Sie sind auf Seite 1von 5

DIAC

Um diac um comutador de onda completa ou bidireccional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades. usado normalmente para ativar um Triac ou um Tiristor. composto por trs camadas (PNP), a sua construo assemelha-se a de um transistor bipolar, porm difere na dopagem do cristal N. O circuito equivalente de um diac um par de dodos de quatro camadas em paralelo. Ele colocado tipicamente em srie com a porta (GATE) de um TRIAC. Os Diacs so usados frequentemente em conjunto com TRIAC porque estes dispositivos no disparam simetricamente em consequncia das ligeiras diferenas entre as duas partes do dispositivo. Funcionamento: Para passar do estado de bloqueio para o estado de conduo, preciso ultrapassar a tenso de ruptura (VR), rompendo assim, a juno polarizada inversamente, podendo a corrente fluir em ambos os sentidos. Para voltar ao estado de bloqueio, basta remover a tenso por alguns instantes. Para interromper a conduo de um diac, reduz-se a corrente para um valor abaixo do valor de manuteno, especifico do componente. Aplicao Diac: Uma das aplicaes do diac so os circuitos Dimmer (regulao de intensidade luminosa).

Triac

um componente formado por dois SCRs (Silicon Controled Rectifier) internos ligados em paralelo, um ao contrrio do outro. Tem trs terminais: MT1 (anodo 1) MT2 (anodo 2) Gate (G) No seu funcionamento bsico, o triac ao receber uma tenso na GATE, permite conduo entre o MT1 e MT2 de Corrente Alterna. Ele usado para chavear corrente alternada. O gate pode ser disparado com tenso positiva ou negativa. Aps o disparo no gate, o TRIAC conduz at a corrente alternada mudar de sentido. Quando isto ocorre, necessrio outro pulso no gate. Geralmente o gate do TRIAC disparado por um diodo chamado DIAC. Este diodo conduz quando a tenso passa de certo nvel, geralmente 20 ou 30 V. Na Figura 05 vemos o esquema eltrico de um dimmer para controlar o brilho de uma lmpada incandescente ou motor eltrico at 200 W.

Figura 05 - Topologia de um "Dimmer".

Tanto o TRIAC quanto o DIAC so componentes prprios para tenso e corrente alternada. Quando o ponto A do circuito fica positivo e B negativo, P, R1 e R2 carregam C1 e C2 com tenso positiva. Quando C1 e C2 atingem +30 V nos terminais, o DIAC entra em conduo, dispara o gate do TRIAC e este acende a lmpada. Quando o ponto A fica negativo, o TRIAC pra de conduzir e apaga a lmpada. Porm C1 e C2 comeam a se carregar com tenso negativa e quando atingem -30 V, o DIAC conduz novamente, ativa o gate do TRIAC e este acende a lmpada outra vez. Este ciclo se repete 60 vezes por segundo. O resultado que a lmpada fica acendendo e apagando, porm a vemos acesa o tempo todo.

Quando aumentamos a resistncia de P, os capacitores demoram mais para carregar, o DIAC demora mais para disparar o TRIAC e este mantm a lmpada mais tempo desligada. O brilho resultante que enxergamos mais fraco. Quando a resistncia de P menor, os capacitores carregam mais rpido, o DIAC aciona o TRIAC mais rpido e este mantm a lmpada mais tempo ligada. O brilho que enxergamos agora muito mais forte.

MOC Acoplador ptico

Um acoplador ptico formado por uma fonte de luz que pode ser modulada ou controlada com facilidade, como, por exemplo, um LED infravermelho e um receptor que possa receber e produzir um sinal a partir do sinal de luz modulado. Os dois elementos so montados numa cmara hermtica sem contacto fsico, conforme mostra a figura 1.

Esta separao fsica ao mesmo tempo em que no impede a passagem do sinal de um para outro na forma de radiao eletromagntica proporciona um isolamento de milhares de volts entre os circuitos dos dois componentes. Os projetistas de circuitos de interfaceamento podem contar com uma grande quantidade de acopladores que basicamente se diferenciam pelo tipo de dispositivo receptor usado. O tipo de sinal que deve ser transferido do circuito de controle (PC) para o circuito controlado (carga externa) que vai determinar as caractersticas deste elemento.

Na tabela 2 damos uma relao de acopladores pticos com transistores Darlington.


TABELA 2 Componente MOC3009 MOC3010 MOC3011 MOC3012 MOC3020 MOC3021 MOC3021 MOC3023 Tenso de Pico de Bloqueio 250 V 250 V 250 V 250 V 400 V 400 V 400 V 400 V Corrente no LED Para disparo 30 mA 15 mA 10 mA 5 mA 30 mA 15 mA 10 mA 5 mA

(Todos possuem tenso de isolamento de 7500 V)

Amplificador Operacional

um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor (-) e o outro identificado por terminal no inversor (+). A tenso de sada a diferena entre as entradas + e -, multiplicado pelo ganho em malha aberta:

As suas principais caractersticas so: Alta impedncia de entrada Baixa impedncia de sada Alto ganho Possibilidade de operar como amplificador diferencial

Amplificador Inversor

O circuito a seguir chamado de amplificador inversor pois a tenso de sada (Vs) est defasada de 180 em relao entrada (Ve).

Amplificador No-Inversor
O amplificador no inversor, como o nome mesmo diz, um amplificador no qual a tenso de sada (Vs) est em fase com tenso de entrada (Ve).

Aplicaes:
Esses amplificadores esto presentes na maioria dos equipamentos de sistemas de controle industrial, instrumentao nuclear e petroqumica, equipamentos mdicos, computadores, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen