Sie sind auf Seite 1von 8

DIREITO CONSTITUCIONAL

Curso LFG Curso para concursos da PF, PRF, PM, PC e DETRAN, etc...
Aula 1/ Parte 1 22/09/2011

Conceitos de Constituio
I.

No sentido sociolgico, constituio segundo Ferdinand Lassale, definida como a soma dos fatores reais de poder que emanam da populao. Para Ferdinand, constituio no uma folha ou um documento, mas sim essa soma dos fatores reais de poder que emanam da populao. Para o autor, todo agrupamento humano tem uma constituio. No sentido poltico, constituio definida segundo Carl Schimitt, como uma deciso poltica fundamental da populao. Portanto, quando a populao decide mudar algo. Assim como Ferdinand, Carl no ver a constituio como um documento. Este tipo de constituio tida muitas vezes como uma posio decisionista, devido ao fato de a populao tomar a deciso. No sentido jurdico, este o conceito mais importante de constituio (e o que mais cai em concursos). De acordo com o austraco Hans Kelsen, constituio uma lei (mas no uma lei qualquer), constituio a lei mais importante do ordenamento jurdico. Segundo Kelsen, ordenamento jurdico um sistema hierrquico de normas.

II.

III.

a)

O ordenamento jurdico brasileiro piramidal, a constituio federal a que fica no topo da pirmide (devido ao fato de se a mais importante hierarquicamente).
Constituio Federal. Lei complementar; lei ordinria; lei delegada; medida provisria; decreto legislativo; resoluo. Atos infralegais (decretos, portarias, etc...)
Tem a funo de regulamentar a lei que lhe superior.

## Tratados internacionais podem ingressar no direito brasileiro? Sim. Porm antes passam por certos procedimentos: a) Assinatura da presidente da repblica; b) Aprovao do congresso federal (por referendo) atravs de decreto legislativo; c) E por fim, decreto presidencial. ## Qual a hierarquia dos tratados internacionais? a) Em geral os tratados internacionais ingressam no direito brasileiro com fora de lei ordinria. b) Os tratados internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados pelas duas casas do congresso nacional em dois turnos (duas votaes) e por 3/5 (trs quintos) dos membros tero hierarquia de emenda constitucional. c) Os tratados internacionais sobre direitos humanos, mas no aprovados como no caso do anterior tero hierarquia supralegais (acima das leis) e infraconstitucionais (abaixo da constituio), ou seja, no segundo degrau da pirmide.

** Ainda h mais um conceito de constituio dentro do sentido jurdico: constituio


o pressuposto de todas as leis, ou seja, para que uma lei seja vlida, precisa ser compatvel com a constituio, sendo assim, ser uma lei constitucional. A no compatibilidade com a constituio caracteriza as leis inconstitucionais (leis invlidas).

Classificaes das constituies:


a) Quanto ao Contedo: a constituio pode ser material ou formal.

Constituio Material: aquela que possui apenas matria constitucional, em um ou mais documentos. So exemplos, aquelas que falam da estrutura do estado, organizao do estado, etc... Constituio formal: aquela que alm de possuir matria constitucional tambm possui outros assuntos. A constituio brasileira formal. Exemplo: o colgio Pedro II localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita federal (CF88, art. 242, 2). Percebe-se ento, que alm de matria constitucional ela ainda trata de outros assuntos (que no so do direito constitucional).

b) Quanto forma: a constituio pode ser escrita ou no escrita (costumeira).


Constituio Escrita um documento solene. A constituio brasileira uma constituio escrita. Constituio no escrita (ou costumeira) aquela que fruto dos costumes da sociedade. Exemplo, a constituio da Inglaterra.

c) Quanto ao modo de elaborao: a constituio pode ser dogmtica ou histrica. Constituio dogmtica aquela que fruto de um trabalho legislativo especfico. A constituio brasileira dogmtica. ## Todas as constituies brasileiras foram dogmticas? Por que dogmtica? Sim, todas as constituies brasileiras foram dogmticas. dogmtica porque ela reflete os dogmas de um momento da histria, os pensamentos de um momento na histria. como se fosse a foto de uma poca. Constituio Histrica aquela que fruto de uma lenta evoluo histrica. Exemplo, a constituio da Inglaterra. d) Quanto origem: a constituio pode ser promulgada, outorgada, cesarista ou pactuada (ou dualista). Constituio Promulgada a constituio democrtica. aquela que feita pelos representantes do povo. A constituio brasileira de 1988 promulgada. As de 1891, 1934 e a de 1946 tambm foram... Constituio Outorgada aquela imposta ao povo pelo governante. As constituies brasileiras de 1824, 1937, 1967 e 1969 foram outorgadas. Constituio Cesarista aquela feita pelos governantes e submetida apreciao do povo, mediante referendo. Constituio pactuada aquela que nasce do acordo entre foras polticas de um pas. e) Quando a extenso: a constituio pode ser sinttica ou analtica

Constituio Analtica a constituio mais extensa, prolixa. A CF88 analtica. Constituio Sinttica a mais resumida, concisa. Exemplo, a constituio dos Estados Unidos (1787).

f) Quanto Finalidade: a constituio pode ser garantia ou dirigente.

