Sie sind auf Seite 1von 19

DA SILVA, M. C. G. Aplicaes computacionais para avaliao do conforto trmico.

ADAI - Departamento de Engenharia Mecnica, Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra- Portugal

APLICAES COMPUTACIONAIS PARA AVALIAO DO CONFORTO TRMICO

Manuel Carlos Gameiro da Silva (manuel.gameiro@dem.uc.pt) ADAI - Departamento de Engenharia Mecnica Faculdade de Cincias e Tecnologia Universidade de Coimbra - Plo II 3030-788 Coimbra, Portugal

Abstract. A set of spreadsheets developed in Microsoft Excel to calculate the thermal comfort indices, using the Fangers method proposed in ISO Standard 7730 is presented. The calculation method is based upon the determination, through an iterative process, of the clothing external temperature, being the PMV index calculated from a human body thermal balance equation where the terms for internal heat generation and heat changes with surrounding environment are considered. The main objective of the work was to develop an user-friendly simple software tool for the calculation of thermal comfort indices. Thus, different spreadsheets were prepared allowing the calculation with environmental data measured with different sets of sensors. Resumo. Apresenta-se um conjunto de folhas de clculo desenvolvidas pelo autor em Microsoft Excel para a determinao dos ndices de conforto trmico PMV e PPD, utilizando o mtodo desenvolvido por Fanger e proposto na Norma ISO 7730. Este mtodo tem por base a determinao, por processo iterativo, da temperatura exterior do vesturio, sendo o ndice PMV calculado a partir de uma equao de balano trmico para o corpo humano em que intervm os termos de gerao interna e de troca de calor com o ambiente circundante. O objectivo principal deste trabalho disponibilizar uma ferramenta simples de clculo destes ndices, que possa ser aplicada de forma expedita. Assim, foram preparadas diferentes folhas de clculo, que se aplicam conforme o conjunto de sensores disponveis e utilizados para a avaliao do ambiente trmico.

Palavras-chave: ndices PMV e PPD indices, Conforto Trmico, Software

1.

INTRODUO A melhoria da qualidade de vida nas sociedades modernas e a conscincia da

opinio pblica relativamente no inesgotabilidade dos recursos energticos fsseis tm levado a um substancial aumento da ateno dedicada aos estudo dos ambientes interiores, nomeadamento em termos trmicos. A aplicao das normas internacionais relacionadas com a qualidade ambiental dos ambientes interiores em que se pretendem obter condies de conforto, em termos trmicos, tem levado a que, em muitos casos, seja necessrio efectuar o clculo dos ndices PMV e PPD. Apresentam-se, neste trabalho, um conjunto de folhas de clculo, desenvolvidas em Excel, com aplicao s situaes em que se pretendem determinar, a partir de medies experimentais os valores de PMV e PPD.

2.

MTODO DE CLCULO O mtodo desenvolvido por Fanger (1972) e adaptado na Norma ISO 7730 tem

por base a determinao do ndice PMV (Predicted Mean Vote) calculado a partir de uma equao de balano trmico (ver figura 1) para o corpo humano, em que intervm os termos de gerao interna e de troca de calor com o ambiente circundante.

Produo de calor metablico (M)

Trocas de calor sensvel e latente na respirao (Res)

Trabalho mecnico exterior (W)


o oo o

Trocas por radiao com as superfcies envolventes (R) Trocas convectivas com as camadas de ar circundantes (C)

Perdas por evaporao devido transpirao (E)

Conduo de ou para o vesturio (K)

S = M + W + R + C + K - E + Res

Figura 1 Balano Trmico do Corpo Humano

O valor do ndice de conforto trmico PMV, que uma estimativa da votao mdia previsvel de um painel de avaliadores relativamente a um dado ambiente trmico, calculado pelo mtodo desenvolvido por Fanger (1972). Este autor estabeleceu um modelo de correlao entre a percepo subjectiva humana, expressa atravs da votao numa escala de conforto que vai de -3 (muito frio) a +3 (muito quente), e a diferena entre o calor gerado e o calor libertado pelo corpo humano, ao qual corresponde a seguinte equao: PMV = (0,303e-2,100*M + 0,028)*[(M-W)- H - Ec - Cres - Eres] em que os diferentes termos representam, respectivamente:

(1)

M W H Ec Cres Eres

Nvel de actividade metablica; Trabalho mecnico exterior; Perda de calor sensvel; Trocas de calor por evaporao na pele; Trocas de calor por conveco na respirao; Trocas de calor evaporativas na respirao.

Na equao 1, os termos H, Ec, Cres, e Hres correspondem s trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente circundante e so calculados a partir das seguintes equaes: H = 3,96*10-8*fcl*[(tcl+273)4 - (tr+273)4] - fcl*hc*(tcl-ta) Ec = 3,05*10-3*[5733 6,99*(M-W)-pa]-0,42*[(M-W)-58,15] Cres = 0,0014*M*(34-ta) Eres = 1,7*10-5*M*(5867-pa) em que:

(2)

(3)

(4)

(5)

fcl relao entre a rea vestida e a rea nua do corpo (adimensional); tcl a temperatura da superfcie exterior do vesturio (C); tr a temperatura mdia radiante (C); hc o coeficiente de troca de calor por conveco (W/m2 C);

ta temperatura do ar (C); M a taxa de metabolismo (W/m2) W trabalho mecnico exterior (W/m2) pa presso parcial de vapor de gua (Pa) O principal problema na implementao do mtodo de clculo resulta do facto de o termo correspondente temperatura exterior do vesturio tcl ser, partida, desconhecido. Essa temperatura tem que ser determinada, por um processo iterativo, a partir de uma equao resultante de um balano trmico estabelecido para a camada de vesturio. Considera-se que, em regime permanente, o fluxo de calor transmitido por conduo atravs desse mesmo vesturio, desde a camada interior, temperatura da pele, at camada exterior, igual soma das trocas de calor por conveco e por radiao para o ambiente circundante (ver figura 2), o que expresso pela seguinte equao: (tsk - tcl) / Icl = 3,96*10-8*fcl*[(tcl+273)4 - (tr+273)4] - fcl*hc *(tcl-ta), a partir da qual se pode expressar tcl: tcl = tsk Icl *3,96*10-8*fcl*[(tcl+273)4 - (teq+273)4] - Icl *fcl*hc *(tcl-teq), (7)

(6)

tr

tsk

ta tcl

Figura 2 Balano trmico do vesturio, em regime permanente.


4

sendo tsk, o valor da temperatura exterior da pele, calculado a partir de: tsk = 35,7 0,028 (M-W). (8)

No mtodo iterativo aplicado, o valor de tcl no primeiro membro da equao (7) tomado como a varivel dependente, sendo o valor arbitrado de tcl, para dar incio ao processo de iterao, introduzido nos termos do segundo membro da equao. O processo dado por terminado quando a diferena entre o valor calculado e o valor arbitrado de tcl praticamente nula (por exemplo, menor do que 0.001 C). Como valor inicial para tcl, no mtodo implementado no presente trabalho, tomou-se a mdia da temperatura do ar ta com a temperatura da pele tsk. Uma vez determinado o valor de tcl, o clculo do ndice PMV imediato, atravs da aplicao das frmulas 1 a 5, uma vez determinados os valores do coeficiente de conveco hc e da relao entre a rea vestida e a rea nua fcl, atravs das expresses apresentadas para o efeito na Norma ISO 7730. O outro ndice proposto na norma ISO 7730 o PPD (Predicted Percentage of Dissatisfied) que quantifica a percentagem prevista de pessoas insatisfeitas com um dado ambiente trmico. Fanger concluiu nos seus estudos que a variao deste ndice com PMV pode ser aproximada por uma expresso analtica a que corresponde uma curva cujo aspecto semelhante a uma curva de Gauss invertida (ver fiigura 3), vindo assim:

PPD = 100 95 e (0.03353PMV

+ 0.2179 PMV 2 )

(9)

Figura 3 Variao do ndice PPD com PMV

A zona de conforto trmico definida, na figura 3, pelo intervalo de valores de PMV entre 0,5 e 0,5, o que significa que a percentagem previsvel de pessoas insatisfeitas (PPD) deve ser inferior a 10%. A anlise da figura 3 permite tambm concluir que, devido s diferenas individuais entre as pessoas, mesmo para a situao que em mdia considerada pela populao como de neutralidade trmica (PMV=0), a percentagem de insatisfeitos da ordem de 5%.

3.

FOLHAS DE CLCULO

O objectivo principal deste trabalho disponibilizar uma ferramenta simples de clculo dos ndices de conforto trmico PMV e PPD, que possa ser aplicada de forma expedita. Assim, foram preparadas diferentes folhas de clculo que se aplicam conforme o conjunto de sensores disponveis e utilizados para a avaliao do ambiente trmico.

