Sie sind auf Seite 1von 4

winajuda.

com

http://www.winajuda.com/2005/04/15/windows-xp-personalizado-com-o-nlite/

Windows XP personalizado com o nLite


15/04/2005, s 21:57 Por Rodrigo P. Ghedin Em: Artigos O Windows, como sistema operacional que , foi feito para atender ao maior contingente de usurios possvel. Isso significa que ele traz muitos recursos, sendo que alguns deles so completamente inteis a um certo grupo de pessoas. O nLite um programa simples, pequeno (1 Mb), que permite a cada um criar uma instalao personalizada do Windows, retirando recursos, adicionando outros, automatizando o processo de instalao, alm de outros detalhes. Neste tutorial cada parte do processo ser explicada, sempre com screenshots para melhor auxili-lo. O programa compatvel com as verses 2000 (Professional e Server), XP 32 bits (Professional e Home) e 2003 Server 32 bits (Standard, Web e Enterprise) do Windows; o suporte aos sistemas 64 bits (XP e 2003) j est sendo testado, e deve aparecer em breve. Neste artigo ser usado como base o CD de instalao do Windows XP Professional SP1. A instalao do nLite aquela convencional, sem nenhum ponto especfico que merea maiores detalhes. Terminada ela, o programa j se abre automaticamente. Antes de dar prosseguimento ao tutorial, essencial ter em mo o CD do Windows XP, bem como a CD-Key do mesmo. Caso deseje embutir o SP2, j separe-o desde j tambm. Certifique-se tambm de ter no mnimo 1,2 GB de espao livre no HD. E por fim, mas no menos importante, necessrio ter instalado o .Net Framework. Imagem 1. Tela inicial do programa. O nLite assemelha-se a um assistente do Windows. Para ajudar mais ainda, h a opo de deixar a interface do programa em portugus. Nesta primeira tela (imagem 1), so mostradas algumas informaes, com destaque para os sistemas suportados (j citados no primeiro pargrafo), e tem-se a opo do idioma. Normalmente, ela j estar configurada para o portugus; caso no esteja, faa a seleo manualmente. Clique em Prximo. Imagem 2. Cpia dos arquivos do CD para o HD. Neste prxima tela, informaremos ao nLite onde encontra-se a instalao original do Windows XP, a que ser modificada. O recomendado aqui inserir o CD no drive, clicar em Escolher... e apont-la; feito isso, uma outra janelinha surgir, esta perguntando onde a imagem (do CD) a ser criada dever ser salva. Clique em Ok, e escolha alguma pasta vazia do seu HD; se for o caso, crie uma nova, atravs do boto Criar nova pasta. Ao clicar em Ok, a cpia dos arquivos de instalao do CD para a pasta recm-criada comear. Aguarde o trmino do processo (imagem 2). Chegando ao fim, sero exibidas algumas informaes sobre o CD; clique em Prximo. Imagem 3. Seleo de tarefas. Chegamos a uma parte onde o usurio escolhe por quais etapas da personalizao ele quer passar. Isso bom quando, por exemplo, o nico intuito no uso do nLite integrar o SP2 ao Windows XP; poupa-se tempo e complicaes, bastando selecionar as opes Integrao de Service Pack (integra o SP2) e Imagem ISO auto executvel (cria a imagem do CD). Neste tutorial, todas as opes sero abordadas e explicadas; portanto, para seguir o tutorial risca, selecione todas as

opes (imagem 3). Ao clicar em Prximo, antes de comear as etapas anteriormente escolhidas, tem-se a opo de usar uma configurao previamente salva. Pressupe-se que seja esta nossa primeira experincia com o nLite, ento, ignore esta parte e clique em Prximo.

Integrao de Service Pack


Imagem 4. Integrao do Service Pack no Windows XP. Clique no boto Selecione; uma caixa de dilogo abrir. Nela, localize e selecione o arquivo de instalao do Service Pack (no nosso caso, o Service Pack 2), e clique no boto Abrir. Feito isso, o processo de integrao do SP2 imagem do Windows XP gravada no seu HD ser iniciado. Demora mesmo, normal! Ao fim, clique em Prximo.

Integrao de hotfixes
Imagem 5. Integrando hotfixes. Hotfix um outro termo usado para designar patch, ou correo. Enfim, so aqueles arquivos liberados via Windows Update, que atualizam e corrigem o Windows. Nesta tela, pode-se adicionar hotfixes instalao do Windows, poupando-lhe o trabalho de, logo aps instalar o Windows, ter que fazer uma visita ao Windows Update e encarar o download de alguns MBs de arquivos... H duas maneiras de inseri-los: atravs do recurso arrastar-e-soltar, ou clicando no boto Inserir. No caso deste tutorial, onde estamos integrando o SP2 ao Windows XP, adicione apenas hotfixes posteriores ao SP2. Terminada a seleo e adio dos hotfixes, clique em Prximo.

