Sie sind auf Seite 1von 3

HISTRIA PROFESSORA: Dbora do Prado Lisboa TURMA: 5 ANO

descontentamento do trabalho realizado, entre outras. No Brasil Colonial o aoite era a punio mais comum. Costuma haver na frente das senzalas um pelourinho (tronco usado para amarrar o escravo para a aplicao de castigos fsicos). RELIGIO Os escravos eram proibidos de praticar sua religio de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Os senhores do engenho exigiam dos escravos que seguissem a religio catlica. Entretanto, mesmo com todas as imposies e restries, realizavam, escondidos, seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representaes artsticas e at desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.

ESCRAVIDO NO BRASIL

No Brasil, a escravido teve seu incio com a produo de acar na primeira metade do sculo XVI. Os escravos eram trazidos da frica para serem utilizados como mo-de-obra nos engenhos de acar do Nordeste. TRANSPORTE DE ESCRAVOS O transporte dos escravos trazidos da frica para o Brasil era realizado em navios negreiros. Vinham amontoados nos pores, em condies desumanas, muitos morriam antes de chegar ao destino, e para evitar a contaminao, os corpos eram jogados no mar. SENZALAS As senzalas eram galpes de porte mdio ou grande onde os escravos passavam a noite. estas senzalas eram construdas dentro da unidade de produo (engenho, mina de ouro e fazenda de caf). Eram habitaes rsticas, feitas geralmente de madeira e barro, abafadas e desconfortveis. Os escravos dormiam no cho puro de terra batida ou sobre palha e normalmente passavam a noite acorrentados para evitar fugas. MAUS TRATOS Os escravos eram constantemente castigados fisicamente. As razes para as punies eram as mais diversas, desde tentativas de fuga, desobedincia,

QUILOMBO DOS PALMARES No perodo Colonial existiram centenas de quilombos espalhados pelo Brasil, principalmente, nos estados da Bahia, Pernambuco, Gois, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. Na histria destaca-se o Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas. No ano de 1670, este quilombo abrigava em torno de 50 mil escravos e os habitantes destas unidades eram chamados de quilombolas. A condio dos quilombolas causava grande incmodo aos demais habitantes, j que eram na maioria escravos fugidos, esta situao fez com que fossem combatidos e caados pelos bandeirantes.

CAMPANHA ABOLICIONISTA Em meados do sculo XIX a escravido no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. Com o objetivo de ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Ingls aprovou em 1845 a Lei Bill Aberdeen, que proibia o trfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de pases que faziam esta prtica. O Brasil ento, pressionado, comea a sua campanha abolicionista promulgando algumas leis. LEI EUZBIO DE QUEIRS A Lei Eusbio de Queirz, promulgada em 4 de setembro de 1850, ocorreu em razo das presses feitas pela Inglaterra sobre o Brasil. Esta lei dava fim ao ao trfico negreiro. Porm, a lei no gerou efeitos imediatos na estrutura do sistema econmico brasileiro. O trfico ilegal desenvolveu-se fortemente no perodo posterior lei. LEI DO VENTRE LIVRE Lei do Ventre Livre, tambm conhecida como Lei Rio Branco foi uma lei criada e promulgada em 28 de setembro de 1871. Estra lei concedia a liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. A lei estabelecia porm, duas possibilidades para os filhos dos escravos. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores para que estes explorassem a mo-de-obra destes livres at completarem os 21 anos de idade ou poderiam ser entregues ao governo. A lei do Ventre Livre possibilitou a transio, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravido para o de mo-de-obra livre. LEI DOS SEXAGENRIOS A Lei dos Sexagenrios, tambm conhecida como Lei Sararaiva-Cotegipe, foi promulgada no ano de 1885 o Brasil. Esta lei concedia a liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. Foi uam lei injusta, pois beneficiou poucos escravos, eram raros os que alcanavam esta idade, devido a vida sofrida que levavam. Aqueles que chegavam os 60 anos de idade j no tinham mais condies de trabalho. Desta forma, a lei beneficiava mais os proprietrios, que libertavam os escravos pouco produtivos. A lei ainda apresentava um artigo que determinava que o escravo, ao atingir os 60 anos, deveria trabalhar por mais 3 anos, de forma gratuita, para seu proprietrio. LEI UREA A Lei urea foi a lei que extinguiu definitivamente a escravido no Brasil. Foi assinada no dia 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel.

DOM PEDRO I D. Pedro I foi o primeiro imperador e tambm o primeiro chefe de Estado e de governo do Brasil, governou o Brasil de 12 de Outubro de 1822 at 7 de Abril de 1831. D. Pedro I abdicou da coroa brasileira em favor de seu filho, D. Pedro II. DOM PEDRO II D. Pedro II foi o segundo e ltimo Imperador do Brasil. D. Pedro II governou de 1840, quando foi antecipada sua maioridade, at 1889 ano em que foi deposto com a proclamao da repblica brasileira. PRIMEIRO REINADO Aclamado imperador do Brasil, D. Pedro I tratou de dar ao pas uma constituio, outorgada em 1824. No incio do seu reinado, ocorreu a chamada guerra da independncia, contra as guarnies portuguesas sediadas principalmente na Bahia. Em 1824, em Pernambuco, a confederao do Equador, movimento revoltoso de carter republicano e separatista, questionava a excessiva centralizao do poder poltico nas mos do imperador, mas foi prontamente debelado. Em 1828, depois da guerra contra as Provncias Unidas do Rio da Prata, o Brasil reconheceu a independncia do Uruguai. Depois de intensa luta diplomtica, em que foi muito importante a interveno da Inglaterra, Portugal reconheceu a independncia do Brasil. Freqentes conflitos com a Assemblia e interesses dinsticos em Portugal levaram D. Pedro I, em 1831, a abdicar do trono do Brasil em favor do filho D. Pedro, ento com cinco anos de idade. PERODO REGENCIAL O reinado de D. Pedro II teve incio com um perodo regencial, que durou at 1840, quando foi proclamada a maioridade do imperador, que contava cerca de quinze anos. Durante as regncias, ocorreram intensas lutas polticas em vrias partes do pas, quase sempre provocadas pelos choques entre os interesses regionais e a concentrao do poder no Sudeste (Rio de Janeiro). A mais importante foi a guerra dos farrapos ou revoluo farroupilha, movimento republicano e separatista ocorrido no Rio Grande do Sul, em 1835, e que s terminou em 1845. Alm dessa, ocorreram revoltas na Bahia (Sabinada), no Maranho (Balaiada) e no Par (Cabanagem). SEGUNDO REINADO O governo pessoal de D. Pedro II comeou com intensas campanhas militares, a cargo do general Lus Alves de Lima e Silva, que viria a ter o ttulo de duque de Caxias, com a finalidade de pr termo s revoltas provinciais. A partir da, a

poltica interna do imprio brasileiro viveu uma fase de relativa estabilidade, at 1870. A base da economia era a agricultura cafeeira, desenvolvida a partir de 1830, no Sudeste, inicialmente nos morros como o da Tijuca e a seguir no vale do Paraba fluminense (provncia do Rio de Janeiro), avanando para So Paulo (vale do Paraba e oeste paulista). At 1930, o ciclo do caf constituiu o principal gerador da riqueza brasileira. A partir da dcada de 1850, graas aos empreendimentos de Irineu Evangelista de Sousa, o baro e depois visconde de Mau, entre os quais se destaca a construo da primeira estrada de ferro brasileira, ocorreu um primeiro surto de industrializao no pas. A base social do imprio era a escravido. Desde o perodo colonial, os negros escravos constituam a principal, e quase exclusiva, mo-de-obra no Brasil. As restries ao trfico negreiro comearam por volta de 1830, por presses da Inglaterra, ento em plena revoluo industrial. Finalmente, em 1888, aps intensa campanha abolicionista, a chamada Lei urea declarava extinta a escravido no pas. Nesse perodo, houve uma grande imigrao para o Brasil, sobretudo de alemes e italianos. Na poltica externa, sobressaram as guerras do Prata, em que o Brasil enfrentou o Uruguai e a Argentina, e a da Trplice Aliana ou do Paraguai, que reuniu o Brasil, a Argentina e o Uruguai numa coligao contra o ditador paraguaio Solano Lpez. A guerra do Paraguai (1864--1870), um dos episdios mais sangrentos da histria americana, terminou com a vitria dos aliados. A partir de 1870, a monarquia brasileira enfrentou sucessivas crises (questo religiosa, questo militar, questo da abolio), que culminaram com o movimento militar, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que deps o imperador e proclamou a repblica, em 15 de novembro de 1889. GUERRA DO PARAGUAI A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na Amrica do Sul no sculo 19. Rivalidades platinas e a formao de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a populao paraguaias. tambm chamada Guerra da Trplice Aliana (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai. IMIGRAO NO BRASIL Podemos considerar o incio da imigrao no Brasil o ano de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso pas para dar incio ao plantio de cana-de-acar.

Porm, a imigrao intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes no-portugueses, que vieram para c durante a regncia de D. Joo VI.

Em busca de oportunidades na terra nova, vieram para o nosso pas os suos, que chegaram na dcada de 20 e se instalaram no Rio de Janeiro. Os alemes, que vieram logo depois, foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, So Leopoldo) e para Santa Catarina(Blumenau, Joinville e Brusque).

Os eslavos, originrios da Ucrnia e Polnia, habitaram o Paran e vieram tambm os rabes e tambm os italianos e os japoneses.

Das könnte Ihnen auch gefallen