Sie sind auf Seite 1von 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAO EM CIENCIAS CONTBEIS

FRANCISCO GLAUBERTO SALES BARROSO RAIMUNDO NOGUEIRA ESTACIO FILHO REJANE FATIMA DA SILVA SOUSA SIMONE MOURA MARIANO SORAIA BELARMINO SILVA SUSY MARA LIMA FERREIRA

UMA VISO PRTICA DA CONTABILIDADE

LIMOEIRO DO NORTE-CE 2012


1

FRANCISCO GLAUBERTO SALES BARROSO RAIMUNDO NOGUEIRA ESTACIO FILHO REJANE FATIMA DA SILVA SOUSA SIMONE MOURA MARIANO SORAIA BELARMINO SILVA SUSY MARA LIMA FERREIRA

UMA VISO PRTICA DA CONTABILIDADE

Trabalho de Cincias Contbeis apresentado Universidade Norte do Paran UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de Contabilidade bsica. Orientador: Equipe de Professores do 1 semestre.

LIMOEIRO DO NORTE-CE 2012


2

SUMRIO

1.0 Introduo ----------------------------------------------------------------------------------------- 04 2.0 Desenvolvimento ---------------------------------------------------------------------------------- 05 2.1 Questionrios e Comentrios do grupo ------------------------------------------------------ 05 2.1.1 Empresa Comercial, Empresa prestadora de servios ou Empresa Industrial ---- 07 2.2 Comparando a Viso do contador com a do Administrador de empresa ou empresrio ---------------------------------------------------------------------------------------------- 09 2.3 Possveis melhorias do ponto de vista do grupo para rea contbil/administrativa.. 10 2.4 Sugestes de melhoria para a Misso e Viso ---------------------------------------------- 11 2.4.1 Escritrio Contbil ---------------------------------------------------------------------------- 11 2.4.2 Empresa ----------------------------------------------------------------------------------------- 11 2.5 Concluso ----------------------------------------------------------------------------------------- 12 Referncias -------------------------------------------------------------------------------------------- 13

1. INTRODUO
Segundo D`uria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a contabilidade a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, controle e registro relativos aos atos e fatos da administrao econmica. Sendo assim, a contabilidade tem como foco o atendimento a usurios internos e externos de diversos tipos de organizaes, conduzindo suas aes, estratgias, com enfoque no patrimnio, que o ator principal. Partindo desse princpio, essa pesquisa tem o objetivo de conhecer a contabilidade dentro do ambiente empresarial, ou seja, as caractersticas reais do profissional contabilista e do empresrio, tendo como referncia as pesquisas realizadas. Portanto, a proposta da pesquisa fazer uma investigao de como funciona o ambiente empresarial no seu dia a dia, assim como o ofcio do contador. O Trabalho est divido em tpicos, onde apresenta a introduo, desenvolvimento e concluso. No corpo do trabalho apresentado o questionrio com as duas partes entrevistadas, seguida dos comentrios e por ltimo a concluso, renem-se os elementos finais acerca da pesquisa realizada.

2. DESENVOLVIMENTO
A funo administrativa e a contbil, embora haja uma relao muito ntima entre as duas funes, tem suas diferenas, ou seja, a contabilidade visualizada como um insumo necessrio funo financeira, isto , como uma subjuno da administrao. Sendo assim, contador o profissional formado em Cincias Contbeis e cuida de assuntos fiscais, fsicos e jurdicos relacionados a receitas e despesas de uma empresa. O administrador o profissional formado em administrao de empresa e cuida da parte administrativa, mas no tem o poder de assinar assuntos ligados a contabilidade de uma empresa, apenas administra a mesma como enviar documentos ao contador para que ele o processe, cuida do pessoal, procura estratgias para um bom desempenho da mesma, este profissional trabalha geralmente dentro da empresa enquanto o contador geralmente possui seu escritrio particular, podendo tambm ser empregado dentro de uma empresa

2.1

QUESTIONRIOS E COMENTRIOS DO GRUPO

2.1.1 Escritrio de Contabilidade JOS AILSON CAVALCANTE CRC: CE11139-3/O SEI: 50016510831/08 1. Qual a formao do responsvel pela contabilidade? Tcnico e Bacharel em Cincias Contbeis (O Profissional tem as qualificaes necessrias para atuar na rea). 2. Qual o tempo de atuao na profisso? Desde 1991 trabalha como tcnico contbil, e a partir de Setembro de 2009, formou-se em Bacharel de Cincias Contbeis, perfazendo assim 21 anos de carreira em contabilidade. (O contador demonstrou pelo tempo de servio (21 anos) que possui larga experincia em contabilidade). 3. Por que escolheu a profisso contbil? Quando tive que trabalhar, iniciei como auxiliar de servios na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) comecei a conhecer o servio de contabilidade, aps algum tempo veio o interesse de me
5

profissionalizar, foi ento que fiz o curso tcnico de Contabilidade. Com a grande demanda de servios, e no pode assinar como contador e ter que contratar um profissional com CRC, senti a necessidade de fazer a graduao em Contabilidade. (A necessidade de trabalhar cedo e por sorte em um escritrio da Secretaria da Fazenda fez com que o profissional descobrisse sua aptido na rea de Contabilidade, ele por sua vez teve a atitude de se profissionalizar como tcnico e depois como graduado). 4. Realizou curso de aperfeioamento profissional durante o curso de graduao? No. 5. J exercia atividade contbil durante o curso de graduao? Sim, exercia a profisso de tcnico em Contabilidade. (Devido a grande quantidade de servios e a responsabilidade de ter que assinar todas as documentaes solicitadas pelos clientes o tcnico buscou a graduao).

