Sie sind auf Seite 1von 54

Lei n 37/IV/92 de 28 de Janeiro

Por mandato do Povo a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 186 da Constituio, o seguinte: Artigo 1

Aprovao do Cdigo Geral Tributrio

aprovado o Cdigo Geral Tributrio que faz parte integrante da presente lei. Artigo 2

Inicio de vige nela do Cdigo Geral Tributrio

O Cdigo Geral Tributrio entrar em vigor em 1 de Fevereiro de 1993.

Artigo 3

Prazo de caducidade e prescrio

Os novos prazos de caducidade e prescrio s sero aplicveis sisa e ao imposto sobre as sucesses e doaes aps a introduo no respectivo regulamento das normas necessrias de adaptao. Artigo 4

Liquidao e Cobrana dos Impostos Locais

1. A liquidao e cobrana dos impostos locais sero transferidas para os municpios quando se encontrarem devidamente montados e organizados os respectivos servios de administrao fiscal. 2. A transferncia ser formalizada, em cada caso, por diploma do Governo. Aprovada em 18 de Dezembro de 1992. O Presidente da Assembleia Nacional, Amilcar Fernandes Spencer Lopes.

Promulgada em 27 de Janeiro de 1993. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANTNIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO

Assinada em 27 de Janeiro de 1992. O Presidente da Assembleia Nacional, Amilcar Fernandes Spencer Lopes.

CDIGO GERAL TRIBUTRIO

CAPTULO I

Dos princpios Tributrios Artigo l

(Direitos e deveres tributrios) 1. Todos os cidados, bem como as pessoas colectivas ou fiscalmente equiparadas, nacionais ou estrangeiras, com residncia ou sede no pas, devem contribuir segundo as suas capacidades e os princpios da igualdade e justia tributria para o desenvolvimento econmico e social de Cabo Verde. 2. O regime da residncia fiscal ser estabelecido em decreto-lei. Artigo 2 (Poder tributrio) 1. A criao de impostos e sistema fiscal pertence ao Estado nas formas previstas na lei. 2. O regime das finanas locais ser estabelecido por lei e visar a justa repartio dos recursos pblicos pelo Estado e pelas autarquias e a necessria correco de desigualdades pelas autarquias do mesmo grau. 3.As receitas prprias das autarquias locais incluem obrigatoriamente as taxas provenientes da gesto do seu patrimnio e as cobradas pela utilizao dos seus servios. 4. A liquidao e cobrana dos impostos estaduais e locais sero efectuadas pela Administrao Fiscal. Artigo 3 (Sistema fiscal) 1. O sistema fiscal visa a satisfao das necessidades financeiras do Estado e demais entidades pblicas e uma repartio justa dos rendimentos e da riqueza.

2. Ningum pode ser obrigado a pagar impostos que no tenham sido criados nos termos da Constituio e cuja liquidao e cobrana se no faam nas formas previstas na lei. Artigo 4 (Impostos)

O imposto sobre o rendimento pessoal visar a diminuio das desigualdades e ser nico e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. A tributao das empresas incidir fundamentalmente sobre o rendimento real. O imposto sobre sucesses e doaes ser progressivo, de forma a contribuir para reduzir a desigualdade entre os cidados. A tributao do consumo visa adaptar a estrutura do consumo evoluo das necessidades do desenvolvimento econmico e da justia social, devendo onerar os consumos de luxo.

CAPITULO II Das relaes tributrias

SECO I Da personalidade e capacidade tributria

Artigo 5

Personalidade tributria e judiciaria

1. A personalidade tributria consiste na susceptibilidade de ser sujeito de relaes tributrias. 2. A personalidade judiciria tributria resulta da personalidade tributria.

Artigo 6 Capacidade de exerccio dos direitos tributrios

1. Os direitos e os deveres dos incapazes e das entidades sem personalidade jurdica so exercidos, respectivamente, pelos seus representantes, designados de acordo com a lei civil, e pelas pessoas que administrem os respectivos interesses. 2. O cumprimento dos deveres tributrios pelos incapazes imputveis no invalida o respectivo acto, sem prejuzo de ele poder ser contraditado pelo representante nos termos e com os fundamentos previstos neste Cdigo. 3. Qualquer dos cnjuges pode praticar todos os actos relativos situao tributria do agregado familiar e ainda os relativos aos bens ou interesses do outro cnjuge, desde que este os conhea e no se lhes tenha expressamente oposto.

Artigo 7 Mandato para a prtica de actos de natureza tributria

Os interessados ou seus representantes legais podem conferir mandato, sob a forma prevista na lei, para a prtica de actos de natureza tributria que no tenham carcter pessoal.

Artigo 8 Mandato judicial

1. obrigatria a constituio de advogado nas causas fiscais da competncia dos tribunais fiscais. 2. Nos casos de no interveno de mandatrio judicial, a assinatura do interessado ser reconhecida por notrio, se no for apresentado bilhete de identidade, do qual se far o competente anotao. 3. Quando o interessado no souber ou no puder escrever, ser admitida assinatura a rogo. Artigo 9 Gesto de negcios em matria tributria

As declaraes e actos praticados pelo gestor de negcios em matria tributria produzem efeitos em relao ao dono do negcio nos termos da lei civil.

SECO II Dos sujeitos e responsveis tributrios Artigo 10 Sujeitos activos das relaes tributrias

So sujeitos activos das relaes tributrias o Estado e outras entidades pblicas a quem a lei atribua essa qualidade.

Artigo 11 Sujeitos passivos das relaes tributrias

So sujeitos passivos das relaes tributrias os contribuintes, incluindo os substitutos e responsveis, bem como outras pessoas sobre as quais recaiam obrigaes daquela natureza.

Artigo 12 Responsabilidade fiscal por dvidas de outrem

1. Sempre que a lei estabelea o regime de responsabilidade tributria por dvidas de outrem, entender-se-, salvo disposio em contrrio, que esta subsidiria. 2. As pessoas solidria ou subsidiariamente responsveis nos termos da lei tributria podero reclamar ou impugnar as dvidas cuja responsabilidade lhes for atribuda. 3. O prazo para reclamar ou impugnar conta-se a partir da data da citao no processo de execuo fiscal.

Artigo 13 Responsabilidades dos administradores ou gerentes das empresas e sociedades de responsabilidade limitada

1. Os administradores, gerentes e outras pessoas que exeram funes de administrao na empresas e sociedades de responsabilidade limitada so subsidiariamente responsveis em relao aquelas e solidariamente entre si e por todas as contribuies e impostos relativos ao perodo de exerccio do seu cargo, salvo se provarem que no foi por culpa sua que o patrimnio da empresa se tornou insuficiente para a satisfao dos critrios fiscais. 2. A responsabilidade prevista neste artigo aplica-se aos membros dos rgos de fiscalizao, nas sociedades em que os houver, desde que se demonstre que a violao dos deveres tributrios das sociedades resultou do incumprimento das suas funes de fiscalizao.

Artigo 14 Responsabilidade doas liquidatrios das sociedades

1. Na liquidao de qualquer sociedade comearo os liquidatrios por satisfazer as dvidas fiscais, sob pena de ficarem pessoal e solidariamente responsveis pelas importncias respectivas. 2. A responsabilidade prevista no nmero anterior fica excluda em caso de dvidas da sociedade que gozem de preferncia sobre os dbitos fiscais. 3. A responsabilidade prevista neste artigo extensiva, nos mesmos termos, ao administrador da massa falida.

Artigo 15 Responsabilidade em caso de substituio tributria

1. Quando, atravs da substituio tributria, as leis tributrias exijam o pagamento total ou parcial do imposto a pessoa diferente daquela em relao qual se verificam os respectivos pressupostos, considera-se a substituta para todos os efeitos legais, a devedora originria do imposto.

2. No caso referido no nmero anterior, os titulares dos rendimentos sujeitos a imposto apenas so responsveis pelo pagamento da diferena entre as importncias que deveriam ter sido deduzidas e as que efectivamente o foram. SECO III Da actividade dos servios da administrao fiscal Artigo 16 Princpio geral

A actividade da administrao fiscal est exclusivamente subordinada ao interesse pblico, no respeito pelos direitos e interesses legtimos dos cidados.

Artigo 17 Princpios da actividade tributria

A actividade tributria respeitar, designadamente : a) O princpio da legalidade; b) A certeza, segurana e celeridade na definio das situaes tributrias; c) O dever da administrao fiscal se pronunciar sobre as peties e reclamaes dos contribuintes no prazo mximo de 90 dias, salvo se prazo diverso decorrer das leis tributrias; d) A confidencialidade dos dados relativos situao tributria dos contribuintes; e) O princpio do respeito pelos efeitos jurdicos dos actos praticados pelos contribuintes no processo de liquidao de acordo com as leis tributrias.

Artigo l8 Definitividade dos actos tributrios

Os actos tributrios praticados por autoridade fiscal competente em razo da matria tributria so definitivos quanto fixao dos direitos dos contribuintes, sem prejuzo da sua eventual reviso ou impugnao.

CAPTULO III Das garantias dos contribuintes SECO I Das garantias em geral Artigo 19 Garantias dos contribuintes

So, designadamente, garantias dos contribuintes: a) O direito informao; b) A fundamentao e notificao de todos os actos praticados em matria tributria que afectem os seus direitos e interesses; c) Os direitos de reclamao, audio e impugnao; d) O direito a juros indemnizatrios; e) O direito reduo das multas fiscais em caso de pagamento antes da instaurao do respectivo processo de transgresso; f) O direito aos benefcios fiscais nos casos tipificados na lei.

Artigo20 Direito informao

1. O direito informao compreende, nomeadamente: a) O esclarecimento sobre a interpretao das leis tributrias e o modo mais cmodo de seguro de lhes dar cumprimentos; b) A informao sobre a fase em que se encontram as peties ou reclamaes do contribuinte e a previso sobre o tempo de sua ultimao: c) A informao prvia vinculativa, desde que prestada pelos servios centrais da administrao fiscal; d) A comunicao ao denunciado da existncia, teor e autoria das denuncias dolosas no confirmadas:

e) O acesso dos contribuintes ou seus representantes aos respectivos processos individuais, devidamente organizados e conservados pela administrao fiscal. 2. As informaes referidas na alnea b) do n 1 sero fornecidas no prazo mximo de 30 dias, devendo sempre que o interessado o solicite, ser prestadas por escrito.