Integrao de drivers
Imagem 6. Integrando drivers. O plug-and-play do Windows uma mo na roda: instala automaticamente alguns perifricos, como placas de vdeo e de som. No entanto, ele limitado apenas aos drivers pr-existentes na instalao do mesmo. Nesta etapa, pode-se aumentar o suporte a drivers, adicionando os das suas placas, economizando muito tempo no "ps-instalatrio" (imagem 6). O esquema o mesmo da integrao dos hotfixes: clique em Inserir e selecione os drivers (extenso *.ini). Integrado todos os drivers, clique em Prximo.

Remoo de Componentes
Imagem 7. Funcionalidades essenciais. Antes de iniciar a configurao de verdade desta etapa, surge uma janela pedindo para que voc selecione quais as funcionalidades essenciais no seu dia-a-dia. As selecionadas ficaro imunes

remoo, haja visto que alguns itens aparentemente inofensivos podem, muitas vezes, desestabilizar algum tipo de servio essencial. Faa a seleo e clique em Ok. Imagem 8. Remoo de componentes. Aqui o entendimento fcil. As opes selecionadas sero removidas da instalao do Windows. Faa a "sesso mutilamento", e clique em Prximo.

Instalao automtica
Imagem 9. Configure as opes da instalao do Windows. Esta uma das etapas mais interessantes e extensas. H cinco abas, dentro das quais configura-se aquelas opes que aparecem durante o processo de instalao convencional do Windows XP, lembra? S uma meno: caso queira uma instalao no-assistida, ou seja, totalmente automtica, imprescindvel preencher todos os campos e, na aba Geral 1/2, no item Modo Automtica, deixar selecionada a opo FullUnattended. Clicando no balo ao lado, tm a explicao das outras opes deste item. Leia com calma e veja qual a melhor para seu caso.

Opes e tweaks
Imagem 10. Configurao dos tweaks. Mais diverso! Esta etapa merece muita ateno! H diversos tweaks (otimizaes) que podem ser configuradas. Na aba Geral, recomendo aumentar o N Mximo de ligaes em simultneo; deixe um valor prximo de 100, j est de bom tamanho; Na aba Compatibilidade, a opo Activar suporte para Themes no oficiais (uxtheme patch) deixa ativado o uso de visual styles automaticamente, sem a necessidade de usar qualquer programa de terceiros, como o StyleXP, por exemplo; A aba Tweaks infelizmente no est traduzida... Descrever todas as opes em portugus neste artigo meio invivel, ento, recomendo usar a deduo e o tradutor online do Google para um melhor entendimento sobre cada opo; A aba Servios permite configurar os servios que rodam em background (ocultos) no Windows. Para edit-los, ative a opo Activar. Caso v mexer aqui, tenha muita cautela, e s altere o que tiver certeza.

Processando...
Ao clicar em Prximo, o nLite pergunta se deseja aplicar as configuraes imagem. Imagem 11. Aplicando configuraes. Clique em Sim e aguarde. Aps o trmino do processo, o programa exibe o tamanho final da

imagem, bem como quantos MBs foram diminudos da imagem original. Clique em Prximo.

Imagem ISO auto executvel


Imagem 12. Criao da imagem (ISO). Finalmente, vamos criar a *.iso (imagem)! Caso queira adicionar arquivos extras imagem, copie-os para a pasta onde os arquivos de instalao esto. No necessrio mudar os atributos, deixe-os como esto. Em Label, define-se o nome do CD, aquele que exibido no Explorer quando se insere algum. Por fim, caso queira criar sua ISO posteriormente, clique em Prximo; caso contrrio, clique em Criar ISO. Uma janela surgir pedindo para que voc localize a pasta onde deseja gravar a imagem. Escolha qualquer uma e clique em Salvar. O processo de criao se iniciar (imagem 12). A mensagem "ISO criado com sucesso" exibida se o procedimento correu sem problemas. Clique em Prximo para ver os crditos, e por fim, em Acabar.

Concluso
Com a imagem pronta, basta grav-la em um CD, com a ajuda de um software para este fim, como o WinISO, Nero ou CloneCD. O nLite ainda no atingiu sua primeira verso estvel (a usada neste artigo a 0.99.9 beta). Isso significa que, posteriormente, novas verses podem vir com algumas diferenas e que, a atual, por estar em estgio beta, pode acarretar problemas na imagem. Quando isso ocorrer, experimente refazer a *.iso. Para quem vive reinstalando o Windows, este processo tornar-se- muito mais prtico e rpido daqui pra frente! Basta iniciar a instalao, ir tomar um caf e, quando voltar, o Windows j estar instalado, atualizado, configurado e com os drivers corretos. Quer coisa mais prtica que isso? Processing your request, Please wait....

Quem escreveu?
Rodrigo P. Ghedin. Blogger, MVP Microsoft, acadmico de Sistemas de Informao e bacharel em Direito. Posts deste autor Mande um e-mail blog comments powered by

Das könnte Ihnen auch gefallen