Sie sind auf Seite 1von 7

O Estatuto do Estrangeiro e as medidas compulsrias de Deportao, Expulso e Extradio

Rosita Milesi, mscs

O Estatuto do Estrangeiro prev trs distintos institutos, de diferentes caractersticas, razes e modalidades, para regular a retirada compulsria do estrangeiro do Pas: 1) deportao; 2) expulso; 3) extradio. 1- Deportao Entre as formas coercitivas de retirada do estrangeiro do Brasil, temos a deportao, regulada nos artigos 57 a 64 da Lei 6815/80 e artigos 98 e 99, do respectivo Decreto de regulamentao. A deportao consiste em fazer sair do territrio brasileiro o estrangeiro que nele tenha entrado clandestinamente ou nele permanea em situao de irregularidade legal, se do Pas no se retirar voluntariamente dentro do prazo que lhe for fixado (art. 57). Segundo estabelece o art. 98, do Decreto 86.715/81, o estrangeiro que entrou ou se encontra em situao irregular no pas, ser notificado pela Polcia Federal, que lhe conceder um prazo varivel entre um mnimo de trs e mximo de 8 dias, conforme o caso, para retirar-se do territrio nacional. Se descumprido o prazo, o Departamento de Polcia Federal promover a imediata deportao. Vale ressaltar que a deportao s ocorrer se o estrangeiro no se retirar voluntariamente depois de haver recebido a notificao da autoridade competente. A retirada voluntria , pois, o elemento que diferencia, fundamentalmente, a deportao dos outros dois meios de afastamento compulsrio, a expulso e a extradio. A previso legal de que ao estrangeiro ser dado um prazo para que se retire do pas no absoluta. Se for conveniente aos interesses nacionais, a deportao ser efetivada independentemente de ser concedido ao estrangeiro o prazo fixado no Decreto 86.715/81 (art.98, 2). A deportao afasta o estrangeiro do pas, mas no impede seu regresso, de forma regular. Exige-lhe a Lei 6815/80 que para retornar ao Brasil, o deportado dever ressarcir ao Governo brasileiro as despesas efetuadas com sua deportao.

Segundo Guimares1 estendem-se a uma vasta relao os casos especficos de Deportao. Incluem-se entre as causas todas as situaes em que haja descumprimento das restries ou condies impostas ao estrangeiro, quais sejam, por exemplo: exercer atividade remunerada nos casos em que esta no permitida; deslocar-se para regies alm do mbito estabelecido; afastar-se do local de entrada no pas sem o documento de viagem e o carto de entrada e sada devidamente visados pelo rgo competente; exercer atividade diversa da que foi solicitada e autorizada em contrato de trabalho; servial, com visto de cortesia, que exera atividade remunerada para outro que no seja o titular do visto que o chamou; a mudana de empresa a quem presta servio o estrangeiro, sem permisso do Ministrio do Trabalho; estrangeiro em trnsito, estudante ou turista que exera atividade remunerada, entre outras. No rigor da lei, a estada irregular do estrangeiro, no se refere apenas permanncia no territrio nacional por perodo superior ao permitido, mas, sim, a todas as circunstncias que representam qualquer desrespeito aos deveres, restries ou limites impostos ao estrangeiro. Estes e outros casos de desobedincia s normas fixadas em lei, como causa de deportao, esto previstas no art. 57, pargrafo 1, da Lei 6815/80. Uma legislao que apresenta tais caractersticas e, sobretudo, o extremo rigor com que esta aplicada, merece ser revista no apenas em aspectos ou disposies isoladas. Comporta que se repense a convivncia da sociedade como um espao de horizontes universais, onde vivem seres humanos portadores de valores, de contributos, de riquezas e de dignidade que ultrapassam as fronteiras da nacionalidade e dos limites geogrficos de um pas. No que tange ao pas de destino, a Lei 6815/80, art. 58, pargrafo nico: A deportao far-se- para o pas de nacionalidade ou de procedncia do estrangeiro, ou para outro que consinta em receb-lo. D-se direito de opo ao deportando. Finalmente, assegura o Estatuto do Estrangeiro que no se proceder a deportao se esta medida implicar em extradio no admitida pela Lei brasileira (art. 63, Lei 6815/80). 2 Expulso A expulso do estrangeiro que se encontre em territrio brasileiro est disciplinada na Lei 6815/80, nos artigos 65 a 75 e no Decreto 86.715/81, art. 100 a 109. Sem nos determos anlise e discusso, no campo doutrinal, sobre o instituto da expulso, buscaremos explicitar o seu tratamento e
1

