivalente taxa de 36% a.a. RESOLUO Considere a aplicao de 100% do seu capital. Aps um ano, se aplicado taxa de 36% a.a., passar a valer 136% (basta somar os valores). Em termos do diagrama de fluxo de caixa teramos a seguinte situao:

12 meses

136

100

Utilizando a funo TAXA e informando os trs argumentos conhecidos:

A planilha retorna o valor 2,595% a.m. Ou seja, o valor aplicado por um ano taxa de 36% a.a. tem rendimento igual se aplicado, tambm por um ano, taxa de 2,595% a.m. Dessa forma, as taxas de 2,595% a.m. e 36% a.a. so equivalentes.

28 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

2. Determine a taxa anual equivalente taxa de 3% a.m. RESOLUO Considere novamente a aplicao de 100% do seu capital. Aps um ano, se ele for aplicado taxa de 3% a.m., qual ser o montante? Observe que, neste caso, a varivel desconhecida o valor futuro, conforme pode ser visualizado no diagrama de fluxo de caixa abaixo:

VF 12 meses, 3% a.m.

100

Utilizamos, ento, os trs argumentos conhecidos na funo VF.

A planilha retorna o valor $142,57. Isso significa que o capital de $100,00 gerou um ganho de $42,57, o que nos leva a inferir que 42,57% a.a. equivalente a 3% a.m.

Aula 2 Os diversos tipos de taxas

::

29

Taxas nominais
Chamamos taxa nominal, a taxa de juros cuja unidade de referncia dos perodos no coincide com o perodo de capitalizao, como, por exemplo, 12% a.a. capitalizados mensalmente. Observe que a taxa anual, mas informado que a capitalizao mensal. Este o caso dos rendimentos da caderneta de poupana. Voc j deve ter ouvido que a poupana rende 6% a.a. e 0,5% a.m. Devemos expressar a taxa da caderneta de poupana da seguinte forma: 6% a.a. com capitalizao mensal. Ainda utilizando o exemplo da poupana, a taxa nominal deve ser dividida pelo nmero de perodos de capitalizao (6% 12 = 0,5%), como no caso do regime de juros simples, mas capitalizada no regime de juros compostos.

Fonte: http://img.photobucket.com/albums/v382/diogodum/blog/Olimpiadas-de-Matematica.jpg

ATIVIDADE Calcule a taxa anual equivalente a 0,5% a.m. conforme foi explicado em equivalncia de taxas em juros compostos.

30 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

Ateno

oc pode estar se perguntando se legal cobrar do consumidor uma taxa nominal. Sendo ela dividida pelo nmero de perodos de capitalizao, mas computada em regime de juros compostos, resultar numa taxa maior do que sugerido. No se preocupe: o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8078/1990) obriga, em seu art.52, que as transaes financeiras considerem a taxa efetiva.

Taxas efetivas
So muitos os fatores que mascaram o valor efetivo das transaes financeiras. Um deles, como acabamos de ver, expressar a taxa praticada no formato nominal. Nesse caso, o custo efetivo ser maior do que o expresso nominalmente. Por exemplo, qual o custo efetivo anual de uma taxa de 36% a.a. com capitalizao mensal? Primeiro, dividimos por 12 para calcular quanto ela representa em termos mensais. Depois, com o artifcio utilizado para a determinao de taxas equivalentes, lanamos na planilha eletrnica os seguintes dados:

A planilha retorna o valor $142,58. Dessa forma, como j foi visto anteriormente, a taxa efetiva que corresponde a uma taxa nominal de 36% igual a 42,58% a.a.

Aula 2 Os diversos tipos de taxas

::

31

Outra questo que afeta o custo efetivo das transaes financeiras so as taxas e descontos acessrios. Por exemplo, os agentes financeiros de desenvolvimento como a FINEP e o BNDES costumam cobrar uma taxa de 1% a ttulo de inspeo e vigilncia, para formao de um fundo de custeio do acompanhamento dos projetos financiados. Para facilitar a compreenso de como descontos e taxas acessrias afetam o custo efetivo de uma transao financeira, considere um financiamento de $100.000,00 taxa de 6% a.a., para ser pago em uma parcela nica aps um ano. O valor desse pagamento nico seria de $106.000,00, mas o tomador no levaria os $100.000,00, pois 1% ($1.000,00) foi retido por conta da inspeo do projeto. Desse modo, o valor recebido seria $99.000,00 e o valor pago $106.000,00. Utilizando a funo TAXA de uma planilha eletrnica, como mostrado a seguir, encontraremos um custo efetivo de 7,1% a.a.

Taxa aparente e taxa real


Ateno

taxa aparente , muitas vezes, chamada taxa nominal. Mantendo a coerncia ao longo deste material, a taxa nominal continua sendo aquela que no coincide com o perodo de capitalizao. Da decorre a distino entre taxas nominal e efetiva. Por sua vez, a taxa aparente desconsidera os efeitos das variaes dos preos e/ou da taxa de cmbio. Nesse caso, a taxa aparente poder diferir da taxa real.

32 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

At este ponto, desconsideramos os efeitos das variaes no poder aquisitivo interno e/ou externo da moeda nacional sobre os clculos financeiros. Contudo, havendo inflao (deflao) e/ou desvalorizao (valorizao) cambial, ser preciso levar em conta estes fatores, incorporando seus efeitos ao fluxo de caixa. Caso essas variaes sejam levadas em considerao antecipadamente, isto , no incio da transao financeira, ocorre uma operao prefixada. Nesse caso, fica definida desde o incio a taxa de juros aparente1, sendo que a taxa real vai depender do acerto da previso quanto s evolues dos preos e do cmbio. Nas operaes ps-fixadas, o que se conhece inicialmente a taxa de juros real, sendo que a taxa de juros aparente ser indexada a algum ndice de preos e/ou cambial. Vamos, ento, trocar essa questo em midos. Imagine que algum lhe pediu R$ 1.000,00 para ser pago daqui a um ano. Pois bem, o ano passou, o emprstimo foi renovado, e voc recebeu R$ 100,00. Ento a taxa de juros foi de 10% a.a., certo? Bem, mais ou menos... Com certeza a taxa aparente foi de 10% a.a. Mas se no ano houve uma inflao de 6%, a taxa real foi menor do que 4%. Se voc realmente esperava ganhar 10% a.a., voc deveria, quando combinou o emprstimo, ter levado em considerao a possibilidade de inflao. Considerando os valores acima, a taxa de juros aparente em um contrato prefixado deveria ser 16,60% a.a. Se a inflao for superior a 6% a.a., a taxa real ser menor do que 10,0% a.a. Contudo, se voc tiver superestimado a inflao, vai ganhar mais do que o esperado em termos reais. No caso ps-fixado o que se combina a taxa real; a taxa aparente vai depender da correo monetria e/ou cambial. Digamos que tenha sido tratada uma taxa real de 10% a.a., e a inflao tenha sido de 3% a.a.. Ento a taxa aparente vai ser igual a 13,3% a.a. Mas se a inflao for igual a 8%, a taxa aparente vai ser igual a 18,8% a.a. Se voc entendeu tais exemplos ento no h mais problemas. Caso ocorra deflao e/ou variao cambial, o raciocnio totalmente anlogo. Ah!... Quase nos esquecemos da frmula relacionando as taxas de juros:

( 1 + i ) = ( 1 + p ) x ( 1 + e ) x ( 1+ r )
onde, i a taxa aparente, p a taxa de inflao, e a taxa de desvalorizao cambial, e r a taxa real.

Aula 2 Os diversos tipos de taxas

::

33

Aproveite a frmula para certificar-se de que capaz de calcular as taxas mencionadas nos casos acima apresentados. Observe, tambm, que se no houver inflao (p = 0), nem desvalorizao cambial (e = 0), as taxas aparente e real so iguais.

Fonte: http://www.94fm.com.br/files/images/porco_0.jpg

ATIVIDADE 1) Calcule a taxa mensal equivalente a 41,3% ao ano. 2) Calcule a taxa efetiva semestral correspondente a uma taxa nominal de 24% ao ano, com capitalizao mensal. 3) Determine a taxa efetiva trimestral correspondente a uma taxa nominal de 18% ao ano, com capitalizao bimestral. 4) Qual a taxa efetiva anual correspondente a uma taxa nominal de 6% ao ano, com capitalizao mensal? 5) Que taxa efetiva bimestral corresponde taxa nominal de 9% ao trimestre, com capitalizao mensal? 6) Uma pessoa aplicou $1.000,00 pelo prazo de 4 meses e resgatou $1.100,00. Se a inflao do perodo foi de 5%, qual foi a taxa de juro real recebido? 7) Um capital de $100,00 obteve um rendimento aparente de $35,00. Considerando uma inflao de 30% no perodo da aplicao, calcular a rentabilidade aparente e a rentabilidade real.

34 ::

Finanas para novos empreendimentos :: Guilherme de Azevedo M. C. Guimares

RESPOSTAS: 1) 2,92% a.m. 2) 12,62% a.s. 3) 4,53% a.t. 4) 6,17% a.a. 5) 6,09% a.b. 6) (1+i) = (1 + p) x (1+ r) (1,1) = (1,05) x (1 + r) 1,0476 ou 4,76% no perodo 7) (1 + i) = (1 + p) x (1+ r) (1,35) = (1,30) x (1 + r) 1,0385 ou 3,85% no perodo

Finalizando...
Tratamos, nesta aula, das diferentes taxas de juros, procurando mostrar a aplicabilidade de cada uma e como calcul-las, inclusive considerando os efeitos das variaes nos preos internos e na taxa de cmbio. A seguir, na Aula 3, voc ter contato com um tpico de muito interesse aos novos empreendedores: as linhas de crdito que so oferecidas aos microempresrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen