Sie sind auf Seite 1von 18

Eletromagnetismo 1

Introduo

2012
1

Introduo

1 Cargas eltricas 2 Lei de Coulomb 3 Campos 4 Cargas na matria: condutores / isolantes

1 Cargas eltricas
Sabemos que muitas das propriedades fsicas e qumicas da matria, do tomo e da biologia esto ligadas as foras eltricas , isto nas interaes entre as cargas eltricas. A eletrizao dos corpos h muito considerado um fenmeno extraordinrio e sujeito a teorias contraditrias (existncia ou no do vcuo (chamado de ether na antiguidade). A compreenso da eletrizao e da interao entre eletricidade e magnetismo comeou a ser desvendado pelos sbios do sculo XIX. J.C. Maxwell conseguiu formular matematicamente as equaes do eletromagnetismo, e os fsicos e qumicos do incio do sculo XX apresentaram a natureza atmica da matria.

1 Cargas eltricas
Eletrosttica

Induo eletromagntica

Supercondutores

Ondas eletromagnticas
4

1 Cargas eltricas
A carga eltrica, assim como a massa, uma propriedade da matria. Dois corpos carregados eletricamentes interagem, ou atraindo-se ou repelindo-se. Estas observaes foram conclusivas para se separar as partculas carregadas em duas categorias: as cargas positivas e negativas . Dois corpos que se repelem porqu pertencem a mesma categoria. A carga eltrica uma propriedade das partculas elementares. Esta partcula elementar foi conservada e quantificada. A carga -e a carga do eltrom e o valor de e de aproximadamente 1,602e-19 Coulombs.

A carga eltrica total de um sistema isolado permanece sempre constante. A carga total obtida pela soma algbrica das cargas positivas e negativas das partculas elementares que pertencem ao sistema num dado instante.

2 Lei de Coulomb
Semelhante a gravidade, a fora eletrosttica exercida entre dois corpos estacionrios e carregados, respectivamentes com cargas q1 e q2 proporcional ao produto das cargas q1q2 e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que separa as duas cargas. A fora paralela ao segmento que junta os centros das duas cargas e orientada, de acordo com o sinal das cargas (positivo ou negativo). Esta a definio da lei de Coulomb. A fora de Coulomb depende da distncia entre as cargas. Deve-se calcular a fora (vetor) exercida pela carga 2 sobre a carga 1 obtendo o vetor r12 que liga 1 a 2. Se as duas cargas tiverem o mesmo sinal, a fora repulsiva e estar no mesmo sentido do vetor r12. Se uma das cargas tiver sinal oposto a fora ser de atrao e estar no sentido oposto ao vetor vetor r12.

F12

q2
r12 q1

F12

q1q2 r12 = k |r12|2 |r12|

No sistema internacional (SI), as cargas so quantizadas em Coulombs (C) e as distncias em metros. A constante eletrosttica k = 8,9875 109 N m/C (SI). Esta cosntante vale 1 no sistema de unidade CGS. Utilizaremos somente o Sistema Internacional (SI).

Posteriormente aps melhor entendimento dos conceitos de eletromagnetismo e da relatividade, ser mais fcil entender o porqu da constante de proporcionalidade eletrosttica k ser representada pela frmula:

k =

1 4
o= o

permissividade do vcuo e

8, 854 10-12 F/m (Farad / metro)(SI) = 9,09875 109 N m/C (SI)

k constante eletrosttica do vcuo e

3 Campos
Considerando a carga q1 como uma carga de prova , e a carga q2 (ou todas as outras cargas diferentes de q1) como uma carga geradora , logo a fora eletrosttica que age sobre a carga de prova situada na posio r representada por:

F = q1

kq2 r12 |r12|2 |r12|

= q1 E( r )

Desde que no haja mais ambiguidade entre a carga de prova (sistema definido) e as cargas geradoras (sistema exterior), o ndice da carga de prova pode ser retirado e a fora tambm pode ser representada pela equao: F( r ) = q E( r ) E( r ) o campo eltrico (vetor campo eltrico). Este campo est presente em todos os pontos do espao. O campo eltrico age localmente na carga de prova.
8

Quando as cargas esto em movimentos extremamentes rpidos , deve se levar em conta os efeitos da relatividade (relatividade ou interdependncia das distncias e do tempo, da massa aparente e da energia).

As consequncias das cargas geradoras em movimento, que exercem sobre uma carga de prova, que tambm passa a estar em movimento, uma outra fora devido ao campo magntico. O campo que age nesta carga de prova passa a introduzir uma fora chamada de fora de Lorentz. Esta fora composta da fora eletrosttica mais uma parcela referente ao vetor densidade de fluxo magntico (muitas vezes chamado de campo magntico em algumas bibliografias) B. A teoria mostra que tem uma relao entre E e c.B (c velocidade da luz no vcuo) ou seja entre as amplitudes dos campos eltrico e magntico associado a velocidade da luz (a interao de B mais atenuada que a interao de E).

F = q(E + v
fora colinear a E

B )
fora perpendicular aveB
9

4 Cargas na matria: condutores / isolantes


Na matria, as cargas eltricas podem estar livres (ou quase), ou ligados (eltrons ligados a um on, partcula carregada, etc.). Distinguese trs tipos de estados da matria em relao ao comportamento eltrico: condutor (ou metal), semi-condutor e isolante (ou dieltrico). condutor: num condutor (eltrons e ons) as cargas eltricas q tm uma certa concentrao n (nmero de cargas por unidade de volume) que so livres (mais ou menos) e podem se mover quando sob ao de um campo eltrico E. Estas cargas passam a ter uma velocidade v proporcional ao campo (lei de Ohm): v = q E. A quantidade q chamada de mobilidade eltrica (m/V.s). O produto n q v tem as dimenses [CT-1L-2], ou seja uma corrente eltrica [CT-1] (cargas por unidade de tempo) dividida pela rea [L-2]. Logo densidade de corrente eltrica j de conduo definida por:

j = nqv = nq

E =

E
10

4 Cargas na matria: condutores / isolantes

com uma dimenso:

j =

logo : j =

Ou para um condutor de seo reta S e comprimento L:


R L S 1 L S

LE

RI

1 L jS S

logo V

RI

condutividade eltrica [S/m] resistividade eltrica [ .m]

11

4 Cargas na matria: condutores / isolantes

isolante: nos isolantes, as cargas eltricas no conseguem se deslocar sobre a ao de um campo eltrico, s se movem muito pouco em volta das cargas que as atraem e que esto ligadas por uma fora de atrao que no as deixam se mover livremente. Logo nenhuma corrente contnua pode ser gerada pois s ocorrem deslocamentos mnimos das cargas que esto ligadas, quando os baricentros das cargas positivas e negativas no coincidem durante todo o tempo pode surgir uma corrente de polarizao em regime variante no tempo (alternado).

12

Resumo:
no universo existem cargas eltricas que interagem entre elas;

cargas eltricas em movimento geram correntes eltricas;


as cargas eltricas sempre so acompanhadas de campos eltricos e campos magnticos; todas as grandezas e mais algumas constantes fundamentais (c, o, o), esto ligadas entre elas por um conjunto de equaes coerentes.

a teoria eletromagntica
estrutura & propriedades da matria (fsica, qumica, biologia) eletrotcnica : produo & energia eltrica, converso energia mecnica

eletromagntica

telecomunicaes : armazenamento e transmisso da informao


13

Eletromagnetismo
Equaes de Maxwell

14

Eletromagnetismo
Equaes de Maxwell

15

16

Vetor densidade de fluxo eltrico no vcuo [C/m] D = o.E Vetor densidade de fluxo magntico no vcuo [Wb/m ou T] B =

.H
17

. Equaes de Maxwell em meios materiais


Nas equaes apresentadas anteriormente para o vcuo: Troca-se a permissividade do vcuo = o pela permissividade do meio = Troca-se a permeabilidade do vcuo = o pela permeabilidade do meio = permissividade do meio = = o.(1+e) permeabilidade do meio = = o.(1+m) Vetor densidade de fluxo eltrico no meio [C/m] D = o.E + P Vetor densidade de fluxo magntico no meio [Wb/m ou T] B = o.(H+M) Ou D = o.E + P = o.E. (1+e) = .E e B = o.(H+M) = o.H. (1+m)= .H P - vetor polarizao eltrica no meio [C/m] (dipolos) M - vetor polarizao magntica no meio [A/m] (spins) e susceptibilidade eltrica no meio m susceptibilidade magntica no meio

18

Das könnte Ihnen auch gefallen