Sie sind auf Seite 1von 1

Planto 18

Qumica

Pilhas

0 01 - (PUC SP) - Dados: potenciais padro de reduo Ered

( )

Cu (aq) + 2e Cu(s) E Pb (aq) + 2e Ni (aq) + 2e


2+ 2+ 2+

2+

0 red 0 red

= +0,34 V = 0,14 V = 0,25 V = 0,49 V = 0,76 V

Pb(s) Ni(s)

A anlise dos potenciais padro de reduo das espcies envolvidas em uma reao de xido reduo permite avaliar a espontaneidade do processo e a fora eletromotriz da pilha. A tabela a seguir letromotriz apresenta potenciais padro de reduo para algumas espcies.

0 E red

Fe (aq) + 2e Fe(s) Zn (aq) + 2e


2+

0 red

Zn(s)

0 E red

Em um estudo eletroqumico foram montadas 4 pilhas a partir de 4 pares redox distintos. Em todos os dispositivos o ctodo era 2+ constitudo de uma soluo aquosa de ons Cu de concentrao 1,0 mol/L e um eletrodo de cobre metlico. O nodo era constitudo de um metal (M), diferente em cada dispositivo, imerso em soluo do n+ respectivo ction (M ) tambm de concentrao 1,0 mol/L. A figura a seguir representa esquematicamente o aparato experimental.

Considerando os dados da tabela, a reao de xido reduo capaz de produzir corrente eltrica a) Zn + Pb b) Zn + Cu c) Pb + Cu d) Cu + Pb
3+ 2+ 2+ 2+ 2+

Zn + Pb ; Zn + Cu ; Pb + Cu ; Cu + Pb ;

2+ 2+ 2+

2+

e) 2Al + 3Zn

2Al + 3Zn .

2+

Os metais utilizados como nodo foram zinco, nquel, chumbo e ferro. Em cada experimento foram determinadas a ddp inicial da pilha e a quantidade de carga gerada pela pilha durante a corroso de 1,00 g do nodo. se Nestas condies, pode-se dizer que o nodo cuja pilha apresenta a maior ddp e o nodo cuja pilha gera a maior quantidade de carga so formados, respectivamente, pelos metais a) Pb e Pb. b) Zn e Zn. c) Pb e Zn. d) Ni e Fe. e) Zn e Fe. 02 - (PUC RJ) - Uma cela galvnica consiste de um dispositivo no qual ocorre a gerao espontnea de corrente eltrica a partir de uma reao de oxirreduo. Considere a pilha formada por duas meia meiapilhas constitudas de alumnio em soluo aquosa de seus ons e chumbo em soluo aquosa de seus ons e os potenciais de reduo abaixo: +3 0 Al (aq) + 3e Al (s) E = 1,68 V +2 0 Pb (aq) + 2e Pb (s) E = 0,13 V Sobre essa pilha, correto afirmar que: +3 a) a equao global desta pilha 2 Al (aq) + 3 Pb (s) 2 Al (s) + 3 +2 Pb (aq) b) o metal alumnio atua como agente oxidante. +2 c) a espcie Pb (aq) atua como agente redutor. d) a diferena de potencial gerada nesta pilha de 1,55 V. +2 e) na semi-equao de reduo balanceada, a espcie Pb (aq) equao recebe um eltron. 03 - (FEPECS DF) - Pilhas so dispositivos nos quais reaes espontneas de xido reduo produzem corrente eltrica. A primeira pilha foi construda no sculo XVIII por Alessandro Volta, que empilhou discos de zinco e de cobre separados por pedaos de te tecido embebidos em soluo de cido sulfrico e verificou que esta pilha produzia energia eltrica.

04 - (FGV SP) - Para que uma lata de ferro no sofra corroso, esta pode ser recoberta por uma camada de um metal, que forma uma cobertura protetora, evitando a formao de ferrugem. Considerando somente os valores dos potenciais padro de reduo dos metais + Ag + e Ag E = + 0,80 V +2 Cu + 2 e Cu E = + 0,34 V +2 Zn + 2 e Zn E = 0,76 V +2 Mg + 2 e Mg E = 2,37 V e do ferro, +2 Fe + 2 e Fe E = 0,44 V, quais desses poderiam ser utilizados para prevenir a corroso do ferro? a) Ag e Cu, apenas. b) Ag e Zn, apenas. c) Cu e Zn, apenas. d) Cu e Mg, apenas. e) Zn e Mg, apenas. 05 - (FATEC SP) Considere os seguintes dados sobre potenciais potenciais-padro de reduo.

Semirreao Mg 2 + (aq) + 2e Zn 2 + (aq) + 2e Fe 2 + (aq) Cu 2 + ( aq) Ag + (aq) + 2e + 2e + e

E o /vol Mg ( s ) 2,37 Zn( s ) 0,76 Fe( s ) Cu ( s ) Ag ( s ) 0,44 + 0,34 + 0,80

Uma tubulao de ferro pode ser protegida contra a corroso se a ela for conectada uma pea metlica constituda por a) b) c) d) e) magnsio ou prata. magnsio ou zinco. zinco ou cobre. zinco ou prata. cobre ou prata. Gabarito 01-E 02-D 03 04-A 05-B D 03-D

Prof. Paulo Silva

Das könnte Ihnen auch gefallen