Sie sind auf Seite 1von 3

Plataforma Global de Avaliao do Ciclo de Vida Simplificado para Construo Sustentvel

_______________________________________________________________________________

Relevncia do tema
De acordo com UNEP-SBCI, globalmente os edifcios so responsveis por 40% do consumo anual de energia e responsveis por at 30% do consumo de energia relacionado emisso de gases de efeito estufa. Coletivamente, o setor da construo responsvel por um tero do consumo de recursos naturais, incluindo 12% de todo o uso de gua doce, e pela produo de at 40% de resduos slidos. De acordo com UNEP - Climate Neutral Network o transporte pessoal e comercial consome cerca de 20% da oferta global de energia sendo que 80% dos quais provenientes de combustveis fsseis. A Infraestrutura de transporte contribui para o desenvolvimento econmico e social permitindo o comrcio e proporcionando oportunidades de emprego, educao e lazer. Esses dados so estimativas globais. Quantificaes por pas e setor produtivo so necessrios para identificar os principais impactos de cada setor.

Proposta
Propomos o estabelecimento de um painel internacional, reunindo empresas, governos, academia e ONGs, para estabelecer uma Plataforma Global de Avaliao do Ciclo de Vida Simplificada (ACV-s), que priorize os principais desafios da agenda socioambiental global e que seja capaz de tornar-se numa ferramenta para a tomada de deciso com base no desenvolvimento sustentado do setor da construo civil.

A viso
A promoo da sustentabilidade exige que as decises de aquisio de produtos considerem os mltiplos impactos ambientais e sociais ao longo do ciclo de vida dos produtos. At o momento a quantidade de informaes sobre estes impactos muito limitada, de acesso caro e difcil. Na maioria dos pases em desenvolvimento informaes de produtos locais, so inexistentes. Esta carncia de informaes afeta todos os nveis de deciso, da elaborao de planos em nvel nacional e internacional, ao comunitrio e individual, passando por decises de consumo, inclusive no mbito do comrcio internacional. Esta realidade limita seriamente o engajamento efetivo da indstria, do comercio, do setor pblico e dos consumidores em geral na promoo da sustentabilidade, tal como previsto na Agenda 21.

CBCS_Rio+20_Plataforma Global de ACV-s para Construcao Sustentavel

1/3

O contexto
A Avaliao do Ciclo de Vida (ACV), promovida h vrias dcadas pela UNEP, j a ferramenta padro para quantificar o impacto ambiental de produtos. A integrao de impactos sociais dentro do seu escopo vem sendo trabalhada. Seu conceito bem estabelecido e normatizado. A ferramenta procura integrar todos os fluxos ambientais (entradas e sadas de materiais nos processos produtivos), permitindo calcular os impactos ambientais e identificar os mais relevantes em cada produto, o que pode fundamentar intervenes acertadas no processo. Entretanto, com a abrangncia proposta a ACV de implantao cara e complexa, pois exige a medio de uma grande quantidade de variveis, muitas das quais requerem complexo aparato e recursos humanos altamente especializados, que no esto disponveis em muitas regies e alm do alcance financeiro de boa parte dos agentes econmicos. Estes fatos tm impedido a disseminao da ACV. Esto disponveis no mercado internacional algumas poucas bases de dados comerciais. Estas bases incluem dados oriundos principalmente de pases desenvolvidos e menos ainda que detalhem empresas (declarao ambiental de produto). Apenas poucos pases possuem bases de dados publicas e gratuitas. De uma forma geral a velocidade de atualizao e lenta, o que leva a tomada de decises com dados desatualizados. A maior parte dos dados no esta detalhada em nvel de empresas, pois a sua aplicao esta fora do alcance tcnico e econmico da maioria delas. Esta carncia elimina a possibilidade de escolha de fornecedor baseada em critrios ambientais. Em consequncia a seleo baseada em preo e desempenho tcnico continua predominante. Esta carncia de informaes impede a concorrncia baseada em sustentabilidade e em muitas situaes faz com que ganhem mercados fornecedores com prticas insustentveis. Em resumo, a ausncia de informaes de impactos ambientais em nvel de empresa impede que o mercado promova a sustentabilidade.

