Sie sind auf Seite 1von 73

PMBOK 4 Edio I

Introduo

PMBOK 4 Edio
Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Seo I A estrutura do gerenciamento de projetos

O que o PMBOK ?
( Project Management Body of Knowledge )
Um

guia que pretende reunir o conhecimento geral sobre metodologias de gerncia de projetos; Apresenta melhores prticas geralmente aceitas conforme contribuintes de grupos de estudos formados em diversas entidades; Fornece uma referncia para qualquer profissional interessado na profisso de Gerncia de Projetos.

Organizao em 3 sees
A Seo 1, A estrutura do gerenciamento de projetos, oferece uma base compreenso do gerenciamento de projetos, com dois captulos. Captulo 1, Introduo, apresenta uma base e o objetivo da norma. Define em que consiste um projeto e discute o gerenciamento de projetos, programas e portflios, bem como o papel do gerente. Captulo 2, Ciclo de vida e organizao do projeto, fornece uma viso geral do ciclo de vida do projeto e de sua relao com o ciclo de vida do produto. Descreve as fases e a relao no s entre elas, mas com o prprio projeto. Tambm inclui uma viso geral da estrutura organizacional que pode influenciar o projeto e a maneira como este gerenciado.

Organizao em 3 sees
A Seo 2, A norma de gerenciamento de projetos, define os processos de gerenciamento de projetos, bem como as entradas e sadas de cada processo. Captulo 3, Processos de gerenciamento de projetos e um projeto, define os cinco grupos de processos: Iniciao, Planejamento, Execuo, Monitoramento e controle e Encerramento. Este captulo mapeia as reas de conhecimento em gerenciamento de projetos para os grupos especficos de processos.

Organizao em 3 sees
A Seo 3, As reas de conhecimento em gerenciamento de projetos, descreve as reas de conhecimento em gerenciamento de projetos; lista os processos de gerenciamento de projetos e define as entradas, as ferramentas e tcnicas e as sadas de cada rea. Cada um dos nove captulos concentra-se em uma rea de conhecimento especfica. Ao final, Apndices e Glossrio

Captulo 4, Gerenciamento de integrao do projeto


Define

os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos. Desenvolver o termo de abertura do projeto; Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; Orientar e gerenciar a execuo do projeto; Monitorar e controlar o trabalho do projeto; Realizar o controle integrado de mudanas; Encerrar o projeto ou a fase.

Captulo 5, Gerenciamento do escopo do projeto


Descreve

os processos relativos garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessrio, e apenas o trabalho esse, para que seja terminado com sucesso. Coletar requisitos; Definir o escopo; Criar EAP; Verificar o escopo; Controlar o escopo.

Captulo 6, Gerenciamento de tempo do projeto


Processos

relativos ao trmino do projeto no prazo correto. Definir atividades; Sequenciar atividades; Estimar recursos da atividade; Estimar duraes da atividade; Desenvolver o cronograma; Controlar cronograma.

Captulo 7, Gerenciamento de custos do projeto


Descreve

os processos envolvidos em planejamento, estimativa, determinao do oramento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do oramento aprovado. Estimar custos; Determinar o oramento; Controlar custos.

Captulo 8, Gerenciamento da qualidade do projeto


Descreve

os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfar os requisitos de qualidade especificados. Planejar a qualidade; Realizar a garantia da qualidade; Realizar o controle da qualidade.

Captulo 9, Gerenciamento de recursos humanos do projeto


Descreve

os processos envolvidos no planejamento, contratao ou mobilizao, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Desenvolver o plano de recursos humanos; Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto; Gerenciar a equipe do projeto.

Captulo 10, Gerenciamento das comunicaes do projeto


Identifica

os processos relativos gerao, coleta, disseminao, armazenamento e destinao final das informaes do projeto de forma oportuna e apropriada. Identificar as partes interessadas; Planejar as comunicaes; Distribuir informaes; Gerenciar as expectativas das partes interessadas Relatar desempenho.

