Sie sind auf Seite 1von 10

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO SUPERIOR

DIRETORIA DE POLTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAO

PORTARIA NORMATIVA N 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

Institui e regulamenta o Sistema de Seleo Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministrio da Educao, para seleo de candidatos a vagas em cursos de graduao disponibilizadas pelas instituies pblicas de educao superior dele participantes. (Texto Compilado) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAO, no uso de suas atribuies, e considerando o 1 do artigo 211 da Constituio Federal de 1988 e a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, resolve:

CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1 Fica institudo o Sistema de Seleo Unificada - SiSU, sistema informatizado gerenciado pelo Ministrio da Educao - MEC, por meio do qual so selecionados candidatos a vagas em cursos de graduao disponibilizadas pelas instituies pblicas de educao superior participantes. 1 A seleo dos candidatos s vagas disponibilizadas por meio do SiSU ser efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Mdio - ENEM. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 2 O Ministrio da Educao dar publicidade ao cronograma dos processos seletivos do SiSU por meio de edital.

Art. 2 Todos os procedimentos operacionais referentes ao SiSU sero efetuados exclusivamente por meio do prprio sistema, disponvel em pgina eletrnica especfica. Art. 3 O SiSU considerar as informaes constantes no cadastro de instituies e cursos superiores do MEC. Pargrafo nico. A regularidade das informaes constantes no cadastro referido no caput deste artigo deve ser assegurada pela instituio pblica de educao superior participante do SiSU.

CAPTULO II DA PARTICIPAO DAS INSTITUIES PBLICAS DE EDUCAO SUPERIOR Art. 4 O Termo de Participao o instrumento por meio do qual a instituio pblica de educao superior formalizar sua opo pelo SiSU para a seleo e ocupao das vagas nele inseridas. 1 O Termo de Participao dever ser assinado digitalmente, utilizando-se certificado digital de pessoa fsica do representante legal da instituio pblica de educao superior ou do responsvel institucional, tipo A1 ou A3, emitido no mbito da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, nos termos da Medida Provisria n 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 2 A execuo dos procedimentos referentes aos processos seletivos do SiSU tem validade jurdica para todos os fins de direito e enseja responsabilidade pessoal dos agentes executores, na forma da legislao vigente. Art. 5 Para emitir o Termo de Participao aos processos seletivos do SiSU, a instituio dever fornecer todas as informaes solicitadas pelo sistema, especialmente: I - os cursos e turnos participantes, bem como o respectivo nmero de vagas a serem ofertadas por meio do SiSU; II - as polticas de aes afirmativas eventualmente adotadas pela instituio, bem como a definio de sua abrangncia no mbito da instituio; III - os pesos e as notas mnimas eventualmente estabelecidos pela instituio para cada uma das provas do ENEM, em cada curso e turno; IV - os documentos necessrios para a realizao da matrcula dos candidatos selecionados, inclusive aqueles referentes comprovao do preenchimento dos

requisitos exigidos nas polticas de aes afirmativas eventualmente adotadas pela instituio. Pargrafo nico. facultado instituio participante do SiSU atribuir bnus nota do ENEM do candidato como forma de poltica de ao afirmativa. Art. 6 O representante legal da instituio participante do SiSU dever: I - inserir todas as informaes requeridas pelo sistema; e II - executar todos os procedimentos referentes ao processo seletivo do SiSU de competncia da instituio. 1 O representante legal da instituio poder designar um responsvel institucional (RI) e colaboradores institucionais (CIs) para executar as atribuies de que trata este artigo. 2 Os atos praticados pelo responsvel e pelos colaboradores institucionais tero efeito legal e presumem-se praticados pelo representante legal da instituio participante. 3 O responsvel e os colaboradores institucionais devero ser servidores da instituio participante. Art. 7 As instituies participantes do SiSU devero: I - abster-se de cobrar quaisquer tipos de taxas referentes aos processos seletivos efetuados no mbito do SiSU; II - disponibilizar acesso gratuito internet para a inscrio de candidatos aos processos seletivos do SiSU; III - manter os responsveis pelo SiSU na instituio permanentemente disponveis e aptos a efetuar todas as operaes referentes aos processos seletivos, independentemente de seu calendrio acadmico, inclusive durante o perodo de frias coletivas, finais de semana e feriados; IV - divulgar, em sua pgina eletrnica na internet e mediante afixao em local de grande circulao de estudantes, o Termo de Participao no SiSU emitido a cada processo seletivo, o edital referido no 2 do art. 1 e o inteiro teor desta Portaria; (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) V (Revogado pela Portaria Normativa n 13, de 17 de maio de 2010) VI - efetuar as matrculas dos candidatos selecionados por meio do SiSU, lanando a informao de ocupao da vaga no sistema;

