Sie sind auf Seite 1von 7

Pessoa jurdic a:

Cria o:

Pessoa l, em regra:

Foro competen te para as causas comuns:

Imunidades tributrias e privilgios procesuais:

Sujei tamse a faln cia?

Sujei tamse a contr ole pelo TCU? Sim.

Autar quias

Pessoa jurdic a de direito pblic o.

So criada s por meio de LEI espec fica1.

Estatu trio.

Autarquia s federais: Justia Federal. Obs: da competn cia da JF julgar as causas em que as autarquia s federais forem autoras, rs, assistent es ou opoentes. Autarquia s estaduais ou municipai s: Justia Estadual.

-Imunidade tributria em relao a impostos sobre patrimnio, renda ou servios, desde que vinculados s suas atividades essenciais. -Mesmos privilgios processuais atribudos aos entes polticos -Seus bens so considerados pblicos: so, portanto, impenhorveis e imprescritveis . - seus dbitos apurados

No falou espe cifica ment e.

Autonomi a admtiva, patrimni o prprio e sujeio a controle (tutela)? Sim.

Possue m fins lucrati vos?

No.

Capa cidad e proc essu al prpr ia? Sim.

Criadas para desempenh ar:

Observaes:

Atividades tpicas de Estado, como sade, educao, previdncia social etc.

Tb so espcies de autarquias: -Autarquias em regime especial: autarquias cuja lei instituidora lhes confere maior autonomia e privilgios especficos. -Exemplos: agncias reguladoras2, cujos privilgios, em suma, so: mandato fixo de seus dirigentes; amplo poder normativo. universidades pblicas. -Consrcios pblicos de direito pblico (, = associaes pblicas). -Agncias Executivas: so autarquias ou fundaes pblicas que, por meio de lei, recebem maior autonomia administrativa e financeira, em troca do compromisso de atingir metas de desempenho e do aumento da responsabilidade de seus administradores. Requisitos: -Celebrao de contrato de gesto3 com o Poder Pblico; -A entidade que se queira enquadrar como ag. executiva tem que possuir em andamento um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional (, = PERDI).

E, pelo princpio do paralelismo (ou princpio da simetria das formas), as autarquias so extintas tb por meio de lei especfica no podem ser extintas por decreto do Executivo (cf expressamente Questes de Concursos).
2

As agncias reguladoras so consideradas autarquias de regime especial, e se caracterizam pela independncia administrativa, decisria e tcnica e pela autonomia financeira.
3

Ressalte-se que o contrato de gesto a ser celebrado apenas define quais entidades podero ser enquadradas como agncias executivas e, assim, passar a usufruir dos privilgios legais conferidos a tais entidades. Isso , no o contrato de gesto que concede os respectivos privilgios s agncias executivas mas, sim, a lei (em obedincia ao princpio da legalidade).

Pessoa jurdica:

Cria o:

Pessoa l, em regra:

Foro compet ente para as causas comuns:

Imun idad es tribu tria se privil gios proc esuai s: 06

Sujeita m-se a falnci a?

Sujei tamse a contr ole pelo TCU?

Autono mia admtiva , patrim nio prprio e sujeio a controle (tutela)?

Poss uem fins lucra tivos ?

Capaci dade proces sual prpri a?

Criadas para desemp enhar:

Observaes:

Funda es pblicas4

De direito privad o.

Sua cria o autoriz ada por lei espec fica5.

Celeti Nada sta. fala.

Nada fala.

Sim.

Sim.

No .

Nada fala.

Atividad es sociais, culturais , assisten ciais etc.

-Suas reas de atuao so definidas em lei complementar. -Constituem a personificao de um patrimnio. -Agncias executivas: para se transformar em agncia executiva, uma fundao deve: -ter, em andamento, planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional; -celebrar contrato de gesto com o Poder Pblico.

Referimo-nos aqui s fundaes pblicas com personalidade jurdica de direito privado. Isso pq as fundaes pblicas com personalidade jurdica de direito pblico seguem o mesmo regime das autarquias, conforme abaixo. Controvrsia: O Artigo 5, IV, do Decreto-Lei 200/67 foi ou no recepcionado pela CR/88? -Para CABM: no. Deste modo, toda fundao pblica possui personalidade jurdica de direito pblico eis que a CR mencionou as fundaes ao lado das autarquias, dando-lhe, ento, o mesmo tratamento. -Para HLP: sim. Deste modo, toda fundao pblica possui personalidade jurdica de direito privado nos termos do referido Decreto-Lei. -STF: o meio de criao da fundao pblica que definir a sua natureza jurdica: a fundao ter natureza de direito pblico se criada por lei especfica (que o que ocorre com as autarquias); ter natureza de direito privado se a lei especfica apenas autorizar sua criao. ao: Obs: as fundaes com personalidade jurdica de direito pblico so chamadas de autarquias fundacionais ou de fundaes autrquicas. Fundacional ou Fundao Autrquica. E, neste caso, elas seguem o regime jurdico das autarquias. Em questes de concursos: qdo falar em administrao direta, autrquica e fundacional, em mbito da administrao direta, das autarquias e das fundaes, ou em autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, ou mesmo em fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico, considerar fundao como as fundaes de personalidade jurdica de direito pblico.
5

As fundaes (com personalidade jurdica de direito privado) possuem estatutos (normalmente veiculados por decreto do Executivo) que sero registrados no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Tais estatutos devero ter tambm clusula extintiva (princpio do paralelismo ou da simetria das formas). 6 Entendo que, qdo a CR concede esses benefcios s fundaes, refere-se s fundaes com personalidade jurdica de direito pblico embora Luciano, mto estranhamente, fale expressamente que ambos os tipos de fundaes gozam das mesmas imunidades tributrias conferidas s autarquias.

- A desqualificao de fundao como agncia executiva realizada mediante decreto, por iniciativa do ministrio supervisor.

Pessoa jurdica:

Cria o:

Pessoa l, em regra:

Foro competent e para as causas comuns:

Imunidades tributrias e privilgios processuais:

Sujei tamse a faln cia?

Sujeita m-se a controle pelo TCU?

Autono mia admtiva , patrim nio prprio e sujeio a controle (tutela)?

Poss uem fins lucra tivos ?

Capa cidad e proc essu al prpr ia?

Criadas para desempenhar:

Observaes:

Empresa s pblicas.

De direito privad o.

Sua cria o autoriz ada por lei espec fica.

Celeti -Empresa sta. pblica federal: Justia Federal.

-Empresa pblica estadual ou municipa l: Justia Estadual.

-Se prestadoras de servios pblicos: sujeitam-se aos mesmos privilgios e imunidades conferidos s autarquias. Exemplo: Correios, que goza de imunidade tributria e impenhorabilidad e de seus bens (e uma empresa pblica federal7.

No .

Sim.

Sim.

Nad a fala.

-prestao de servios pblicos; -execuo de atividades econmicas de comercializa o ou de produo de bens ou servios. a criao de empresas estatais para tanto permitida apenas qdo necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo.

-Espcie do gnero empresas estatais. -So controladas diretamente pela pessoa estatal a que se vinculam8. -Capital exclusivamente pblico. -A maioria do capital votante deve pertencer ao ente poltico que a tenha criado. -Pode assumir qualquer forma societria em direito admitida. -Responsabilidade civil objetiva restringe-se s empresas pblicas prestadoras de servio pblico. Isso , no se aplica s executoras de atividade econmica.

-Se executoras de atividades econmicas: no.


Pessoa jurdica: Cria o: Pessoa l, em regra: Foro competent e para as causas comuns: Imunidades tributrias e privilgios processuais: Sujei tamse a faln cia? Sujeita m-se a controle pelo TCU? Autono mia admtiva , patrim Poss uem fins lucra tivos Capa cidad e proc essu

Criadas para desempenhar:

Observaes:

Este o entendimento do STF (e, pelo que vi, o que cobrado em concursos Cespe). Mas, para saber: a CR atribuiu esses benefcios expressamente apenas s entidades de direito pblico, inclusive, dispondo expressamente: As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado (Art. 173, 2). Parece que, conforme entendimento jurisprudencial, a CR referiu-se s empresas estatais executoras de atividades econmicas que, por concorrerem diretamente com a iniciativa privada, no podem mesmo gozar de quaisquer privilgios tributrios ou trabalhistas no extensveis ao setor privado.
8

Ou ento por uma outra entidade da Administrao indireta j integrante desse mesmo ente estatal. Exemplo: lei autoriza a criao de uma sociedade de economia mista controlada por uma empresa pblica vinculada diretamente Unio. Neste caso, a Unio exerceria controle direto sobre a referida empresa pblica e controle indireto sobre a referida sociedade de economia mista (que consistiria em uma sociedade de economia mista de segundo grau). Ambas as estatais pertenceriam Administrao Indireta federal.

nio prprio e sujeio a controle (tutela)?

al prpr ia?