Artigo 21 Direito fundamentao 1. As decises em matria tributria que afectem os direitos ou interesses legalmente protegidos dos contribuintes contero os respectivos fundamentos de factos e de direito. 2. Os contribuintes tm direito ao conhecimento da fundamentao, que ser notificada com a deciso.

Artigo 22 Comunicao ou notificao insuficiente

1. Se a comunicao ou notificao da deciso em matria tributria no contiver a sua fundamentao legal, bem como outros requisitos exigidos pelas leis tributrias, pode o interessado, dentro de 30 dias ou dentro do prazo para reclamao, recurso ou impugnao que desta deciso caiba, se inferior, requerer a notificao dos que tenham sido omitidos ou a passagem de certido que os contenha, isenta de qualquer pagamento. 2. Se o interessado usar da faculdade concedida no nmero anterior, o prazo para a reclamao ou para a impugnao judicial conta-se a partir da notificao ou da entrega da certido que tenha sido requerida. 3. A apresentao do requerimento previsto no n 1 pode ser provada por duplicado do mesmo, com o registo de entrada no servio que promoveu a comunicao ou notificao ou por outro documento autntico.

Artigo 23 Direito de reclamao, audio e impugnao

O direito de reclamao, audio e impugnao compreende, designadamente: a) A reclamao dos actos de fixao da matria tributvel; b) A reclamao dos actos tributrios;

c) Os recursos hierrquicos; d) A impugnao dos actos tributrios; e) A audio e defesa no processo de transgresso fiscal; f) O recurso dos actos praticados pelo chefe da repartio de finanas no processo de execuo fiscal que afectem os direitos e interesses legtimos dos contribuintes. Artigo 24 Direito a juros indemnizatrios

1. Haver direito a juros indemnizatrios a favor do contribuinte quando, em reclamao graciosa ou processo judicial, se determine que houve erro imputvel aos servios. 2. Haver tambm direito aos juros indemnizatrios quando, por motivo imputvel aos servios, no seja cumprido o prazo legal da restituio oficiosa dos impostos.

3. O montante dos juros referidos no nmero anterior ser calculado, para cada imposto, nos termos dos juros compensatrios devidos a favor do Estado, de acordo com as leis tributrias. 4. Os juros indemnizatrios sero liquidados e pagos no prazo de 90 dias contados a partir da deciso que reconheceu o respectivo direito ou do dia seguinte ao do termo do prazo referido no n-0 2, aps o decurso do processo de liquidao regulamentarmente estabelecido. 5. Se a deciso que reconheceu o direito a juros indemnizatrios for judicial, o prazo referido no nmero anterior conta-se a partir da data do transito em julgado da sentena. 6. Os juros sero contados desde a data do pagamento do imposto indevido at data da emisso da respectiva nota de crdito. Artigo 25 Direito reduo das multas fiscais

1. As multas fiscais pagas, a pedido apresentado pelo contribuinte, antes da instaurao do processo de transgresso, sero reduzidas nos termos seguintes: a) Se o pedido de pagamento for apresentado nos 30 dias posteriores ao da prtica da infraco e no tiver sido levantado auto de notcia, recebida participao ou denncia, ou iniciada fiscalizao ou exame escrita pelos servios da administrao fiscal, para 50% do montante mnimo legal;

b) Se o pedido de pagamento for apresentado depois do prazo referido na alnea anterior, sem que tenha sido levantado auto de noticia, recebida participao, ou denncia ou iniciada fiscalizao ou exame escrita, para 75 % do montante mnimo legal; c) Se o pedido de pagamento for apresentado nos trs dias teis posteriores ao incio da fiscalizao ou do exame escrita e a infraco for meramente negligente, para metade do montante fixado pela entidade competente, no podendo, porm, a multa a pagar ser inferior ao respectivo montante mnimo legal. 2. No caso das alneas a) e b) do n 1, ser considerado sempre montante mnimo da multa o estabelecido para os casos de negligncia. 3. No caso de o pedido de pagamento da multa ser apresentado nos termos das alneas a) e b) do n 1, por pessoa colectiva ou equiparada, sero isentos de multa fiscal pela sua responsabilidade individual na mesma transgresso fiscal, os respectivos administradores ou gerentes, bem como outras pessoas que exeram funes de administrao. 4. Para os fins da alnea c) do n 1, o requerente dever dar conhecimento do pedido ao funcionrio da fiscalizao que elaborar relatrio sucinto das faltas verificadas, com a sua qualificao, no prejudicando a falta de auto os direitos que caberiam entidade a que pertence o autuante. 5. O relatrio referido no nmero anterior ser enviado entidade competente para aplicao da multa fiscal.

Artigo 26 Requisitos do direito reduo 1. O direito reduo das multas fiscais previstas no artigo anterior depende: a) Nos casos das alneas a) e b), do pagamento nos 15 dias posteriores ao da entrada nos servios de administrao fiscal do pedido de reduo; b) No caso da alnea c), bem como no do artigo 28, do pagamento nos 15 dias posteriores notificao da multa fiscal pela entidade competente; c) Da regularizao da situao tributria do infractor, dentro do prazo referido nas alneas anteriores. 2. Em caso de incumprimento do disposto no nmero anterior, ser de imediato instaurado processo de transgresso fiscal. 3. Entende-se por regularizao da situao tributria, para efeitos deste artigo, o cumprimento das obrigaes fiscais que deram origem infraco.

4. Sempre que, nos casos das alneas a) e b) do n1 do artigo 25, a regularizao da situao tributria do contribuinte no dependa de imposto a liquidar pelos servios, vale como pedido de reduo, a entrega da prestao tributria ou do documento ou declarao em falta. 5. Se, nas circunstncias do nmero anterior, o pagamento das multas fiscais com reduo no for efectuado ao mesmo tempo que a entrega da prestao tributria ou do documento ou declarao em falta, o contribuinte ser notificado para o efectuar no prazo de 15 dias, sob pena de ser levantado auto de notcia e instaurado processo de transgresso fiscal. Artigo 27 Multa fiscal dependente do imposto em falta Sempre que a multa fiscal variar em funo do imposto, ser considerado montante mnimo, para efeitos das alneas a) e b) do n 1 do artigo 25, 10 % do imposto devido, no podendo a multa fiscal ultrapassar o limite mnimo cominado na lei. Artigo 28 Multa fiscal dependente de imposto a liquidar Se o montante da multa fiscal depender de imposto a liquidar, a sua aplicao aguardar a liquidao do imposto, sem prejuzo do beneficio da reduo, se for paga nos 15 dias posteriores notificao

Artigo 29 Correco das multas fiscais pagas 1. No caso de se verificar a falta das condies estabelecidas nos artigos anteriores, a liquidao das multas fiscais ser corrigida levando-se em conta o montante j pago. 2. Se a correco das multas fiscais no implicar a perda do direito reduo, ser o contribuinte notificado, para pagar a diferena no prazo de 15 dias, sob pena de instaurao imediata do processo de transgresso fiscal e perda do direito reduo da parte da multa fiscal no paga.

Artigo 30 Inexistncia de direito reduo

1. No haver direito reduo das multas nos termos dos artigos anteriores, se infraco couber sano acessria, caso em que ser instaurado de imediato o processo de transgresso fiscal.

2. Se, no processo a que se refere o nmero anterior, no for aplicada sano acessria, o contribuinte goza do direito da reduo da multa fiscal, se a tiver requerido nos termos do artigo 25, e a pague nos 15 dias posteriores notificao da deciso.

SECO II Dos benefcios fiscais Artigo 31 Conceito de beneficio fiscal, de despesa fiscal e respectivo controlo

1. Consideram-se benefcios fiscais as medidas de carcter excepcional institudas para a tutela de interesses pblicos extrafiscais relevantes que sejam superiores aos da prpria tributao que impedem. 2. So benefcios fiscais as isenes, as redues de taxas, as dedues matria colectvel e colecta, as amortizaes e reintegraes aceleradas e outras medidas fiscais que obedeam s caractersticas enunciadas no nmero anterior. 3. Os benefcios fiscais so considerados despesas fiscais, as quais podem ser previstas no Oramento do Estado ou em documento anexo e, sendo caso disso, nos oramentos das autarquias locais. 4. Para efeitos de controlo da despesa fiscal inerente aos benefcios fiscais concedidos, pode ser exigida aos interessados a declarao dos rendimentos isentos auferidos, salvo tratando-se de benefcios fiscais genricos e automticos, casos em que podem os servios fiscais obter os elementos necessrios ao clculo global do imposto que seria devido. Artigo 32 Desagravamentos fiscais que no so benefcios fiscais

1. No so benefcios fiscais as situaes de no sujeio tributria. 2. Para efeitos do disposto no nmero anterior, consideram-se, genericamente, no sujeies tributrias as medidas fiscais estruturais de carcter normativo que estabeleam delimitaes negativas expressas da incidncia. 3. Sempre que o julgar necessrio, pode a administrao fiscal exigir dos interessados os elementos necessrios para o clculo da receita que deixar de cobrar-se por efeito das situaes de no sujeio tributria.

Artigo 33 Benefcios fiscais automticos e dependentes de reconhecimento 1. Os benefcios fiscais so automticos ou dependentes de reconhecimento, os primeiros resultam directa e imediatamente da lei; os segundos pressupem um ou mais actos posteriores de reconhecimento. 2. O reconhecimento dos benefcios fiscais pode ter lugar por acto administrativo ou por acordo entre a Administrao e os interessados, tendo, em ambos os casos, efeito meramente declarativo, salvo quando a lei dispuser o contrrio. 3. O processo de reconhecimento dos benefcios fiscais regula-se pelo disposto no presente diploma, quando no seja previsto processo prprio para o efeito. 4. O reconhecimento dos benefcios fiscais da competncia do Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas. Artigo 34 Carcter genrico dos benefcios fiscais; respeito pela livre concorrncia 1. A definio dos pressupostos objectivos e subjectivos dos benefcios fiscais dever ser feita em termos genricos e tendo em vista a tutela de interesses pblicos relevantes, s se admitindo benefcios de natureza individual por razes excepcionais devidamente justificadas no diploma que os instituir. 2. A formulao genrica dos benefcios fiscais deve obedecer ao principio da igualdade, de modo a no falsear ou ameaar falsear a concorrncia. Artigo 35 Fiscalizao

Todas as pessoas singulares ou colectivas, de direito pblico ou de direito privado, a quem sejam concedidos benefcios fiscais, automticos ou dependentes de reconhecimento, ficam sujeitas a fiscalizao da Direco Geral das Contribuies e Impostos e das demais entidades competentes, para controlo da verificao dos pressupostos dos benefcios fiscais respectivos e do cumprimento das obrigaes impostas aos titulares do direito aos benefcios.

Artigo 36 Sanes impeditivas, suspensivas e extintivas estranhas aos benefcios fiscais S so permitidas sanes impeditivas, suspensivas ou extintivas de benefcios fiscais com o fundamento em infraco fiscal relacionada com o benefcio concedido. Artigo 37 Declarao pelos interessados da cessao dos pressupostos dos benefcios fiscais As pessoas titulares do direito aos benefcios fiscais so obrigadas a declarar, no prazo de 30 dias, que cessou a situao de facto ou de direito em que se baseava o beneficio, salvo quando essa cessao for de conhecimento oficioso. Artigo 38 Interpretao e integrao das lacunas da lei As normas que estabeleam benefcios fiscais no so susceptveis de integrao analgica, mas admitem interpretao extensiva.

Artigo 39 Aplicao no tempo das normas sobre benefcios fiscais 1. As normas que alteram benefcios fiscais convencionais, condicionados ou temporrios, no so aplicveis aos contribuintes que j aproveitem do direito ao benefcio fiscal respectivo, em tudo que os prejudique. 2. aplicvel o disposto no nmero anterior quando o fundamento do benefcio fiscal for um regime jurdico de direito comum que limite os direitos do contribuinte, especialmente quando restrinja os poderes de fruio ou de disposio dos seus bens. Artigo 40 Constituio do direito aos benefcios fiscais O direito aos benefcios fiscais deve reportar-se data da verificao dos respectivos pressupostos, ainda que esteja dependente de reconhecimento declarativo pela administrao fiscal ou de acordo entre esta e a pessoa beneficiada, salvo quando a lei dispuser de outro modo.

Artigo 41 Extino dos benefcios fiscais 1. A extino dos benefcios fiscais tem por consequncia a reposio automtica da tributao-regra. 2. Os benefcios fiscais, quando temporrios, caducam pelo decurso do prazo por que foram concedidos e, quando condicionados, pela verificao dos pressupostos da respectiva condio resolutiva ou pela inobservncia das obrigaes impostas, imputvel ao beneficirio. 3. Quando o benefcio fiscal respeite aquisio de bens destinados directa realizao dos fins dos adquirentes, ficar sem efeito se aqueles forem alienados ou lhes for dado outro destino sem autorizao do Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas, sem prejuzo das restantes sanes ou regimes diferentes estabelecidos por lei. 4. proibida a revogao do acto administrativo que concede um beneficio fiscal, bem como a resciso unilateral do respectivo acordo de concesso, ou ainda a diminuio, por acto unilateral da administrao fiscal, dos direitos adquiridos, salvo se houver inobservncia das obrigaes impostas, imputvel ao beneficirio, ou se o benefcio tiver sido indevidamente concedido, caso em que aquele acto poder ser revogado dentro do prazo legal. 5. proibida a renncia aos benefcios fiscais automticos e dependentes de reconhecimento oficioso, sendo, porm, permitida a renncia definitiva aos benefcios fiscais dependentes de requerimento do interessado, bem como aos constantes de acordo, desde que aceite pela administrao fiscal. . Artigo 42 Transmisso dos benefcios fiscais 1. O direito aos benefcios fiscais, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, intransmissvel inter vivos, sendo, porm, transmissvel mortis causa se se verificarem no transmissrio os pressupostos do benefcio, salvo se este for de natureza estritamente pessoal. 2. transmissvel inter vivos o direito aos benefcios fiscais objectivos que sejam indissociveis do regime jurdico aplicvel a certos bens designadamente os que beneficiem os rendimentos de obrigaes, ttulos de dvida pblica e os prdios sujeitos ao regime de renda limitada. 3. igualmente transmissvel inter vivos, mediante autorizao do Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas, o direito aos benefcios fiscais concedidos, por acto ou contrato fiscal, a pessoas singulares ou colectivas, desde que no transmissrio se verifiquem os pressupostos do benefcio e fique assegurada a tutela dos interesses pblicos com ele prosseguidos.

Artigo 43 Do reconhecimento dos benefcios fiscais 1. Salvo disposio em contrrio, o reconhecimento dos benefcios fiscais depende de iniciativa dos interessados, mediante: a) Clculo do benefcio previsto na lei, efectuado na declarao de rendimentos respectiva; b) Requerimento autnomo dirigido especificamente obteno do benefcio previsto; c) Prova da verificao dos pressupostos de reconhecimento nos termos da lei. 2. O disposto no nmero anterior no prejudica os direitos resultantes da consulta prvia. Artigo 44 Reconhecimento dos benefcios no controlados pela Administrao O reconhecimento dos benefcios fiscais relativamente a situaes de que a administrao fiscal no disponha de elementos para a respectiva tributao depende sempre de requerimento do interessado, acompanhado das declaraes de rendimento ou de outras informaes a que esteja obrigado e sem prejuzo das sanes em que eventualmente tenha incorrido por ter mantido a Administrao na ignorncia do facto tributrio.

Artigo 45 Pedido de reconhecimento autnomo, Fiscalizao e recursos Sem prejuzo do disposto a propsito de cada benefcio fiscal, aplicar-se- supletivamente, com as necessrias adaptaes, o seguinte: a) Os pedidos de reconhecimento dos benefcios fiscais processados autonomamente sero apresentados nos servios competentes para a liquidao do respectivo imposto a que se refere o beneficio e devem ser decididos no prazo mximo de seis meses, salvo prorrogao fundamentada, sendo instrudos nos termos das normas que os concedem; b) Sempre que o reconhecimento do benefcio fiscal seja da competncia do Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas, os servios referidos na alnea anterior submetero o processo, devidamente instrudo, no prazo de 60 dias quela entidade para deciso no prazo referido na alnea anterior;

e) O despacho de deferimento fixar as datas do incio e do termo do benefcio fiscal; d) Os despachos de deferimento ou de indeferimento sero sempre notificados ao requerente, com indicao da susceptibilidade de recurso, respectivo prazo e rgo competente, devendo ser fundamentados; e) Do despacho de indeferimento total ou parcial da entidade legalmente competente cabe recurso hierrquico nos termos gerais, devendo cada entidade proferir os respectivos despachos no prazo de 60 dias; f) A administrao fiscal deve prestar aos interessados todas as informaes necessrias ao exerccio dos seus direitos e as relativas ao estado do processo, devendo passar as certides que lhe forem pedidas. Artigo 46 Definio e efeito da consulta prvia 1. Antes de verificados os pressupostos dos benefcios fiscais previstos na lei, podem os interessados requerer ao Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas ou ao Director Geral das Contribuies e Impostos, conforme o caso, que se pronunciem sobre uma dada situao tributria ainda no concretizada. 2. O despacho que recair sobre o requerimento formulado nos termos do nmero anterior ser notificado ao interessado, vinculando os servios, que, verificados os factos previstos na lei, no podero proceder por forma diversa, salvo em cumprimento de deciso judicial. 3. O despacho a que se refere o nmero anterior no susceptvel de reclamao ou recurso e no exime os interessados de requerer o reconhecimento do benefcio fiscal respectivo, nos termos da lei. 4. Apresentado o pedido de reconhecimento que tenha sido precedido de processo de consulta prvia, este ser apensado, a requerimento do interessado, devendo a entidade com competncia para o reconhecimento conformar-se com o anterior despacho, na medida em que a situao hipottica da consulta prvia coincida com a situao de facto objecto do pedido de reconhecimento, sem prejuzo das medidas de controlo do benefcio fiscal exigidas por lei. Artigo 47 Obrigaes acessrias A concesso de benefcios fiscais no exime o cumprimento das obrigaes tributrias acessrias, nomeadamente as de natureza declarativa.

SECO III Das garantias dos crditos do Estado Artigo 48 Garantias dos crditos do Estado Constituem garantias dos crditos do Estado, alm de outras previstas na lei, a sua cobrana coerciva mediante processo de execuo fiscal e o direito de reclamao dos crditos fiscais em processos de execuo que no sigam os termos da execuo fiscal. SECO IV Dos factos tributrios Artigo 49 Actos nulos ou anulveis 1. Os actos ou negcios jurdicos nulos ou anulveis constantes de documentos autnticos produzem os correspondentes efeitos jurdico-tributrios enquanto no houver deciso a declar-los nulos ou a anul-los, salvo as excepes expressamente previstas nas leis tributrias. 2. A deciso judicial referida no nmero anterior implica a no tributao dos respectivos actos ou negcios jurdicos, sem prejuzo, da tributao dos actos ou negcios que subsistam.

SECO V Da caducidade e da prescrio Artigo 50 Da caducidade do direito liquidao

1. O direito liquidao de impostos e outras prestaes de naturaza tributria, caduca se no for exercido, ou a liquidao no for notificada ao contribuinte no prazo de cinco anos contados, nos impostos peridicos, a partir do termo daquele em que se verificar o facto tributrio e, nos impostos de obrigao nica, a partir da data em que o facto tributrio ocorreu. 2. A instaurao da aco judicial, no caso de situaes litigiosas, determina a suspenso do prazo de caducidade at ao transito em julgado da deciso.

Artigo 51 Prescrio das obrigaes tributrias

1. A obrigao tributria prescreve no prazo de 10 anos, salvo se outro mais curto estiver fixado na lei. 2. O prazo de prescrio conta-se desde o incio do ano seguinte quela em que tiver ocorrido o facto tributrio, salvo regime especial. 3. A reclamao, o recurso hierrquico, a impugnao, a instaurao da execuo interrompem a prescrio, cessando, porm, este efeito se o processo estiver parado por facto no imputvel ao contribuinte durante mais de um ano, somando-se, neste caso, o tempo que decorrer aps este perodo ao que tiver decorrido at data da autuao.

Artigo 52 Prescrio do procedimento por multas fiscais

1. O procedimento por multas fiscais prescreve no prazo de cinco anos a contar do momento da prtica da infraco. 2. Sempre que o processo por multas fiscais for suspenso por motivo da instaurao de processo contencioso ou judicial onde se discuta a situao tributria de que dependa a qualificao da infraco, fica tambm suspenso o prazo de prescrio do respectivo procedimento. 3. No caso de pedido de pagamento da multa fiscal antes de instaurado o processo de transgresso fiscal, o prazo de prescrio suspende-se desde a apresentao do pedido at notificao para o pagamento. 4. A prescrio do procedimento por multas fiscais interrompe-se com qualquer notificao ou comunicao ao arguido dos despachos, decises ou medidas contra ele tomados, com a realizao de quaisquer diligncias de prova ou, com quaisquer declaraes que o arguido tenha proferido no exerccio do direito de audio e defesa.

Artigo 53 Prescrio das multas fiscais

1. As multas fiscais prescrevem no prazo de cinco anos a partir do trnsito em julgado da deciso condenatria. 2. A prescrio das multas suspende-se quando, por fora da lei, a execuo no possa continuar, for interrompida ou forem concedidas facilidades de pagamento. 3. A prescrio das multas fiscais interrompe-se com o incio da sua execuo, aplicando-se ao regime da interrupo o disposto no n 3 do artigo 51 4. O disposto nos nmeros anteriores aplica-se, com as devidas adaptaes, prescrio das sanes acessrias.

CAPITULO IV Do lanamento SECO I Do mbito Artigo 54 Processo administrativo tributrio

1. O processo administrativo tributrio compreende todos os procedimentos dirigidos declarao dos direitos tributrios. 2. O processo administrativo tributrio inclui, designadamente: a) Aces de informao e fiscalizao; b) Processo de liquidao; c) Reclamaes; d) Cobranas dos impostos e demais prestaes tributrias.

Artigo 55 Passagem de certides, prazos

1. As certides de actos e termos do processo administrativo tributrio sero obrigatoriamente passadas, mediante a apresentao de requerimento escrito, no prazo de 10 dias teis.

2. A validade de certides passadas pela administrao fiscal que estejam sujeitas a prazo de caducidade, poder ser prorrogada, a pedido dos interessados, por perodos sucessivos de seis meses, que no podero ultrapassar trs anos, desde que no haja alterao dos elementos anteriormente certificados. Artigo 56 Recibos Os servios da administrao fiscal passaro recibo das peties e de quaisquer outros requerimentos, exposies ou reclamaes, com meno dos documentos que os instruam e da data da apresentao, independentemente da natureza administrativa ou judicial dos respectivos processos. SECO II Das ac5es de informao e fiscalizao Artigo 57 Da informao vinculativa 1. As informaes nos termos do n1 do artigo 20 podem ser solicitadas, sem sujeio a quaisquer formalidades, pelos prprios contribuintes. 2. As informaes vinculativas sero solicitadas por escrito, pelo interessado ou seu representante legal, ao Director-Geral das Contribuies e Impostos, devendo o pedido ser acompanhado da identificao do requerente e da descrio dos factos cuja qualificao jurdico-tributria se pretenda. 3. As informaes referidas no nmero anterior podero ser prestadas a entidades legalmente habilitadas a exercer consultadoria fiscal relativamente concreta situao jurdico-tributria dos seus representados devidamente identificados, mas sero tambm obrigatoriamente comunicadas a estes.

Artigo 58 Efeitos Os servios da administrao fiscal no podero proceder de forma diversa em relao ao sentido da informao prestada nos termos do n2 2~ do artigo anterior, salvo em cumprimento de deciso judicial.

Artigo 59 Instrues escritas da administrao fiscal

O cumprimento pelos contribuintes de instrues escritas transmitidas pela administrao fiscal, acerca dos seus deveres fiscais acessrios, isenta-o de responsabilidades pelo respectivo acto.

SECO III Da fiscalizao tributria Artigo 60 Finalidade e regime da fiscalizao 1. A fiscalizao efectuada pelos servios competentes da administrao fiscal tem por finalidade a averiguao da situao tributria dos contribuintes. 2. A ausncia de cooperao do contribuinte na realizao da fiscalizao, designadamente no que respeita ao fornecimento de informaes solicitadas e exibio de registos, livros e demais documentao, poder constituir fundamento para aplicao do mtodo da estimativa, sem prejuzo da penalidade que ao caso couber. 3. A ordem para a realizao do exame escrita ser comunicada ao contribuinte at ao incio daquele e determinar o seu mbito e extenso, indicando tambm os nomes dos funcionrios encarregados de o executar e do servio a que pertencem. 4. Sobre o resultado do exame escrita ser elaborado, no prazo de 30 dias aps a sua concluso, um relatrio, acompanhado de uma exposio sumria das razes pelas quais poder haver incumprimento da lei pelo contribuinte. 5. As concluses do relatrio referido no nmero anterior sero comunicadas ao contribuinte no prazo de oito dias. 6. Em aces de fiscalizao e por despacho fundamentado do juiz do tribunal fiscal competente podero ser solicitados os saldos mdios ou extractos das contas bancrias dos contribuintes a fiscalizar.

SECO IV Do processo de liquidao Artigo 61 Declaraes dos contribuintes

1. O processo de liquidao instaura-se com as declaraes dos contribuintes ou, na falta ou vcio destas, com base em todos os elementos de que disponha a entidade competente.

2. O apuramento da matria tributvel far-se- com base nas declarado. Contribuintes, desde que sejam apresentadas . nos termos previstos na lei e sejam fornecidos administrao fiscal os elementos indispensveis verificao da sua situao tributria. 3. Em caso de erro de facto ou de direito nas declaraes dos contribuintes, estas podem ser substitudas at liquidao, sem prejuzo da responsabilidade fiscal que ao caso couber. Artigo 62 Liquidao oficiosa Sempre que a entidade competente tome conhecimento de factos tributrios no declarados, o processo de liquidao instaurado oficiosamente pelos servios competentes. Artigo 63 Valor probatrio da escrita Quando a contabilidade ou escrita do sujeito passivo se mostre organizada segundo a lei comercial ou fiscal, presume-se a veracidade dos dados e apuramentos decorrentes, salvo se se verificarem erros, inexactides ou outros indcios fundados de que ela no reflecte a matria tributvel efectiva do contribuinte. Artigo 64 Tratamento informtico de dados dos contribuintes 1. A aceitao dos dados informticos dos contribuintes depende do fornecimento da documentao relativa sua anlise, programao e execuo.

2. A administrao fiscal tem a faculdade de testar os elementos referidos no nmero anterior.

Artigo 65 Fundamentao das correces da matria tributvel Sempre que as leis tributarias permitam que a matria tributvel seja corrigida com base em relaes especiais entre contribuinte e terceiro e verificando-se o estabelecimento de condies diferentes das que se verificariam sem a existncia de tais relaes, a fun4amentao das correces obedecer aos seguintes requisitos: a) Descrio das relaes especiais; b) Descrio dos termos em que normalmente decorrem operaes da mesma natureza entre pessoas independentes e em idnticas circunstncias; c) Descrio e quantificao do montante efectivo que serviu de base correco.

Artigo 66 Fundamentao da tributao pelo mtodo da estimativa

A deciso da tributao pelo mtodo da estimativa, ns casos e com os fundamentos expressamente previstos em leis tributarias, especificar os motivos da impossibilidade da comprovao e quantificao directa e exacta da matria tributvel e indicar os critrios utilizados na sua determinao.

Artigo 67 Fundamentao dos actos tributrios

A fundamentao dos actos tributrios conter, ainda que de forma sucinta, as disposies legais aplicadas, bem como a qualificao e quantificao dos factos e as operaes de apuramento da matria tributvel e do imposto.

Artigo 68 Juros compensatrios Quando so devidos

1. Em caso de atraso na liquidao por motivo imputvel ao contribuinte, so devidos juros compensatrios.

2. A taxa dos juros compensatrios ser sempre igual dos juros de mora acrescida de um ponto percentual. SECO V Das reclamaes Artigo 69 Reclamaes

O direito reclamao atravs do regime contencioso ou da impugnao judicial ser regulamentado no Cdigo do Processo Tributrio.

CAPTULO V Da cobrana SECO I Disposies gerais Artigo 70 Competncia

1. A cobrana dos impostos e demais prestaes tributrias assegurada pela Direco Geral das Contribuies e Impostos. 2. O pagamento poder ser efectuado nas tesourarias de finanas, nos bancos devidamente autorizados ou em quaisquer outras entidades pblicas ou privadas reconhecidas por despacho do membro do Governo responsvel pela rea das Finanas.

SECO II Da cobrana e pagamento Artigo 71 Cobrana virtual e eventual dos impostos. Distino

1. A cobrana das contribuies e impostos poder ser virtual ou eventual.

2. Na cobrana virtual, o tesoureiro recebe previamente os respectivos ttulos, constituindo-se por este acto na obrigao de cobrana, a qual s se extingue pelo pagamento voluntrio ou coercivo, pelo encontro com o titulo de anulao ou pela anulao da prpria dvida. 2. Na cobrana eventual, o ttulo apresentado pelo interessado ao tesoureiro no acto de pagamento,
que deve ser efectuado no dia da liquidao, salvo prazo especial. Se o pagamento no for efectuado no prazo prescrito, a cobrana, que dever prosseguir, converter-se- em virtual.

Artigo 72 Tipos de cobrana A cobrana das contribui5es e impostos, executar-se- voluntria ou coercivamente e, no primeiro caso, poder satisfazer-se boca do cofre ou com juros de mora. Artigo 73 Pagamento dos impostos. Conhecimentos e guias O pagamento das contribui5es e impostos liquidados pelos servios de administrao fiscal ser efectuado mediante ttulos de cobrana emitidos por aqueles servios e que podero ser conhecimentos ou guias. Os conhecimentos tero talo e recibo que ser separado e entregue ao interessado no acto do pagamento; as guias sero processadas, consoante os casos, em dois ou mais exemplares, um dos quais ser entregue ao interessado, depois de anotado com o respectivo recibo.

Artigo 74 Cobrana virtual. Avisos aos contribuintes

1. No caso de cobrana virtual, os tesoureiros de finanas avisaro os contribuintes, at seis dias antes de findar o prazo de pagamento com juros de mora, para o efectuarem, sob pena de relaxe. 2. Os avisos sero entregues no correio, acompanhados de uma guia ou duplicado e expedidos como correspondncia oficial, devendo o funcionrio do correio conferir o seu nmero com o que da guia constar e devolv-la ao tesoureiro, depois de passar recibo num dos exemplares. 3. Os avisos que no puderem ser entregues ao destinatrio sero entregues ao tesoureiro. 4. S em face da guia de que trata o n 2 ficaro os tesoureiros desonerados de responsabilidade pela falta de expedio dos avisos.

5. Na impossibilidade do correio poder efectuar a distribuio dos avisos, proceder-se- ao conhecimento por editais, avisos na imprensa escrita ou na rdio, ou, em ltima anlise, atravs de contacto directo por funcionrio de Finanas.

Artigo 75 Cobrana das receitas no liquidadas pela Administrao Fiscal

1. As guias relativas a receitas cuja liquidao no seja da competncia dos servios de administrao fiscal sero remetidas Repartio de Finanas da residncia do devedor. 2. O Chefe da Repartio de Finanas mandara notificar o devedor para rio prazo de 30 dias, a contar da notificao, efectuar o pagamento. 3. Decorrido esse prazo sem que o pagamento tenha sido efectuado, ser a cobrana convertida em virtual. Artigo 76 Relaxe, prazos de pagamento com Juros de mora As contribuies e os impostos que no forem pagos boca do cofre e/ou nas datas previstas nos regulamentos tributrios sero sujeitos a relaxe com juros de demora taxa de redesconto do Banco Central no ms seguinte ao da cobrana boca do cofre, acrescido de mais 1% cumulativo em cada ms seguinte, at ao limite mximo de 60%, decorridos os seguintes prazos de pagamento: a) 30 dias para a receita virtual; b) 15 dias aps o dbito ao tesoureiro para a receita de cobrana eventual que se converta em cobrana virtual; c) 30 dias para qualquer prestao, relaxando-se com esta as prestaes ainda no pagas. Artigo 77 Operaes de relaxe. Certides de dvida. Relaes de dvida As operaes de relaxe efectuar-se-o nos termos seguintes: a) De todos os conhecimentos que ficarem por cobrar, o tesoureiro extrair certides de modelo a aprovar pelo membro do Governo responsvel pela rea das Finanas, com meno do ltimo dia da cobrana voluntria, e entregar ao chefe da Repartio de Finanas, dentro dos vinte dias seguintes, acompanhadas de uma relao em duplicado, datada e assinada pelo mesmo tesoureiro e autenticada com o selo branco;

b) O chefe da Repartio de Finanas, no dia do recebimento das certides de dvida e da respectiva relao, apor nesta o seu visto, indicando a data de entrega, e passar recibo ao tesoureiro; c) No prazo de quarenta e oito horas, o chefe da Repartio de Finanas verificar a conformidade das relaes com as certides de dvida e destas com os conhecimentos existentes na tesouraria. Quando reconhea a omisso de qualquer conhecimento ou outra deficincia, dever declar-lo na relao e considerar cobrada a importncia respectiva no caso de sonegao ou extravio dos ttulos de cobrana; d) A numerao das relaes ser feita anualmente e a das certides ser feita pela ordem da relao. Artigo 78 Pagamento no perodo das operaes de relaxe

Durante o perodo das operaes de relaxe, pode o contribuinte efectuar o pagamento da dvida, acrescida de juros de mora e de uma taxa de 3 %, sobre o valor da mesma, que constituir receita do Estado, no podendo, porm, o proveito dessa percentagem ser inferior a 100$00 nem superior a 30 000$00, o que tudo ser liquidado pelo tesoureiro no prprio conhecimento. Na relao de relaxe e na respectiva coluna averbar-se- a data de pagamento, abatendo-se no final da relao a importncia dos conhecimentos pagos.

Artigo 79 Pagamento voluntrio

Constitui pagamento voluntrio de dvidas de impostos e demais prestaes tributarias o efectuado dentro do prazo estabelecido nas leis tributrias.

Artigo 80 Termo de prazo de pagamento voluntrio 1. Findo o prazo de pagamento voluntrio, comearo a vencer-se juros de mora nos termos das leis tributrias. 2. O contribuinte pode, a partir do termo do prazo de pagamento voluntrio, requerer o pagamento em prestaes nos termos das leis tributrias

Artigo 81 Meios de pagamento So admitidos os seguintes meios de pagamento, sem prejuzo de disposies especiais das leis tributarias: a) Moeda corrente; b) Cheque, dbito em conta e transferncia conta a conta; c) Vale postal; d) Outros meios autorizados pelas instituies junto das quais o pagamento se efectue, as quais ficaro responsveis, perante os servios competentes, pelos pagamentos efectuados nessas condies. Artigo 82 Documentos, conferncia e validao dos pagamentos

Os devedores de imposto apresentaro no acto de pagamento, relativamente s liquidaes efectuadas pelos servios da Direco Geral das Contribuies e Impostos, o respectivo conhecimento ou, nos restantes casos, a guia de pagamento oficial. 2. Os pagamentos de dvidas que se encontram na fase da cobrana coerciva sero efectuados atravs de guia previamente solicitada Repartio de Finanas onde correr o processo. 3. As entidades intervenientes na cobrana devero exigir sempre a inscrio do nmero do bilhete de identidade ou do NIF, conforme se trate de pessoas singulares ou colectivas, nas guias referidas no n 1 e comprovar a exactido da inscrio por conferncia com o respectivo carto, que para o efeito ser apresentado.

Artigo 83 Prova de pagamento 1. No acto do pagamento, a entidade colaboradora na cobrana entregar ao interessado o documento comprovativo. 2. Constituir prova bastante do pagamento do imposto nos termos do nmero anterior a declarao bancria confirmativa, desde que o imposto tenha sido pago por cheque ou transferncia de conta.

Artigo 84 Extraco das certides de dvida

1. Findo o prazo de pagamento voluntrio estabelecido nas leis tributrias, ser extrada pelos servios competentes certido de dvida com base nos elementos que tiver ao seu dispor. 2. As certides de dvida sero assinadas e autenticadas e contero, sempre que possvel os seguintes elementos: a) Identificao do devedor, incluindo o nmero de identificao fiscal (NIF); b) Descrio sucinta, situaes e artigos matriciais dos prdios que originaram as colectas; c) Estabelecimento, local e objecto de actividade tributada; d) Nmero dos processos; e) Provenincia da dvida e seu montante; f) Nmero do processo de liquidao do imposto sobre as sucesses e doaes e o nome do autor da sucesso ou doador; g) Nmero e data do termo da declarao para liquidao da si sa; h) Rendimentos que serviram de base liquidao, com indicao das fontes, nos termos das alneas b) e c); i) Nomes e moradas dos administradores ou gerentes da empresa ou sociedade executada; j) Nomes e moradas de outras pessoas solidria ou subsidiariamente responsveis; k) Quaisquer outras indicaes teis para o eficaz seguimento da execuo. 3. A assinatura das certides de dvida poder ser efectuada por chancela ou outro meio de reproduo devidamente autorizado por quem as emitir. 4. As certides de dvida serviro de base instaurao do processo de execuo fiscal a promover pelo chefe da Repartio de Finanas.

SECO III Das formas e meios de pagamento Artigo 85 Condies de sub-rogao 1. O pagamento das contribuies e impostos pode ser feito pelo interessado ou por terceiro, mas este s ficar subrogado nos direitos da Fazenda Pblica verificadas as seguintes condies cumulativas: a) Ter decorrido o prazo para pagamento voluntrio; b) Ser requerida previamente a declarao de sub-rogao. 2. Para beneficiar dos efeitos da sub-rogao, o terceiro que pretender pagar antes de instaurada a execuo requer-lo- ao chefe da Repartio de Finanas, que decidir no prprio requerimento, indicando o montante da dvida a pagar e respectivos juros de mora. 3. Se estiver pendente a execuo, o pedido ser feito ao chefe da repartio de finanas onde ela correr, e o pagamento, quando autorizado, compreender a quantia exequenda, juros de mora e custas. 4. O pagamento, com sub-rogao, requerido depois da venda dos bens s poder ser autorizado pela quantia que ficar em dvida. 5. O despacho que autorizar a sub-rogao ser notificado ao devedor e ao terceiro que a tiver requerido.

Artigo 86 Sub-rogao. Garantias

1. A dvida paga pelo sub-rogado conserva as garantias, privilgios e processo de cobrana e vencer juros pela taxa fixada na lei civil, se o sub-rogado o requerer. 2. O sub-rogado pode requerer a instaurao ou o prosseguimento da execuo fiscal para cobrar do executado o que por ele tiver por pago, salvo tratando-se de segunda subrogao.

Artigo 87 Efeito liberatrio dos pagamentos

Os pagamentos fiscais liberam o devedor da respectiva obrigao, independentemente da rea do seu domiclio, sede ou estabelecimento, salvo se a dvida estiver a ser exigida em processo de execuo fiscal, caso em que s poder ser paga nos servios de tesouraria da rea da Repartio de Finanas onde correr o processo.

SEO IV Das garantias da cobrana Artigo 88 Citao para reclamao de crditos fiscais 1. Em processo de execuo que no tenha natureza fiscal sero sempre citados os dirigentes dos servios centrais da administrao fiscal que procedam liquidao de impostos e os chefes das reparties de finanas da rea do domiclio ou sede do executado, de seus estabelecimentos comerciais e industriais e da localizao dos bens penhorados para apresentarem, no prazo de 10 dias, certido de quaisquer dvidas de impostos imputados ao executado que possam ser objecto de reclamao de crditos, sob pena de nulidade dos actos posteriores data em que a citao devia ter sido efectuada. 2. No havendo dvidas, a certido referida no nmero anterior ser substituda por simples comunicao atravs de ofcio. 3. As certid5es referidas no n 1 sero remetidas, mediante recibo, ao respectivo representante do Ministrio Pblico e delas devero constar, alm da natureza, montante e perodo de tempo de cada um dos impostos e outras dividas, a matria tributvel que produziu esse imposto ou a causa da divida a indicao, tratando-se de contribuio predial, dos artigos matriciais dos prdios sobre que recaiu, o montante das custas, havendo execuo, e a data a partir da qual so devidos juros de mora. Artigo 89 Restituio nas execues

As sobras do produto de quaisquer bens vendidos ou liquidados em processo de execuo ou das importncias nele penhoradas s podero ser entregues ao executado ou aos seus sucessores quando o requerente prove, por si e pelo seu representado, que

nada deve Fazenda Pblica no concelho onde correu o processo, no do respectivo domicilio, no da situao dos imveis ou naqueles onde exera comrcio, indstria ou outra actividade, devendo tambm, quando for caso disso, provar para o efeito que o imposto devido pela transmisso das sobras se encontra pago ou assegurado nos termos do Cdigo da Sisa e do Imposto sobre as Sucesses e Doaes.

Artigo 9() 'Trespasse de estabelecimento comercial ou industrial

O notrio que celebrar escritura do trespasse ou outro tipo de transmisso contratual relativa a estabelecimento comercial ou industrial exigir previamente do cedente documento comprovativo da sua comunicao Repartio de Finanas da rea da sua sede ou domicilio, feita com uma antecedncia mnima de 5 dias e mxima de 30 relativamente data da escritura. CAPTULO VI Das infraces fiscais SECO I Princpio gerais Artigo 91 Conceito de infraco fiscal

Constitui infraco fiscal todo o facto tpico, ilcito e culposo declarado punvel por lei fiscal anterior.

Artigo 92 Espcies de infraces fiscais

As infraces fiscais dividem-se em crimes e transgresses fiscais.

Artigo 93 Direito subsidirio

Aos crimes e transgresses fiscais so aplicveis, subsidiariamente, o Cdigo Penal e legislao complementar.

Artigo 94 Momento e lugar da prtica da infraco fiscal

1. As infraces fiscais consideram-se praticadas no momento e no lugar em que o agente actuar, de harmonia com os princpios constantes do Cdigo Penal. 2. Tratando-se de infraces fiscais omissivas, estas consideram-se praticadas na rea do servio fiscal em que deveria ser cumprido ou se deveria considerar cumprido o dever violado e na data em que termine o prazo para o respectivo cumprimento.

Artigo 95 Actuao em nome de outrem

1. Quem agir voluntariamente, como rgo, membro ou representante de uma pessoa colectiva, sociedade, ainda que irregularmente constituda, ou de mera associao de facto, ou ainda em representao legal ou voluntria de outrem, ser punido mesmo quando o tipo legal de crime ou de transgresso exijam: a) Determinados elementos pessoais e estes s se verifiquem na pessoa do representado; b) Que o agente pratique o facto no seu prprio interesse e o representante actue no interesse do representado. 2. O disposto no nmero anterior vale ainda que seja ineficaz o acto jurdico fonte dos respectivos poderes. 3. As sociedades civis e comerciais e qualquer das outras entidades referidas no n 1 respondem solidariamente, nos termos da lei civil, pelo pagamento das multas que forem condenados os agentes das infraces previstas no presente Cdigo nos termos do nmero anterior.

Artigo 96 Responsabilidade pessoal das pessoas colectivas e equiparadas

1. As pessoas colectivas so responsveis pelos crimes previstos no presente cdigo quando cometidos pelos seus rgos ou representantes, em seu nome e no interesse colectivo. 2. A responsabilidade da pessoa colectiva excluda quando o agente tiver contraordens ou instrues expressas de quem de direito. 3. A responsabilidade das entidades referidas no n 1 no exclui a responsabilidade individual dos respectivos agentes.

Artigo 97 Incapazes Os incapazes imputveis so pessoalmente responsveis pelas infraces comissivas por si praticadas.

Artigo 98 Penas aplicveis aos crimes fiscais

As penas aplicveis aos crimes fiscais so as de multa at 1000 dias e a de priso alternativa em caso de no pagamento da multa.

Artigo 99 Determinao da medida da pena 1. A determinao da medida da pena, dentro dos limites definidos na lei far-se- de acordo com as disposies aplicveis no Cdigo Penal e considerando, sempre que possvel, o prejuzo sofrido pela Fazenda Publica. 2. No tem lugar, porm, o sistema de priso alternativa de multa no paga quando for responsvel uma pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada.

Artigo 100 Pena de multa

1. A pena de multa fixada em dias, no mnimo de 10 e no mximo de 1000. 2. Cada dia de multa corresponde a uma quantia entre 1000$ e 100 000$, tratando-se de pessoa singular, e entre 5000$ e 500 000$, tratando-se de pessoas colectivas ou entidades fiscalmente equiparadas, que o tribunal fixar em funo da situao econmica e financeira do condenado e dos seus encargos pessoais. 3. Sobre a pena de multa no incidem quaisquer adicionais. 4. Na sentena condenatria, fixar-se- logo a priso alternativa, pelo tempo correspondente reduzido a dois teros, a qual, sem prejuzo do disposto no n 6, ser imediatamente cumprida, aps o trnsito em julgado, quando o condenado no pagar voluntariamente a multa no prazo legal. 5. Em caso de suspenso da execuo da pena, entre os deveres a impor ao condenado pode figurar o de pagar previamente a dvida de imposto e acrscimos legais, dentro de certo prazo. 6. Sempre que a situao econmica e financeira do condenado o justifique, o tribunal pode autorizar o pagamento da multa em prestaes, no podendo a ltima delas ir alm dos dois anos subsequentes data da condenao. Dentro dos limites referidos e quando motivos supervenientes o justifiquem, os prazos e os planos de pagamento inicialmente estabelecidos podem ser alterados. 7. A falta de pagamento de uma das prestaes importa o vencimento de todas e determina, sem mais, a aplicao do disposto no n 4, salvo justificao atendvel e aceite pelo tribunal.

Artigo 101 Penas acessrias aplicveis aos crimes fiscais

1. Para alm das penas previstas no artigo 98 so ainda aplicveis aos crimes fiscais as seguintes penas acessrias: a) Privao do direito a receber subsdios ou subvenes concedidas por entidades ou servios pblicos; b) Suspenso de benefcios fiscais concedidos unilateralmente pela administrao fiscal ou inibio de os obter;

c) Interdio do exerccio de actividades que dependam de um ttulo pblico ou de uma autorizao ou homologao de autoridade pblica. 2. As penas previstas no nmero anterior no podem ter durao superior a trs anos contados a partir da deciso condenatria definitiva. 3. As penas a que se referem as alneas a) e b) do n 1 devero especificar quer os subsdios e subvenes quer os benefcios fiscais afectados pela condenao, s podendo, em qualquer caso: a) Recair sobre atribuies patrimoniais concedidas ao condenado e directamente relacionadas com os deveres cuja violao foi criminalmente punida; b) Recair sobre incentivos fiscais que no sejam inerentes ao regime jurdico aplicvel coisa ou direito beneficiados. 4. As penas a que se referem os nmeros anteriores s podero ser aplicadas verificados os demais pressupostos previstos nas disposies do Cdigo Penal e quando o agente singular for condenado por crime fiscal em pena de multa superior a 100 dias.

Artigo 102 Concurso de crimes e transgresses fiscal

Se o mesmo facto constituir simultaneamente crime e transgresso fiscal previstos neste Cdigo, ser o agente punido apenas pelo crime.

Artigo 103 Prescrio e suspenso da prescrio do procedimento criminal

1. O procedimento criminal por crime fiscal extingue-se, por efeito da prescrio, logo que sobre a prtica do mesmo sejam decorridos cinco anos. 2. O prazo de prescrio do procedimento por crime fiscal suspende-se tambm por efeito da suspenso do processo. Artigo 104 Prescrio das penas

As penas prescrevem no prazo de 10 anos.

Artigo105 Subsistncia da dvida do imposto

O cumprimento da pena de multa nunca exonera do pagamento do imposto devido e acrscimos legais.

SECO II Das disposies aplicveis s transgresses fiscais Artigo 106 Montante das multas fiscais

1. As multas aplicveis s pessoas colectivas ou entidades fiscalmente equiparadas podero elevar-se at aos montantes mximos de: a) 6 000 000$, em caso de dolo; b) 1 000 000$, em caso de negligncia. 2. Tratando-se de pessoas singulares, as multas aplicveis no podero exceder metade das quantias a que se refere o nmero anterior. 3. O montante mnimo das multas de 200$.

Artigo 107 Determinao da medida da multa

Sem prejuzo dos limites mximos fixados no artigo anterior, a determinao da medida das multas far-se- em funo da gravidade da transgresso, da culpa e da situao econmica do agente e dever, sempre que possvel, exceder o beneficio econmico que o agente retirou da prtica da transgresso. Artigo 108 Sanes acessrias aplicveis s transgresses fiscais

1. Nas transgresses punveis com multa cujo limite mximo seja superior a 100 000$, simultaneamente com a multa podero ser aplicadas as seguintes sanes acessrias:

a) Privao do direito a receber subsdios ou subvenes concedidos por entidades ou servios pblicos; b) Suspenso de benefcios fiscais ou inibio de os obter. 2. As sanes referidas no nmero anterior tero a durao mxima de dois anos contados a partir da deciso condenatria definitiva. 3. As sanes a que se refere o n2 1 devero especificar quer os subsdios e subveno-es quer os benefcios fiscais afectados pela condenao, s podendo em qualquer caso: a) Recair sobre atribuies patrimoniais concedidas ao condenado e directamente relacionadas com os deveres cuja violao foi punida; b) Recair sobre incentivos fiscais que no sejam inerentes ao regime jurdico aplicvel coisa ou direito beneficiados.

Artigo 109 Afastamento excepcional da aplicao de multas fiscais

Poder, excepcionalmente, no haver lugar aplicao de qualquer multa pelas omisses, irregularidades, atrasos de escriturao ou de entrega de quaisquer documentos ou elementos de escrita exigidos pelas leis fiscais desde que estes factos no constituam crime e, no tendo havido efectivo prejuzo para a Fazenda Publica e encontrando-se regularizada a falta, esta se possa claramente considerar de caracter puramente acidental e de gravidade mnima.

Artigo ll0 Disposies complementares sobre transgresses fiscais As transgresses fiscais so correspondentemente aplicveis, com as necessrias adaptaes, os artigos 94, 95, 96 e 97 do presente diploma.

SECO III Dos crimes fiscais Artigo 1l1 Fraude fiscal

1. Quem, com inteno de obter para si ou para outrem vantagem patrimonial indevida, ocultar ou alterar factos ou valores que constar das declaraes que, para efeitos fiscais,

apresente ou preste a fim de que a administrao fiscal, especificamente, determine, avalie ou controle a matria colectvel; ou celebrar negcio jurdico simulado, quer quanto ao valor quer quanto natureza por interposio, omisso ou substituio de pessoas, com vista a uma diminuio das receitas fiscais ou obteno de um beneficio fiscal injustificado, ser punido com multa at 1000 dias. 2. A pena no ser inferior a 700 dias de multa se nos casos previstos no nmero anterior ocorrerem separada ou cumulativamente as seguintes circunstncias: a vantagem patrimonial indevida for superior a 1 000 000$00; o agente for funcionrio pblico e tiver abusado gravemente das suas funes; o agente se tiver socorrido, para a pratica do crime, do auxilio de funcionrio pblico, com grave abuso das suas funes, ou agente manipular indevidamente livros ou documentos fiscalmente relevantes. 3. Verifica-se manipulao indevida quando o agente falsificar ou viciar, ocultar, destruir, danificar, inutilizar ou recusar entregar ou apresentar documentos fiscalmente relevantes; ou usar certos livros ou documentos" sabendo-os falsificados ou viciados por terceiros. 4. Se nos casos previstos nos nmeros anteriores a vantagem patrimonial indevida no for superior a 100 000$, a pena ser de multa at 100 dias. 5. Para os efeitos do presente artigo s so documentos fiscalmente relevantes os livros de escriturao ou quaisquer outros documentos exigidos pela lei fiscal.

Artigo 112 Abuso de confiana fiscal

1. Quem, com inteno de obter para si ou para outrem vantagem patrimonial indevida, e estando legalmente obrigado a entregar ao credor tributria prestao tributria que nos termos da lei deduziu, no efectuar tal entrega total ou parcialmente, ser punido com pena de multa at 1000 dias. 2. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, considera-se tambm prestao tributria a que foi deduzida por conta daquela, bem como aquela que, tendo sido recebida, haja obrigao legal de a liquidar, nos casos em que a lei o preveja. 3. E aplicvel o disposto no nmero anterior ainda que a prestao deduzida tenha natureza parafiscal e desde que possa ser entregue autonomamente. 4. Se no caso previsto nos nmeros anteriores a entrega no efectuada for inferior a 20 000$, a pena ser de multa at 180 dias, e se for superior a 500 000$, a pena no ser inferior a 700 dias de multa. 5. Para instaurao do procedimento criminal pelos factos previstos nos nmeros anteriores necessrio que tenham decorrido 90 dias sobre o termo do prazo legal de entrega da prestao.

6. Se a obrigao da entrega da prestao for de natureza peridica, haver tantos crimes quantos os perodos a que respeita tal obrigao.

Artigo 113 Frustrao de crditos fiscais

Quem sabendo que tem de pagar imposto j liquidado ou em processo de liquidao, alienar, danificar, ocultar, fizer desaparecer ou onerar o seu patrimnio com a inteno de, por essa forma, frustrar, total ou parcialmente, a cobrana do imposto, ser punido com multa at 1000 dias.

Artigo 114 Arquivamento do processo e iseno da pena

1. Se enquanto o auto relativo a crimes previstos nos artigos 111 a 113 no tiver transitado para o Ministrio Pblico, o agente, espontaneamente ou solicitao da administrao fiscal, repuser a verdade sobre a sua situao fiscal, o processo poder ser enviado ao Ministrio Pblico para efeitos de eventual arquivamento nos termos do nmero seguinte, desde que se mostrem pagos o imposto ou impostos em dvida e os eventuais acrscimos. legais ou terem sido restitudos ou revogados os benefcios injustificadamente obtidos. 2. Se o auto referido no nmero anterior transitar ou tiver j transitado para o Ministrio Pblico e se se verificarem os restantes pressupostos naquele nmero exigidos, pode o Ministrio o Pblico decidir-se pelo arquivamento do processo se este ainda no tiver' sido remetido para julgamento. .3. Se a situao referida nos nmeros anteriores se verificar depois de o processo ter sido remetido para julgamento, pode o agente ser isento de pena.

Artigo 115

Violao do segredo fiscal

1. O dever geral de sigilo sobre a situao tributria dos contribuintes inviolvel, determinando a lei os casos em que a divulgao do segredo fiscal legtima.

2. Quem, sem justa causa e sem consentimento de quem de direito, dolosamente, revelar ou se aproveitar de segredo fiscal de que tenha conhecimento no exerccio das suas funes ou por causa (Telas ser punido, se aquela revelao ou aproveitamento puder causar prejuzo ao Estado ou a terceiros, com multa at 400 dias.

SECO IV Das transgresses fiscais

Artigo 116 Recusa de entrega, exibio ou apresentao de escrita e de documentos fiscalmente relevantes

1. A recusa de entrega, exibio ou apresentao de escrita, de contabilidade ou de documentos fiscalmente relevantes a funcionrio competente na data fixada para o efeito, quando no constitua fraude fiscal, ser aplicvel multa de 1000$ a 500 000$. 2. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, consideram-se documentos fiscalmente relevantes os enunciados no n 5 do artigo 111. 3. Se a conduta referida no nmero anterior for imputvel a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, a multa aplicvel ser de 2000$ a 1 000 000$.

Artigo 117 Falta de entrega de prestao tributria

1. A no entrega, total ou parcial, por perodo at 90 dias, ao credor tributrio da prestao tributria deduzida nos termos da lei ser aplicvel multa varivel entre o valor da prestao em falta e o dobro da mesma, com o limite mnimo de 5 000$ e o mximo de 100 000$. 2. Se a conduta prevista n nmero anterior for imputvel a negligncia e ainda que o perodo de no entrega ultrapasse os 90 dias, ser aplicvel multa varivel entre metade e o total do valor da prestao em falta, com o limite mnimo de 2 000$ e o mximo de 50 000$. 3. Para os efeitos do imposto nos nmeros anteriores, considera-se tambm prestao tributria a que foi deduzida por conta daquela, bem como aquela que, tendo sido recebida, haja obrigao legal de liquidar nos casos em que a lei o preveja.

4. Se as condutas mencionadas nos n-0s. 1 e 2 forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, os limites das multas neles previstas elevar-se-o para o dobro. 5. As multas a que se referem os nmeros anteriores so tambm aplicveis em qualquer caso de no entrega, dolosa ou negligente, da prestao tributria que, embora no tenha sido deduzida, o devesse ser nos termos da lei.

Artigo 118 Violao do segredo fiscal

A revelao ou aproveitamento de segredo fiscal de que se tenha conhecimento no exerccio das respectivas funes ou por causa delas, quando devidos a negligncia, ser aplicvel multa de 2000$ a 100 000$.

Artigo 119 Entrega de declaraes fora do prazo

1. A entrega das declaraes que para efeitos fiscais devam ser apresentadas ou prestadas a fim de que a administrao fiscal, especificamente, determine, avalie ou controle a matria colectvel fora do prazo legalmente estabelecido, ser aplicvel multa de 500$ a 50 000$. 2. Se a conduta referida no nmero anterior for imputvel a negligncia, ser aplicvel multa de 200$ a 20 000$. 2. equivalente entrega de declaraes fora do prazo a entrega de guias de pagamento ou de documentos anlogos referentes a retenes na fonte que deveriam ter sido efectuadas e cujas quantias deveriam ter sido entregues nos termos da lei, quando fora do prazo legalmente estabelecido.

3. A entrega fora do prazo verifica-se quando a declarao entregue, espontaneamente, antes do levantamento de auto de notcia ou de participao do recebimento de denncia ou do incio de qualquer exame escrita efectuado pelos servios tributrios competentes. 4. Se a conduta referida no nmero n1 for imputvel pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparadas, ser aplicvel multa de 10 000$00 a 500 000$00

Artigo 120 Falta de entrega de declaraes

1. A falta de entrega das declaraes a que se refere o n 1 do artigo 119 ser aplicvel uma multa de 2000$ a 200 000$. 2. equivalente falta de entrega de declaraes a falta de entrega de guias de pagamento ou de documentos anlogos referentes a retenes na fonte que deveriam ter sido efectuados e cujas quantias deveriam ter sido entregues nos termos da lei. 3. A falta de entrega verifica-se quando decorrerem mais de 30 dias sobre o termo do respectivo prazo e tal situao se mantiver no momento do levantamento do auto de notcia ou de participao do recebimento da denncia ou do incio de qualquer exame escrita efectuado pelos servios tributrios competentes. 4. Se a conduta referida no nmero n 1 for imputvel pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, ser aplicvel multa de 20 000$00 a 1 000 000$00. 5. Se as declaraes a que se refere o n 1 deste artigo forem entregues antes do termo do prazo de 30 dias referido no n3, mas depois do levantamento do auto de notcia ou de participao, do recebimento de denncia ou de incio de qualquer exame escrita efectuada pelos servios tributrios competentes, os montantes das multas previstas nos nmeros anteriores sero reduzidos a metade.

Artigo 121 Falta de entrega, de exibio ou de apresentao de documentos

1. A falta de entrega, de exibio ou de apresentao, no prazo que a lei ou a administrao fiscal fixarem, de documentos comprovativos dos factos, valores, ou situaes constantes das declaraes, ou de outros documentos, comunicaes, guias, registos, ainda que magnticos, informaes ou esclarecimentos que, autonomamente, devam ou possam ser legal ou administrativamente exigidos. ser aplicvel multa de 500$ a 10 000$. 2. A sano referida no nmero anterior igualmente aplicvel falta de entrega, no prazo legal, das declaraes de incio, alterao ou cessao de actividade exigidas pela lei fiscal. 3. Se as condutas referidas nos nmeros anteriores forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, a multa aplicvel ser de 20 000$ a 500 000$.

Artigo 122 Omisses ou inexactides nas declaraes ou em outros documentos fiscalmente relevantes

1. As omisses ou inexactides relativas situao tributria, que no constituam fraude fiscal, praticadas nas declaraes, bem como nos documentos comprovativos dos factos, valores ou situaes delas constantes, incluindo as praticadas nos livros de contabilidade e escriturao ou noutros documentos fiscalmente relevantes que devam ser mantidos, apresentados ou exibidos, ser aplicvel multa varivel entre 2000$ e o d9bro do imposto que deixou de ser liquidado, com o mximo de 1 000 000$. 2. Para os efeitos do nmero anterior so consideradas declaraes as referidas no n 1 do artigo 119. 3. Se os factos previstos no n 1 forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, a multa ser varivel entre 5 000$ e o dobro do imposto que deixou de ser liquidado, com o mximo de 2 000 000$. 4. Se os factos referidos nos nmeros anteriores forem imputveis a negligncia, os limites das multas neles previstos sero reduzidos a metade.

Artigo 123 Inexistncia de contabilidade ou de livros fiscalmente relevantes

1. A inexistncia de livros de contabilidade ou de escriturao, obrigatrios por fora de lei fiscal, bem como de livros, registos e documentos com eles relacionados, qualquer que seja a respectiva natureza, ser aplicvel multa de 2000$ a 500 000$. 2. Se a conduta referida no nmero anterior for imputvel a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, ser aplicvel multa de 40 000$ a 2 000 000$.

Artigo 124 No organizao da contabilidade de harmonia com as regras de normalizao contabilsticas e atrasos na sua execuo

1. A no organizao da contabilidade de harmonia com as regras de normalizao contabilstica, bem como ao atraso na execuo da contabilidade, na escriturao de livros ou na elaborao de outros elementos de escrita, ou de registos, por perodo

superior ao previsto na lei fiscal, quando estes no devam ser considerados como crime ou como transgresso mais grave, ser aplicvel multa de 1000$ a 50 000$. 2. Se as condutas previstas nos nmeros anteriores forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, os montantes a multa aplicvel ser de 20 000$ a 5000 000$.

Artigo 125 Falta de apresentao, antes da respectiva utilizao, dos livros de escriturao

1. A falta de apresentao, no prazo legal e antes da respectiva utilizao, de livros, registos ou outros documentos relacionados com a contabilidade ou exigidos na lei fiscal ser aplicvel multa de 1000$ a 20 000$. 2. A mesma sano ser aplicvel no conservao, pelo prazo estabelecido na lei fiscal, dos documentos mencionados no nmero anterior. 3. Se as condutas previstas nos nmeros anteriores forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, a multa aplicvel ser de 2000$ a 40 000$. 4. Se as condutas previstas nos nmeros anteriores forem imputveis a negligncia, os limites das multas neles previstos reduzir-se-o a metade.

Artigo 126 Violao do dever de emitir ou exigir recibos ou facturas

1. A no passagem de recibos ou facturas ou sua emisso fora dos prazos legais, nos casos em que a lei o exija, ser aplicvel multa de 1000$ a 50 000$. 2. A no exigncia, nos termos da lei, de passagem ou emisso de facturas ou recibos ser aplicvel multa de 1000$ a 100 000$.

3. Se os factos previstos nos nmeros anteriores forem imputveis a pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, a multa ser de 5 000$00 a 5000 000.

Artigo 127 Falta de designao de representantes

A falta de designao de uma pessoa com residncia, sede ou direco efectiva em territrio nacional para representar, perante a administrao fiscal, as entidades no residentes neste territrio, no que respeita a obrigaes emergentes da relao jurdicotributria, bem como designao que omita a aceitao expressa pelo representante, ser aplicvel multa de 1000$ a 100 000$ ou, tratando-se de pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, de 4000$ a 500 000$.

Artigo 128 Transferncia para o estrangeiro de rendimentos sujeitos a tributao

A transferncia para o estrangeiro de rendimentos sujeitos a imposto, obtidos em territrio caboverdeano por entidades no residentes, sem que se mostre pago ou assegurado o imposto que for devido, ser aplicvel multa de 20 000$ a 2 000 000$, salvo se se tratar de pessoa colectiva ou entidade fiscalmente equiparada, caso em que a multa aplicvel poder ascender ao montante de 6 000 000$.

Artigo 129 Norma remissiva

Por qualquer infraco no especialmente prevista nos artigos anteriores, ser aplicada multa entre 200$00 e 2000$ ou, estando em causa imposto em falta, a multa nunca ser inferior ao velar ou ao dobro daquele imposto, conforme haja dolo ou negligncia, respectivamente.

SECO V Processo penal fiscal Artigo 130 Direito aplicvel

1. Ao processamento dos crimes fiscais so aplicveis as disposies do Cdigo de Processo Penal e da legislao complementar, salvo quando as disposies processuais das leis fiscais dispuserem de forma diferente.

Artigo 131 Aquisio da notcia do crime 1. A notcia de crime fiscal adquire-se por conhecimento prprio do agente da administrao fiscal, por intermdio dos rgos da polcia ou mediante denncia.

2. Qualquer entidade que depare com indcios de crime fiscal no exerccio das suas funes, ou por causa delas, deve deles dar conhecimento ao agente da administrao fiscal. 3. O disposto no nmero anterior vale correspondentemente para qualquer autoridade judiciria no decurso de um processo por crime no fiscal, devendo aquele transmitir ao agente da administrao fiscal competente os elementos de que disponha e que indiciem a presumvel prtica de crime fiscal. 4. O agente da administrao fiscal que adquire noticia do crime transmite-a ao Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas.

Artigo 132 Processo de averiguaes

1. Face ao conhecimento de factos que indiciem a presumvel prtica de um crime fiscal, o agente da administrao fiscal competente inicia um processo de averiguaes tendente a determinar os elementos constitutivos do crime e as circunstncias da sua averiguao. 2. Ao agente da administrao fiscal cabem, durante o processo de averiguaes, os poderes e as funes que o Cdigo de Processo Penal atribui ao Ministrio Pblico relativamente prtica de actos de inqurito. 3. O processo de averiguaes tem de estar concludo no prazo mximo de seis meses contados da data em que foi adquirida a notcia do crime ou praticado qualquer acto de averiguaes. 4. No caso de ser intentado processo fiscal judicial ou contencioso em que se discuta situao tributria de cuja definio dependa a qualificao criminal dos factos praticados, no ser encerrado o processo de averiguaes enquanto no for praticado acto definitivo ou proferida deciso final sobre a referida situao tributria, suspendendo-se, entretanto, o prazo a que se refere o nmero anterior.

Artigo 133 Competncia

1. competente para a realizao do processo de averiguaes o Chefe de Repartio de Finanas que exercer funes na rea em que o crime tiver sido cometido ou o funcionrio em quem aquele tenha, para tal fim, delegado genericamente competncia. 2. Independentemente do disposto nos nmeros anteriores, qualquer agente da administrao fiscal procede, em caso de urgncia ou de perigo da demora, a actos de averiguaes, nomeadamente de aquisio e conservao de meios de prova.

Artigo 134 Encerramento do processo de averiguaes Concludo o processo de averiguaes, a entidade referida no n 1 do artigo anterior emite sobre ele parecer fundamentado, remetendo o auto de averiguaes ao Ministrio Pblico competente ou arquivando-o.

Artigo 135 Constituio de assistente

Se o auto de averiguaes for remetido ao Ministrio Pblico, a administrao fiscal pode constituir-se assistente, assim o declarando no prprio auto.

Artigo 136 Deciso do Ministrio Pblico

1. Recebido o auto de averiguaes pelo Ministrio Pblico, este d acusao, se considerar terem sido recolhidos indcios suficientes de se ter verificado crime e de quem foi o seu agente, ou, em caso contrrio, procede por despacho ao seu arquivamento. 2. Se persistirem razes para dvidas quanto atitude a tornar, nos termos do nmero anterior, pode o Mistrio Pblico proceder previamente a acto de inqurito que se lhe afigure indispensvel ao esclarecimento da situao.

Artigo 137 Forma de processo

No processo penal por crimes fiscais previstos no presente diploma admissvel instruo.

Artigo 138 Competncia por conexo

Para os efeitos da presente lei, as regras relativas competncia por conexo previstas no Cdigo de Processo Penal valem exclusivamente para os processos penais fiscais entre si.

Artigo 139 Suspenso do processo penal fiscal

1. Se estiver a correr processo de impugnao judicial nos termos do Cdigo de Processo tributrio, o processo penal fiscal suspende-se at que transitem em julgado as respectivas sentenas 2. Se o processo penal fiscal for suspenso, nos termos do nmero anterior, o processo que deu causa suspenso tem prioridade sobre todos os outros da mesma espcie.

Artigo 140 Caso julgado das sentenas de impugnao e de oposio

A sentena proferida em processo de impugnao judicial nos termos do Cdigo de Processo Tributrio, uma vez transitada, constitui caso julgado para o processo penal fiscal, apenas relativamente s questes nelas decididas e nos precisos termos em que o foram.

Artigo 141 Competncia para o julgamento do processo penal fiscal

O processo penal fiscal da competncia do Tribunal Fiscal que tem mbito nacional.

SECOVI

Processo de transgresso fiscal

Artigo 142

Direito aplicvel

Ao processo de transgresso fiscal aplicvel as disposies do Cdigo de Processo Tributrio.

Artigo 143 Autoridades competentes para aplicar multas fiscais

1. A autoridade competente para aplicar multas fiscais o chefe da Repartio de Finanas da rea onde a infraco teve lugar. 2. Sempre que, conjuntamente com a multa fiscal, for de aplica" sanes acessrias o chefe de repartio submeter o processo respectivo, acompanhado de proposta fundamentada, ao Director Geral das Contribuies e Impostos a quem competir, nesse caso a aplicao da multa e respectiva sano acessria. 3. As multas fiscais que no forem pagas aps o transito em julgado da deciso condenatria, sero executadas na repartio de finanas respectiva, servindo de base execuo fiscal a certido da deciso da aplicao da multa ou certido da conta ou da liquidao feita de harmonia com o decidido.

SECSO VII Disposies diversas Artigo 144 Custas

As custas do processo penal fiscal, processo de impugnao judicial e do processo de transgresso fiscal reger-se-o pelas disposies do regulamento das custas dos processos tributrios, a aprovar em portaria do Membro do Governo responsvel pela rea das finanas.

Artigo 145 Impressos

Os impressos necessrios execuo do presente diploma so aprovados em portaria do Membro do Governo responsvel pela rea das Finanas, podendo ser substitudos por modelos informatizados.

Artigo 146 Administrao Fiscal

As referncias estabelecidas neste Cdigo Administrao Fiscal reportam-se s atribuies da Direco Geral das Contribuies e Impostos e Direco Geral das Alfndegas.

Das könnte Ihnen auch gefallen