O desafio
, portanto, prioritrio construir um sistema pblico aberto gratuitamente para toda a sociedade que gerencie um conjunto mnimo de informaes quantitativas, consistentes, verificveis e confiveis que de suporte s decises de aquisio de produtos com base em mltiplos critrios, baseado no conceito de analise do ciclo de vida, simplificado. Este sistema deve ser desenvolvido, implantado e gerenciado de forma transparente por uma coalizao que rena rgos governamentais, empresas e o terceiro setor. A eficcia deste sistema cresce proporcionalmente ao nmero de produtos e empresas que dele participam. As chances de sucesso crescem se este sistema for de implantao e manuteno to simples que o torne vivel em pequenas empresas de pases em desenvolvimento. A simplicidade facilita a atualizao dos dados, outra chave da sua eficcia. Para facilitar a sua adoo por diferentes pases, sua implantao deve ser progressiva, comeando com dados de insumos bsicos em escala nacional evoluindo de forma a abranger parcela crescente dos produtos e, finalmente, incorporando resultados de empresas individuais. A quantidade de aspectos ou impactos includos deve ser evolutiva, permitindo que pases,

CBCS_Rio+20_Plataforma Global de ACV-s para Construcao Sustentavel

2/3

empresas e seus clientes aprendam no processo. Para permitir o comrcio internacional deve ter uma metodologia padronizada, com bases interligadas e de acesso universal. Embora este tipo de sistema de suporte a deciso seja importante para todos os setores da economia, ele particularmente prioritrio para o setor da construo, que responsvel pela maior parcela de consumo de recursos naturais, gerao de resduos e consumo de energia e tambm pela qualidade de vida da populao. Anlises de desempenho ambiental de produtos continuam sendo feita atravs de metodologias proprietrias (selos verdes), baseadas em critrios que promovem solues consideradas de menor impacto e que foram eleitas pelos seus autores. Em consequncia estas ferramentas do resultados incoerentes entre si e no permitem minimizar os impactos negativos em todos os projetos. Em mercados onde existem mltiplos selos possvel aos agentes de mercado selecionar a ferramenta mais conveniente. A adoo de selos elaborados em outras realidades e pases reduz ainda mais a eficcia destas inciativas, e podem levar a decises incorretas, pois as diferenas da agenda socioambiental entre pases e regies muito grande. Uma simples comparao do contedo de CO2 da eletricidade, que varia uma ordem de grandeza entre diferentes pases evidencia este limite. Metodologias de certificao que tenham por base informaes quantitativas dos impactos ao longo do ciclo de vida dos produtos efetivamente empregados na construo, manuteno e uso podero vir a fornecer resultados consistentes e relevantes. As ferramentas BIM facilitam a realizao desta analise, desde que existam os dados. Um exemplo de sucesso na quantificao de impactos a abordagem do GHG Protocol que tem ganhado a adeso de empresas, mesmo em pases em desenvolvimento. A metodologia abre a possibilidade de usar dados que podem ser coletados com certa facilidade, mas tambm oferece modelos de estimativa genricos de aplicao mais fcil, embora com resultados mais conservadores. A metodologia tambm apoiada por um crescente nmero de manuais e ferramentas dedicados a processo produtivos especficos e adaptaes por diferentes pases, o que facilita a sua aplicao. Espelhando-se no GHG Protocol, o desenvolvimento de uma metodologia simplificada de anlise do ciclo de vida uma alternativa para viabilizar as medies de impacto ambiental, tornar os dados acessveis e escalar rapidamente o hbito de basear as decises em critrios ambientais mltiplos.

Concluso
Portanto propomos o estabelecimento de um Painel Internacional formado por empresas, governos, academia e ONGs, para estabelecer uma Plataforma Global de Avaliao do Ciclo de Vida Simplificada (ACV-s), por meio de uma metodologia de anlise que contempla os principais desafios da agenda socioambiental global para tornar-se uma ferramenta para a tomada de deciso com foco no desenvolvimento sustentado do setor da construo civil.

CBCS_Rio+20_Plataforma Global de ACV-s para Construcao Sustentavel

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen