Sie sind auf Seite 1von 6

CAGED SYSTEM

http://blogdomano.wordpress.com

Bem-vindo nossa srie sobre CAGED System. Dando continuidade a esse assunto, vamos comear olhando para o sistema CAGED e como aplic-lo no dia a dia.. O sistema CAGED no foi inventado. um fato. como a guitarra funciona e vem diretamente da afinao do instrumento combinado com harmonia ocidental. Eu venho querendo acrescentar esta lio j h algum tempo, pois ns todos queremos ser capazes de tocar muitos e diferentes acordes, escalas e arpeggios em posies por todo o brao do instrumento.

Ento talvez poderemos usar estas formas de acordes chamadas de (shapes) como base para uma conduo com mais fluidez no desenvolvimento tcnico. Bem, o sistema CAGED oferece uma maneira nica de fazer isso de forma simples e lgica. O termo CAGED refere-se aos cinco formatos (shapes) comuns na posio aberta dos acordes de C, A, G, E e D. Estes podem se movimentar em todo o brao para a produo de novos acordes, e mantendo a familiaridade com estes shapes, guitarristas simplesmente podero digitar suas frases com mais desenvoltura atravs dele.

CAGED System Basics shapes open chord

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

Image credits: http://guitartutoronline.com

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

Entender como funciona CAGED vai lhe dar uma imagem clara de como os acordes so construdos e por que h tantas maneiras de reproduzi-los. Assim sendo usado para definir shapes de acordes, a maioria das escalas e arpejos tambm se encaixam no sistema. Para comear, vamos olhar de onde o sistema vem. Vou fazer isso na chave de F (para que no use nenhuma posio em cordas abertas). Mas eu sugiro que voc aplique os mesmos mtodos para as outras chaves para que voc possa ver por si mesmo como ele funciona. Vamos comear com a trade de F Maior, que contm o primeiro, terceiro e quinto graus da escala de F maior as notas F, A e C.

Aqui est um diagrama mostrando no brao as notas da triade de Fa Maior, com os nomes das notas (F, A e C) como mostram os crculos.

Exemplo 1 mostra onde estas notas aparecem no brao da guitarra, e voc pode ver que a desempenhar um acorde F maior voc s precisa usar F, A e C (uma nota por corda) em qualquer combinao. Alm disso, olhar atentamente para o diagrama e voc j pode ver os cinco familiares shapes de acordes abertos da posio emergente. As formas A e D so fceis de detectar, mas veja se voc pode selecionar C, G e E tambm. Para compreender a utilidade do sistema CAGED que ajuda a compreender no s as notas, mas tambm a sua funo dentro do acorde (shape).

As notas da triade Fa Maj, mas usando os termos R, 3 e 5 ao invs do nome das notas, com a sada R (Root) em preto e branco,

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

Cinco formas de acordes mostrando os cinco "shapes cheios" full CAGED: Todas as notas em cada uma das cinco reas.

Exemplo 3, tomamos os shapes fora do brao , por assim dizer, e transformou-os em diagramas de acordes convencionais os cinco CAGED shapes full de acordes.

Aqui eles so ligeiramente simplificados - Estas so as maneiras mais comuns e prticas de tocar as formas (shapes)

Exemplo 4 mostra as maneiras mais comuns e prticas de tocar essas formas (shapes), mantendo a raiz como a nota mais grave do acorde. Imagine as notas mais baixas como trastes destes acordes so o nut da guitarra, voc agora deve reconhecer essas formas como as cinco principais shapes de acordes abertos, e assim que eles so nomeados. Algumas das formas (shapes) de acordes tem vrias maneiras de toc-los por exemplo, G tem trs formas muito comuns, e compreender os tons de acordes dentro dos shapes pode ajud-lo a escolher qual a forma (shape) para tocar, e quando.

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

Diagramas de acorde mostrando cinco maneiras de tocar um acorde G - Os outros acordes podem ser tocados de vrias outras formas tambm.

Olhar para o acorde G primeiro no Exemplo 5. Este geralmente o acorde G aberto pela primeira vez que as pessoas aprendem. Agora olhe para o segundo G. Voc pode ver que o terceiro grau foi substitudo pelo quinto na segunda corda por isso soa um pouco mais encorpado. Bandas de rock como AC/DC, muitas vezes deixam de fora o 3 totalmente e tocam na forma do terceiro exemplo de G acima (muting na quinta corda com a parte inferior do segundo dedo. Voc tambm pode tocar o acorde G como uma trade (apenas trs notas), como mostrado nos ltimos dois formatos no Exemplo 5. Ok, agora tente o seguinte, na chave de C: desenhar seu diagrama prprio do brao e escrever todas as notas do acorde C maior sobre ele (as notas so C, E e G). Encontrar as cinco formas (shapes) CAGED em C, e veja quantas maneiras diferentes voc pode tocar os acordes. Voc deve ser capaz de encontrar pelo menos 20 maneiras de tocar C maior, mas h muitos mais. Voc pode comear a ver a profundidade do sistema CAGED uma vez que voc comear a explor-lo. Espero tambm que voc possa ver algumas das formas que voc j est tocando, por todo o brao, isso ir ajud-lo a entender melhor sua origem.

Para os exemplos de audio desta lio eu estou usando um I IV V IV progresso em G (G, C, D e C). Confira o som diferente que cada (shape) de acorde tem e pensar sobre as vantagens de cada um e quando voc pode us-lo. Lembre-se, para mover um acorde tudo que voc tem a fazer mudar a nota de raiz para um traste diferente, trazendo as outras notas da forma junto com ele. Veja como importante lembrar a nota raiz para cada forma de acordes? Agora olhe para os acordes que foram usados em cada exemplo nos exerccios 6, 7 e 8. Voc consegue descobrir qual das formas CAGED de onde vem cada um? Alguns so um pouco ambguos e podem vir a partir de duas formas por exemplo, a forma de C e a forma D. Toque os exemplos, juntamente com as faixas de udio e depois tente mistur-los por conta prpria. Aponte para criar interessantes vozes e usar qualquer e todos os novos acordes (formas) que voc aprendeu. Use a faixa de apoio (backingtrack) para a prtica de mover as formas que voc j conhece ao redor do brao mais uma vez, certifique-se que voc est ciente de que nota a raiz, o prximo passo determinar qual o terceiro e qual o quinto grau de cada shape. Uma vez que voc comear a quebrar o cdigo CAGED voc vai encontr-lo uma das ferramentas mais teis no seu acorde para conduo arsenal. Divirta-se at o prximo segmento, quando vamos olhar para o 7 maior, 7 dominante e acordes menores 7 e como elas se relacionam dentro do sistema CAGED.

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

G (E shape), C (A shape) and D (C shape) chords

Os exemplos 6, 7 3 8 so acordes com ritmo, como seriam escritos em notao.

G (C shape), C (E shape) and D (G shape) chords

G (C shape), C (E shape) and D (G shape) chords


Backingtrack

http://blogdomano.wordpress.com

CAGED System

Das könnte Ihnen auch gefallen