VII - cumprir as informaes e obrigaes constantes do Termo de Participao; VIII - cumprir fielmente as normas que regulam o SiSU. Pargrafo nico. Para fins do processo seletivo do SiSU sero consideradas exclusivamente as informaes inseridas pela instituio no Termo de Participao do SiSU. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 8 Compete exclusivamente instituio participante, por ocasio da realizao das matrculas dos candidatos selecionados por meio do SiSU, efetuar a anlise dos documentos exigidos, inclusive aqueles referentes comprovao do preenchimento dos requisitos estabelecidos nas polticas de aes afirmativas eventualmente adotadas pela instituio.

CAPTULO III DA INSCRIO, SELEO E DA OCUPAO DAS VAGAS OFERTADAS NO SISU Art. 9 O processo seletivo do SiSU ser estruturado em uma nica etapa. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 1 O Ministrio da Educao definir a cada processo seletivo, no edital referido no 2 do art. 1 desta Portaria, o nmero de chamadas do SiSU. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 2 O processo seletivo do SiSU compreender as seguintes fases: (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) I - oferta de vagas no SiSU pelas instituies participantes, as quais sero disponibilizadas para inscrio dos candidatos; II - inscrio no SiSU dos candidatos que tenham participado do ENEM; (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) III - seleo e classificao dos candidatos com base no desempenho no ENEM, observados os pesos e as notas mnimas eventualmente estabelecidos pelas instituies; IV - lanamento das vagas ocupadas no SiSU. Art.10. Somente poder se inscrever nos processos seletivos do SiSU o candidato que tenha participado do ENEM, conforme disposto no 1 do art. 1 desta Portaria. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011)

1 O candidato dever preencher ficha de inscri o no SiSU, especificando de forma hierrquica at duas opes de vaga em instituio, curso, turno e modalidade de concorrncia s quais deseja concorrer. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 2 Durante o perodo de inscrio facultado ao candidato alterar a(s) sua(s) opo(es) de vaga em instituio participante do SiSU, curso, turno e modalidade de concorrncia. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 3 O SiSU disponibilizar ao candidato, em carter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada curso, turno e modalidade de concorrncia, a qual ser atualizada periodicamente conforme o processamento das inscries efetuadas. 4 Para fins do resultado do processo seletivo do SiSU, sempre ser considerada a ltima modificao de inscrio efetuada e confirmada pelo candidato no sistema. 5 facultado ao candidato participante do processo seletivo do SiSU efetuar o cancelamento da sua inscrio no sistema durante o perodo estabelecido para as inscries. (Includo pela Portaria Normativa n. 6, de 24 de fevereiro de 2010) Art. 11. Ao efetuar a sua inscrio, o candidato poder optar por concorrer s vagas destinadas s polticas de aes afirmativas eventualmente adotadas pelas instituies participantes do SiSU. 1 Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos pela instituio para concorrer s vagas referidas no caput deste artigo, sob pena de, caso selecionado, perder o direito vaga. 2 (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 3 No permitido ao candidato se inscrever em 1 (primeira) e 2 (segunda) opo, na mesma instituio de ensino, para o mesmo curso e turno, diferindo apenas a modalidade de concorrncia. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) Art. 12. Encerrada a fase de inscrio, os candidatos sero classificados na ordem decrescente das notas na(s) opo(es) de vaga(s) para a(s) qual(is) se inscreveram, observado o limite de vagas disponveis na instituio participante do SiSU e a ordem das opes. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Pargrafo nico. A nota final do candidato poder variar de acordo com:

