Sie sind auf Seite 1von 18

UniEVANGLICA

C E N T R O U N I V E R S I T R I O

Processo Seletivo 2012/1


Cursos dos grupos: 2, 3 e 4
Leia atentamente as instrues abaixo
1Voc deve receber do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO, com uma proposta de redao e 50 questes objetivas; b) um CARTO-RESPOSTA, destinado marcao das respostas da parte objetiva da prova. c) uma FOLHAPAUTADA, para o desenvolvimento de sua redao. Verifique se este material est em ordem, se o seu nome e o nmero de sua inscrio conferem com os apresentados a) no CARTO-RESPOSTA; b) na FOLHADE REDAO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o participante dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. SER DESCLASSIFICADO O CANDIDATO QUE COLOCAR O SEU NOME OUASSINARAFOLHADE REDAO. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA e com a FOLHA DE REDAO para no DOBRAR, AMASSAR, ou MANCHAR. O CARTORESPOSTA e a FOLHA DE REDAO somente podero ser substitudos caso estejam danificados na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURATICA. Responda a todas as questes. As respostas erradas NO anulam as corretas. Para cada uma das questes so apresentadas 4 alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c) e (d); s h uma resposta adequada ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTO. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMADAS RESPOSTAS ESTEJACORRETA. Quando terminar, entregue ao fiscal, o CARTO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAO eASSINEALISTADE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA, INCLUINDO A REDAO, DE QUATRO HORAS E TRINTA MINUTOS. Recomendamos que voc no ultrapasse o perodo de uma hora e meia para elaborar sua redao. OBS.: NO ATO DA MATRCULA, PARA EFEITO DE IDENTIFICAO, OBRIGATRIA A PRESENA DO CANDIDATO APROVADO OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL.

2-

So exigidos para a matrcula dos candidatos selecionados os seguintes documentos: 1. Certido de nascimento ou casamento (original e fotocpia legvel); 2. CPF do candidato (original e fotocpia legvel). Se menor de 18 anos, trazer tambm a fotocpia legvel do CPF do pai ou responsvel; 3. Cdula de Identidade do candidato (original e fotocpia legvel). Se menor de 18 anos, trazer tambm a fotocpia legvel da Cdula de Identidade do pai ou responsvel; 4. Ttulo Eleitoral, se maior de 18 anos (original e fotocpia legvel); 5. Comprovante de estar em dia com o Servio Militar, se do sexo masculino e maior de 18 anos (original e fotocpia legvel); 6. Diploma ou Certificado de Concluso do Ensino Mdio ou curso equivalente, na forma da lei, com o carimbo da Secretaria da Educao e Cultura (original e fotocpia legvel); 7. Histrico Escolar do Ensino Mdio (original e fotocpia legvel); 8. Uma foto 3X4 recente, tirada de frente; 9. Fotocpia legvel do comprovante de residncia do candidato selecionado. Se menor de 18 anos, comprovante de residncia do pai ou responsvel. 10. Para o candidato selecionado ao curso de EDUCAO FSICA, ser exigido laudo mdico indicando aptido para as atividades especficas do curso.

3-

45-

67-

89-

10- Para o preenchimento do CARTO-RESPOSTA, siga as instrues abaixo, obedecendo-as rigorosamente. No haver substituio da FOLHA DE REDAO ou do CARTO-RESPOSTA em razo de erro do candidato.

INSTRUES DE PREENCHIMENTO

11 - Somente a partir de trs horas aps o incio da prova o candidato poder entregar o CARTO-RESPOSTAe a FOLHADE REDAO ao fiscal.

Anpolis, 20 de novembro de 2011.

UniEVANGLICA

Grupos 2, 3 e 4

REDAO
Leia com ateno os textos numerados abaixo. Eles constituem uma coletnea a ser considerada na sua produo textual. Selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opinies que julgar pertinentes para fundamentar seu ponto de vista, sem que haja cpia dos trechos apresentados. Alm da coletnea, voc poder utilizar seus conhecimentos prvios sobre o assunto. TEXTO 1 Alguns dos conceitos centrais da vida contempornea derivam da cidade, tanto em sua forma espacial quanto em sua organizao social. Da ideia grega de polis vem o conceito de poltica, enquanto do latim civis e civitas vm cidado, cidadania, cidade e mesmo, civilizao. Tambm do latim veio o sentido de urbano, com dupla conotao: de urbanum (arado) veio o sentido de povoao, a forma fsica da ocupao do espao de vida delimitado pelo sulco do arado dos bois sagrados que marcava o territrio da produo e de vida dos romanos; da sua simplificao semntica vieram urbe e urbs, este ltimo termo referindo-se a Roma, cidade-imprio, centro do mundo e assim, desaparecido at as grandes cidades da era moderna.
MONTE-MR, Roberto Lus. O que o urbano, no mundo contemporneo. Jan. 2006. p.6-7. Disponvel em: <http://mirage.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/td/TD%20281.pdf>. Acesso em 17 set. 2012.

TEXTO 2

TEXTO 3 A solido urbana que resulta da coisificao de tudo, se expressa na violncia, na agressividade, no niilismo, na depresso, nas psicopatias sociais. Mas nem tudo dor, sofrimento e desespero. A educao, a circulao de informaes e os aglomerados urbanos tambm oportunizam a formao de conscincias crticas e autnomas, a busca da superao por meio da amizade, do convvio, da arte, da liberdade, da rejeio do individualismo egosta e do consumismo.
PIMENTA, J. N. Perdidos na selva urbana. Cincia & Vida. Sociologia. Especial. So Paulo, ano 1, n. 1, 2007. p. 71. [Adaptado]

Disponvel em: <http://serurbano.wordpress.com/2008/07/01/favelizacao-1/>. Acesso em 17 set. 2011. [Adaptado]

TEXTO 4 Pargrafo nico. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bemestar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental. Art. 2 A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: I garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes; II gesto democrtica por meio da participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; IV planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do Municpio e do territrio sob sua rea de influncia, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;
BRASLIA. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Captulo I. Diretrizes Gerais. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em 17 set. 2011. [Adaptado]

TEXTO 5 Os urbanos transportam o urbano com eles, mesmo que no transportem a urbanidade!
LEFREBVRE, Henry. O direito cidade. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/54913867/O-Direito-a-Cidade-Henri-Lefebvre>. Acesso em 02 out. 2011. [Adaptado]

UniEVANGLICA

Grupos 2, 3 e 4

Redija, em norma-padro da lngua portuguesa, um texto dissertativo-argumentativo no qual voc exponha pontos de vista diversos e assuma uma opinio acerca do tema

VIDA URBANA
INSTRUES:
Redija o texto na modalidade escrita culta da lngua portuguesa. Seu texto dever ter no mnimo 15 linhas. D um ttulo ao seu texto.