3.1 Verso Base A primeira das folhas de clculo aplica directamente o mtodo preconizado pela Norma ISO 7730, fazendo a determinao dos ndices de conforto com base nos seguintes dados de entrada, relacionados com as condies ambientais: - a temperatura do ar, a temperatura radiante mdia, a velocidade do ar e a presso parcial de vapor. Na interface grfica da folha de clculo (ver figura 4) so apresentados, para alm dos ndices de conforto, os valores dos vrios fluxos de calor determinados nos clculos intermdios, o que permite desenvolver a sensibilidade fsica do utilizador para esta temtica.

A folha de clculo, cuja interface grfica, para um dado exemplo, se apresenta na figura 4, est dividida em trs seces: a primeira, localizada do lado esquerdo, utilizada para a introduo de dados pelo operador e para a inicio e controlo do processo de clculo; a segunda, ao meio, para a visualizao dos resultados obtidos nos clculos intermdios necessrios implementao do mtodo; e, por fim, a terceira seco, localizada no lado direito do ecr, onde so apresentados os valores dos dois ndices de conforto, PMV e PPD.

Figura 4 Interface grfica da folha de clculo de base para aplicao da norma ISO 7730

O operador, para cada situao que pretenda calcular, tem que preencher as sete clulas do campo dos dados de entrada, no canto superior esquerdo, que so as nicas em toda a folha de clculo que pode alterar, e, de seguida, clicar sobre a tecla apresentada no ecr com a designao Run, o que inicia o processo de cculo que dura menos de um segundo. Existe, na seco do lado esquerdo, um campo para verificao da convergncia do processo de iterao, em que o valor apresentado, para a diferena entre o valor calculado da temperatura exterior do vesturio tcl e o valor inicialmente arbitrado tcli, deve ser igual a 0 no fim do clculo. Devem ser tidos em conta os intervalos de aplicao do mtodo de Fanger, que se destina ao clculo na zona de conforto trmico, pelo que os dados de entrada, para garantir a convergncia do processo de clculo, devem estar compreendidos dentro dos limites de aplicabilidade definidos na norma ISO 7730: Nvel de Metabolismo M, de 46 W/m2 a 232 W/m2 (0,8 met a 4 met); Isolamento do vesturio - Icl , de 0 m2 C/W a 0,310 m2 C/W (0 clo a 2 clo);

Temperatura do ar ta, de 10 C a 30 C;

Temperatura mdia radiante - tr, de 10 C a 40 C;

Velocidade relativa do ar var, de 0 m/s a 1 m/s;

Presso parcial de vapor de gua pa, de 0 Pa a 2700 Pa. A folha de clculo fornece ainda, como sada, um grfico com a representao

dos pesos relativos, em percentagem, das diferentes parcelas dos fluxos de troca de calor entre o indivduo e o ambiente envolvente. Na figura 5, apresenta-se o grfico obtido para a situao do clculo a que se refere a figura 4. O caso cujos resultados se apresentam nas figuras 4 e 5 corresponde a uma situao considerada confortvel. Podem aproveitar-se os resultados obtidos para fazer uma recapitulao das bases do mtodo de Fanger. O valor de PMV calculado a partir do balano trmico do corpo humano, neste caso 2.70 W/m2, obtido pela diferena entre o calor produzido [(M-W) = 69.8 W/m2 ] e o somatrio das trocas com o ambiente envolvente (Q = 72.48 W/m2). Como a diferena negativa, o corpo humano est numa situao lquida de perda de calor, o que significa que a pessoa simulada estaria a sentir frio, ainda que de uma forma muito ligeira.
8

Figura 5 Distribuio percentual dos fluxos de calor e massa referentes aos vrios processos de troca entre o corpo humano e a envolvente (caso da figura 4). O valor calculado de - 2.70 W/m2, para o balano trmico global, representa na equao 1, usada para o clculo de PMV, a quantidade dentro do parentsis recto do segundo membro. A transformao do valor do balano trmico no ndice PMV, faz-se atravs da multiplicao pelo termo dentro do primeiro parentesis do segundo membro da equao 1, que corresponde modelao da percepo trmica humana, quando esta expressa na denominada escala de sete pontos de Gagge (de -3, muito frio, at + 3, muito quente). Nalgumas situaes pode acontecer que alguns dos termos dos fluxos de calor trocados pelo corpo humano com a envolvente, atravs dos mecanismos de transferncia disponveis, venham com sinal negativo. Estas situaes podem ocorrrer quando a temperatura do ar e/ou a temperatura mdia radiante forem superiores temperatura exterior do vesturio, o que significa que os fenmenos de conveco e de radiao podem representar ganhos de calor, em vez de perdas. Nestes casos, a representao grfica utillizada na figura 5 no conveniente, pelo que, na folha de clculo, h uma outra representao alternativa. Nas duas figuras seguintes, figura 6 e figura 7, apresenta-se o clculo efectuado para uma situao de desconforto, por excesso de calor, e a respectiva repartio dos fluxos.

