Sie sind auf Seite 1von 4

HERMENUTICA JURDICA apostila II A Cincia da Hermenutica Jurdica e o seu Estatuto Terico Contemporneo

No mbito da teoria do conhecimento tornou-se habitual afirmar que a hermenutica pode ser definida, em linhas gerais, como teoria ou filosofia da interpretao do sentido. Tal significa dizer que h um reconhecimento de que as expresses humanas contm componentes significativos, que tem de ser conhecidos como tais pelos sujeitos sociais e transportados para o seus prprios sistemas de valores e significados. Segundo Bleicher, trata-se de saber como possvel e de que forma se constitui este processo de percepo, bem como se tornam objetivas as descries de sentido subjetivamente intencionais, eis que passam sempre pela subjetividade dos intrpretes. No seu livro Hermenutica contempornea, Josef Bleicher visa dar uma panormica das principais tendncias do pensamento hermenutico contemporneo e apresenta os diversos problemas da hermenutica, definida como teoria da definio do sentido - a hermenutica como exegese textual, a hermenutica filosfica e a hermenutica crtica.

A problemtica da Hermenutica Jurdica: avanos e recuos


Afigura-se inelutvel que a dogmtica jurdica que informa o pensamento jurdico vigente e conservador no consegue mais dar conta de uma srie de desafios e demandas sociais atinentes sociedade atual. Os instrumentos e institutos jurdicos utilizados pelos operadores do direito, na sua maioria no respondem ou sequer se adequam aos fenmenos sociais que lhe do causa. A dogmtica jurdica no revela que a linguagem e o discurso jurdico contemporneo, ao mesmo tempo em que criam instituies, legitimam o poder institudo, concedem atributos, alienam e procuram convencer que o seu instrumental argumentativo preciso, claro, direto, visando - pretensamente - o bem estar social da comunidade em que atua. De acordo com os seus principais crticos, a norma jurdica, e sua interpretao oficial/oficiosa, vai outorgar, em consequncia, uma pauta de comportamentos e condutas sociais permitidas e outras proibidas, instituindo uma lgica e uma racionalidade da dominao. Destarte, Ricoeur concebeu que a linguagem - principalmente a jurdica - no se reduz simplesmente lngua enquanto cdigo de signos fonolgicos e lxicos, virtual e alheio ao tempo. O discurso constitui-se como uma fala, ou seja, uma enunciao que utiliza concretamente os signos do cdigo, um acontecimento situado no tempo, remetendo ao locutor, quele que fala graas a todo um conjunto de palavras, como os pronomes pessoais, os adjetivos possessivos, etc. Enquanto o sistema da lngua composto unicamente de signos que se referem uns aos outros, como num dicionrio, o discurso sempre pretende referir-se a outra coisa: afirma descrever um mundo exterior, designar objetos e caracteriz-los. O discurso no se apresenta apenas como um ato de linguagem que vincula o sujeito que fala e com quem fala, mas insere-se no jogo de linguagens de Ludwig Wittgenstein, isto , num conjunto que tambm comporta aes coletivas. O discurso s adquire sentido se inserido numa situao onde vrias pessoas agem e falam umas com as outras. O tal jogo de linguagem est bem patente, como instituio que mescla de forma inseparvel discurso e prticas polticas cotidianas, atos de linguagem e aes, nos laboratrios, nas salas de aula, nos tribunais e nos processos judiciais. A ideologia jurdica positivista enquadrou-se como uma prtica social constituda por um conjunto articulado de discursos jurdicos que se caracterizam por um peculiar mecanismo

(reconhecimento/desconhecimento), que produz como efeito a instituio muitas vezes inconsciente de representaes (sentenciais, doutrinrias, jurisprudenciais, etc.).

Hermenutica crtica do saber jurdico


Esta hermenutica tem como referncia terica uma pressuposta teoria das ideologias, denunciando as formas ideolgicas do Direito, bem como a funo ideolgica que as denominadas cincias do Direito tm na sociedade, postura defendida, neste particular e dentre outras matrizes, pela conhecida Teoria Crtica do Direito, que se constitui, como uma crtica a certas teorias jurdicas, em especial, ao positivismo jurdico. D-se enfoque ao centro das condies humanas do discurso e da linguagem, ocupando, com a pragmtica, o ncleo das investigaes filosficas sobre os temas/conhecimentos jurdicos das mais diversas ordens. Parte-se do pressuposto de que a produo de sentido deste discurso e de sua linguagem est intimamente conectada com as relaes de poder desenvolvidas em todos os nveis da sociedade.

