Sie sind auf Seite 1von 52

Alinhamento de Eixos (Tcnologia Laser)

Seo 1
Alinhamento de Eixos
1.1 Introduco ao alinhamento. 1.2 Mtodos e procedimentos em alinhamento 1.3 Benefcios do Alinhamento.

1.1 Introduco ao alinhamento Centro de Rotao. Colinearidade. Desalinhamento Medindo o Desalinhamento. Tipos de Desalinhamentos. Tolerncias de alinhamentos.

Centro de Rotao

Todos os eixos, retos ou empenados, giram em um mesmo eixo chamado centro de rotao. O centro de rotao forma uma linha reta.

Colinearidade

Dois eixos estariam colinear quando os respectivos centros de rotao formam uma nica linha.

Desalinhamento
Os eixos esto desalinhados quando os dois centros de rotao no esto colineares.

Medindo o Desalinhamento
As mquinas so chamadas de fixa e mvel.

Medindo o Desalinhamento
O centro de rotao um ponto ou linha de referncia

Medindo o Desalinhamento
O desalinhamento determinado pelo desencontro do centro de rotao da mquina mvel em relao ao da mquina fixa em dois planos.

Medindo o Desalinhamento
Vista superior Desalinhamento (Plano Horizontal)

Vista lateral Desalinhamento (Plano Vertical)

Tipos de Desalinhamentos
Desalinhamento radial

Desalinhamento angular

Tipos de Desalinhamentos
Desalinhamento radial

Tipos de Desalinhamentos
Desalinhamento angular

Tolerncias de Alinhamento

1.2 Procedimentos de alinhamento

Procedimentos de alinhamento Mtodos de Alinhamento


2.1 Relgios Comparadores 2.2 Sistema Laser

As trs etapas do alinhamento

Procedimentos de Alinhamento
As medies de alinhamento so tomados no eixo ou no acoplamento, em todos os mtodos

Procedimentos de Alinhamento O desalinhamento corrigido pelos ps das mquinas.

Procedimentos de Alinhamento
A posio dos ps deve ser calculada com base no eixo de referncia da mquina fixa ou.... O sucesso depender das habilidades ou sorte do especialista em alinhamento. Muitos movimentos sero requeridos. A preciso ser comprometida.

Mtodos de Alinhamento
Relgios Comparadores

Sistema Laser

2.2 Relgios Comparadores Mtodo Dimetro-Face

Mtodo Reverso

Mtodo Dimetro Face


O relgio do dimetro mede o desalinhamento radial. O relgio da face mede o desalinhamento angular.

Mtodo Reverso
Largamente reconhecido como o mtodo preferido de alinhamento de eixos.

2.3 Sistema a Laser

Laser simples com dois dectores

Laser simples com um dector Laser duplo com dois dectores (Mtodo reverso)

As trs Etapas do alinhamento

Pr-alinhamento
Preparao, Consulta a Manuais (Especificaes de dilatao

Trmica).
Verificaes visuais, no local. Aes no local (Verificar empenamento do eixo e ovalizao do acoplamento).

As trs Etapas do alinhamento

Alinhamento Grosseiro
Certificar-se de que os eixos esto dentro do campo. Aproximar as mquinas quando na montagem de equipamentos novos ou retiradas para reviso.

As trs Etapas do alinhamento

Alinhamento de preciso
Utiliza-se relgio comparador ou sistema a Laser. Problemas de base, ps do motor, folgas, etc. interferem em alinhamento de preciso. Definio das tolerncia. Medir, Alinhar e Documentar.

Cuidados na execuo do alinhamento a laser


Verificao excentricidade dos cubos; Calos calibrados em Inox; Dispositivos para o deslocamento lateral;

Cuidados na execuo do alinhamento a laser


P-manco; Calos calibrados em Inox;

1.3 Beneficios do Alinhamento. Vibraes. Economia de energia. Desgastes mecnicos. Vedaes Capacidade de produo. Qualidade do produto.

1.3 Beneficios do Alinhamento.


Quando eixos esto desalinhados, foras esto sendo geradas no acoplamento.

1.3 Beneficios do Alinhamento.


Estudos indicam que 50% de todas as mquinas quebram por desalinhamento. Algumas pesquisas indicam que mais de 90% das mquinas funcionam fora das tolerncias de alinhamento recomendadas.

Vibraes

Vibraes
Medindo vibrao: Vibraes Horizontais indicam desbalanceamento (H) Vibraes Verticais indicam desgaste ou perda da rigidez da fundao (V) Vibrao axial indica desalinhamento (A)

Economia de Energia
O alinhamento correto pode reduzir o consumo de energia em aproximadamente 15%, ou mais

Sries de Alinhadores

Equipamentos disponveis para todo tipo de aplicao de alinhamento e paralelismo de mquinas. Parceria 01Db e ICRO

Quem a Easy Laser?


Easy Laser o novo conceito em alinhamento utilizando o que h de mais novo em tecnologia em alinhamentos e geometria de mquinas.