Figura 6 Clculo efectuado para uma situao de desconforto, por calor.

Figura 7 Representao grfica dos termos intervenientes no balano trmico do corpo humano (caso da figura 6).

10

Analisando os resultados apresentados nas duas figuras, verifica-se que o valor do balano global positivo e relativamente elevado, 41.69 W/m2, pelo que a sensao sentida pelas pessoas seria de calor. Constata-se ainda que, como a temperatura radiante da situao simulada muito alta, 39 C, o fenmeno de radiao, em vez de representar uma perda, representa um ganho de calor para o corpo humano, da o seu sinal negativo e a barra invertida na representao da figura 7. A implementao generalizada da avaliao dos parmetros de conforto trmico em ambientes de trabalho tem sido prejudicada pelo preo relativamente elevado dos equipamentos dedicados exclusivamente a este tipo de ensaios. Existem basicamente duas formas possveis de determinao directa dos valores de PMV e PPD: - a partir de estaes para climas interiores (ver figura 8) que, alm dos sensores dedicados medio das quatro grandezas ambientais (tar, tr, Var e pa), tm que ter capacidade de processamento para poderem aplicar o mtodo iterativo anteriormente descrito;

Figura 8 - Sensores de uma estao para anlise de climas interiores

- a partir de transdutores aquecidos que simulam o comportamento trmico do corpo humano. Neste tipo de medidores de conforto trmico (ver figura 9), desenvolvidos por Madsen (1971), um enrolamento de fio nquel garante o aquecimento do corpo de um elipside, de modo ao mesmo apresentar uma temperatura superficial igual da camada exterior do vesturio da pessoa que se est a simular. Este valor da temperatura superficial calculado a partir dos dados de nvel de metabolismo e isolamento do vesturio, sendo os valores dos ndices de conforto determinados a partir da potncia que, em cada momento, se est a fornecer resistncia elctrica constituda pelo referido enrolamento do fio de nquel.

11

Figura 9 Medidor de Conforto Trmico baseado em transdutor aquecido

Apesar dos benefcios que se sabe que estaro associados melhoria das condies trmicas nos locais de trabalho, quer em termos da sade dos trabalhadores, quer, inclusivamente, em termos da sua productividade, as anlises deste gnero no tm sido requeridas pelas autoridades com a mesma frequncia que acontece relativamente a outros estmulos de desconforto. Para permitir a utilizao de equipamentos de medida mais econmicos na avaliao de ambientes trmicos interiores do que as estaes climticas dedicadas a este tipo de anlises, o autor elaborou trs folhas de clculo complementares.

3.2 - Verses Complementares

Para alm da folha de clculo base j apresentada, foram desenvolvidas mais trs verses, de forma a garantir a determinao dos ndices nos casos em que nas medies se utilizaram sensores que, apesar de no darem directamente as quatro variveis ambientais usadas como dados de entrada do mtodo (ta, tr, pa e var), permitem, todavia, calcul-las. Assim, a primeira destas folhas de clculo complementares permite efectuar a determinao de PMV e PPD se tiverem sido medidas a temperatura do ar, a temperatura de globo, a humidade relativa e a velocidade do ar. A presso parcial de vapor de gua calculada a partir das equaes do diagrama psicromtrico, entrando com a humidade relativa e a temperatura do ar. Quanto temperatura mdia radiante,

12

ela calculada a partir de uma equao de balano trmico estabelecida para o corpo do globo negro, na qual se considera que, em regime permanente, o fluxo de calor por conveco entre o globo e o ar e o fluxo de calor por radiao entre o globo e as superfcies envolventes se anulam mutuamente:

(Tr 4 Tg4 ) + hcg (Ta Tg ) = 0


em que: Constante de Stephan-Boltzman (W m-2 K-4) - emissividade (adimensional) Ti temperaturas absolutas (K) hcg coeficiente de conveco do globo negro (W m-2 K) Explicitando o valor da temperatura mdia radiante, tr(C), vir:

(10)

tr = 4 (t g + 273) 4 +

hcg (ta t g )

273

(11)

Na figura 10, apresenta-se

uma combinao possvel de aparelhos de medida

portteis, cujo preo se situa a um nvel razovel, a partir da qual seria possvel a determinao dos ndices de conforto utilizando a folha de clculo que se acabou de descrever. A sua interface grfica apresenta-se na figura 11