Constituio Garantia aquela que apenas prev os direitos fundamentais ( uma carta declaratria). Constituio Dirigente a que, alm de prev os direitos fundamentais, ela tambm fixa metas estatais, isto , ela diz quais so as metas ou objetivos que o estado deve alcanar. A constituio brasileira de 1988 dirigente, pois alm de fixar inmeros direitos fundamentais, ela ainda fixa metas estatais (exemplo, art. 3 da CF88).

g) Quando estabilidade: a constituio pode ser imutvel, rgida, semirrgida (ou


semiflexvel) ou flexvel. * Esta a classificao que mais cai em concursos... Constituio Imutvel a que no pode ser alterada. Constituio Rgida a que exige um procedimento mais rigoroso para ser alterada. A constituio brasileira de 1988 rgida. Para se fazer uma emenda Constituio brasileira o qurum tem que ser de 3/5 (trs quintos) dos votos dos respectivos membros (CF88, Art. 60, 2). Constituio semirrgida aquela que em parte rgida e em parte flexvel para ser alterada. Constituio Flexvel aquela que para ser alterada exige o mesmo processo destinado s outras leis ( a mais fcil de ser alterada). Quadro geral das classificaes da Constituio federal de 1988 Quanto origem PROMULGADA Quanto forma ESCRITA Quanto ao modo de elaborao DOGMTICO Quanto ao contedo FORMAL Quanto extenso ANALTICA Quanto finalidade DIRIGENTE Quanto estabilidade RGIDA

** Alm de possuir um procedimento mais rigoroso para que ocorra sua


alterao, a constituio brasileira possui um conjunto de matrias que no podem ser retiradas (suprimidas) do texto constitucional. Tais matrias so as chamadas Clusulas Ptreas (CF88, Art. 60, 4).
Aula 1/ Parte 2 27/09/2011

Clusulas Ptreas

Clusulas Ptreas so conjuntos de matrias previstas no texto constitucional que no podem ser suprimidas. As clusulas ptreas esto previstas na CF88, Art. 60, 4. ## Quais so elas? So 4: I. Forma Federativa de Estado (ou federao), isto , a unio de vrios estados, formando um Estado maior e mantendo cada estado uma parcela de autonomia. Portanto, no se pode acabar a Federao no Brasil.

** A CF88 probe a emenda tendente a abolira a Federao. Por


exemplo, uma emenda que retira dos estados grande parte de sua autonomia legislativa ou tributria ser proibida, pois ela est caminhando no sentido de abolir a federao. ## A Repblica uma Clusula Ptrea? No. A Repblica no esta prevista no rol das clusulas ptreas na CF88, Art. 60, 4. Por outro lado, o STF j decidiu que a Repblica uma clusula ptrea implcita, no podendo, portanto, o Brasil alterar a Repblica para Monarquia. ## O Presidencialismo uma clusula ptrea? No. O sistema presidencialista de governo no uma clusula ptrea, significando, portanto, que pode ser alterado para parlamentarismo atravs de emenda constitucional.

II.

O Voto. ## Mas que voto? O Voto Direto, Secreto, Universal e Peridico.


a) Voto Direto aquele que o povo escolhe seus representantes

(sem intermedirios).

** Existe na CF88 um caso de voto indireto. Isto ocorre quando


por algum motivo o presidente da repblica e o vice deixam o cargo nos dois ltimos anos de mandato (a teremos eleies indiretas no congresso nacional, no prazo de 30 dias. O congresso ento escolher o novo presidente). Por outro lado, se o presidente e o vice deixam o cargo nos dois primeiros anos de mandato, ento teremos novas eleies diretas no prazo de 90 dias (CF88, Art. 81, 1 e 2). O novo presidente s ficar no cargo at o final do mandato de quem deixou o cargo, ou seja

at finalizar os quatro anos. ## Qual a linha de sucesso para assumir a presidncia? 1 Presidente da repblica (pode ser definitivo); 2 Vice-Pres. da Repblica (pode ser definitivo; 3 Presidente da Cmara (provisrio); 4 Presidente do Senado (provisrio); 5 Presidente do STF (provisrio). b) Voto Secreto o voto sigiloso. c) Voto Universal significa dizer que todos votam (preenchido os requisitos mnimos, como a idade). d) Voto Peridico, isto , de tempos em tempos o eleitor tem o direito de votar.

