Sie sind auf Seite 1von 4

Perverso ou Psicopatia Ainda chamada de parafilias sexuais no DSM-IV. Est ligada a sexualidade. O perverso tem o objetivo de manipular o outro.

. Vive transgredindo normas e valores, como por exemplo a corrupo. Acha que ele o melhor, que no mundo s h idiotas e por isso ele nunca vai ser pego nas suas transgresses. Geralmente, o prazer dele est no no ato errado em si, mas fazendo o errado, ou seja, transgredir, j lhe causa prazer. c.1) Sadomasoquismo Sente prazer pela violncia sexual. c.2) Exibicionismo Os exibicionistas so capazes de ereo e orgasmo quando se expem a uma mulher desconhecida e amedrontada. c.3) Voyerismo Os espreitadores ou voyeurs masturbam-se at o orgasmo enquanto observam uma mulher/homem desconhecida se despir. O indivduo pode tambm fazer um telefone obsceno e atingir o orgasmo enquanto fala com uma mulher desconhecida. c.4) Fetichismo Algumas pessoas so atradas por objetos e no por seres humanos. So os fetichistas e o objeto de seu desejo sexual chama-se fetiche. Os fetiches mais comuns so roupas femininas, especialmente roupa ntima, sapatos, cabelos, seda, etc. Um fetichista pode ser capaz de ter relao sexual e atingir o clmax, desde que possa fantasiar seu fetiche.

Identificao de idias suicidas nos pacientes: "Se a pessoa em crise receber ajuda adequada, isto , um tipo de ajuda que lhe permita pensar sobre o problema e chegar a algumas concluses sobre solues alternativas aceitveis, a experincia pode levar a novos nveis de adaptao mais amadurecida", Beland, em 1979. Quando a pessoa est doente h elementos tanto de angstia como de medo, que se manifestam das mais variadas formas e geralmente iguais queles que aprenderam a enfrentar durante os perigos da vida. H pacientes que expressam verbalmente seus temores, outros negam sua existncia; alguns reagem com hostilidade, outros choram, e assim por diante. O profissional de sade tendo conhecimento de que a reao de uma pessoa geralmente resultado de experincias anteriores, dever identificar suas necessidades,

respostas doena e tratamento e conservar a identidade pessoal do paciente chamandoo pelo nome. A identificao e aceitao de seus hbitos e atitudes e esforo para ajudlo a adaptar-se a situaes que colocam em perigo sua sade contribuiro para que conserve sua identidade e mostrando-lhe, dessa forma, que o respeita como pessoa, fator essencial para que a segurana e a confiana dele sejam reforadas. Possuindo amplos conhecimentos fisiopatolgicos e psicossociais, o tcnico juntamente com os outros profissionais de sade que tambm cuidam desse paciente num perfeito entrosamento, ser capaz de identificar idias suicidas dos pacientes sob seus cuidados e tomar as medidas necessrias.

Tcnicas bsicas para um bom atendimento ao paciente: 1. Escolha de vocabulrio: escolher palavras condizentes com o momento, evitar grias ou palavras evasivas. 2. Facilidade de expresso: emitir as palavras de uma forma correta, demonstrando segurana naquilo que fala. 3. Compreenso: empatia, saber entender o que muitas vezes no dito de forma explcita. 4. Cortesia: tato nas relaes humanas, ou seja, no ser ofensivo, descorts. H um ditado popular que afirma: "A primeira imagem a que conta" e h grande verdade nisso. Se o primeiro contato for cordial, alegre, expansivo, este ser a imagem que cada um far do outro. Mas, mesmo isso sucedendo, se, no futuro, passarmos a adotar um comportamento hostil, grosseiro, mal educado, com certeza aquela imagem que havamos construdo ser destruda. 5. Entusiasmo: irradiar entusiasmo natural, estimulante e contagiante. 6. Imparcialidade: evitar tomar partido, no debater com o paciente, mesmo que certos comentrios no sejam simpticos a quem quer que seja. No discutir sexo, poltica, religio. 7. Pacincia: Jamais apressar o paciente ou cort-lo no meio de um desabafo. 8. Humildade: no ser o "dono da verdade". Por mais que soubermos e estudarmos sobre um dado assunto, qualquer que seja, se vivermos 100 anos, ainda haver uma enormidade de aspectos que desconhecemos. Ora, como pode o tcnico pensar que ele o mais competente, capaz e dono da verdade, sem reconhecer os outros colegas de trabalho ou mesmo as informaes dos pacientes. Cada dia pode-se aprender com os diferentes pacientes que passaro pelas mos de vocs.

9. Atualizao e Desenvolvimento:Se valorize e aprimore se tambm a cada dia mais no relacionamento com os seus pacientes, com os familiares dos seus pacientes e com a equipe multi-profissional a qual ir lidar.

Fontes Bibliogrficas Barros, Clia Silva Guimares (1995). Pontos de Psicologia do desenvolvimento. Editora tica: So Paulo Dally, Peter & Harrington, Heather (1978). Psicologia e Psiquiatria na enfermagem. E.P.U.: So Paulo. Daniel, Liliana Felcher (1983). Atitudes interpessoais em enfermagem. E.P.U.: So Paulo. Davidoff, Linda L. (1983). Introduo Psicologia. McGraw-Hill: So Paulo Marzoli, Maria Ceclia. Psicologia em Enfermagem. White, Dorothy T., Rubino, Edith & DeLorey, Philip E. Fundamentos de Enfermagem. E.P.U: So Paulo. Bock, A.M.B., Furtado, O. & Teixeira, M.L.T. (1999). Psicologias- Uma introduo ao estudo de Psicologia. Editora Saraiva: So Paulo.

Das könnte Ihnen auch gefallen