Francisco Xavier da Silva Guimares, ex-subsecretrio de Estrangeiros do Ministrio da Justia, In: Revista de Doutrina e Jurisprudncia, Braslia, 36(1):9-34,maio /ago 1991.

aplicao nos termos em que o estabelece o Estatuto do Estrangeiro e o correspondente Decreto de Regulamentao. O artigo 65 (Lei 6815/80) determina: passvel de expulso o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social, a tranqilidade ou moralidade pblica e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo convenincia e aos interesses nacionais. Mas, no se esgotam ali as causas de expulso, sendo igualmente passvel de deportao, o estrangeiro que (pargrafo nico do art. 65): a)praticar fraude a fim de obter sua entrada ou permanncia no Brasil; b) havendo entrado no territrio nacional com infrao lei, dele no se retirar no prazo que lhe for determinado, no sendo aconselhvel a deportao; c) entregar-se vadiagem ou mendicncia; ou d) desrespeitar proibio especialmente prevista em lei para estrangeiro. A expulso formalizada atravs de Decreto de competncia exclusiva do Presidente da Repblica, a quem cabe resolver sobre a convenincia e a oportunidade da expulso e de sua revogao (art. 66). Uma vez decretada e efetivada a expulso, uma de suas graves conseqncias a impossibilidade do estrangeiro retornar ao Brasil. O retorno crime, tipificado no Cdigo Penal brasileiro2, no Captulo dos Crimes contra a Administrao da Justia, cujo art. 338 estabelece: Reingressar no territrio nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - recluso, de um a quatro anos, sem prejuzo de nova expulso aps o cumprimento da pena. Somente a revogao, de competncia exclusiva do Presidente da Repblica, permitir seu regresso. Ao Ministro da Justia compete instaurar o inqurito, que na maior parte das infraes3, ser sumrio, no excedendo ao prazo de 15 dias. assegurado o direito de defesa, mas no cabe pedido de reconsiderao. O Ministro da Justia poder, a qualquer tempo, determinar a priso, por noventa dias, do estrangeiro em processo de expulso, podendo, igualmente, prorrogar tal medida por outro igual perodo. Caso o processo no se conclua no prazo de at 6 meses, o estrangeiro ser posto em liberdade vigiada e, se vier a descumprir as condies de conduta impostas, pode ter sua priso decretada novamente.
2 3

Lei 2848, de 07 de dezembro de 1940. Incluem-se os casos de infrao contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social e a economia popular, assim como os casos de comrcio, posse ou facilitao de uso indevido de substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, bem como o desrespeito a proibio especialmente prevista me lei para estrangeiros.

Conforme j referido em captulo anterior, inexpulsvel o estrangeiro que tenha cnjuge brasileiro, de quem no esteja separado de direito ou de fato, ou filho brasileiro sob sua guarda e manuteno econmica (art. 75). Contudo, o pargrafo 1 do mesmo artigo, ressalva que no impedem a expulso, a adoo ou reconhecimento de filho brasileiro superveniente ao fato que a motivar. Igualmente, em se configurando o abandono do filho, o divrcio ou a separao do casal, a expulso poder ocorrer a qualquer tempo (Pargrafo 2). Ainda com base no art. 75, da lei 6815//80, no se proceder a expulso se esta implicar em extradio inadmitida pela lei brasileira. Expulso e Refgio: especificao introduzida no direito nacional, relativamente expulso o disposto na Lei 9474, de 22 de julho de 1997, a chamada Lei de Refugiados, que, na verdade, se ocupa da implantao do Estatuto dos Refugiados de 1951, em nosso pas. A matria afirma, no direito interno, os compromissos do Brasil como signatrio da Conveno de Genebra, de 1951, especificamente os artigos 32 e 33, daquela Conveno das Naes Unidas. Assim, a Lei n 9474/97, em seu art. 36, peremptria ao afirmar que no ser expulso o refugiado que esteja regularmente registrado, exceto em caso de existirem motivos de segurana nacional ou ordem pblica. E esclarece, no artigo 37 que, em caso de decretar-se a expulso de um refugiado, esta no resultar em sua retirada para pas onde sua vida, liberdade ou integridade fsica possam estar em risco, e apenas ser efetivada quando houver certeza de que o mesmo ir para um pas onde no haja riscos de perseguio. Para ultimar, uma referncia a respeitveis juristas brasileiros que, comentando o direito vigente no Brasil, ao analisar a natureza punitiva da expulso, classificam-na como um provimento sancionatrio da autoridade administrativa, embora no se constitua em pena, no sentido especfico de sano conduta criminosa, imposta por sentena judicial. Assim, pelas caractersticas de que se reveste, implicando restrio liberdade de locomoo do ser humano no que afasta compulsoriamente o estrangeiro do territrio nacional, impe-se a sua interpretao restrita, com observncia dos princpios publicsticos da legalidade e da amplitude do direito de defesa 4. Com igual precauo e humanidade, manifesta-se Carvalho, face s conseqncias de que se reveste a expulso, particularmente no direito brasileiro que a torna medida em carter definitivo contra o estrangeiro, restringindo sua revogao a ato privativo do Presidente da Repblica. A expulso, pelo carter discriminatrio de que se reveste, medida intrinsecamente odiosa. preciso, pois, restringi-la aos casos reais e provadamente atentatrios da ordem pblica, cujos limites devem ser precisamente determinados, quer atravs a jurisprudncia administrativa, quer atravs da doutrina. A eficcia da expulso, como medida de preservao da ordem pblica, no vai a ponto de justificar4

CAHALI, Yussef Said, Estatuto do Estrangeiro, Editora Saraiva, 1983, p. 236-237.

lhe decretao sem o mnimo de observncia dos princpios de defesa dos direitos humanos5. 3 - Extradio A extradio o ato pelo qual um Estado faz a entrega, para fins de ser processado ou para a execuo de uma pena, de um indivduo acusado ou reconhecido culpvel de uma infrao cometida fora de seu territrio, a outro Estado que o reclama e que competente para julg-lo e puni-lo. O Ministrio da Justia, no Guia6 para estrangeiros no Brasil, expressa que a extradio ato de defesa internacional, forma de colaborao na represso do crime. Objetiva a entrega de um infrator da lei penal, que, no momento, se encontra em nosso pas, para que possa ser julgado e punido por juiz ou tribunal competente do pas requerente, onde o crime foi cometido. Trata-se, pois, de um ato com fundamento na cooperao internacional no combate e represso criminalidade. A extradio est definida nos artigos 76 a 94 do Estatuto do Estrangeiro, e constitui uma faculdade do Pas conced-la (poder ser), como se depreende do art.76: A extradio poder ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em tratado, ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade. Baseia-se, pois, em pedido de governo estrangeiro, fundamentado em tratado existente com o Brasil ou em compromisso de reciprocidade. A legislao brasileira taxativa quanto s situaes em que a extradio no ser concedida (art. 77): I se tratar de brasileiro, salvo se a aquisio dessa nacionalidade se verificar aps o fato que motivar o pedido; II quando o fato que est base do pedido no for crime no Brasil ou no Estado requerente; III nos casos em que o Brasil for competente, segundo suas leis, para julgar o crime imputado ao extraditando; IV se a pena imposta pela lei brasileira para o crime for igual ou inferior a um ano; V no caso em que o extraditando estiver respondendo processo ou j houver sido condenado ou absolvido no Brasil pelo mesmo fato em que se funda o pedido de extradio; VI quando estiver a extinta a punibilidade pela prescrio de acordo com a lei brasileira ou a do Estado requerente;
5

CARVALHO, Dardeau, A situao Jurdica do Estrangeiro no Brasil. So Paulo, Sugestes Literrias S.A., 1976, p. 113. 6 Ministrio da Justia: Guia para Orientao a estrangeiros no Brasil, Departamento de Estrangeiros da Secretaria de Justia , Braslia-DF, 1997.