Contornos polticos e filosficos


Parte-se de uma abordagem interdisciplinar, buscando elementos e instrumentos de anlise na antropologia, sociologia, psicanlise, semiologia, filosofia, etc., com a desvinculao dos efeitos sociais das falas e dos silncios daquilo que somos induzidos a dizer ou interpretar a partir da cultura jurdica dominante. Importa trazer para dentro da abordagem jurdica dos fatos sociais a problematizao da relao entre saber e poder, descomplexificando-se os conflitos sociopolticos, apresentados pela Teria Positivista do Direito como simples relaes individuais harmonizveis pela norma e ordenamento jurdico. Visa-se interrogar sobre o carter emancipatrio do Direito, tendo em vista a formao de uma sociedade materialmente justa, em consonncia com os ideais do Estado Democrtico de Direito. Fomentar a instituio de uma conscincia participativa nos operadores do direito, permitindo a eles (juzes, advogados, etc.) o necessrio e inevitvel engajamento nos mltiplos processos decisrios (sentenas, aes judiciais, etc.) como fatores de mediao das demandas sociais, oportunizando uma nova relao entre tcnica jurdica e prtica poltica. Procura alar a Filosofia do Direito um carter de filosofia poltica do Direito, o que implica reconhecer e tomar como pressuposto que temas como democracia, totalitarismo, direitos humanos, dentre outros, ocupam um lugar maior do que a discusso sobre os conceitos tpicos do Direito. Ao fim e ao cabo, a hermenutica precisa estar adequada sociedade pluralista ou chamada sociedade aberta, entendida como o conjunto integral dos elementos sociais, econmicos, culturais e polticos que integram determinada comunidade, reconhecendo, a partir da as tenses que a caracterizam e dimensionam seus conflitos.

Retrica
A Retrica partilha com a Potica e a Hermenutica o terreno do discurso articulado em configuraes mais extensas do que a frase ou unidade mnima em que algum diz algo a algum sobre alguma coisa, realizando a trplice mediao entre homem e mundo, homem e outro homem e homem e si mesmo . O discurso retrico o mais antigo discurso racional hiperfrstico do Ocidente , nascido com o advento da Filosofia no sc . VI A.C., mas dominado pela ambio de cobrir campo inteiro do uso discursivo da linguagem. O modelo retrico de argumentao pretendeu apoderar- se de toda a esfera da razo prtica (moral , direito , poltica) e do campo inteiro da Filosofia.

Orientada para o ouvinte, a argumentao retrica uma tcnica de persuaso em que dizer fazer, conquistar o assentimento do auditrio e, por isso , o discurso retrico ilocutrio e perlocutrio. Comparado com o texto da Retrica, o da Hermenutica pode conter frases argumentativas, mas estas no pretendem, como na Retrica, criar a situao de univocidade a favor de uma interpretao privilegiada mas manter aberto um espao de variaes de sentido sem a ambio da vitria.

Tpica
Muito embora no tenha surgido com Aristteles, seno que unicamente o nome tpica, foi com o filsofo grego que a tpica ganhou expresso. A tpica um antigo patrimnio intelectual da cultura mediterrnea que emerge antes de Aristteles, junto com ele e floresce depois dele. A tpica, no entender de Aristteles, pertence ao campo da dialtica, de onde as premissas so fixadas conforme a opinio comum. Para Viehweg a tpica uma tcnica de pensar por problemas, desenvolvida pela retrica. Ela se desdobra num contexto cultural que se distingue claramente nas menores particularidades de outra de tipo sistemtico dedutivo. A tpica encontrada no ius civile, na civilstica atual e em outros campos. O seu alvo foi transformar a jurisprudncia em Cincia do Direito atravs de sistematizao dedutiva.

Lgica
A Lgica Jurdica estuda os princpios e regras que auxiliam o jurista nas suas operaes intelectuais de elaborao, interpretao e aplicao do Direito . Todos utilizamos tais ferramentas da lgica no trato dirio com os problemas de direito. Mesmo inconscientemente fazemos dedues, indues, raciocinamos, elaboramos proposies as mais diversas. A Lgica Jurdica um instrumento necessrio ao estudo em todos os campos do Direito, cuidando dos raciocnios prprios ao mundo jurdico.

Argumentao
Acerca da tcnica argumentativa, o comportamento reflexivo, no se trata de dominar o texto, mas sim deixar-se dominar pelo texto, pois a significao histrica de seu contedo que deve chegar ao intrprete sob pena de no superar o problema do distanciamento temporal e histrico. A compreenso pauta-se no teor histrico e dialtico, com o fito de propiciar a participao e abertura sob a experincia do intrprete, gerando um acordo. Para Gadamer, quando compreendemos um texto, no nos colocamos no lugar do outro, nem o caso de pensar que se trata de penetrar a atividade espiritual do autor. Trata-se de apreender simplesmente o sentido, o significado, a perspectiva daquilo que nos transmitido. Trata-se em outros termos, de apreender o valor intrnseco dos argumentos apresentados. O que denominamos senso comum consiste numa srie de crenas admitidas no seio de uma determinada sociedade, que seus membros presumem ser partilhadas por todo ser racional. No obstante, ao lado dessas crenas, existem acordos, prprios dos partidrios de uma disciplina particular, seja ela de natureza cientifica ou tcnica, jurdica ou teolgica. Tais acordos constituem o corpus de uma cincia ou tcnica, podem resultar de certas convenes ou da adeso a certos textos, e caracterizam certos auditrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen