Sie sind auf Seite 1von 7

PERFIS INDUSTRIAIS

PIPOCA DOCE

PERFIS INDUSTRIAIS
Este perfil industrial faz parte do Programa Ao Integrada de Desenvolvimento em Municpios Mineiros implementado pela Companhia Energtica de Minas Gerais (Cemig), em parceria com o Instituto de Desenvolvi mento Integrado de Mi na s Gerais (INDI), v isando despertar empresrios em potencial, interessados em iniciar um empreendimento de pequeno porte. O INDI, empresa vinculada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico (SEDE) e mantida pela Cemig e pe lo Banco de Desenvolvime nto de Minas Gerais (BDMG), tem por objetivo a consoli da o do parque industrial mineiro. A srie Perfis Industriais apresenta sugestes para a implantao de empreendimentos produtivos e de servios, que podem ser executados a partir da aplicao de capitais relativamente pequenos. Cada estudo constitui um passo inicial, podendo os interessados na implantao de determinado empreendimento procurar o INDI e os escritrios regionais da Cemig, para que sejam analisados mais detalhadamente os aspectos que exigirem maior aprofundamento. O INDI est sempre disposio do empresrio para fornecer informaes complementares, realizar pesquisas adicionais ou prestar assistncia, tanto na fase de elaborao do projeto quanto em seu acompanhamento junto aos rgos do Governo.

FBRICA DE PIPOCA DOCE


Este perfil apresenta instrues para implantao de uma fbrica para a produo de pipoca doce de alta qualidade. Descreve o processo de produo e apresenta um fluxograma e "layout" bsico da fbrica. Os dados apresentados so indicativos e servem de base para a anlise do empresrio sobre a viabilidade do investimento.

ASPECTOS GERAIS
A pipoca um alimento obtido pelo aquecimento alta temperatura e presso do milho desgerminado (tambm chamado de canjica ou canjico). No necessrio que o empreendimento se localize prximo ao fornecedor de matria-prima. No entanto, existem problemas para a aquisio do milho desgerminado devido ao pequeno nmero de fornecedores que dominam o mercado. Por essa razo, importante manter um estoque adequado de matriaprima, para evitar interrupes no processo produtivo. Uma alternativa pode ser a compra de milho integral, mais fcil de ser obtido no mercado, e executar o processo de desgerminao na prpria empresa. Todavia, necessria a utilizao de equipamento apropriado (canjiqueira). O mercado de pipoca doce exige qualidade e apresenta tendncia de procura por pacotes de maiores dimenses (75 g). Os principais canais de distribuio so as redes de supermercados e os atacadistas do ramo de produtos alimentcios. O energtico comumente utilizado no processo de fabricao o GLP - Gs Liqefeito de Petrleo.

REQUISITOS PARA PRODUO


Capacidade de produo:
200 fardos/dia de 50 pacotes de 75 g; 400 fardos/dia de 50 pacotes de 15 g; 2 turnos de 8 horas em 260 dias/ano.

PROCESSO PRODUTIVO
Etapas:
1. O milho desgerminado colocado dentro dos canhes. Os canhes so aquecidos e posteriormente destravados para a sada da pipoca. A pipoca expandida obtida atravs do contato do milho, desgerminado e aquecido, com a temperatura ambiente. 2. Aps a obteno da pipoca, conveniente passar o produto na peneira centrfuga para separar o refugo e aproveitar o produto de melhor qualidade. 3. A pipoca apresenta, ainda, um teor de umidade que compromete sua qualidade, pois poder murchar e tornar-se pouco comercivel. Para que o produto fique bem seco, faz-se necessria a utilizao de um secador. 4. O produto adquire sua caracterstica principal, ou seja, o sabor adocicado, atravs da mistura do melado pipoca. Esse processo realizado no melaceador. O melado produzido misturando-se acar e gua na proporo de 2 x 1, aquecendo-se at desaparecer o grnulo do acar. O melaciamento deve ser feito a quente. O rendimento mdio na proporo de 2,5 litros de melao para 60 litros de pipoca. 5. A pipoca, j melaceada, depositada em silos, para posterior envasamento. A embalagem do produto deve ser de polipropileno, para manter a qualidade, evitar a penetrao de umidade, mantendo por mais tempo as caractersticas do produto.

Galpo: 150 m 2. Mquinas e equipamentos principais:


6 mquinas de estourar (canhes); 5 melaceadores ou drajeadeiras; silos; mquina empacotadeira; balana; instalaes industriais diversas; 1 veculo.

Matrias-primas, material de embalagem, insumos:


milho desgerminado; acar; filme plstico; sacolas plsticas; gs GLP; energia eltrica.

Mo-de-obra necessria
4 operadores de canho; 8 operadores de drajeadeiras; 4 empacotadores; 1 motorista, 1 ajudante, 1 auxiliar administrativo; 1 gerente (proprietrio).

PLANO DE INVESTIMENTO
Esto relacionados a seguir os itens a serem considerados no levantamento de recursos necessrios para investimento e projeo anual de receitas, custos e lucros. 1. Investimento fixo (necessrio para a operao da empresa): terreno; galpo; mquinas e equipamentos; mveis e utenslios; veculos; eventuais (10% do valor do investimento fixo). Capital de giro (recursos necessrios para a empresa iniciar e manter sua atividade operacional): caixa mnimo (recursos para despesas rotineiras); matrias-primas, embalagens e materiais secundrios; financiamento das vendas; insumos e servios bsicos; mo-de-obra. Investimento total: investimento fixo + capital de giro Custos fixos anuais (ocorrem independentemente da produo e vendas): salrios + encargos sociais (mo-de-obra indireta) pr-labore; contabilidade; depreciao; aluguis manuteno material de expediente outros (3% sobre a soma).

5.

Custos varivies anuais (variam proporcionalmente ao volume de produo e vendas): matrias-primas mo-de-obra direta e encargos materiais secundrios embalagens insumos impostos fretes comisses sobre vendas Custos anuais totais: custos fixos + custos variveis. Custo unitrio do produto (rateio dos custos fixos e custos variveis diretos): compreende a soma entre: custo fixo unitrio (custo fixo unidades produzidas) + custo varivel direto unitrio (matriasprimas, embalagens, mo-de-obra direta, insumos unidades produzidas). Custo de comercializao (custos percentuais que incidem sobre o preo de venda): (%) impostos; (%) comisses; (%) expedio. Margem de lucro (lucro desejado) percentual definido de acordo com a poltica de vendas da empresa; deve levar em conta aspectos de mercado e concorrncia. Preo de venda (PV): PV = custo unitrio do produto 1 - (custo de comercializao em % + margem de lucro em %) Receitas operacionais (resultam da projeo das vendas durante o ano): quantidade de produtos destinados venda x preo de venda estimado. Lucro operacional: receitas operacionais - custos anuais totais.

6. 7.

2.

8.

9.

3.

4.

10.

11.

12.

Das könnte Ihnen auch gefallen