I - a ponderao dos pesos eventualmente estabelecidos pela instituio para cada uma das provas do ENEM, na forma prevista no inciso III do art. 5 desta Portaria; II - os bnus eventualmente estabelecidos pelas instituies participantes em suas polticas de aes afirmativas, na forma prevista no pargrafo nico do art. 5 desta Portaria. Art. 12-A. Em cada chamada referida no 1 do art. 9 o SiSU divulgar o resultado dos candidatos selecionados s vagas disponveis por instituio, curso, turno e modalidade de concorrncia, observando-se a ordem das opes de vagas efetuadas pelo candidato por ocasio da sua inscrio. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 1 Caso o candidato: (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) I - seja selecionado na sua primeira opo de vaga, no participar das chamadas subsequentes referentes ao respectivo processo seletivo do SiSU nem da lista de espera de que trata o art. 18-A, independentemente de ter efetuado a matrcula na instituio; (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) II - seja selecionado na sua segunda opo de vaga, permanecer concorrendo na(s) chamada(s) subsequente(s) exclusivamente vaga que definiu como sua primeira opo, independentemente de ter efetuado a matrcula referente vaga escolhida como segunda opo; (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) III - possua nota para ser classificado em suas duas opes de vaga, ser selecionado exclusivamente em sua primeira opo, observando-se o disposto no inciso I deste artigo. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 2 Na hiptese prevista no inciso II do 1 deste artigo, a ocupao da vaga referente primeira opo efetuada pelo candidato, em chamada posterior, implica no cancelamento da vaga anteriormente ocupada. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 3 As vagas decorrentes dos cancelamentos de que trata o 2 deste artigo sero novamente ofertadas na(s) chamada(s) do SiSU imediatamente subsequente(s). (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 4 O candidato selecionado na sua segunda opo de vaga poder constar da lista de espera de que trata o art. 18-A para o curso escolhido como sua primeira opo, independentemente de ter efetuado a matrcula referente vaga escolhida

como segunda opo. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 12-B. As instituies participantes ficam obrigadas a fazer uso prioritrio da Lista de Espera do SiSU para preenchimento das vagas eventualmente no ocupadas nas chamadas regulares do SiSU definidas no edital previsto no 2 do art. 1 desta Portaria. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 1 facultado s instituies participantes redefinir a Lista de Espera do SiSU em decorrncia da considerao dos critrios referentes s suas polticas de aes afirmativas originalmente adotadas em seu Termo de Participao. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 2 No caso de adoo do disposto no 1 deste artigo, a instituio participante fica obrigada a explicitar em edital prprio a forma de redefinio da Lista de Espera do SiSU. (Includo pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) Art. 13. Todos os procedimentos referentes inscrio, seleo e ocupao das vagas disponveis no SiSU sero efetuados no sistema, acessvel por meio da pgina eletrnica do SiSU na internet, salvo a matrcula, que dever ser efetuada pelo candidato, observados os procedimentos estabelecidos pela instituio para a qual foi selecionado. Art. 14. Sero considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do nmero de vagas ofertadas no mbito do SiSU para a instituio, curso, turno e modalidade de concorrncia para os quais se inscreveram. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) 1 de responsabilidade exclusiva do candidato a observncia dos procedimentos e documentos exigidos pela instituio participante do SiSU para a matrcula, inclusive os horrios de atendimento por ela definidos, bem como dos prazos estabelecidos pelo Ministrio da Educao divulgados na forma do 2 do art. 1 desta Portaria. 2 O candidato poder consultar o seu resultado na pgina eletrnica do SiSU na internet, bem como nas instituies participantes. Art. 15. (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 16. A inscrio do candidato nos processos seletivos do SiSU implica a autorizao para utilizao, pelo MEC e pelas instituies participantes, das informaes constantes da sua ficha de inscrio, do seu questionrio socioeconmico e das notas por ele obtidas no ENEM. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011)