Sociedad es de economi a mista.

De direito privad o.

Sua cria o autoriz ada por lei espec fica.

Celeti Justia sta. Estadual, sempre.

-Se prestadoras de servios pblicos: sujeitam-se aos mesmos privilgios e imunidades conferidos s autarquias. Exemplo: Correios, que goza de imunidade tributria e impenhorabilidad e de seus bens (e uma empresa pblica federal9.

No .

Sim.

Sim.

Nad a fala.

-prestao de servios pblicos; -execuo de atividades econmicas de comercializa o ou de produo de bens ou servios. a criao de empresas estatais para tanto permitida apenas qdo necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo

-Espcie do gnero empresas estatais. -So controladas diretamente pela pessoa estatal a que se vinculam10. -Pode haver participao de capital privado, desde que o controle acionrio permanea com o ente estatal a que se vincula. -S pode revestir a condio de Sociedade Annima (portanto, regida pela Lei de Sociedade por Aes). -Responsabilidade civil objetiva restringe-se s sociedades de economia mista prestadoras de servio pblico. Isso , no se aplica s executoras de atividade econmica.

-Se executoras de atividades


9

Este o entendimento do STF (e, pelo que vi, o que cobrado em concursos Cespe). Mas, para saber: a CR atribuiu esses benefcios expressamente apenas s entidades de direito pblico, inclusive, dispondo expressamente: As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado (Art. 173, 2). Parece que, conforme entendimento jurisprudencial, a CR referiu-se s empresas estatais executoras de atividades econmicas que, por concorrerem diretamente com a iniciativa privada, no podem mesmo gozar de quaisquer privilgios tributrios ou trabalhistas no extensveis ao setor privado.
10

Ou ento por uma outra entidade da Administrao indireta j integrante desse mesmo ente estatal. Exemplo: lei autoriza a criao de uma sociedade de economia mista controlada por uma empresa pblica vinculada diretamente Unio. Neste caso, a Unio exerceria controle direto sobre a referida empresa pblica e controle indireto sobre a referida sociedade de economia mista (que consistiria em uma sociedade de economia mista de segundo grau). Ambas as estatais pertenceriam Administrao Indireta federal.

econmicas: no.

Regras comuns a todas as entidades da Administrao indireta: -Descentralizao por outorga (delegao legal): por meio de lei, criam-se (ou autoriza-se a criao de) alguma das entidades da administrao indireta. -As entidades criadas permanecem vinculadas ao ente estatal que lhes deu origem para fins de controle e avaliao de desempenho (controle finalstico; poder de tutela administrativa chamado, na esfera federal, de superviso ministerial). No h, todavia, subordinao entre o ente estatal e a entidade que ele cria por descentralizao. -Todas as entidades possuem autonomia administrativa e patrimnio prprio. -Nenhuma das entidades criadas por descentralizao legal possui poder poltico (apenas os entes estatais; pessoas polticas o possuem). -Todas essas entidades submetem-se ao princpio da especialidade, conforme o qual elas devem se dedicar especificamente atividade para a qual foram criadas. -Algumas entidades da administrao indireta possuem personalidade jurdica de direito pblico (autarquias; fundaes que possuam personalidade jurdica de direito pblico que so exceo regra); outras, de direito privado. Tanto uma como outra seguem certas normas de direito pblico, a saber: exigncia de prvio concurso pblico para admisso de pessoal; realizao de licitaes para a celebrao de contratos; prestao de contas ao Tribunal de Contas; teto remuneratrio para o seu pessoal; vedao acumulao de cargos, empregos e funes pblicas.

Das könnte Ihnen auch gefallen