Sie sind auf Seite 1von 3

ORGANIZAO DE EVENTOS NO SEGMENTO FORMATURA

Andria de Lima Bisiewicz (Turismo/UNICENTRO) Pedro Sanches Lemes (Orientador) e-mail: andreiatur8@hotmail.com

Palavras-chave: eventos, organizao, planejamento. RESUMO A importncia da participao na operacionalizao de um evento e da observao dos processos de pr-evento, evento e ps eventos, ficou demonstrado neste estgio na Empresa Mega Eventos Formaturas. Contatou-se que a empresa alcana um dos seus objetivos que manter os clientes atuais e buscar novos clientes, por meio do trabalho em equipe e do desenvolvimento de ofertas que satisfaam a demanda. INTRODUO Os eventos, como atividade de elevada expresso e importncia econmica em face de sua relao com o turismo, lazer e negcios, um fenmeno multiplicador de negcios. Usado como oportunidade de fuga da rotina, que tem como principal finalidade reunir pessoas, eles geralmente acompanham as tendncias de mercado nos vrios setores produtivos, por esse motivo, o setor de eventos caminha lado a lado com o turismo, sendo usado como principal instrumento para minimizar a sazonalidade que est presente na maioria dos destinos tursticos. O presente resumo contm informaes que resultam do estgio realizado na empresa Mega Eventos Formaturas, especializada na rea de eventos, nos meses de janeiro e fevereiro do ano de 2007. O objetivo geral do estgio foi identificar o processo de planejamento, realizao e avaliao de um evento.

MATERIAIS E MTODOS A metodologia empregada neste estudo foi baseada em Cervo &, Bervian (1983). Para o referente estgio foi utilizada a pesquisa bibliogrfica, que embasou teoricamente esta pesquisa. Os conceitos e consideraes sobre evento, tema principal desta pequisa, foram estudados em Martin (2003). Pela pesquisa documental foi possvel analisar documentos da empresa Mega Eventos Formaturas, com o propsito de conhecer os trabalhos j realizados pela empresa e comparar com as caractersticas dos eventos realizados durante o estgio. Por fim, a observao direta da estagiria foi importante para conhecer os processos de trabalho dos colaboradores, para viver a

realidade de um evento de formatura e ainda atuar no seu planejamento , organizao e realizao.

RESULTADOS E DISCUSSOES Durante o estgio no setor de pr-eventos, foi possvel avaliar as atividades realizadas pelos funcionrios do setor e considerar que o processo de organizao realizado pela empresa atinge os objetivos esperados pelos formandos. Alm disso, outro ponto positivo da empresa que ela conta com um sistema de avaliao do evento no qual, de posse das informaes obtidas e atravs da anlise dos eventos j realizados, ela busca melhorar o prximo. Martin (2003) explica que se a primeira fase for bem-feita, a realizao do evento tem grande possibilidade de ser um sucesso, pois haver uma boa base para que a organizao da estrutura operacional do evento possa acontecer sem grandes problemas. No setor de montagem o servio de revelao de fotos terceirizado e, tambm, responsvel por todo material rejeitado pelos consumidores que ficam armazenados por determinado perodo e, posteriormente, so relacionados e enviados para o servio de tele-marketing, que por meio de novos contatos tenta vender as fotos descartadas por preos inferiores. No perodo de estgio foi possvel participar da organizao de trs eventos realizados pela empresa durante os quais, foi possvel acompanhar todo o processo de organizao e realizao, exercendo as diversas funes que so necessrias para o desenvolvimento da atividade, sendo que, foi observado que a empresa Mega Eventos segue o sistema de organizao por fases. Segundo Martin (2003), todo evento independente do tipo, tamanho, objetivo ou abrangncia passa por trs fases distintas: o pr-evento, o evento e o ps-evento. Essa forma de planejamento da atividade obtm resultados positivos, que se refletem em novos contratos de prestao de servios e tambm retorno financeiro. CONCLUSO Com o total apoio da empresa durante o desenvolvimento da atividade e na participao da organizao e realizao dos eventos, foi possvel concluir que as experincias obtidas durante todo o perodo de estgio so de importncia no ponto de vista profissional, pois existem diversas situaes que somente so compreendidas e solucionadas a partir do momento que so presenciadas. Pela complexidade, amplitude e importncia de um evento, o planejamento a base para que toda atividade tenha um bom desenvolvimento, da mesma forma a empresa considera a experincia como um fator decisivo durante a realizao de um evento. Por esse motivo, a empresa incentivou que a estagiria participasse do processo de planejamento, da realizao e da avaliao de um evento.

REFERNCIAS MARTIN, Vanessa. Manual Prtico de Eventos. So Paulo: Atlas, 2003. CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Cientfica. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

Das könnte Ihnen auch gefallen