Sie sind auf Seite 1von 3

RESISTNCIA ANAERBIA - CAPACIDADE FSICA ESSNCIAL

por Preparador/Recuperador Fsico Mrcio Sampaio, quinta, 14 de Junho de 2012 s 17:22 Na minha opinio, a resistncia anaerbia uma capacidade fisica essencial para o jogador de futebol. Creio inclusiv que, um factor muito importante para se obter uma boa performance nos jogos, uma vez que, um jogador com optima condio fsica anaerobiamente, ter uma boa intensidade nas suas aces durante um jogo.

Reilly (1997) menciona que no futebol, as atividades de alta intensidade e dependentes do componente metablico anaerbio, executadas de forma satisfatria determinam o resultado do jogo.

Deste modo a resistncia anaerbia aplicada ao futebol proporciona uma melhor capacidade de resistir s mudanas de velocidade e poder acompanhar o alto ritmo de jogo Weineck (2000). Para Wilmore e Costil (2001) atravs do treinamento anaerbio, melhora a eficincia do movimento e o movimento mais eficiente exige um menor gasto energtico.

O trabalho de preparao fsica direcionado otimizao do metabolismo anaerbio vem sendo muito empregado na preparao do futebolista de alto rendimento (Godik, 1997).

Em relao antropometria, Heyward & Stolarczyk (2000) relata que tem sido usada por mais de um sculo para avaliar o tamanho e as propores dos segmentos corporais, atravs da medio de circunferncia e comprimento dos segmentos corporais. Assim sendo, o futebol profissional atual muito competitivo e equilibrado e a cada dia que se passa torna-se necessrio conseguir dados mais reais que sirvam de parmetros para a elaborao e periodizao de treinamentos mais eficazes, cujo objetivo principal proporcionar ao atleta condies ideais para superar certas dificuldades durante o jogo.

inegvel o fato de que para se elaborar treinamentos mais eficazes necessrio a elaborao de processos avaliativos. Sobre este tema, Glaner e Pires Neto (1997) comentam que uma avaliao diagnstica fundamental, pois auxilia no processo de seleo e possibilita um melhor atendimento individual.

Sobre esse ponto de vista, Fernandes Filho (1999) expe que no processo de avaliao os resultados obtidos atravs da bateria de testes utilizados, so importantes para que se possa desenvolver um bom programa de trabalho fsico. Baseado nos fatos acima apresentados, o objetivo da presente pesquisa foi, a avaliao da resistncia anaerbia e variveis antropomtricos dos jogadores de futebol profissional por posio de jogo da equipe do Concrdia Atltico clube.

Como tal, deixo-vos aqui um exemplo de exercicio

Os jogadores correm numa pista de atletismo de 400 metros, demarcada de 50 em 50 metros, durante 40 segundos, percorrendo a maior distncia possvel, procurando manter a velocidade constante. Ao final do tempo de teste, o avaliador soou o apito, para que os avaliados parassem de correr e andassem em sentido perpendicular da corrida, no ponto onde escutaram o som do apito. Ao final foi mensurada a distncia percorrida durante o teste.

Desempenho da distancia percorrida (em metros) pelos atletas no teste de 40 segundos (mdia e desvio padro). Esta tabela foi efectuada com 18 jogadores, entre os 18 e 23 anos. Aqui poderemos concluir que,os laterais e centrais possuem maior resistencia anaerobia que os demais.

Das könnte Ihnen auch gefallen