RASCUNHO PARA A REDAO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

UniEVANGLICA

Grupos 2, 3 e 4

Linguagem, Cdigos e suas Tecnologias


Lngua Portuguesa
Leia o texto a seguir, parte de uma matria sobre civilidade urbana apresentada na revista Cincia & Vida. As questes de 01 a 05 baseiam-se nele. Apressados e ansiosos, a paisagem urbana torna-se cada vez mais desconectada de nossos sentidos. Diante de congestionamentos e lentides cada vez mais dirios e intensos, resmungamos pelo direito de mobilidade como condio mesma de nossa modernidade; mas, alm de nos movermos, queremos faz-lo em concordncia com a velocidade que o tempo escasso da metrpole nos impe. Parar em congestionamento parece-nos a negao de nossa auto-imagem de indivduos eficientes em uma temporalidade acelerada e efmera. Em diversas situaes, agimos como se tivssemos mais direito que os outros no trnsito, pois consideramos que as nossas necessidades so mais importantes ou urgentes. O espao pblico e coletivo se torna individualista. A civilidade urbana praticamente desaparece, dando lugar sensao de particularidade e a aes singulares, esboando a tnica de parte da vida contempornea brasileira isolada e inerte ao convvio social.
OLIVATO, A. Civilidade urbana. Cincia & Vida. Sociologia. Especial. So Paulo, ano 1, n. 1, 2007. p. 44. [Adaptado]

QUESTO 02
Considerando os signos visuais da foto, a passagem que poderia servir de legenda para a figura : a) Ausncia de civilidade como condio do capitalismo. b) Exigncia contnua dos nossos direitos de ir e vir. c) Congestionamentos e lentides dirios e intensos. d) Individualizao do espao pblico e coletivo.

QUESTO 03
No trecho direito de mobilidade como condio mesma de nossa modernidade" a palavra sublinhada poderia ser adequadamente substituda, no texto, por: a) b) c) d) inerente idntica justificada capaz

QUESTO 04
Leia o trecho abaixo. Diante de congestionamentos e lentides cada vez mais dirios e intensos, resmungamos pelo direito de mobilidade como condio mesma de nossa modernidade; mas, alm de nos movermos, queremos faz-lo em concordncia com a velocidade que o tempo escasso da metrpole nos impe. O termo em destaque lo possui um valor anafrico por reportar-se a) b) c) d) a um antecedente atemporal. a um antecedente extratextual. a um referente antecedente. a um referente consequente.

QUESTO 01
De acordo com o texto, os qualificativos "apressados e ansiosos referem-se ao fato de que a) resmungamos pelo direito de mobilidade urbana. b) no conseguimos ser civilizados no espao urbano. c) desconsideramos a condio de nossa modernidade. d) estamos mais desconectados de nossos sentidos. Observe a figura a seguir.

QUESTO 05
No texto h muitas palavras compostas pelo sufixodade, indicando qualidade, modo de ser, estado, propriedade. Qual das palavras a seguir formada pelo mesmo processo de civilidade? a) b) c) d)
Disponvel em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/carros-conversaraoentre-si>. Acesso em 17 set. 2011

Qualidade Necessidade Identidade Capacidade

UniEVANGLICA
A figura a seguir apresenta uma situao frequente no meio urbano.

Grupos 2, 3 e 4
c) paronomsia d) metonmia Leia o texto a seguir. Problemas urbanos A Prefeitura de Anpolis, por meio da Companhia Municipal de Trnsito e Transportes, informa que, devido s obras de construo do primeiro viaduto urbano da cidade, a Avenida Universitria est interditada temporariamente. O procedimento foi necessrio para garantir agilidade na entrega das obras. A construo do viaduto dar mais fluidez ao trnsito da cidade, garantindo mais segurana e comodidade aos condutores.
Disponvel em: <http://www.anapolis.go.gov.com.br>. Acesso em 06 mai. 2011. [Adaptado]

Disponvel em: <http://poluicaosonoranao.wordpress.com/>. Acesso em 17 set. 2011.

QUESTO 06
Nessa circunstncia, o fundamento da queixa expressa no cartaz a) o desrespeito pela condio econmica dos ouvintes. b) a indiferena pelas normas de boa convivncia urbana. c) a irritao com o espao urbano cada vez mais poludo. d) o exibicionismo expressado pelo preo e altura do som. Atente para a letra de uma famosa msica da banda Paralamas do Sucesso. Alagados
Bi Ribeiro, Joo Barone e Herbert Vianna

QUESTO 08
O termo em destaque, no contexto, significa que haver a) b) c) d) aumento da velocidade permitida. segurana para os condutores. escoamento mais gil do trfego. nmero maior de carros na avenida.

Leia o texto a seguir. Ligao Urbana Al amor T te ligando de um orelho T um barulho, uma confuso Mas eu preciso tanto te falar Depois das seis T te esperando no mesmo lugar Pois estou louco pra te encontrar Pra outra noite de aventura ......................................... T numa ligao urbana Tem mais gente pra ligar Um beijo pra voc No posso demorar T numa ligao urbana Vem correndo me encontrar ...........................................
Disponvel em: <http://letras.terra.com.br/joao-bosco-viniciusacustico/>. Acesso em 17 set. 2011. [Adaptado]

Todo dia o sol da manh Vem e lhes desafia Traz do sonho pro mundo Quem j no o queria Palafitas, trapiches, farrapos Filhos da mesma agonia E a cidade que tem braos abertos Num carto postal Com os punhos fechados na vida real Lhe nega oportunidades Mostra a face dura do mal Alagados, Trenchtown, Favela da Mar A esperana no vem do mar Nem das antenas de TV A arte de viver da f S no se sabe f em qu A arte de viver da f S no se sabe f em qu
Paralamas do Sucesso. Selvagem?. Rio de Janeiro, Som livre, 1986. Disponvel em: <http://www.ritalee.com.br/?p=1376>. Acesso em 17 set. 2011. [Adaptado]

QUESTO 09
Nos versos de Ligao Urbana, uma caracterstica da funo emotiva ou expressiva da linguagem a) a expresso dos sentimentos do autor num texto em primeira pessoa. b) a preocupao com o esclarecimento da linguagem pela prpria linguagem.

QUESTO 07
No trecho em destaque, a figura de linguagem que ocorre a a) prosopopeia b) metfora

UniEVANGLICA
c) a inteno de transmitir ao interlocutor dados da realidade de forma objetiva. d) a capacidade do falante para influenciar o interlocutor em forma de apelo. Leia o texto abaixo. As criaes de Steve Jobs tornaram o nosso cotidiano mais agradvel, bonito e eficiente o Mac, o iPod, o iPhone e o iPad espalharam-se pelo mundo com a fora de um renascimento cultural. Eles so fruto do poder criativo do fundador da Apple, morto de cncer no pncreas, aos 56 anos.
Fbio Altman Revista Veja. 12 de outubro de 2011 Especial Quero deixar uma marca no universo

Grupos 2, 3 e 4
QUESTO 11
De acordo com o texto, os cientistas descobriram que a vida na cidade a) b) c) d) acelera o processo de construo mental. enfraquece dramaticamente o pensamento. auxilia o desenvolvimento da memria. eleva o nvel de autocontrole emocional.

QUESTO 12
Segundo o texto, quais os efeitos da natureza sobre o crebro humano? a) It works as a mental break which improves brain performance. b) It helps healthy people to enhance their brain capacity. c) It makes patients in hospital keep calm and more confident. d) It acts as an urban remedy to solitude and loneliness.

QUESTO 10
Na orao destacada, a palavra fruto deve permanecer no singular, porque a) b) c) d) refere-se fora de um renascimento cultural. concorda com o poder criativo do fundador da Apple. determina o resultado dos produtos criados. equivale a o fruto, o resultado, o produto.

QUESTO 13
Das estruturas frasais que compem o texto, a) a sentena the results are chastening primeiro pargrafo do texto emprega o verbo principal na forma do present continuous tense. b) a afirmao The mind is a limited machine, says Marc Berman, passaria, no discurso indireto, para: Marc Berman said that the mind is a limited machine. c) a informao this new research suggests that cities actually dull our thinking responde pergunta: What does this new research suggest? d) a expresso for instance, no contexto em que usada no terceiro pargrafo do texto, indica contradio a uma ideia anteriormente expressa.

Lngua Estrangeira Ingls


Leia o texto a seguir. As questes 11, 12 e 13 referem-se a ele.
How the city hurts your brain ...And what you can do about it
Scientists have begun to examine how the city affects the brain, and the results are chastening. Just being in an urban environment, they have found, impairs our basic mental processes. After spending a few minutes on a crowded city street, the brain is less able to hold things in memory, and suffers from reduced self-control. While it's long been recognized that city life is exhausting -- that's why Picasso left Paris -- this new research suggests that cities actually dull our thinking, sometimes dramatically so. "The mind is a limited machine,"says Marc Berman, a psychologist at the University of Michigan and lead author of a new study that measured the cognitive deficits caused by a short urban walk. "And we're beginning to understand the different ways that a city can exceed those limitations." One of the main forces at work is a stark lack of nature, which is surprisingly beneficial for the brain. Studies have demonstrated, for instance, that hospital patients recover more quickly when they can see trees from their windows, and that women living in public housing are better able to focus when their apartment overlooks a grassy courtyard. Even these fleeting glimpses of nature improve brain performance, it seems, because they provide a mental break from the urban roil.
Disponvel em: <http://www.boston.com/bostonglobe/ideas/articles/2009/01/04/how_the_city_hurts _your_brain/>. Acesso em 20 out. 2011. [Adaptado]

UniEVANGLICA
Observe a charge a seguir para responder s questes 14 e 15.

Grupos 2, 3 e 4

Lngua Estrangeira Espanhol


Leia o texto a seguir para responder s questes de 11 a 13. Adnde se fueron los caballeros?
No importa que sea pobre, siempre que sea un caballero, deca mi abuela. Luego vino el tiempo de los viajes espaciales, las telecomunicaciones, el mundo que empezaba a globalizarse, la computacin que cambi la faz de la tierra, y esas ideas de gentleman, el caballero de la fina estampa y los buenos modales parecieron anticuadas, propias de seoras que arriscan la nariz, haba que liberarse de las viejas costumbres, soltarse la ropa, despintarse la cara y andar por el mundo sin amarras Muy bien, todo muy bien, pero hasta por ah no ms, bueno ser el cilantro pero no tanto. Tres generaciones ms tarde y a la luz de esos jvenes despeinados, con los vaqueros llenos de agujeros y las camisas colgando , que salen corriendo de los ascensores, jams dan las gracias ni dicen por favor, no apagan el celular en los restaurantes, conversan contigo mientras mandan mensajes de texto, y ni hablar de abrirle la puerta del auto a una mujera luz de estos neo galanes, hipsters o como se llamen, una misma no puede menos que mirar a su nieta con ojos largos y susurrarle, al odo, lo mismo que deca mi abuela, no importa que sea pobre, siempre que sea un caballero.
SUBERCASEAUX, Elizabeth. Adnde se fueron los caballeros? Revista In. Ago. 2011, p. 62. [Adaptado]

Disponvel em: <http://www.cartoonstock.com/directory/c/city_life.asp>. Acesso em 20 out. 2011.

QUESTO 14
A ironia expressa pelo texto est no fato de a) o personagem agredir verbalmente os outros motoristas sem que eles tomem conhecimento da causa de sua irritao. b) a charge retratar uma cena comum do cotidiano das grandes cidades, levando o leitor a se identificar com a atitude do personagem. c) os termos usados pelo personagem estarem reproduzidos atravs de smbolos que levam o leitor a imaginar o seu contedo. d) a atitude do personagem evidenciar uma contradio entre a atividade qual ele se dirige e a irritao expressa por sua fala e gestos.

QUESTO 11
A indignao expressa pela autora do texto refere-se a) b) c) d) conduta dos neo gals. falta de uso de velhos costumes. ao incio do liberalismo feminino. s consequncias da globalizao.

QUESTO 15
Na cena que compe a charge, o homem
a) drives his car and talks to another person on the cell phone. b) loses his self-control despite his meditation classes. c) gets mad because his car broke in the middle of the traffic. d) has a car accident and gets angry with the other driver.

QUESTO 12
A escritora lista uma srie de aes, segundo ela reprovveis, praticadas pelos jovens atualmente. Das aes que seguem, qual delas poderia ser considerda adequada de acordo com a autora? a) b) c) d) Vestirse con ropas atiborradas de agujeros. Estorbar a los dems al salir del elevador. Expresar gratitud ante un favor logrado. Charlar con las personas mirando el mvil.