6. Qual a importncia da profisso contbil para a sociedade? Mostrar de forma concreta como so controlados as aplicaes e as despesas arrecadadas sejam elas em ambiente domstico ou profissional em um determinado perodo. (A resposta dada acima fala sobre um dos tpicos de definio da contabilidade, essa deve a qualquer momento revelar a posio o rumo e a situao da empresa). 7. Qual a relao entre a contabilidade, a administrao e o empresrio? Os trs esto interligados, pois a contabilidade controla, registra, revela e orienta o rumo do negcio. A Administrao organiza de forma a permanecer no mercado e ser competitiva e o Empresrio o responsvel por fazer a juno da Contabilidade e Administrao no mesmo ambiente. (Muito bem exposto o comentrio sobre essa relao, pois uma empresa no funciona sem a Contabilidade e a Administrao, sendo cada uma delas responsvel pelo bom andamento da empresa). 8. Como est composto o seu mix de clientes? Qual o percentual de cliente indstria, comrcio ou prestao de servios? Atualmente em nosso escritrio temos o seguinte percentual: Indstria 10% Servios 10% Comrcio 80%.

(A diviso percentual do escritrio demonstra as atividades ativas em Limoeiro do Norte, pois existem poucas indstrias, carncia de servios e um crescente avano do comrcio). 9. Quais demonstraes contbeis so entregues mensalmente aos clientes? Demonstraes contbeis e Balancete so entregues ao cliente somente quando solicitados, pois no so exigidos por eles nesta cidade.

2.1.2

Empresa Comercial, Empresa prestadora de servios ou Empresa Industrial.

Alarc Lingerie - Alarc Indstria e Comercio de Confeces Ltda.

1. Qual a atividade econmica da sua empresa? Fabricao de artigos de vesturio.

2. Qual o numero de colaboradores (scios e empregados)? So dois scios, e 60 colaboradores. (A empresa vem tendo um desenvolvimento considervel a cada ano, pois a fabrica teve inicio 1994 com apenas 6 funcionrios com condies mnimas de instalaes e maquinrios, hoje com um quadro de 60 profissionais, 80% da produo e vendida para outros estados como Rio de Janeiro, So Paulo e Pernambuco.Destaca-se no mercado pela qualidade dos seus produtos afim de satisfazer as necessidades de seus clientes)

3. A escriturao contbil efetuada na prpria empresa ou em escritrio terceirizado? Escritrio Contbil. (A empresa por no ser de grande porte optou por contratar o servio terceirizado)

4. Na sua opinio, para que servem as informaes contbeis que voc recebe do seu contador? So muito importantes as informaes, difcil e a empresa receber-las dos contadores. (A informaes contbeis, so necessrias para informar a situao em que se encontra a empresa a fim de orientar o empresrio a obter um crescimento sustentvel). 5. Voc como empresrio/responsvel pela empresa utiliza as informaes contidas nas demonstraes contbeis para a gesto de sua empresa?
7

No utilizamos por que no temos acesso a elas. (No so utilizadas por que no vem de forma clara j que trabalha com a faco de outra empresa, no tendo assim dados precisos para uma viso geral da empresa).
6. Alm das demonstraes contbeis padres, o seu contador apresenta relatrio

explicativo? No (O Contador no apresenta demonstraes contbeis nem to poucas relatrios explicativo) 7. A misso da sua empresa esta bem definida? A misso da empresa esta baseada em crescer e servir a comunidade para a melhoria do seu povo e sua renda per capta imaginamos assim estar cumprindo com a nossa misso, pois o nosso quadro funcional foi treinado por instituies de alto conhecimento e credibilidade tcnico- cientifico como SEBRAE e BANCO DO NORDESTE. (Percebemos no empresrio o interesse em qualificar seus funcionrios, tendo em vista uma melhor forma e trabalho e uma melhor qualidade de seus produtos) 8. A viso de futuro empresarial bem clara? Sim crescer organizadamente visando um futuro cada vez mais moderno. (A empresarial tem uma viso ampla, estar sempre reciclando seus profissionais, com cursos profissionalizantes e trabalhando como sistemas e maquinrios de ultima gerao). 9. A empresa utiliza na gesto o controle atravs do fluxo de caixa? Sim temos um sistema adequado para esse tipo de movimentao. (So lanados todos os dbitos e crditos assim expondo diariamente a situao financeira da empresa). 10. Todos os colaboradores da empresa conhecem o organograma da empresa? No a nossa empresa no tem organograma. (A empresa deveria ter um organograma para trabalhar de forma mais organizada e no sobre carregar apenas alguns funcionrios) 11. Qual tipo (estilo) de liderana adotada? Estilo de liderana participativo. (Dependendo da complexibilidade interna ou externa as decises podem ser centralizadas ou descentralizadas o relacionamento e feito com base no trabalho em equipe para favorecer a troca de informaes e experincias) 12. Como so resolvidos os possveis conflitos surgidos entre lideres e empregados?
8

Conversando e escutando ambos os lados. (Um bom lder sempre tenta solucionar os possveis problemas olhando sempre os dois lados da situao e procurando uma forma para que no haja descontentamento de ambas as partes).

2.2. COMPARANDO A VISO DO CONTADOR ADMINISTRADOR DE EMPRESA OU EMPRESRIO.

COM

DO

O que podemos perceber do profissional da contabilidade, que o mesmo j tem uma vasta experincia na rea, foi persistente na sua formao, sabe exatamente a importncia do seu trabalho, assim como a relao do contador x administrador. Tem conscincia da necessidade de caminhar junto com o administrador para o bem da empresa. No entanto, sabemos que todo e qualquer profissional que queira est atuante no mercado, precisa estar a todo momento se capacitando para atender as exigncias do mercado atual. O que o profissional nos passou que est acomodado com o trabalho que atua, no mostrou interesse de crescimento na rea em que atua, o conhecimento adquirido j o bastante para desempenhar sua funo. O responsvel pela empresa demonstra que uma pessoa de viso, em resposta temos o crescimento considervel da mesma desde sua fundao, mas precisa de alguns ajustes para melhoria e crescimento da mesma. Apesar de saber a importncia da contabilidade, no cobra da contabilidade as demonstraes contbeis, nem tampouco os relatrios explicativos que so documentos importantssimos para o bom andamento da empresa. Outro ponto que demonstra falta de organizao o fato da empresa no ter organograma, o que implica desconhecimento na hierarquia por parte dos funcionrios, apesar do estilo de liderana participativo, essencial que haja conhecimento e organizao do quadro hierrquico da empresa.

2.3. POSSVEIS MELHORIAS DO PONTO DE VISTA DO GRUPO PARA A REA CONTBIL/ADMINISTRATIVA.

2.3.1 Escritrio

Renovao permanente e estar atento as novas ferramentas para no ficar alienado do mercado de trabalho; Apreender-se das novas tecnologias disposio da cincia contbil; Deixar os clientes a par de toda situao da empresa e no somente quando exigido os demonstrativos.

2.3.2 Empresa

A criao do organograma da empresa um passo necessrio, para a definio da hierarquia da mesma, at mesmo como forma de organizao; Utilizar-se dos relatrios e demonstrativos contbeis a fim de que a empresa participe da situao patrimonial, para a tomada de deciso correta.

2.4 SUGESTES DE MELHORIAS PARA A MISSO E VISO

2.4.1 Escritrio

10

Os empresrios devem esta em constante reciclagem, para obter uma melhor qualidade em suas atividades empresariais, para que assim tenham pleno conhecimento da misso e viso ampla de seus negcios. Em seguida levando ao conhecimento de seu contador, para que este possa escriturar de forma adequado o seu empreendimento.

2.4.2 Empresa

Se a misso da empresa est baseada em servir a comunidade e tem viso de crescimento, preciso esta atento as informaes contbeis, que iro d suporte para o empresrio analisar e ter uma viso geral da empresa, para que possa cada vez mais maximizar seus lucros, com isso, ganha a empresa e a comunidade com a oferta de gerao de emprego.

11

2.5 CONCLUSO

Diante das duas realidades apresentadas atravs das entrevistas, podemos perceber que a funo do profissional da contabilidade perante alguns seguimentos da economia, principalmente em empresas de pequeno porte, infelizmente vem sendo distorcida e utilizada apenas com o intuito de atender as exigncias fiscais, pois como podemos constatar a empresa entrevistada no tem acesso s demonstraes contbeis que so de suma importncia, para saber em que situao se encontra a empresa. Dessa forma, o administrador est em falta com seu papel, que de avaliar os relatrios do contador, como um importante insumo ao processo de tomada de deciso financeira. Para uma administrao eficaz, levando em considerao a atual situao econmica em nosso pas, essencial um rigoroso controle dos custos, o conhecimento atual e futuro da situao patrimonial da empresa, dados esses fornecidos pela contabilidade. Portanto, o administrador competente no pode de forma alguma dispensar os relatrios e demonstrativos contbeis para alcanar seus objetivos e tomar as medidas corretas. importante ressaltar a figura do contador, para que o mesmo seja reconhecido como profissional qualificado e capacitado, que fornece informaes importantes, que auxilia a administrao a alcanar suas metas e seu crescimento. Em suma, a contabilidade se torna uma ferramenta importante da administrao, um profissional precisa do outro para desenvolver um bom trabalho.

12

REFERNCIAS COSTA, Jos Manoel. Contabilidade bsica. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen