Sie sind auf Seite 1von 6

1

ARTIGO-MODELO DA REVISTA FIDES: TTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA, COM DOIS ENTERS APS

RESUMO O trabalho ter de 8 a 20 laudas, fonte Times New Roman cor preta e, salvo as excees explicitadas, fonte tamanho 12, espaamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado. O resumo dever conter entre 50 e 100 palavras, possuir recuo esquerdo 4cm, e ser composto de frases concisas e afirmativas, onde sero expostos tema, problema, hipteses, metodologia, resultados e concluso. H um enter aps. Palavras-chave: Colocar trs a cinco. Palavras ou expresses curtas. Seguidas de pontos. E trs enters aps. Ser dois enters se houver epgrafe. Apenas a epgrafe opcional, e no necessita de traduo para outra lngua. Dever ter recuo esquerdo 4cm, estar em itlico, ter alinhamento direito. (Nome do autor entre parnteses e trs enters aps)

1 INTRODUO

A Introduo a parte do texto onde apresentado um panorama geral do artigo, de todos os seus pontos principais, constituindo-se numa ampliao do resumo. Dessa forma, entende-se que no cabe realizar citaes na introduo, tendo em vista tal ao tpica de desenvolvimento do tema, e h parte prpria para isto. O trabalho ter de 8 a 20 laudas, fonte Times New Roman cor preta e, salvo as excees explicitadas, fonte tamanho 12, espaamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado. As excees so: fonte tamanho 10 nas citaes com mais de trs linhas, nas notas de rodap e nos nmeros de pgina (estes situados no canto superior direito); espaamento entre linhas simples nas notas de rodap; e alinhamento direito na epgrafe e esquerdo nas referncias. Nos pargrafos, o recuo de primeira linha de 1,5cm. Para destaques, permite-se somente o itlico, sendo vedado negrito e sublinhado.

O indicativo das sees primrias deve ser grafado em nmeros inteiros a partir de 1, sem ponto e seguido do ttulo dessa seo em negrito e caixa-alta. Confira o exemplo das sees primrias 1 a 4 deste artigo-modelo. Sobre o espaamento entre sees do texto, h 4 hipteses: a) do ttulo de seo primria ou secundria para seu respectivo texto h dois enters; b) da seo primria para a secundria h dois enters; c) entre sees secundrias h dois enters; e, d) da seo secundria para a seo primria posterior, ou entre sees primrias h trs enters. Em suma, entre sees de texto haver sempre dois enters exceto no espaamento imediatamente anterior s sees primrias, que ser trs enters.

2 DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO CIENTFICO

O desenvolvimento a parte onde o autor onde o autor demonstra, discute e avalia o tema delimitado pelo ttulo, devendo o autor ser objetivo, conciso e claro. nessa parte onde, com base no tema, levantam-se hipteses e realiza-se o raciocnio jusfilosfico, no intuito de se pensar solues, alternativas, ou mesmo contemplar o tema com olhar pragmtico (suscetibilidade aplicaes prticas, voltado para a ao). As referncias de legislao e jurisprudncia sero permitidas apenas em notas de rodap, tal como: Imprimi o MS n 23.367/MG1, o REsp. n 918.509/MA2, a Smula Vinculante n 213 e o art. 2, 6 da Lei 8.629/19934 [...]. Lembre-se que da seo primria para a secundria h dois enters.

2.1 As sees secundrias

O indicativo de seo secundria constitudo pelo indicativo da seo primria a que pertence, seguido de ponto e do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto, mas sem ponto entre a numerao e o ttulo que dever estar em negrito e caixa-alta. Descomplicando... siga o exemplo das sees secundrias 2.1 e 2.2 deste artigo.
1