UniEVANGLICA
QUESTO 13
La expresin bueno ser el cilantro pero no tanto, usada por la autora se justifica pues con ella quiere decir que a) b) c) d) no hay que llevar las cosas al pie de la letra. todo debe estar en justa medida. es importante imponer lmites en las relaciones. las costumbres no pueden ser ignoradas.

Grupos 2, 3 e 4

Literatura Brasileira
Leia e busque interpretar o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, para responder s questes 16 e 17. Mos dadas No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos, mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, No direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, No distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, No fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente
Disponvel em: <http://memoriaviva.com.br/drummond/poema019.htm>. Acesso em 10 set. 2011

Leia a charge a seguir para responder s questes 14 e 15.

QUESTO 16
O poema em questo assinala uma das temticas mais caras ao seu autor, cuja ateno se volta para a vida cotidiana de seus semelhantes, abordada por meio de uma linguagem universal e globalizante. Essa temtica diz respeito a) ao reconhecimento das falhas humanas, perpassadas pela solido, o que provoca eventos suicidas nas grandes cidades. b) empatia com o homem que vive o momento presente, dentro duma condio espao-temporal limitada e alienante. c) aos movimentos em prol da preservao do meio ambiente e da natureza depredada pelo homem no mundo moderno. d) ao caos urbano, decorrente da superpopulao das cidades e do alto grau de mobilidade entre campo e cidade na era tecnolgica.

Disponvel em: <http://elcuy.wordpress.com/2009/02/21/gentileza/> . Acesso em 25 set. 2011.

QUESTO 14
El propsito del joven personaje al cargar la canasta era a) b) c) d) ayudar a la seora que iba abrumada. demostrar su gentileza varonil. obtener beneficios de su madre. desempear un trabajo rentable.

QUESTO 17
Alguns recursos de natureza formal j evidenciam uma configurao esttica prpria do Modernismo, confirmada pela repetio, no nvel semntico do poema citado, de uma atitude negativa frente temtica romntica tradicional. Para confirmar essa recusa ao romantismo, os recursos da forma e da linguagem tradicionais foram substitudos por outros, tais como a) b) c) d) a discursividade e a objetividade. a metrificao e a musicalidade. a parataxe e a alogicidade. a assonncia e a aliterao.

QUESTO 15
Diante da resposta da senhora ao final da histria, o jovem expressa a) b) c) d) admirao menosprezo arrependimento complacncia

UniEVANGLICA
QUESTO 18
Era um ficcionista ligado s questes mais graves e urgentes de seu tempo! Em seus contos e romances sempre atuais, o autor registrava o cotidiano das grandes cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, marcada pela irrupo da industrializao e da economia de mercado da Primeira Repblica. Pelas ruas da cidade, seus personagens eram andarilhos que observavam atentamente os habitantes, os espaos e o modo de vida burgus daquela cidade, sempre levantando questionamentos e fazendo reflexes pertinentes sua poca. Essa descrio s pode corresponder a um dos autores seguintes: a) b) c) d) rico Verssimo Graciliano Ramos Lima Barreto Fernando Sabino

Grupos 2, 3 e 4
precursores da poesia moderna. Poeta produtivo at a dcada de 1950, o que lhe permitiu criar uma obra extensa e diversificada. Em seu discurso, inegavelmente engajado, Bandeira denuncia a) a indiferena do trabalhador diarista das grandes cidades a seu cotidiano medocre e infeliz. b) a tragdia anunciada, provocada pelo uso indiscriminado do lcool e suas consequncias sociais. c) a necessidade de controle por parte do governo relativamente a pessoas discriminadas socialmente. d) o processo de desumanizao do humano por uma sociedade injusta e desigual, nivelada pelo estado de misria existencial.

QUESTO 20
O romance Capites da Areia, publicado em 1937 por Jorge Amado, foi queimado em praa pblica e s voltou a ser editado novamente em 1944, com o fim da era Vargas. Consiste numa narrativa que registrava o dia a dia dos meninos de rua de Salvador por meio da histria de Pedro Bala e seus amigos, os capites da areia. Depois de mais de 60 anos, o romance vem luz agora, em forma de filme, sob a direo da prpria neta do autor, Ceclia Amado, tornando-se uma reflexo ainda atual e oportuna sobre as questes sociais das grandes cidades.
Disponvel em: <http://pt.wikpedia. org>. Acesso em 27 out. 2011.

Leia os seguintes poemas de Manuel Bandeira. I Poema tirado de uma notcia de jornal Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. II O bicho Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
Disponvel em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira>. Acesso em 27 out. 2011.

Essa narrativa manteve sua atualidade devido a) ao carter particular e individual de sua temtica, que parte da realidade baiana para o mundo latinoamericano. b) universalidade de sua abordagem, ao denunciar uma infncia marcada pelo abandono e a indiferena, no cerne da vida urbana. c) posio privilegiada de seu autor, um ficcionista social dos mais destacados da terceira gerao modernista brasileira. d) propagao e popularidade das obras do autor na teledramaturgia brasileira, a exemplo de Gabriela, cravo e canela e Tieta do agreste.

QUESTO 19
Cenas da vida urbana so vislumbradas nesses dois poemas de Manuel Bandeira, considerado um dos

UniEVANGLICA

10

Grupos 2, 3 e 4

Cincias Humanas e suas Tecnologias


Geografia
Oberve a figura abaixo, a qual representa o centro de uma pequena cidade ao amanhecer.

QUESTO 21
Considerando a igreja como referencial para a determinao dos pontos cardeais, a) b) c) d) a Rua 05 corresponde ao sul da igreja a Rua 02 est a leste da igreja. a casa 04 est a oeste da igreja. a casa 03 est a oeste da igreja

Considere o grfico a seguir. Ele apresenta a taxa de crescimento da populao brasileira.


Taxa mdia geomtrica de crescimento anual - 1872/2000

b) A queda do crescimento populacional nos anos de 1920 deu-se por causa da Primeira Guerra Mundial, que afetou intensamente a taxa migratria, especialmente dos norte-americanos para o Brasil. c) O elevado ndice de crescimento apresentado em 1950 deu-se devido ao aumento de taxa migratria, principalmente dos japoneses para o Brasil. d) Nos anos de 1980 a taxa de crescimento populacional foi menor que de 1920, fato justificado pela diminuio da fecundidade e das novas configuraes dos arranjos de nupcialidade.