Captulo 11, Gerenciamento de riscos do projeto


Descreve

os processos envolvidos em identificao, anlise e controle dos riscos do projeto. Planejar o gerenciamento de riscos; Identificar riscos; Realizar anlise qualitativa de riscos; Realizar anlise quantitativa de riscos; Planejar respostas aos riscos; Monitorar e controlar riscos.

Captulo 12, Gerenciamento de aquisies do projeto


Descreve

os processos envolvidos na compra ou aquisio de produtos, servios ou resultados para o projeto. Planejar aquisies; Conduzir aquisies; Administrar aquisies; Encerrar aquisies;

Cap.1 - Introduo
Define

os termos chaves, identifica fatores ambientais externos e organizacionais internos que influenciam o sucesso de um projeto. Apresenta uma viso geral do resto do documento.

Definies: Projeto X Operao


Caractersticas

comuns entre Projeto e servio continuado


Pessoas Recursos limitados Planejamento, Execuo e Controle

Projetos

implementados como meios de realizar uma estratgia Diferenas


Temporria vs. Natureza contnua Objetivo Definido vs. Sustentar negcio

O Projeto tem carter temporrio


Incio,

meio e fim; Objetivo, necessidade; Nenhuma relao com durao; Efeitos transcendem o projeto; Relao

Oportunidades e necessidades Equipe especifica para projeto, permanente na entidade ou no.

Resultado
Desenvolvimento

de algo nico, mesmo se parecido ou semelhante a outro. Fatores diferentes


Conhecimento dos participantes Experincias pessoais Necessidades do momento

Fatores

semelhantes

Metodologia Experincia adquirida

O que gerenciamento de projetos ?


Aplicao

de conhecimentos, habilidades e tcnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto. Acompanhamento por processos iniciao, planejamento, execuo, monitoramento e controle, encerramento; Trabalhos gerenciados envolvem o tratamento de questes de escopo, tempo, risco, qualidade, parceiros, requerimentos e limitaes diversos.

Gerncia de Projetos X Administrao geral


A

Administrao geral engloba o planejamento, a organizao, a alocao de pessoas, a execuo e o controle das atividades de uma empresa em funcionamento. A administrao geral tambm inclui disciplinas de suporte tais como a programao de computadores, leis, padres, estatsticas e teoria das probabilidades, logstica e pessoal. O PMBOK cruza a administrao geral em muitas reas como comportamento organizacional, previso financeira e tcnicas de planejamento.

Gerncia de Projetos reas de aplicao reas de Aplicao so categorias de projetos


que tm elementos comuns, mas que no estaro presentes, necessariamente, em todos os projetos. So usualmente definidas em termos de:

Elementos tcnicos, tais como desenvolvimento de software, farmacutica ou engenharia civil. Elementos gerenciais, tais como contratao por rgo do governo e desenvolvimento de um novo produto. Grupos de indstria, tais como prospeco, gerao e distribuio de energia, automotiva, qumica ou financeira.

Empreendimentos Relacionados
Programa

Grupo de projetos gerenciados de forma coordenada. Obteno de benefcios que de forma isolada no se obteria. Ex. Revistas, jornais esforo continuado mas cada exemplar nico. Componentes resultantes da diviso de um projeto mas que so gerenciados como se fossem projetos individuais.

Subprojetos

Gerncia

de portfolio de projeto

Seleo e suporte aos investimentos dos projetos ou programas.

Resumo comparativo de gerenciamento de projetos, programas e portflios


Escopo Projetos Tem objetivos definidos; o escopo elaborado progressivamente ao longo do seu ciclo de vida Programas Escopo maior provendo benefcios mais significativos Portflios No mbito do negcio, muda com as metas estratgicas da organizao.

Resumo comparativo de gerenciamento de projetos, programas e portflios


Mudanas Projetos Gerentes de projeto esperam mudanas e implementam processos para as manter sob controle. Programas Gestores esperam mudanas tanto de dentro como de fora e devem estar preparados para administrar isso. Portflios No mbito do negcio, muda com o ambiente externo.

Resumo comparativo de gerenciamento de projetos, programas e portflios


Planejamento Projetos Gerentes de projeto detalham informaes de alto nvel chegando a planos dentro do seu ciclo de vida. Programas Gestores desenvolvem o plano geral e o detalham no nvel corporativo. Portflios Mantm processos de comunicao relativos aos agregados ao portflio.

Programas e gerenciamento de programas


Um programa um grupo de projetos
relacionados gerenciados de modo coordenado para a obteno de benefcios e controle que no estariam disponveis se eles fossem gerenciados individualmente

Programas podem incluir elementos de


trabalho relacionado fora do escopo dos projetos distintos no programa

Subprojetos
Os projetos so freqentemente divididos
em componentes mais facilmente gerenciveis ou subprojetos; Os subprojetos individuais podem ser chamados de projetos e gerenciados como tal. Subprojetos podem ainda ser divididos em etapas, fases, mdulos...

Subprojetos

Os subprojetos podem ser contratados de uma empresa externa ou de outra unidade funcional na organizao executora, tambm so chamados de pacotes de trabalho.

Escritrio de projetos
Um escritrio de projetos (Project
Management Office) uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domnio. Um PMO supervisiona o gerenciamento de projetos, administra prioridades e alocao de recursos, resolve pendncias, contorna obstculos, agindo como facilitador dos servios.

Caractersticas de um Escritrio de Projetos


Recursos

compartilhados e coordenados em todos os projetos administrados pelo PMO Identificao e desenvolvimento de metodologia, melhores prticas e normas de gerenciamento de projetos Centralizao e gerenciamento das informaes para polticas, procedimentos, modelos e outras documentaes compartilhadas do projeto

Caractersticas de um Escritrio de Projetos


Gerenciamento

de configurao centralizado em todos os projetos administrados pelo PMO Repositrio e gerenciamento centralizados para riscos compartilhados e exclusivos para todos os projetos Escritrio central para operao e gerenciamento de ferramentas em geral

Caractersticas de um Escritrio de projetos


Coordenao

central de gerenciamento das comunicaes entre projetos; Uma plataforma de aconselhamento para gerentes de projetos; Monitoramento central de todos os prazos e oramentos do projeto do PMO, geralmente no nvel da empresa; Coordenao dos padres de qualidade.

Diferenas entre os gerentes de projetos e um PMO


Gerentes

de projetos e PMOs buscam objetivos diferentes e, por isso, so orientados por requisitos diferentes. O gerente de projetos responsvel pelo fornecimento de objetivos especficos do projeto dentro das restries do projeto, enquanto o PMO uma estrutura organizacional com obrigaes especficas que podem incluir uma perspectiva empresarial.

Diferenas entre os gerentes de projetos e um PMO


O

gerente de projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o PMO gerencia as principais mudanas do escopo do programa e pode enxerg-las como possveis oportunidades para melhor alcanar os objetivos de negcios. O gerente de projetos controla os recursos atribudos ao projeto para atender da melhor forma possvel aos objetivos do projeto, enquanto o PMO otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos.

Diferenas entre os gerentes de projetos e um PMO


O

gerente de projetos gerencia o escopo, o cronograma, o custo e a qualidade dos produtos dos pacotes de trabalho, enquanto o PMO gerencia o risco global, a oportunidade global e as interdependncias entre os projetos. O gerente de projetos informa sobre o progresso do trabalho e outros dados especficos, enquanto o PMO fornece relatrios consolidados e viso empresarial de projetos sob sua superviso.

reas para atuao da Gerncia


Integrao das partes do projeto Recursos Humanos Definio e Gesto do Escopo Anlise de Risco

Documentos do Projeto Base de Conhecimento

Comunicaes

Custo Aquisies Tempo Qualidade

Certificaes
PMP

(Project Management Professional) CAQ (Certificate of Added Qualification) CAPM (Certified Associate in Project Management) etc