VII se o for pedida com base em crime poltico; mas essa exceo no impedir a extradio, quando o crime comum, conexo ao delito poltico, constituir o fato principal; VIII se o extraditando tiver que responder, no Estado requerente, perante um Tribunal ou Juzo de Exceo. A apreciao do carter da infrao alegada pelo Estado requerente de competncia exclusiva do Supremo Tribunal Federal (Art. 77, pargrafo 2). Ainda segundo a Lei 6815/80, a extradio ser requerida por via diplomtica, ou na falta de agente diplomtico, diretamente de governo a governo. Recebido o pedido, o Ministrio das Relaes Exteriores o enviar ao Ministrio da Justia, que o remeter ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assinalamos aqui mais uma disposio do Estatuto do Estrangeiro derrogada pela Constituio Federal de 1988. Seno vejamos: Dispe a Lei 6815/80 que o Ministrio da Justia ordenar a priso do extraditando, colocando-o disposio do Supremo Tribunal Federal (art. 81). Promulgada em 1988, a Constituio Federal ao tratar dos Direitos e Garantias Fundamentais, assegura ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei (CF, art. 5, inciso LXI). A Jurisprudncia do STF confirma a revogao do dispositivo da Lei 6815/80. Vejamos deciso unnime do Tribunal Pleno, em pedido de Habeas Corpus de extraditando:
Ementa: - Priso de Extraditando: artigos 80 e 81 da Lei n 6815/80, de 19.08.980, alterada pela Lei 6.964, de 09 de 12.1981. Alegaes de ilegalidade da priso porque: 1) no solicitada pelo Juiz processante, do Estado requerente da extradio (art. 80); 2) decretada por Ministro do Supremo Tribunal Federal, quando deveria ter sido pelo Ministro da Justia (art. 81); 3) no apresentada legislao do Estado requerente, relativa prescrio (art. 80, caput); 4) invlido o decreto de priso, emitido pelo Juiz processante, por no conter a descrio dos fatos delituosos, nem indicar a data da ocorrncia, sua natureza e circunstncias. 1. Tendo sido a priso preventiva decretada pelo Juiz processante, no Estado estrangeiro, e a ordem de captura encaminhada s autoridades brasileiras competentes, por via diplomtica, com pedido de extradio, de ser rejeitada a alegao de que no foi solicitada (a priso) pelo referido Juiz. 2. O art. 81 da Lei 6815, de 19.08.1980, alterada pela Lei 6964, de 09.12.1981, atribua ao Ministro da Justia o poder de decretar a priso do extraditando. Tal norma ficou, nesse ponto, revogada pelo inciso LXI do art. 5 da Constituio Federal de 1988, em razo do qual, excetuadas as hipteses referidas, ningum sra preso seno por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente. 3. Tal competncia passou, ento, para o Ministro do Supremo Tribunal Federal, a quem caber, tambm, relatar o pedido de Extradio,

conforme decidiu o S.T.F. (RTJ 127/18). 4. Sendo minuciosa, na deciso do Juiz processante, no Estado estrangeiro, a descrio dos fatos delituosos, a indicao do perodo em que ocorridos, assim como a sua natureza e circunstncias, repele-se a alegao em contrrio, contida na impetrao do writ. 5. Embora no encaminhados, pelo Governo requerente da Extradio, os textos legislativos sobre prescrio, nada impedia que o Relator desta convertesse o julgamento em diligncia, fixando prazo de sessenta dias para tal fim, como aconteceu no caso, cabendo invocar o precedente, no mesmo sentido, da Extradio n 457. 6. No caracterizado, at o momento, qualquer constrangimento ilegal liberdade do paciente, de se indeferir o pedido de hbeas corpus. 7. H.C. indeferido. Votao unnime7.

Importante ressaltar ainda que nenhuma extradio ser concedida sem o prvio pronunciamento do Plenrio do Supremo Tribunal Federal sobre sua legalidade e procedncia, no cabendo recurso da deciso (art. 83). Aspecto que vem sendo mantido com pleno rigor pelo Supremo Tribunal Federal a priso do extraditando ao longo de todo o processo, em cumprimento ao estabelecido no pargrafo nico, do art. 84: A priso perdurar at o julgamento final do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitidas a liberdade vigiada, a priso domiciliar, nem a priso-albergue. Extradio e Refgio: O Brasil aprovou, em 1997, a Lei 9474, que define mecanismos para implantao do Estatuto dos Refugiados de 1951 e determina outras providncias. Dispe, tal diploma legal, em captulo especfico sobre a Extradio que O reconhecimento da condio de refugiado obstar o seguimento de qualquer pedido de extradio baseado nos fatos que fundamentaram a concesso de refgio (art. 33, Lei 9474/97). Assegura, tambm, a Lei de Refugiados a suspenso do processo de Extradio pendente, se o extraditando apresentar solicitao de refgio baseado nos mesmos fatos. Independe, neste caso, esteja o processo em fase administrativa ou judicial (art. 34, Lei 9474/97).

SANCHES, Sydney (Ministro Relator): Habeas Corpus 73256/SP So Paulo, DJ 13-12-1996, pp 50161

Das könnte Ihnen auch gefallen