Sie sind auf Seite 1von 29

Seminrios Internos em Promoo da Sade: conceitos e possibilidades de interveno em Programas e Polticas Pblicas Ministrio da Sade Departamento de Ateno Bsica

O lazer como possibilidade de interveno nos Determinantes Sociais da Sade

fernandom@unb.br

Fernando Mascarenhas

O lazer como possibilidade de interveno nos Determinantes Sociais da Sade


Ementa. Ao longo do sculo vinte, o lazer foi incorporado no discurso sobre o desenvolvimento humano. Seus trajetos transitaram pelas bandeiras que reivindicam a necessidade de reduo das jornadas de trabalho, do direito social, da ocupao do tempo disponvel das pessoas, sejam crianas, jovens, adultos ou idosos. Na atualidade parte das construes tericas e do planejamento de atividades e aes relativas Promoo da Sade no campo da sade pblica. Mas de que lazeres o campo da sade faz seu discurso? O lazer pode efetivamente ser um indutor do desenvolvimento humano? O lazer pode ser uma estratgia de promoo da sade? Qual sua relao com os determinantes sociais da sade? Tais perguntas s podem ser respondidas por meio de reflexes coletivas que possibilitem uma leitura crtica das teorias que balizaram os conceitos de lazer na Europa e EUA e suas formulaes brasileiras a partir da realidade social do Brasil.

Caminho...
MASCARENHAS, Fernando. Entre o cio e o negcio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. 308 f. Tese (Doutorado em Educao Fsica) - Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

10 teses...

LAZER

=
ou

CIO ?

de Skhol e o ideal clssico de cio de Otium romano e o cio como oposio ao negcio docio da nobreza, do cio popular e docio como vcio da Idade Mdia = ao cio burgus ps-Revoluo Industrial

1 tese
O lazer uma fenmeno tipicamente moderno, portanto, uma inveno cultural bastante recente...

Era das Revolues (1789-1848) O jogos e passatempos da aristocracia palaciana Era do Capital (1848-1875) O cio conspcuo da burguesia ascendente Era dos Imprios (1875-1914) O quem quemde classe Era dos Extremos (1914-1991) A organizao das prticas operrias de tempo livre O direito ao lazer Era do Mercado... globalizao, terrorismo e democracia (1991-...) O mercolazer

2 tese
O Lazer, como sntese de mltiplas determinaes, expressa as condies econmicas, polticas e culturais de sua poca, observando-se a centralidade do trabalho.

3 tese
Constitui um tempo e espao prprio e de estatuto ampliado, correspondendo uma experincia orientada pelo prazer e marcada por vivncias ldicas que envolvem desde a... tradio dos jogos, dos passatempos, das festividades e da recreao... at a modernidadee ps modernidade, neo modernidadeou modernodade tardia da diverso e do entretenimento...

4 tese
O lazer, no contraditrio entre conformismo e resistncia, reinventado na e pela experincia da vida cotidiana, se sincretiza e se transforma monotonamente no tempo de longa durao.

5 tese
O lazer um (no)lugarde organizao da cultura perpassado por relaes de hegemonia, radicando-se, portanto, em vises de homem e de mundo distintas.

6 tese (a central)
O lazer, sob o ponto de vista sistmico, no mais responde funo de produo e reproduo (moral e fsica) da fora de trabalho, o que se expressa por um processo de subsuno formal, pois refuncionalizado assumindo uma posio de subsuno real ante as necessidades de reproduo ampliada do capital.

A 6 tese como sntese de mltiplas determinaes...


Taxa decrescente de valor de uso das mercadorias e a ascenso da Sociedade Involucral; Taxa crescente de explorao do trabalho e a tendncia de diminuio e ou fragmentao do tempo livre, com a acelerao dos ritmos e processos cotidianos da vida;

Disjuno entre produo de riqueza e necessidades humanas, com a relativizao do luxo e da necessidade;

O americanismo de novo tipo e o afrouxamento do puritanismo e do proibicionismo frente propagao da cultura hedonista;
A mundializao da cultura e o surgimento da Industria Cultural Globalizada;

O adeus ao Welfare State e o adeus a Teoria do Capital Humano;


A desintegrao dos Direitos Sociais; As polticas sociais de manejo social do risco e os servios sociais competitivos.

7 tese
O lazer hoje est subordinado forma mercadoria, o que significa que o mercolazer ocupa uma posio histrica tendencialmente dominante e que sua expanso segue uma lgica de desenvolvimento desigual que, sob o ponto de vista do consumo, polariza, de uma lado, um lazer rico para os ricos,e, de outro, um lazer pobre para os pobres .

O Mercolazer...
A expresso categorial mercolazer procura traduzir tanto a dinmica tendencial de mercantilizao do lazer em sua manifestao mais imediata, quando assume a forma de uma mercadoria propriamente dita, como, tambm, sua manifestao como: valor de uso prometido, quando seu poder imagtico, como coisa significante, aparece involucralmente colado ao corpo de outras mercadorias; como palco de vivncias, servindo de atrativo divertido e emprestando o estatuto do lazer a um conjunto de pontos de venda ou equipamentos de comrcio; e como compra divertida, quando o prprio processo de troca assume a identidade de uma atividade de lazer.

A PIRMIDE DISTRIBUTIVA DO LAZER:


No topo: Os 10% mais ricos que concentram 46,9% de toda a renda nacional; Para os quais predomina o melhor do mercolazer... o xtase-lazer. No meio: Sob fogo cruzado, a classe mdia, com perda real do rendimento mdio de 10,3% nos ltimos 5 anos; Para os quais tambm predomina o mercolazer, no entanto... o lazergenrico ou... o lazer de segunda-mo.

Na base: Os 56,7 milhes (33,94%) de pobres, mais os 24,7 milhes (14,6%) de miserveis; So os sem-lazer.
(PNAD/IBGE, 2001)

A ALTERNATIVA PARA OS SEM-LAZER


Os Sem-Lazer: So os setores da populao que se encontram margem do
mercado dos bens, servios e equipamentos de lazer.

Entre o conformismo e a resistncia, as alternativas so:


De um lado, as prticas de lazer espontneas verdadeiramente solidrias e, muitas vezes, at explosivas que brotam no cenrio das periferias de nossas grandes e mdias cidades, com toda sua tenso, tecendo vnculos entre trabalho, excluso, incluso e educao. De outro, o chamado lazer-solidrio ou lazer-filantrpico das polticas focalistas, materializando-se pelos programas governamentais e no-governamentais tendencialmente inspirados na filosofia de manter a juventude ocupada, balizados pelos princpios quantitativos da eficcia e pensados como uma espcie de redutor dos ndices de violncia, drogadio e vulnerabilidade social. A cpia empobrecida do MERCOLAZER, reforando sua essncia polarizadora:
LAZER RICO PARA OS RICOS X LAZER POBRE PARA OS POBRES

Ex.: As Academias de Ginstica

8 tese
O desenvolvimento do mercolazer traz consigo o esvaziamento do contedo humanizador do lazer, o que se expressa atravs do processo de sua reificao, afastando-o da possibilidade de ser vivido como uma prtica educativa multilateral, frutificadora de uma nova tica e uma nova esttica, assentada em uma nova relao entre educao, cultura, alegria e sensibilidade.

9 tese
O projeto humanizador de lazer no pode ser confundido com a busca do cio perdido, desconsiderando a hostilidade do capitalismo ao cio e sua dissoluo em processo, fazendo com que ele, o cio, subsista isoladamente ou como abstrao e referncia de valores j alcanados, portanto, como referncia de uma outra relao possvel do homem com seu tempo disponvel.

10 tese
Outro lazer possvel! ateno s relaes de hegemonia no sentido da construo de outros parmetros para a organizao do lazer, o que requer a participao na e das polticas pblicas.

PROBLEMATIZAES
DIREITO SOCIAL AO LAZER De que lazer estamos falando? LAZER DE QUALIDADE De que qualidade estamos falando? QUALIDADE SOCIAL O que fazer?

LAZER E DIREITO SOCIAL


As relaes entre lazer e direito social devem traduzir a qualidade de uma sociedade cujo acesso ao lazer tem seu reconhecimento alicerado sobre princpios como planificao, participao, autonomia, organizao, transformao, justia e democracia, deixando de ser monoplio ou instrumento daqueles que concentram o poder econmico.

PENSANDO EM POLTICA DE LAZER...


Reduo da jornada de trabalho com ampliao do rendimento; Ampliao dos direitos e proteo social do trabalhador do lazer; Definio de polticas de planejamento urbano voltadas questo da distribuio dos espaos e equipamentos de esporte e lazer; Ampliao quantitativa-qualitativa dos equipamentos de esporte e lazer disponveis populao, com financiamento pblico e gesto participativa; Ateno para o lazer associativo e privado nomercantil; Controle democrtico das polticas e programas de esporte e lazer, fixando parmetros e diretrizes para sua avaliao; Ateno para a questo do lazer ambiental ou prticas de lazer na natureza; Ateno para a formao do educador social que trabalha com o lazer.

Perspectivas
Um outro lazer cobra poltica econmica e poltica social. O protagonismo do esporte (?) como prtica social articuladora de polticas intersetoriais de lazer. A qualificao das polticas de lazer, i.., das polticas de lazerania, cobram, necessariamente, uma pedagogia crtica do lazer.

Por uma pedagogia crtica do lazer


Lazer como um fenmeno tipicamente moderno, resultante das tenses entre capital e trabalho, que se materializa como um tempo e espao de vivncias ldicas, lugar de organizao da cultura, perpassado por relaes de hegemonia.

Lazer e educao popular:


O protagonismo dos de baixo; O empoderamento na transformao da realidade; A prtica social ponto de partida: os pilares dos temas, redes e ciclos; A organizao do trabalho pedaggico: o coletivo de educadores.

As exigncias da PEDAGOGIA CRTICA DO LAZER

Lazer e educao cidad:


Exige Exige Exige Exige Exige Exige Exige Exige Exige Exige Exige rigor e pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade e bom senso; tica e esttica; conscincia do inacabamento; curiosidade, alegria e esperana; competncia e generosidade; saber escutar e ter disponibilidade para o dilogo; reconhecer que a educao ideolgica; tomada consciente de decises; sensibilidade social e compromisso poltico.

Muito Obrigado! Parabns pelo Seminrio!

Fernando Mascarenhas
fernandom@unb.br

Das könnte Ihnen auch gefallen