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Mandado de Segurana n 23.367/MG. Pleno. Min. Joaquin Barbosa. j. 01/10/2009. DJe n. 200, publ. 23/10/2009. 2 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Recurso Especial n 918.509/MA. T1. Min. Jos Delgado. j. 20/11/2007. DJ. 19/12/2007, p. 1157. 3 SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Smula Vinculante n 21. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/ cms/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaSumulaVinculantes>. Acesso em: 23 dez. 2009 4 BRASIL. Lei n 8.629, de 25/02/1993. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/L8629.htm>. Acesso em: 23 dez. 2009. [Obs.: S obrigatrio referenciar a lei estrangeira]

Ao decidir por criar seo secundria, o autor dever observar as seguintes diretrizes: a) a seo secundria no poder ser criada logo aps o ttulo da seo primria, sendo necessrio haver o desenvolvimento de alguns pargrafos antes; b) desaconselhado criar seo secundria com quantidade nfima de texto; c) a criao da primeira seo secundria leva necessidade de uma segunda seo secundria.

2.2 Necessidade de mais uma seo secundria e citaes com mais de trs linhas

A criao da primeira seo secundria enseja a necessidade de uma segunda seo secundria. E isto se deve a que, logicamente, a subdiviso de um contedo gera, pelo menos, duas partes desse mesmo contedo. Sobre as citaes com mais de trs linhas, temos o seguinte:

As citaes com mais de trs linhas devem apresentar fonte tamanho 10 e recuo esquerdo de 4cm, alm de no possurem aspas ou recuo de primeira linha. Antes e aps cada citao dessas, haver dois enters [nos quais o tamanho da fonte 12, embora no haja texto nessas linhas]. Lembre-se que da seo secundria para a seo primria seguinte h trs enters.

3 CRITRIOS DE AVALIAO Com o objetivo de dar publicidade aos critrios de avaliao de trabalho e orientar o autor sobre os aspectos que a revista considera relevantes na produo de um trabalho cientfico o edital da revista traz uma seo que os especifica. Assim, na elaborao de um trabalho cientfico deve-se ter em conta (REVISTA FIDES, 2009, p. de internet):

1. Originalidade (inovao no tema ou na leitura deste; inovao na metodologia de abordagem do tema; distanciamento da simples colagem de citaes); 2. Relevncia terico-pragmtica do tema (contribuio para o avano do conhecimento cientfico; atualidade ou oportunidade do tema; pragmatismo do tema, ou seja, suscetibilidade aplicaes prticas, voltado para a ao); 3. Especificidade do tema (temas especficos sero priorizados em relao aos genricos);

4. Profundidade do tema (tema com elevado nvel de reflexo; tema que envolve muitas variveis, hipteses, nuanas; abordagem a divergncias legislativas, doutrinrias e jurisprudenciais); 5. Profundidade da pesquisa (quantidade e qualidade das referncias; utilizao de obras essenciais; bom aproveitamento das referncias; diversidade de fontes de consulta, tais como: livros, artigos, teses); 6. Coerncia e coeso do texto (enquadramento do tema proposta da revista; conexo lgico-racional das idias postas, interligando ttulo, resumo, introduo, desenvolvimento e concluso; harmonia entre desenvolvimento e concluso, evitando contradio ou dissonncia; respeito delimitao do tema, evitando divagaes e fugas); 7. Simplicidade na escrita e no estilo (evitar termos rebuscados ou arcaicos, e estruturas textuais imprecisas, prolixas ou desnecessariamente complexas; ser claro e objetivo).

Caber revista, ao apreciar os trabalhos, prestigiar os princpios da simplicidade, do formalismo razovel e do incentivo pesquisa cientfica e publicao.

4 CONCLUSES

Poder ser intitulado tambm de consideraes finais ou outro nome. Nesta seo, apresenta-se as concluses sobre o tema delimitado pelo ttulo e analisado ao longo do trabalho, tendo sempre por parmetros o problema proposto, as hipteses levantadas e os resultados obtidos. De tal forma, essencial que as concluses sejam objetivas e claras, e que mantenham relao de pertinncia lgico-racional com o tema desenvolvido. Sobre a parte das referncias que est situada logo adiante, temos que observar o seguinte: a) o ttulo ser REFERNCIAS em negrito e caixa-alta, e est situado aps trs entes das concluses; b) aps cada referncia haver dois enters; c) o alinhamento ser esquerdo; e, d) as referncias estaro em ordem alfabtica, e s constar referncia efetivamente citada no corpo do trabalho. As referncias utilizadas logo abaixo servem apenas de modelo; e as respectivas notas de rodap, servem unicamente para fins didticos, devendo serem excludas. Das concluses para o ttulo Referncias h trs enters.