QUESTO 23
Os problemas ambientais nas cidades brasileiras tm aumentado devido

3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 2,01 1,98

2,91 2,39 1,49

2,99

2,89 2,49 1,93 1,63

1991/2000

a) reduo do nmero de aglomerados urbanos na regio sudeste. b) ao descarte de resduos slidos em lotes baldios e em corpos d'gua. c) ao uso adequado de defensivos agrcolas na produo de alimentos. d) ao aumento de campanhas de educao ambiental com a populao.

1872

1890

1900

1920

1940

1950

1960

1970

1980

Fonte: Tendncias demogrficas, 2000 IBGE, 2001.

QUESTO 24
Os fatores econmicos, polticos, sociais e culturais definem a forma como a populao vive nos espaos urbanos e destinam os resduos produzidos. Relativamente aos problemas ambientais , constata-se que a) nas cidades brasileiras os fabricantes do lixo tecnolgico fazem a coleta e destruio dos resduos produzidos.

QUESTO 22
A proposio que diz respeito figura : a) O crescimento populacional a partir de 1960 comeou a cair, mantendo a queda nos anos seguintes at chegar taxa mais baixa na dcada de 1990.

UniEVANGLICA
b) os municpios com mais de 10 mil habitantes so obrigados, conforme legislao brasileira, a implantar coleta seletiva. c) os resduos produzidos nos espaos urbanos, especialmente na regio norte do Brasil, so depositados em aterros sanitrios com canalizao e tratamento de chorume. d) a sociedade urbana tem produzido cada vez mais resduos tecnolgicos, domsticos e industriais, aumentando ainda mais os problemas ambientais nos espao urbanos.

11

Grupos 2, 3 e 4
QUESTO 27
O autoritarismo tem sido uma marca da histria poltica brasileira desde a formao do Estado, em 1822, com a independncia, at a construo da Repblica, nos moldes do Positivismo, para quem a ordem traz progresso. No por acaso, em vrios momentos da Repblica, a ao dos militares mudou os rumos do poder no Brasil, como aconteceu a) em 1930, quando uma junta militar deps o presidente Washington Luiz, que resistia em dar posse a Getlio Vargas, eleito pelo voto popular e secreto no mesmo ano. b) no Estado Novo (1937-45), outro momento de autoritarismo na vida poltica nacional, com Vargas fechando o Congresso, os partidos polticos e intervindo nos Estados. c) na proclamao da Repblica, quando os militares depuseram o Imperador D. Pedro II, entregando o poder aos civis, que iniciaram uma Repblica autoritria com os Coroneis. d) no Golpe de 1964, quando os militares depuseram o presidente Joo Goulart, tendo como argumento central a sua ligao com os comunistas e com o capital internacional.

QUESTO 25
Em perodo chuvoso intensifica-se o alerta para as ameaas das enchentes nas cidades brasileiras porque a) foram construdas em fundos de vales ou plancies de inundao ou os incorporaram e sofrem com as enchentes. b) a legislao brasileira no limita construes de moradias s margens de corpos d'gua. c) alagamento, enchente e inundao so fenmenos semelhantes e so ocasionados pela ao antrpica. d) a inundao um fenmeno natural, cclico e previsvel que pode trazer benefcios para a populao.

QUESTO 28
A Idade Moderna, entre os sculos XV e XVIII, definida pelos historiadores como uma fase de transio entre o feudalismo e o capitalismo e marcada por eventos significativos como: a Reforma, momento que deu origem ao protestantismo; a Expanso Martima, que permitiu a Europa conquistar a Amrica; a consolidao do Estado Moderno com o Absolutismo; e o Renascimento, que mudou a forma do homem pensar a sua realidade. Por isso, esse perodo caracteriza-se a) na poltica, pelo absolutismo, quando os reis passaram a ter controle tanto da vida poltica, quanto religiosa, como queria Maquiavel, que defendia a Repblica Liberal. b) na economia, com a Expanso Martima, quando a Amrica foi dominada pela Europa, que trouxe a cultura catlica para os nativos, em um processo de integrao social pacfica. c) na religio, pela Reforma, que permitiu aos protestantes dominar boa parte da Europa, situao revertida pela Contra-Reforma, com instrumentos como liberdade religiosa. d) Na cultura, com o Renascimento, que foi um movimento que valorizou o homem e a cincia, com base no racionalismo, o que provocou atrito com os valores medievais.

Histria
QUESTO 26
O sistema colonial implantado por Portugal na Amrica foi norteado pelo Pacto Colonial, pelo sistema do Plantation, pela escravido e pela cultura europeia catlica. Nos sculos XVI e XVII esse modelo funcionou bem. No sculo XVIII, ele entrou em crise e foi substitudo pelo Imprio no sculo XIX, embora as bases tenham sido preservadas e algumas dessas caractersticas ainda hoje sejam mantidas, tais como a) a explorao do trabalho, pois mesmo com a abolio da escravido aps a independncia, os imigrantes substituram o negro, mantendo o sistema exploratrio. b) a liberdade religiosa, com a proclamao da Repblica, o que garantiu o crescimento do protestantismo no Brasil, sendo hoje a religio majoritria. c) a excluso social, que apesar das grandes transformaes no Brasil nos sculos XX e XXI, ainda grande, embora seu PIB esteja entre os dez maiores do mundo. d) o latifndio, com origem no sistema do Plantation criando uma economia forte no campo, que ainda hoje o setor que mais contribui para a formao do PIB brasileiro.

QUESTO 29
Para os historiadores, o mundo contemporneo tem incio no sculo XVIII com fatos marcantes como o Iluminismo, a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. A ideia de liberdade o fator norteador desse processo que provocou mudanas significativas no campo da economia, da poltica, da cultura, da organizao da sociedade e da

UniEVANGLICA
religio. Seus reflexos foram sentidos no continente americano e contriburam para abalar o sistema colonial. Os fatos que marcaram esse perodo apresentavam as seguintes caractersticas: a) Com o desenvolvimento industrial nos sculos XVIII e XIX, os operrios foram muito explorados e por isso protestaram com movimentos como o Ludismo e o Cartismo. b) Na Revoluo Industrial, o liberalismo econmico favoreceu o desenvolvimento do capitalismo e melhorou as condies de vida dos operrios ingleses no sculo XVIII. c) Na Revoluo Francesa, os grupos populares tomaram o poder com apoio dos jacobinos, que consolidaram um governo democrtico e religioso no pas. d) Nos Estados Unidos, os ideais de liberdade foram bem recebidos pelos colonos, que proclamaram a Repblica, rompendo com a Inglaterra e colocando fim escravido. Leia o texto a seguir. Atualmente, quase 3 bilhes de pessoas, o que equivale a cerca de metade da populao mundial, vivem em cidades. Entretanto, a urbanizao acelerada da populao um fenmeno recente. Em 1800, s 3% da humanidade habitava o meio urbano e, ainda em 1850, a prpria Europa

12

Grupos 2, 3 e 4
era um continente predominantemente rural, no qual apenas duas cidades ultrapassavam a marca de um milho de habitantes: Londres e Paris.
MAGNOLI, Demtrio; ARAJO, Regina. Projeto de ensino de Geografia. So Paulo: Moderna, 2000, p.148.