Introduo
1.1 Objetivo do GUIA PMBOK 1.2 O que um projeto? 1.3 O que gerenciamento de projetos? 1.4 A estrutura do GUIA PMBOK 1.5 reas de especializao 1.6 Contexto de gerenciamento de projetos

Introduo - PMBOK
Conjunto de conhecimentos em
gerenciamento de projetos - Soma dos conhecimentos relacionados ao gerenciamento de projetos, que pertence aos profissionais e acadmicos que o aplicam e o desenvolvem. Inclui prticas inovadoras e tradicionais comprovadas amplamente aplicadas. Como resultado, o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos est em constante evoluo.

1.1 - Objetivo do GUIA PMBOK


Identificar o subconjunto do Conjunto de
conhecimentos em gerenciamento de projetos que amplamente reconhecido como boa prtica. Identificar significa fornecer uma viso geral, e no uma descrio completa. Amplamente reconhecido significa que o conhecimento e as prticas descritas so aplicveis maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relao ao seu valor e sua utilidade.

1.1 - Objetivo do GUIA PMBOK


Boa prtica significa que existe acordo geral
de que a aplicao correta dessas habilidades, ferramentas e tcnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos. Uma boa prtica no significa que o conhecimento descrito dever ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipe de gerenciamento de projetos responsvel por determinar o que adequado para um projeto especfico.

1.1 - Objetivo do GUIA PMBOK


O Guia PMBOK tambm fornece e
promove um vocabulrio comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos; O captulo Glossrio compreende essas definies, siglas e outras informaes bsicas para a compreenso do assunto.

Pblico alvo do Guia PMBOK


Qualquer pessoa interessada na profisso de
gerenciamento de projetos; Gerentes de programas e chefes de gerentes de projetos; Clientes e outras partes interessadas; Membros de um escritrio de projetos; Educadores que ensinam gerenciamento de projetos e assuntos relacionados; Consultores, pesquisadores e outros especialistas que analisam o gerenciamento de projetos.

O que um projeto?
1.2.1 Caractersticas do projeto Um projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. Temporrio significa que todos os projetos possuem um incio e um final definidos. O final alcanado ou no, quando os objetivos do projeto tiverem sido atingidos ou quando se tornar claro que os objetivos do projeto no sero ou no podero ser atingidos ou quando no existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado.

Produtos, servios ou resultados exclusivos


Um

projeto cria entregas exclusivas, que so produtos, servios ou resultados. Os projetos podem criar: Um produto ou objeto produzido, quantificvel que pode ser um item final ou um componente Uma capacidade de realizar um servio, como funes de negcios que do suporte produo ou distribuio Um resultado, como resultados finais ou documentos. Por exemplo, um projeto de pesquisa desenvolve um conhecimento que pode ser usado para determinar se uma tendncia est presente ou no ou se um novo processo ir beneficiar a sociedade.

Elaborao progressiva
uma caracterstica de projetos que integra os conceitos de temporrio e exclusivo. Significa desenvolver em etapas e continuar por incrementos. No deve ser confundida com aumento do escopo Por exemplo, o escopo do projeto ser descrito de maneira geral no incio e se tornar mais explcito e detalhado conforme a equipe do projeto desenvolve um entendimento mais completo dos objetivos e das entregas.