** O voto obrigatrio no clusula ptrea.


III. Direitos e Garantias Individuais. ## Qual a diferena entre Direitos e Garantias Individuais? a) Direitos Individuais so normas de contedo declaratrio, ou seja, declaram algo que voc tem (exemplo, direito vida, propriedade, liberdade, etc.). b) Garantias Individuas so normas de assecuratrio (exemplo, Habeas Corpus, este assegura o direito de liberdade).

** Direitos e Garantias Individuais no esto previstos apenas no Art. 5. Da CF88,


tem-se espalhados por toda a CF.

** Segundo o STF, os Direitos Sociais tambm so Clusulas Ptreas (Art. 6,7,


CF, ECT.).

Estrutura da Constituio
A Estrutura da CF dividida em trs partes: Prembulo, Parte Permanente e ADCT (Atos das Disposies Constitucionais Transitrias). I. Prembulo a menor parte da constituio. uma espcie de carta de intenes, ou seja, diz para qual a funcionalidade da constituio, quais seus objetivos, etc.

** Segundo o STF o prembulo NO uma norma constitucional. Ainda de


acordo com o STF, o prembulo tem apenas uma funo interpretativa.

** Por no ser uma norma constitucional, o prembulo no uma norma de

repetio obrigatria nas constituies estaduais.

** Por no ser uma norma constitucional, o prembulo no pode ser usado


como parmetro no controle de constitucionalidade (verificao de leis com a constituio), ou seja, no se pode dizer que uma lei inconstitucional por ferir o prembulo.

** Ainda em relao ao prembulo, h um ponto polmico em seu texto,


quando ele fala a palavra Deus. Porm, o Deus utilizado, no referente ao Deus das religies. A palavra Deus segundo o STF, no fere a laicidade brasileira (o Brasil um pas laico, isto , sem religio oficial), alm disso, o prembulo no uma norma constitucional. Parte Permanente, apesar de ter esse nome, ela no imutvel. Essa a maior parte da constituio (vai do Art. 1, at ao Art. 250 da constituio. a parte mais importante da CF. A CF de 1988, prev duas hipteses de reforma constitucional, pela Reviso Constitucional e pela Emenda Constitucional. a) Reviso Constitucional est prevista no Art. 3 do ADCT e aconteceria da seguinte maneira: Poderia ser feita uma nica vez segundo os grandes doutrinadores e com pelo menos cinco anos aps a CF de 1988 ter sido feita, de acordo com o STF. Esta reviso constitucional j foi realizada por volta de 1993. Portanto, a reviso no pode mais ser feita.

II.

** Essa reviso foi votada em sesso unicameral (cmara +


senado; votando todo mundo junto; o voto do deputado teve o mesmo peso do voto do senador).

** O Qurum foi igual = a maioria absoluta dos votos (+ da


metade de todos os votos dos membros). b) Emenda Constitucional, atualmente a nica maneira de se alterar a CF de 1988 (Art. 60, CF). ADCT (Ato das Disposies Constitucionais Transitrias). ## O ADCH uma norma constitucional? SIM, o ADCT norma constitucional. Portanto ele pode ser usado como parmetro constitucional. ## Qual a diferena entre ADCT e Parte Permanente? que o ADCT um conjunto de normas constitucionais temporrias ou excepcionais. O ADCT pode ser objeto de emendas constitucionais (a CPMF, conhecida como imposto do cheque, estava presente no ADCT e era prorrogada constantemente). J a parte permanente no tem conjunto de normas em carter temporrio, mas sim permanente.

III.

Elementos das Constituies


a.

b. c.

d.

Elementos Orgnicos: so elementos que organizam a estrutura do Estado (por exemplo, o art. 2. da CF, que fala: so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o legislativo, o executivo e o judicirio) outro exemplo, est expresso no art.3. da CF (fala: a organizao politicoadministrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os estados, municpios e o Distrito Federal, todos autnomos nos termos desta constituio). Portanto, elemento orgnico demonstra como se organiza a Federao Brasileira. H vrios elementos orgnicos na CF de 1988. Elementos Limitativos: so aqueles que limitam o exerccio do poder do Estado, fixando direitos s pessoas. Um exemplo o Art. 5. da CF de 1988. Elementos Socioideolgicos: so aqueles que fixam uma ideologia para o Estado, exemplo, Art. 1. CF 1988, que diz: a Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, constitui-se em um Estado democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a Soberania; II Cidadania, etc. Elementos de Estabilizao Constitucional: so aqueles que buscam a estabilidade em caso de tumulto institucional, exemplo, Art. 34, CF 1988 (onde diz: a Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: I manter a integridade nacional, etc.). A interveno um elemento de estabilizao constitucional. Outro exemplo so os estados de stio e o de defesa (que sero abordados mais adiante).

Curso LFG Curso para concursos da PF, PRF, PM, PC e DETRAN, etc. Aula 2/ Parte 1 18/10/2011

Direitos e Garantias Fundamentais

Das könnte Ihnen auch gefallen