QUESTO 30
No Brasil e em Gois esse fenmeno no foi diferente. Em 1920, o municpio mais povoado do Estado no chegava a 40 mil habitantes, para uma populao total de mais de 500 mil pessoas. Nessa mesma poca, o Brasil possua cerca de 30 milhes de habitantes, com aproximadamente 80% dessa populao morando no campo e apenas a cidade do Rio de Janeiro tinha mais de 1 milho de habitantes. Nesse contexto, entendemos que no mundo urbano a) a cidade um fenmeno recente, coincidindo com o processo de urbanizao, e que no Brasil de hoje existem mais habitantes urbanos. b) muitas cidades foram planejadas, como Braslia e Goinia, ambas no projeto de ocupao do interior idealizado por Juscelino Kubitschek. c) Atualmente, mais de 80% da populao brasileira vive em cidades, formando regies metropolitanas como So Paulo, com mais de 10 milhes de pessoas. d) foi com a Revoluo Industrial do sculo XVIII que as cidades nasceram e se desenvolveram, levando formao da classe trabalhadora urbana.

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Biologia
Observe a figura que segue e o texto que a acompanha. acumulados em tecidos especficos, especialmente na gordura. Uma das razes para as toxinas acumuladas serem particularmente danosas que elas se tornam mais concentradas nos sucessivos nveis trficos da cadeia alimentar.
UZUNIAN, Armnio; BIRNER, Ernesto. Biologia. 2. ed.Volume nico. So Paulo: Harbra, 2004. p. 883. [Adaptado]

QUESTO 31
Considerando a aplicao de defensivos agrcolas sobre campos de plantio e a figura acima, o nvel trfico que tende a ser mais severamente afetado ser o ocupado pelos a) b) c) d)
Disponvel em: <http://www.igeduca.com.br>. Acesso em 09 out. 2011.

produtores, no caso, as gramneas. consumidores tercirios, no caso, os gavies. herbvoros, no caso, os coelhos e ratos. consumidores secundrios, no caso, as cobras.

Os seres humanos liberam, no ambiente, uma variedade imensa de substncias txicas, incluindo milhares de compostos sintticos, com pouca preocupao sobre as consequncias ambientais. Organismos absorvem substncias txicas do meio ambiente junto com os nutrientes e a gua. Alguns dos venenos so metabolizados e excretados, porm outros so

Leia o texto que segue e observe as figuras que o acompanham. Organismos transformam a energia adquirida a partir do meio. Nas clulas eucariticas, organelas especficas convergem energia em formas que as clulas conseguem utilizar para o trabalho. Um tipo de organela (Figura A) funciona como stio de respirao celular, processo

UniEVANGLICA
metablico que gera ATP pela extrao de energia a partir de acares, gorduras e outros combustveis com o auxlio do oxignio. Outro tipo de organela (Figura B), encontrada em plantas e algas, o local da fotossntese. Ela converge energia solar em energia qumica.
CAMPBELL, Neil et al. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 109.

13

Grupos 2, 3 e 4
Considere as figuras abaixo e o texto que as acompanha.

Figura A

Figura B

A Disponvel em: <http://www.kscience.co.uk>. Acesso em 08 out. 2011. B Disponvel em: <http://www.curebd.com>. Acesso em 08 out. 2011.

Figura A
GLBULO VERMELHO PLASMA

Figura B

QUESTO 32
O texto se refere, respectivamente, a) b) c) d) ao cloroplasto e ao ribossomo. mitocndria e ao ribossomo. ao ribossomo e ao lisossomo. mitocndria e ao cloroplasto.

CAPILAR

GLBULO BRANCO PLAQUETA

Considere o heredograma a seguir ilustrativo de indivduos afetados (indicados em preto) pela doena humana fenilcetonria (PKU).

Figura C
A Disponvel em: <http://www.anestesiologia.com.br/artigos>. Acesso em 12 out. 2011. B Disponvel em: <http://www.blogodorium.net>. Acesso em 12 out. 2011. C Disponvel em: <http://www.juntadeandalucia.es>. Acesso em 12 out. 2011. [Adaptado]

GRIFFITHS, Anthony J. F. et al. Introduo genetica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 41. [heredograma adaptado]

Em todos os animais, exceto os mais simples (como as esponjas), os diferentes tecidos so organizados em unidades funcionais chamadas de rgos. Os grupos de rgos que funcionam juntos fornecem um nvel de organizao e coordenao adicionais e compem um sistema orgnico. Os rgos frequentemente se conectam uns aos outros, dentro dos sistemas. O corao, por exemplo, est conectado aos tecidos e alvolos pulmonares via vasos sanguneos.
POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. 3. ed. So Paulo: Athene Editora, 2003. p. 37. [Adaptado]

QUESTO 33
Que padres no heredograma indicam que a doena fenilcetonria uma doena autossmica recessiva? a) Os parentais 1-2 e 3-4 no afetados e com prole afetada. Homens e mulheres afetados igualmente (7-8). b) Os parentais 7-8 afetados, com prole afetada somente masculina (10-11-12), revela doena autossmica recessiva. c) Os descendentes da 3 gerao (10-11-12) todos afetados e na 2 gerao dois no afetados (5-9). d) Os afetados (em preto) serem heterozigotos e os no afetados serem homozigotos.

QUESTO 34
A traqueia, o esfago e os capilares sanguneos conectam, respectivamente: a) laringe com pleura pulmonar; faringe com laringe; vasos sanguneos com tecido cardaco. b) brnquios com pulmes; piloro com estmago; vasos sanguneos com cavidades do corao. c) laringe com brnquios e pulmes; faringe com estmago; arterolas com vnulas. d) faringe com pulmes; laringe com estmago; trios com ventrculos.

UniEVANGLICA
Considere a ilustrao a seguir.
RNA - transcrito RNA - polimerase DNA Direo da transcro

14

Grupos 2, 3 e 4
QUESTO 37
No grfico, a energia cintica da partcula a) b) c) d) positiva no incio. nula no incio. negativa no fim. maior no fim.

Leia a charge a seguir.


Disponvel em: <http://www.sobiologia.com.br>. Acesso em 08 out. 2011.

QUESTO 35
Os genes so molculas de DNA que acumulam a informao gentica. So eles que fornecem as instrues para a produo de protenas especficas. No entanto, um gene no constroi uma protena diretamente. O que forma a ponte entre o DNA e a sntese de protenas? a) b) c) d) As protenas histonas. O cido ribonuclico. O cido desoxirribonuclico. Os aminocidos.
Mximo, A. Fsica. Vol. nico. So Paulo: Scipione, 1997. p. 316. [Adaptado]

QUESTO 38
O fato que leva a criana a retirar o parafuso a) b) c) d) o calor da vela que encolhe o parafuso. o fogo da vela que passa para a porca. a temperatura da vela que passa para a porca. a energia vinda da vela que dilata a porca.

Fsica
Observe o grfico para responder s questes 36 e 37.

QUESTO 39
Uma lmpada incandescente apresenta as seguintes inscries: 60 W 220 V. Ela, portanto, a) b) c) d) usa uma energia de 220V. consome 1,4 kWh por dia. tem uma resistncia de 3,6 . queima, se ligada em 110 V.

QUESTO 40
O He-man um personagem de desenho animado, conhecido pelo seu slogan: EU TENHO A FORA! Para a cincia da fsica o que He-man tem em repouso

QUESTO 36
No grfico, a partcula tem uma acelerao mdia de 10 2 m/s no intervalo de 0 4,0 s. Os dados apresentados indicam que a velocidade no instante de 0 s , em m/s, a) b) c) d) 11 25 40 5,0

a) b) c) d)

energia potencial. calor. trabalho. energia cintica.

UniEVANGLICA

15

Grupos 2, 3 e 4
QUESTO 42
Os acordo com a tabela, a gua do coco apresenta os seguintes compostos a) b) c) d) C12H24O12 e KNa2PO4 C6H12O6 e Ca3(PO4) 2 C5H10O5 e CsCl C12H22O11 e MgBr2

Qumica
QUESTO 41
Leia o poema da msica Qumica humana, de Emiss.

Qumica Humana
Emiss Quero ver o sol nascer E com o momento aprender E sentir o mundo girar Mas com a cabea no lugar Sem a qumica Humana Sem a qumica na matria orgnica Sem a qumica Humana Sem a vida urbana Quero ver o amor nascer Da semente que eu plantei Naturalmente natural E com voc compartilhar
Disponvel em: <http://www.lyricstime.com/emi-ss-qu-mica-humana-lyrics.html>. Acesso em 12 out. 2011. [Adaptado]

QUESTO 43
A amilase salivar uma enzima que cataliza a clivagem das ligaes glicosdicas, processo que faz parte da digesto de polissacardeos derivados da glicose. Esse processo hidroltico representado graficamente a seguir, onde o caminho II ocorre na presena do catalizador:

Nos versos da msica, o autor relaciona vida urbana com qumica humana e matria orgnica. A qumica orgnica a) b) c) d) aquela que ocorre apenas nos organismos vivos. a que pode ser adicionada nos produtos orgnicos. o mesmo que a inorgnica, pois a qumica uma s. a parte na qual se estudam os compostos do carbono.

Da anlise do grfico, o que diferencia o caminho I do caminho II a) b) c) d) a obteno de diferentes produtos. o valor da energia dos reagentes. o valor da energia de ativao. o valor da energia dos produtos.

A tabela a seguir mostra a composio qumica do produto alimentar gua de coco:

QUESTO 44
A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), publicou a Resoluo RDC n 52, no Dirio Oficial da Unio (DOU) de 10 de outubro de 2011, proibindo a prescrio e a comercializao de medicamentos que vinham sendo usados no tratamento da obesidade. Entre os medicamentos proibidos se ancontram aqueles que contm Mazindol, um frmaco estruturalmente relacionado com a anfetamina:

gua de Coco Tabela Nutricional


Composio para 200mL
Valor calrico......................40 kcal Carboidrato.........................10g Protenas..............................0g Lipdios.................................0g Colesterol.............................0g Fibras...................................0g Potssio................................320mg Fsforo.................................10mg (0,7% R.D.A*) Clcio....................................40mg (5% R.D.A*) Sdio.....................................40mg (3,2% R.D.A*) Magnsio..............................10mg (3,2% R.D.A*) * Dose alimentar diria recomendada
Fonte: Rtulo de produto comercial. [Adaptado]

UniEVANGLICA
A frmula molecular e a massa molar do mazindol so, respectivamente: a) b) c) d) C16H13ClN2O e 284,7gmol -1 C14H12ClN2O e 259,7gmol -1 C13H11ClN2O e 284,7gmol -1 C15H14ClN2O e 273,7gmol
-1

16

Grupos 2, 3 e 4
Representao da estrutura primria da liraglutida.

QUESTO 45
Esta notcia recentemente estampada na capa da revista Veja causou grande impacto. Ela se referia liraglutida, uma droga recentemente disponibilizada para o tratamento do diabetes do tipo 2 e que ainda no tem seu uso regulamentado para o tratamento da obesidade.
Disponvel em: <http://en.wikipedia.org/wiki/File:Liraglutide_structure.svg>. Acesso em 11 out. 2011.

De acordo com a estrutura da liraglutida, a molcula ativa do medicamento formada por unidades monomricas unidas atravs de ligaes a) b) c) d) glicosdicas fosfodister inicas peptdicas

Um novo remdio faz emagrecer entre 7 e 12 quilos em apenas cinco meses. E sem grandes efeitos colaterais. Saiba tudo sobre ele

VEJA, So Paulo, n. 2233, 7 set. 2011, Capa.

Matemtica e suas Tecnologias


Matemtica
QUESTO 46
Uma loja de confeces oferece um desconto de 10% nas compras vista. Em uma dessas vendas, ela recebeu como pagamento uma parte em dinheiro e o restante em um cheque de valor nominal de R$ 32.000,00. Aps alguns dias, o cheque foi devolvido por causa de erro no preenchimento. Uma vez que agora esta parte da venda no mais vista, qual deve ser aproximadamente o valor a receber por este cheque? a) b) c) d) R$ 35.200,00 R$ 32.320,00 R$ 35.555,56 R$ 35.011,11
14,0 12,0 10,0 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

QUESTO 47
O grfico a seguir mostra a taxa de desemprego no Brasil, nos meses de agosto, de 2002 a 2011.

13,1 11,7 11,4 9,4 10,6 9,6 7,6 8,1 6,7 6,0

Disponvel em: <http://www.Ibge.gov.br>. Acesso em 12 out. 2011. [Adaptado]

Considerando que a taxa de desemprego, em agosto de 2012, ser igual mdia aritmtica das 3 menores taxas apresentadas no grfico, ento a taxa de desemprego, em

UniEVANGLICA
agosto de 2012 ser, aproximadamente, igual a a) b) c) d) 6,0 6,8 7,5 7,0

17

Grupos 2, 3 e 4
QUESTO 50
Qual o valor de a para que o polinmio p(x)= - 4x+ax+6 seja divisvel por q(x) = 7 - 5x?

QUESTO 48
Suponhamos que o consumo de leo diesel de um caminho FH 440 seja dado em funo de sua 2 velocidade mdia pela equao y= 0,4 x - 40x + 1200, onde y o consumo mdio em ml / km e x a velocidade mdia em km / h. Com base nesses dados, qual o consumo mdio mnimo que o FH pode atingir? a) b) c) d) 300 ml / Km 50 ml / Km 100 ml / Km 200 ml / Km

245 622 435 b) a = 288 435 c) a = 288 622 d) a = 245


a) a =

Rascunho

QUESTO 49
Em um edifcio em construo houve um acidente: a 12 laje desabou sobre a 11a. Como o acesso pelas escadas ficou obstrudo, os bombeiros foram chamados para resgatar os a feridos que estavam na 11 laje. Considere a situao como na figura a seguir em que o espaamento entre cada laje era de 3 m, inclusive entre o solo e a 1a laje. Observe que a escada est apoiada no caminho que dista do solo 2 m.
a

2m 20m
Qual foi aproximadamente o comprimento da escada utilizada pelos bombeiros? a) b) c) d) 37m 35m 39m 33m

UniEVANGLICA

18

Grupos 2, 3 e 4

Tabela Peridica dos elementos


1
IA

Legenda: n Atmico
2
IIA

- metais; Smbolo

- metalides;

- ametais;

- gases nobres; - hidrognio


metais 13 ametais (IUPAC)
IIIA 14 IVA 15 VA 16 VIA 17 VIIA

Hidrognio
1,008

H
Berlio
9,0122

18

11

22,990

Na Mg Notao I.U.P.A.C Sdio Mangnsio


12
24,305

6,941

Ltio

Li 4 Be
3

Nome Massa Atmica

Hidrognio
1,008

(em relao ao istopo 12 do C)

Antiga notao A.C.S.


VB 6 VIB 7 VIB

10,811

Boro

B 6 C 7 N 8 O 9 F 10Ne
Carbono
12,011

4,0026

Hlio

He

Nitrognio Oxignio
14,007

VIIIB

13
10 11
IB 12 IIB

19

Potssio
39,098

K 20Ca 21 Sc 22 Ti 23 V 24 Cr 25Mn 26 Fe 27Co 28 Ni 29Cu 30 Zn 31Ga 32Ge 33 A 34 Se 35


40,078

IIIB 4

IVB 5

Alumnio
26,982

Al Si
14
28,086

15

Silcio

Fsforo
30,974

15,999

16

Enxofre
32,066

S Cl Ar
17 18
35,453

18,998

Flor

Nenio
20,180

Cloro

Argnio
39,948

36

Clcio

Escndio
44,956

Titnio
47,867

Vandio
50,942

Crmio
51,996

Mangans
54,938

37

Rb 38 Sr 39 Y 40 Zr 41Nb 42 Mo 43
Estrncio
87,62

55,845

Ferro

Cobalto
58,933

Nquel
58,693

44
[98]

85,468

55

132,91

Csio

C Ba
56

88,906

trio

Zircnio
91,224

Nibio
92,906

Molibdnio Tecncio
95,94

Rutnio
101,07

Ru 45Rh 46 Pd 47 Ag 48 Cd 49 In 50 Sn 51 Sb 52 Te 53 I 54 Xe
102,91

63,546

Cobre

Zinco
65,39

69,723

Glio

Germnio
72,61

Arsnio
74,922

Selnio
78,96

Brmio
79,904

Criptnio
83,80

Kr

Rdio

Paldio
106,42

87

Frncio
[223]

Fr Ra
88
Rdio
[226]

137,33

Brio

Srie dos Lantandios

57-71

72

Hfinio
178,49

Hf Ta W Re O
73 74 75 76
Tntalo
180,95

77

Tungstnio
183,84

186,21

Rnio

smio
190,23

192,22

Irdio

Ir Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
78 79 80 81 82 83 84 85 86
Platina
195,08 196,97

107,67

Prata

Cdmio
112,41

114,82

ndio

Estanho
118,71

Antimnio
121,76

Telrio
127,60

126,90

Iodo

Xennio
131,29

Ouro

Mercrio
200,59

204,38

Tlio

Chumbo
207,2

Bismuto
208,98

Polnio
[209]

Astato
[210]

Radnio
[222]

Srie dos Rutherfrdio Dbnio Actindeos [261] [262]

89-103 104

105

106
Seaborgio
[263]

107
Bhrio
[262]

108
Hassio
[265]

109
Meitnrio
[266]

110
Ununlio
[269]

111
Unununio
[272]

112
Ununbio
[277]

114
Ununquadio
[285]

116
Ununhexio
[289]

118
Ununoctio
[293]

(Massa atmica do istopo mais estvel)

Srie dos Lantandeos Srie dos Actindeos

57

Lantnio
138,91

La 58 Ce 59 Pr 60 Nd 61Pm 62Sm 63 Eu 64 Gd 65 Tb 66 Dy 67 Ho 68 Er 69Tm 70 Yb 71 Lu


140,12

Crio

Praseodmio Neodmio Promcio


140,91 144,24

89

Actnio
[227]

Ac Th Pa
90 91
232,04

92

Trio

Protactnio
231,04

Urnio
238,03

[145]

Samrio
150,36

Eurpio
151,96

Gadolnio
157,25

Trbio
158,93

Disprsio
162,50

Hlmio
164,93

167,26

rbio

168,93

Tlio

173,04

Itrbio

Lutcio
174,97

93
Netnio
[237]

94
Plutnio
[244]

95
Amercio
[243]

96
Crio
[247]

97
Berqulio
[247]

98
Califmio
[251]

99
Einstnio
[252]

100
Frmio
[257]

101
[258]

102
[259]

103
Laurncio
[262]

Mendelvio Noblio

Das könnte Ihnen auch gefallen