1 (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 2 A inscrio do candidato nos processos seletivos do SiSU implica o conhecimento e concordncia expressa das normas estabelecidas nesta Portaria, bem como das informaes constantes do(s) Termo(s) de Participao da(s) instituio(es) na(s) qual(is) efetuar a sua inscrio e do edital previsto no 2 do art. 1 desta Portaria. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 2010) Art. 17. (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 18. No caso de notas idnticas, o desempate entre os candidatos ser efetuado em observncia seguinte ordem de critrios: I - nota obtida na redao; II - nota obtida na prova de Linguagens, Cdigos e Suas Tecnologias; III - nota obtida na prova de Matemtica e suas Tecnologias; IV - nota obtida na prova de Cincias da Natureza e suas Tecnologias; V - nota obtida na prova de Cincias Humanas e suas Tecnologias; VI (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Pargrafo nico. (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 18-A. O candidato no selecionado nas chamadas regulares de cada processo seletivo do SiSU ou selecionado em sua 2 (segunda) opo poder constar da Lista de Espera do SiSU exclusivamente para o curso correspondente sua 1 (primeira) opo. (Includo pela Portaria Normativa n 6, de 24 de fevereiro de 2010, com redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 1 Para constar da lista de espera de que trata o caput deste artigo, o candidato dever obrigatoriamente confirmar no sistema o interesse na vaga durante o perodo especificado no edital do SiSU referido no 2 do art. 1 desta Portaria. (Includo pela Portaria Normativa n 6, de 24 de fevereiro de 2010, com redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) 2 A manifestao referida no 1 deste artigo assegura to somente a permanncia na lista de espera para o curso no qual a manifestao de interesse foi efetuada. (Includo pela Portaria Normativa n 6, de 24 de fevereiro de 2010, com redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011)

3 A lista de espera de que trata o caput deste artigo no observar as eventuais reservas de vagas e bnus atribudos nota do candidato no SiSU pelas instituies, nos termos do inciso II e pargrafo nico do art. 5. (Includo pela Portaria Normativa n 13, de 17 de maio de 2010)

CAPTULO IV DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 19. (Revogado pela Portaria Normativa n. 13, de 17 de maio de 2010) Art. 20. facultado instituio participante do SiSU disponibilizar a totalidade das vagas relativas ao ano letivo no processo seletivo referente ao primeiro semestre de cada ano, inclusive aquelas cujo incio das aulas ocorrer no segundo semestre do ano letivo. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) Pargrafo nico. No caso previsto no caput deste artigo: I - a distribuio das vagas ser efetuada em decorrncia do desempenho dos candidatos no ENEM, relacionados em ordem decrescente de nota pelo SiSU; (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) II - o candidato no poder optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre; III - a instituio dever garantir que o candidato selecionado para uma das vagas do segundo semestre realize a matrcula no mesmo perodo dos demais candidatos, estabelecido no edital do SiSU previsto no 2 do art. 1 desta Portaria; IV - de exclusiva responsabilidade da instituio participante lanar no sistema as vagas ocupadas, bem como divulgar os procedimentos de ingresso em seu edital. (Redao dada pela Portaria Normativa n. 13, de 8 de junho de 2011) Art. 21. A execuo de todos os procedimentos referentes ao SiSU tem validade para todos os fins de direito e enseja responsabilidade pessoal dos agentes executores administrativa, civil e penalmente. Art. 22. Em caso de impossibilidade de execuo de procedimentos de responsabilidade da instituio participante do SiSU, o MEC poder autorizar a sua regularizao ou efetu-la de ofcio, mediante comunicao fundamentada da instituio, podendo, inclusive, solicitar documentos adicionais julgados necessrios, nos limites da lei. Pargrafo nico. A regularizao referida no caput deste artigo ser efetuada exclusivamente mediante autorizao, no prprio sistema, do Diretor da Diretoria

de Polticas e Programas de Graduao - DIPES, da Secretaria de Educao Superior - SESu. Art. 23. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

FERNANDO HADDAD

Das könnte Ihnen auch gefallen