Modelos para todo tipo de trabalho


A Easy Laser possui uma gama completa de equipamentos para todo tipo de alinhamento de mquinas e geometria, com fcil operao e excelente relao custo benefcio.
Linha D450
Sistema de alinhamento de eixo bsico, com desempenho e potencial para expanso para o nosso sistema mais avanado. Projetado para usurios que querem um sistema de medio adequado, seguro e de baixo custo para mquinas horizontais. Possui 5 programas e funes: Alinhamento horizontal, p manco, funo para compensao da dilatao trmica e verificao da tolerncia do alinhamento. Conta com memria para armazenamento de at 1000 trabalhos e possui software Easy Link para auxlio na edio de relatrios automticos.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D505
Tem todos os programas e funes para alinhamento das mquinas rotativas. Possui o programa Easy Turn que permite o alinhamento com menos de 40 de giro dos eixos. Possui 14 programas e funes: acumula os 5 programas da Linha D450, Easy Turn, alinhamentos de cardans, alinhamentos de mquinas verticais flangeadas, alinhamento de trens de mquina com at 10 mquinas, REFLOCK qualquer dos ps pode estar bloqueado como referncia, medies peralelismo e angularidade dinmicos, mostra valores para retirada de medidas dinmicas, funo vibrao e o programa para BTA Digital.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D550 ATEX
Tem todos os programas e funes para alinhamento das mquinas rotativas. Possui o programa Easy Turn que permite o alinhamento com menos de 40 de giro dos eixos. Possui 14 programas e funes conforme modelo D505 j apresentado mas com a robustez e eficincia para trabalhos em reas potencialmente explosivas.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D600 - Mquinas
Sistema verstil para medidas geomtricas. Confivel e de utilizao amigvel fazem dele um equipamento simples para medir qualquer geometria. Mediante sua necessidade, adicione os acessrios para promover a medio do seu propsito. Aplicaes tpicas: Linearidade, planicidade, perpendicularidade, paralelismo e direo de fuso de mquinas ferramentas, construes mecnicas, etc.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D630 - Extrusoras
Sistema designado para medir a linearidade e direo de apontamento em tubos de extrusoras. O desing do equipamento permite a medio rpida, precisa e segura. Para dimetros a partir de 20mm e controle de at 150 medies. Aplicaes tpicas: Linearidade, planicidade, perpendicularidade, paralelismo e direo de fuso de mquinas ferramentas, construes mecnicas, etc.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D650 Line Bore
Sistema designado para medir a linearidade de centros de mancais na linha de produo ou no campo. Construdo para a mais alta preciso de medida. Medies em mancais fechados e abertos com a mesma simplicidade. Manipula at 150 posies de medidas. Aplicaes tpicas: Virabrequins e eixos de comando de motores de combusto interna, peas de posicionamento de mquinas ferramenta.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D660 Turbinas
Sistema designado para medir a linearidade de mancais de deslizamento e diafragmas, onde h mancais divididos de dimetros diferentes, principalmente em turbinas. Configurao e procedimentos de medies simples. Manipula at 150 posies de medidas. Aplicaes tpicas: Diafragmas e mancais de deslizamento de turbinas e compressores.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D670 Paralelismo
Para medies de paralelismo em rolos e tolerncias em diversas aplicaes. At 150 rolos ou objetos podem ser medidos. Qualquer objeto ou linha base podem ser usados como referncia. Voc tambm pode utilizar o sistema para medies de nvel, linearidade e planicidade. Aplicaes tpicas: Paralelismo, linearidade, planicidade e nvel de mquinas de papel, prensas, rolos, etc.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D800 Mquinas
Um novo e revolucionrio sistema que encurta consideravelmente o tempo de medio e alinhamento. Usa o SpinLaserTechnology. Isto significa que um laser com varredura constante de 360 utilizado para a realizao das medies, possibilitando voc colocar o detector em qualquer lugar no setor do laser e efetuar a leitura. Aplicaes tpicas: Linearidade e planicidade de mesas de mquinas e fundaes, planicidade de flanges, paralelismo entre mesas de prensas, etc.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D90 BTA Compact
Para alinhamentos simples e rpido de acionamentos por correias. A ferramenta ajustada em um segundo e a linha do laser projetada claramente nos alvos mostrando como voc precisa ajustar as mquinas. Compacto e simples. Satisfatrio para a maioria dos tipos de acionamento por correias em V, correias sincronizadoras, correias planas e acionamentos por correntes.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D150 - BTA Digital
Para alinhamentos simples e rpido de acionamentos por correias. Exibio das leituras em tempo real no display do equipamento. Os resultados podem ser avaliados e corrigidos on-line.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D160 - BTA Digital
Para alinhamentos simples e rpido de acionamentos por correias. Exibio das leituras em tempo real no display do equipamento. Os resultados podem ser avaliados e corrigidos on-line. O display independente torna tudo isso ainda mais fcil, pois voc pode ler e acompanhar o ajuste no ponto exato da mquina onde o ajuste est sendo feito. O display tambm possui iluminao traseira para uma excelente visibilidade em condies de pouca iluminao.

Modelos para todo tipo de trabalho


Linha D130 EX - BTA Digital
Para alinhamentos simples e rpido de acionamentos por correias. Fabricado com a mais alta tecnologia de materiais para aplicao em reas potencialmente explosivas, estando totalmente conforme a legislao vigente.

Acessrios

Acessrios
Guias magnticas para montagens axiais Acessrio Padro Guias paralelas

Hastes longas

Bases magnticas

Shaft Brackets
Guias magnticas para montagens axiais Guias corredias para eixos no giratrios

Acessrios
Guias para Cardan com montagens paralelas

Hastes longas e pequenas

Das könnte Ihnen auch gefallen