REFERNCIAS

BOBBIO, Norberto. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. A Era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.5

COSTA, Alexandre Arajo. Direito e mtodo: dilogos entre a hermenutica filosfica e a hermenutica jurdica. Tese (Doutorado em Direito) Universidade de Braslia, Braslia, 2008. Disponvel em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=4449>. Acesso em: 23 dez. 2009.6

FILOSOFIA. In: FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio eletrnico Aurlio verso 5.0. Curitiba: Positivo Informtica, 2004. 1 CD-ROM.7

MARTINS, Leonardo; DIMOULIS, Dimitri. Teoria geral dos direitos fundamentais. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.8

MEDEIROS, Morton Luiz Faria de. A misso poltica do Supremo Tribunal Federal: anlise de sua importncia como Corte Constitucional para o controle do poder no Brasil. 2006. 124f. Dissertao (Mestrado em Direito) Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponvel em: < http://bdtd. bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=853>. Acesso em: 23 dez. 2009.9

NOBRE JNIOR, Edilson Pereira. O princpio da boa-f e sua consagrao pela cincia jurdica. In: ______. O princpio da boa-f e sua aplicao no Direito Administrativo brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002. cap. 2.10 RANGEL, Rui (Coord.) et al. Ser juiz hoje. Coimbra: Almedina, 2008.11
5 6

Exemplo de livro com 1 autor. Exemplo de tese. 7 Exemplo de verbete em dicionrio eletrnico. 8 Exemplo de livro com 2 autores. 9 Exemplo de dissertao. 10 Exemplo de parte de livro. 11 Exemplo de livro com mais de 3 autores.

REVISTA FIDES. Natal, 2009. Disponvel em: <http://www.revistafides.com/index.php/ br/about/submissions#onlineSubmissions>. Acesso em: 31 dez. 2009.12 RICUPERO, Rubens. Pensamento de Bobbio extrapola breve sculo 20. Folha OnLine, So Paulo, 10 jan. 2004. Disponvel em: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ ult90u40381.shtml>. Acesso em: 23 dez. 2009. 13

ROCHA, Leonel Severo; SCHWARTZ, Germano; CLAM, Jean. Introduo teoria do sistema autopoitico do Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.14

SAINZ MORENO, Fernando. La buena fe en las relaciones de la Administracin con los administrados. Revista de Administracin Pblica, Madri, n. 89, maio/ago. 1979, p. 293314.15

SILVA, Ovdio A. Batista da. Verdade e significado. In: CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes (Coord.); STRECK, Luiz Lenio (Coord.). Entre discursos e culturas jurdicas. Coimbra: Coimbra Editora, 2006. p. 81-109. [Boletim da Faculdade de Direito; Stvdia Ivridica 89]16

TTULO EM LNGUA ESTRANGEIRA: TRS ENTERS ANTES, DOIS APS

ABSTRACT As lnguas estrangeiras admitidas so ingls ou espanhol. Em ingls, resumo abstract e palavras-chave keywords. Em espanhol, resumo resumen e palavras-chave palabras clave. No so recomendadas as tradues automticas disponveis na internet. Keywords: a traduo. Das palavras-chave. Para o idioma escolhido.
12

Exemplo de pgina de internet. Como nesse endereo eletrnico no h nmeros de pgina, a citao no corpo do texto ser Reale (2003, p. de internet) ou (REALE, 2003, p. de internet). 13 Exemplo de artigo em jornal. 14 Exemplo de livro com 3 autores. 15 Exemplo de artigo em revista. 16 Exemplo de artigo em livro.

Das könnte Ihnen auch gefallen