Projetos e planejamento estratgico


Os

projetos so um meio de organizar atividades que no podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organizao. Os projetos so, portanto, freqentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratgico de uma organizao, seja a equipe do projeto formada por funcionrios da organizao ou um prestador de servios contratado. Os projetos so normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais das seguintes consideraes estratgicas:

Projetos e planejamento estratgico


Uma demanda de mercado
exemplo: uma companhia de petrleo autoriza um projeto para construir uma nova refinaria em resposta a um problema crnico de falta de gasolina

Uma necessidade organizacional


exemplo: uma empresa de treinamento autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita

Uma solicitao de um cliente


exemplo: uma companhia de energia eltrica autoriza um projeto de construo de uma nova subestao para atender a um novo parque industrial

Projetos e planejamento estratgico


Um avano tecnolgico
exemplo: uma empresa de software autoriza um novo projeto para desenvolver uma nova gerao de video games aps o lanamento de um novo equipamento para jogos por empresas de produtos eletrnicos;

Um requisito legal
exemplo: um fabricante de tintas autoriza um projeto para estabelecer diretrizes para o manuseio de um novo material txico.

Projetos x Trabalho x Operao


PONTOS EM COMUM Realizados por pessoas Restringido por recursos limitados Planejado, executado e controlado DIFERENAS Operaes so contnuas e repetitivas Projetos so temporrios e exclusivos

Projetos e Planejamento Financeiro


Os projetos so um meio de organizar atividades que no podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organizao

1.3 - O que gerenciamento de projetos?


O gerenciamento de projetos a
aplicao de conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas s atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerente de projetos a pessoa responsvel pela realizao dos objetivos do projeto.

1.3 - O que gerenciamento de projetos?


Gerenciar um projeto inclui: Identificao das necessidades Estabelecimento de objetivos claros e alcanveis Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo Adaptao das especificaes, dos planos e da abordagem s diferentes preocupaes e expectativas das diversas partes interessadas. Projetos de alta qualidade entregam o produto, servio ou resultado solicitado dentro do escopo, no prazo e dentro do oramento.

Fatores ambientais da empresa


Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Eles podem aumentar ou restringir as opes de gerenciamento de projetos e podem ter uma influncia positiva ou negativa no resultado. So considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento

Os fatores ambientais da empresa incluem mas no se limitam a...


Cultura, estrutura e processos organizacionais; Normas governamentais ou do setor (regulamentos de agncias reguladoras, cdigos de conduta, padres de produto, padres de qualidade e padres de mo-deobra); Infra-estrutura (equipamentos e instalaes existentes); Recursos humanos existentes (habilidades, disciplinas e conhecimento, tais como projeto, desenvolvimento, departamento jurdico,contratao e compras); Administrao de pessoal (por exemplo, diretrizes de recrutamento, reteno, demisso, anlises de desempenho dos funcionrios e registros de treinamento, poltica de horas extras e controle do tempo);

Os fatores ambientais da empresa incluem mas no se limitam a...


Sistemas de autorizao do trabalho da empresa; Condies do mercado; Tolerncia a risco das partes interessadas; Clima poltico; Canais de comunicao estabelecidos da organizao; Bancos de dados comerciais (dados padronizados de estimativa de custos, informaes sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos) Sistemas de informaes do gerenciamento de projetos (uma ferramenta automatizada, como software para elaborao de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configurao, um sistema de coleta e distribuio de informaes ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados).

reas de especializao
O gerenciamento de projetos eficaz exige que a equipe de gerenciamento de projetos entenda e use o conhecimento e as habilidades de diversas reas de especializao: O Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos Conhecimento, normas e regulamentos da rea de aplicao Entendimento do ambiente do projeto Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral e interpessoal.

reas de especializao
O gerenciamento de projetos eficaz exige que a equipe de gerenciamento de projetos entenda e use o conhecimento e as habilidades de pelo menos cinco reas de especializao:
O Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos Conhecimento, normas e regulamentos da rea de aplicao Entendimento do ambiente do projeto Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral Habilidades interpessoais.

reas de especializao

Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos


O Conjunto de conhecimentos em
gerenciamento de projetos descreve o conhecimento exclusivo da rea de gerenciamento de projetos e que se sobrepe s outras disciplinas de gerenciamento.

Conhecimento, normas e regulamentos da rea de aplicao


reas de aplicao so categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos nesses projetos, mas que no so necessrias ou esto presentes em todos os projetos. As reas de aplicao so geralmente definidas numa estrutura organizacional.

Conhecimento, normas e regulamentos da rea de aplicao

Departamentos funcionais e disciplinas de apoio, como departamento jurdico; Elementos tcnicos, como desenvolvimento ou algum tipo especfico de engenharia; Especializaes em gerenciamento, como contrataes governamentais, desenvolvimento comunitrio e criao de novos produtos; Setores, como automotivo, qumico, agricultura e servios financeiros.

Conhecimento, normas e regulamentos da rea de aplicao


Cada rea de aplicao em geral possui um conjunto de normas e prticas aceitas, freqentemente codificadas em regulamentos.
Distino entre normas e regulamentos:

Uma norma um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetido, regras, diretrizes ou caractersticas para atividades ou seus resultados, visando obteno de um grau ideal de ordenao em um dado contexto.
Ex : tamanhos de disco de computador

Um regulamento uma exigncia imposta pelo governo que especifica caractersticas do produto, processo ou servio, inclusive as clusulas administrativas aplicveis com as quais a conformidade obrigatria.
Ex : cdigos de construo

Entendimento do ambiente do projeto


Praticamente todos os projetos so planejados
e implementados em um contexto social, econmico e ambiental e tm impactos intencionais e no intencionais positivos e/ou negativos. A equipe do projeto deve considerar o projeto em seus contextos :

Ambiente cultural e social. Ambiente internacional e poltico. Ambiente fsico.

Ambiente cultural e social


A

equipe precisa entender como o projeto afeta as pessoas e como as pessoas afetam o projeto. Entender aspectos das caractersticas econmicas, demogrficas, educacionais, ticas, tnicas, religiosas etc das pessoas afetadas ou que possam ter interesse no projeto. O gerente de projetos tambm deve examinar a cultura organizacional e determinar se o gerenciamento de projetos reconhecido como uma funo vlida com responsabilidade e autoridade o gerenciamento.

Ambiente internacional e poltico


Talvez

seja necessrio que alguns membros da equipe estejam familiarizados com as leis e costumes internacionais, nacionais, regionais e locais aplicveis, alm do clima poltico que poderia afetar o projeto. Outros fatores internacionais a serem considerados so as diferenas de fuso horrio, os feriados nacionais e regionais, a necessidade de viagens para reunies com a presena fsica dos membros e a logstica de teleconferncia.

Ambiente fsico
Se

o projeto afetar seu ambiente fsico, alguns membros da equipe precisaro conhecer bem a ecologia local e a geografia fsica que podem afetar ou ser afetadas pelo projeto.

Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral


O

gerenciamento geral inclui o planejamento, a organizao, a formao de pessoal, a execuo e o controle de operaes de uma empresa existente. Inclui disciplinas como:

Contabilidade e gerenciamento financeiro Compras e aquisies Vendas e marketing Contratos e legislao comercial Fabricao e distribuio

O gerenciamento geral fornece a base para a


criao das habilidades de gerenciamento de projetos.

Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral


Outras
Logstica

disciplinas de apoio:

e cadeia de abastecimento Planejamento estratgico, ttico e operacional Estruturas organizacionais, comportamento organizacional, administrao de pessoal, compensao, benefcios e planos de carreira Prticas de sade e segurana Metodologias aplicveis Conhecimento de lnguas Tecnologia da informao.

Habilidades interpessoais
Comunicao

eficaz. Circulao de informaes Influncia sobre a organizao. A capacidade de fazer com que as coisas aconteam; Liderana. Desenvolver uma viso e uma estratgia e motivar as pessoas para que as alcancem; Motivao. Estimular as pessoas para que atinjam altos nveis de desempenho e superem as barreiras que impedem as mudanas; Negociao e gerenciamento de conflitos. Conversar com as pessoas para chegar a um entendimento ou um acordo; Resoluo de problemas. A combinao entre definio do problema, identificao e anlise de alternativas e tomada de decises.

Das könnte Ihnen auch gefallen