Sie sind auf Seite 1von 28

Os Mamferos

Por: Guilherme Caetano Renan Baisso William Felipe Iglesias

Mamferos
Origem do nome:
-Animais com glndulas mamrias-

Habitat
-Lugares variados: plos, tropicais, desertos, mares, florestas -Dominam os habitats do planeta

Mamferos
Caractersticas gerais:
-Corpo revestido de gordura, pele (epiderme) e pelos, sem exceo.
obs.: -Nas baleias os pelos so perdidos conforme chegam a idade adulta. -Possuem: glndulas sebceas (liberam sebo, impermeabiliza o pelo e auxilia a comunicao entre animais pelo odor ), sudorparas (liberam gua e sais, regula a temperatura) e mamrias (produo do leite para amamentao dos filhotes). Em alguns casos possuem chifres, cascos ou unhas.

Mamferos
Temperatura e Locomoo:
-So animais endotrmicos, ou seja, regulam a temperatura interna do corpo -A locomoo varia de animal para animal, seja com formao de patas, barbatanas ou cascos. Os membros mais comuns so: quatro ps (quadrpedes, animais terrestres); dois ps e duas mos (no homem); quatro mos (nos primatas); barbatanas (animais aquticos).

Mamferos
Sistema Digestrio:
-Alimentao: Quando recm-nascidos, s ingerem leite e depois na fase de desenvolvimento, outros animais menores. A exceo o homem que continua tomando leite aps o perodo de amamentao. -O sistema digestrio tem boca com lngua mvel e dentes so adaptados a dieta do animal. Ex.: Incisivos para morder, cortar ou raspar, caninos para agarrar e rasgar, pr-molares e molares para esmagar e triturar o alimento.

Mamferos

Mamferos

Mamferos
Sistema respiratrio:
-O sistema respiratrio nos mamferos exclusivamente pulmonar, e possui laringe com cordas vocais (exceto girafas). O corao e pulmes so separados da cavidade abdominal pelo diafragma muscular completo.

Mamferos
Sistema Sanguneo:
-O sistema circulatrio fechado duplo e apresenta um corao com 4 cmaras totalmente divididas, glbulos vermelhos bicncavos e anucleados
Vermelho: Sangue com O2, metade esquerda do corpo

Azul: Sangue com CO2, metade direita do corpo

Mamferos
Sistema Excretor:
-O sistema excretor formado por rins que filtram o sangue e realocam o que
no bom para a bexiga.

-Alguns usam essa urina para


marcar territrio, como o cachorro.
-Este lquido podem conter muitas informaes, como a idade e o sexo do animal

Mamferos
Reproduo:
-Os mamferos dividem-se em trs grandes grupos em relao reproduo, embora todos apresentem sexos separados, a fecundao seja interna, desenvolvimento direto e as crias sejam alimentadas com leite secretado pelas glndulas mamrias da fmea. Estes so: 1. Monotrmatos - neste grupo incluem-se o ornitorrinco e o quidna, animais que pem ovos semelhantes aos dos rpteis, donde nasce um minsculo embrio que se desloca para uma bolsa, onde termina o seu desenvolvimento lambendo leite produzido pela me, pois no existem. 2. Marsupiais - neste grupo, onde se incluem os cangurus, entre outros, no existe placenta para nutrir o embrio durante o seu desenvolvimento no tero. Assim, ao nascer, os marsupiais no se encontram totalmente desenvolvidos. As fmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois teros e duas vaginas laterais. As crias nascem atravs de um canal de nascimento central independente, que se forma antes de cada parto, podendo ou no permanecer aberto. Por esse motivo, em algumas espcies o pnis do macho bifurcado. A maioria das espcies termina o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa externa no corpo da fmea marspio.