Figura 10 Termohigrmetro, termmetro de globo e anemmetro de baixa velocidade

13

Fgura 11 Interface grfica da primeira folha de clculo complementar

14

Uma outra possibilidade de obter os quatro parmetros ambientais utilizar a combinao de sensores representada na figura 12. Neste caso, o termohigrmetro da situao anterior foi substitudo por um psicrmetro, que consiste numa associao de dois termmetros, um de bollbo seco e outro de bolbo hmido, montados num suporte rotativo. O termmetro de bolbo seco permite a medio da temperatura do ar. O termmetro de bolbo hmido d um valor em que a temperatura do ar afectada pelo efeito do arrefecimento provocado pela evaporao de uma manga humedecida que envolve o elemento sensor. A partir dos valores dos dois termmetros, aplicando as equaes do diagrama de ar hmido, possvel determinar a presso parcial de vapor de gua. Para efectuar as medies com o psicrmetro, o operador tem que garantir que a manga do termmetro de bolbo hmido est molhada e fazer rodar durante algum tempo o psicrmetro de forma que garanta que os elementos sensores tm uma velocidade relativamente ao ar superior a 3 m/s.

Figura 12 Psicrmetro, termmetro de globo e anemmetro de baixa velocidade

A figura 13 dedicada apresentao da interface grfica da folha de clculo adequada situao descrita anteriormente.

15

Figura 13 Interface grfica da segunda folha de clculo complementar

16

Uma outra possibilidade que quem efectua as medies disponha de um anemmetro de baixa velocidade e de um medidor de WBGT, que integra termmetros de globo, de bolbo seco e de bolbo hmido (ver figura 14) . Neste caso, uma vez que a temperatura de bolbo hmido medida sem circulao forada do ar em torno do sensor de temperatura envolto na manga hmida, essa temperatura toma a designao de temperatura de bolbo hmido natural. A diferena entre a temperatura de bolbo hmido tbh, medida normalmente por um psicrmetro e utilizada nos diagramas de ar hmido, e a temperatura de bolbo hmido natural, tbhn, dada por Malchaire (1976), com base nos estudos efectuados por Romero (1971), para situaes em que a velocidade do ar est abaixo dos 0.15 m/s:

tbhn tbh =

0.16 (t g ta ) + 0.8 200

(560 2 HR 5 ta ) 0.8

(12)

Figura 14 Sensores de um medidor de WBGT (Wet Bulb Globe Temperature)

A terceira folha de clculo complementar foi desenvolvida para esta situao, adicionando s funcionalidades descritas para a folha de clculo anterior, a possibilidade de efectuar a correco da tempertura de bolbo hmido natural, de modo a poderem ser utilizadas as equaes do diagrama de ar hmido para determinar a presso parcial de vapor. A sua interface grfica muito semelhante apresentada na figura 13, incluindo uma clula adicional para apresentar o valor calculado para a temperatura de bolbo hmido (ver figura 15).

17

Figura 15 Interface grfica da terceira folha de clculo complementar

18

4.

CONCLUSO

Este conjunto de aplicaes informticas simples, para alm de facilitarem o processo de clculo aos tcnicos envolvidos na avaliao das condies trmicas em ambientes de trabalho e de permitirem a realizao de ensaios com sensores de custo moderado, revelam-se um auxiliar precioso na transmisso de conhecimentos relacionados com o conforto trmico porque permitem distinguir e avaliar os pesos relativas dos vrios termos envolvidos no balano trmico do corpo humano, para uma dada situao. A capacidade de rapidamente simular diferentes cenrios permite desenvolver nos alunos o sentido fsico associado ao fenmeno em estudo.

REFERNCIAS

Fanger, P. O (1972) Thermal Comfort, Danish Technical Press

ISO 7730 (2005) - Moderate Thermal Environments - Determination of the PMV and PPD Indices and the Specifications of the Conditions for Thermal Comfort International Standard Organization, Geneve, Suisse Madsen, T. L. (1971) A new instrument for measuring thermal comfort, 5th Int. Congress for Heating Ventilation and Air Conditioning, Copenhagen Malchaire, J. B.(1976) Evaluation of Natural Wet Bulb and Wet Globe Thermometers, Ann. Occup. Hyg. Journal, Vol. 19, pp. 251-258, Pergamon Press, UK Romero, H. (1971) - Masters Thesis, Graduate School of Public Health, University of Pittsburgh, USA.

19

Das könnte Ihnen auch gefallen