Mamferos
3. Placentrios - este o maior grupo de mamferos, dominando totalmente a classe e os habitats terrestres atuais. Os ovos amniticos so geralmente minsculos e retidos no tero da fmea para o desenvolvimento, com a ajuda de uma placenta que fornece fixao e nutrientes (oxignio e alimentos). -Em sentido contrrio passam as excrees do embrio. Ao nascer, os placentrios encontram-se num estado de desenvolvimento superior ao dos marsupiais. -Este mtodo reprodutivo, embora implique a produo de um menor nmero de descendentes, permite um grande sucesso pois aumenta grandemente as probabilidades de sobrevivncia dos descendentes. -O leite produzido pelas fmeas de mamfero muito rico em gorduras e protenas, o que o torna altamente nutritivo, mas fornece igualmente anticorpos que ajudam o juvenil a desenvolver-se saudvel. Dado que os jovens no necessitam de procurar o seu prprio alimento nas primeiras semanas, permite um incio de vida mais seguro que nos outros grupos de vertebrados. -As ninhadas podem ter at 20 crias ou apenas uma, com perodos de gestao de apenas 12 dias at 22 meses (elefante africano). Os machos apresentam rgo copulador (pnis) e os testculos esto geralmente num escroto externo ao abdmen.

Mamferos
Reproduo:
-Quase todos os filhotes de mamferos nascem diretamente do corpo da me e em estgio avanado de desenvolvimento, ou seja, j nascem com a forma semelhante que tero quando forem adultos.
-Enquanto o filhote est se desenvolvendo dentro do tero materno, recebe nutrientes e oxignio, atravs da placenta. Estas substncias, necessria sua sobrevivncia, chegam ao feto pelo cordo umbilical. -Nem todos os mamferos possuem placenta. Como exemplo o ornitorrinco que pertencente a um grupo de mamferos que pem ovos. Um outro caso especial o grupo dos cangurus. As fmeas destes animais possuem uma bolsa chamada marspio, onde o filhote fica protegido desde o seu nascimento at o seu completo desenvolvimento.

Mamferos
Reproduo:
Ornitorrinco Recm-nascido

Mamferos
Reproduo:

Canguru recm-nascido (onde??)

Reproduo:

Mamferos

Reproduo: quidna

Mamferos

Mamferos

Mamferos
Adaptaes e curiosidades:
-Ratos conseguem andar nas paredes! A planta das patinhas deles tm pequenas salincias, as calosidades plantares ou ampolas adesivas. O jogo das garras e dessas protuberncias permite ao animal encontrar um ponto de apoio eficaz nas reentrncias e salincias que, embora invisveis aos nossos olhos, se espalham pelas paredes.
-O elefante bebe gua com a tromba? No. Na verdade, ele usa a tromba como um grande canudo para sugar at 10 litros de gua e depois esguich-la na boca para matar sua sede. A tromba do elefante um prolongamento do nariz e do lbio superior do bicho, e pela tromba que ele respira.

Mamferos
Adaptaes e curiosidades:
-Por que a mula no pode ter filhotes? A mula o cruzamento entre animais de espcies diferentes: a gua e o jumento. Isso significa que ela no nem uma coisa e nem outra. Ela estril porque no pode produzir vulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da gua com o jumento, tambm no consegue produzir espermatozoides. Outra explicao que tanto o macho quanto a fmea no tm os rgos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.
-Por que as orelhas do elefante so to grandes? As orelhas grandes servem para refrescar o elefante. Quando o sangue quente passa pela grande superfcie das orelhas, ele recebe a rajada de vento e sofre uma queda de temperatura. Para ajudar no resfriamento, o animal tambm abana as orelhas.

Mamferos
-Por que os morcegos dormem de cabea para baixo? Porque assim fica mais fcil alar voo. As asas desse mamfero so, na verdade, seus dedos revestidos de pele; so um prolongamento do corpo e das pernas do animal. E o sangue no vai para a cabea do bichinho pois ele tem um sistema da vlvulas que regulam a presso sangunea.

Mamferos

Mamferos
-O maior mamfero da terra a histrica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar at 130 toneladas. Seu habitat so os mares gelados da Antrtida e o norte dos oceanos Atlntico e Pacfico.

Mamferos
O menor mamfero do mundo dividido entre o morcego chamado kitti e um roedor chamado musaranho-pigmeu. Ambos tem o mesmo peso 2 g, o kitti mede entre 2,9 cm e 3,3 cm e foi descoberto no vale do rio Kwai, na Tailndia, j o musseranho-pigmeu mede em torno de 6 cm e encontrado na frica e na Europa mediterrnea.

Mais Uma Coisa.....

Mamferos
2 Curiosidades sobre os humanos:
1 - So os que tem menos pelos no corpo.

Mamferos
2 Curiosidades sobre os humanos:
2 nicos que possuem dedos polegares opositores.

Fim...

Das könnte Ihnen auch gefallen