Sie sind auf Seite 1von 20

TIPOS DE PILHAS

Prof MARCIA C. S. SILVA


www.marciasilvaquimica.wikispaces.com

DESCRIO
Pilha

= clula galvnica = pilha galvnica = pilha voltaica um dispositivo que utiliza reaes de xido-reduo para converter energia qumica em energia eltrica. reao qumica utilizada ser sempre espontnea.

HISTRICO
Em

1600 Otto von Guericke inventou a primeira mquina para produzir eletricidade.

HISTRICO
Galvani

(Luigi Aloisio Galvani) na segunda metade do sculo XVIII, comeou a pesquisar a aplicao teraputica da eletricidade, aps dez anos de pesquisa publicou "Sobre as foras de
eletricidade nos movimentos musculares."

HISTRICO
Alessandro

Volta

Quando dois metais diferentes so postos em contacto um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo.

PILHA DE VOLTA
Foi o primeiro gerador esttico de energia eltrica a ser criado.

PILHA DE VOLTA
Empilhou

alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaos de tecido embebidos em soluo de cido sulfrico.
pilha de Volta, produzia energia eltrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.

HISTRICO
Em

1812 Humphry Davy produziu um arco voltaco usando eletrodos de carvo ligados a uma bateria de muitos elementos.

ARCOS ELTRICOS OU VOLTAICOS Numa viso comercial so usados para: Soldas, Projetores de filme, Fornos para produo de ao, Lmpadas fluorescentes, Lmpadas de vapor de mercrio, Letreiros de non, Flash, Monitores de plasma, Relmpago...

TIPOS DE PILHAS

PILHA SECA COMUM (Pilha de Leclanch)


inventada pelo francs George Leclanch EM 1865. utilizada em lanternas, rdios, gravadores, etc. No plo negativo, tem o zinco metlico. No plo positivo esto o carvo em p e dixido de mangans (MnO2). Entre os plos existe uma pasta mida que contm cloreto de amnio (NH4Cl), cloreto de zinco (ZnCl2) e gua (H2O).

TIPOS DE PILHAS

Aps um longo perodo de uso, as substncias que compem a pilha se modificam, algumas sofrem corroso outras sofrem deposio, acarretando uma reduo de voltagem.
As pilhas mesmo no estando descarregadas devem ser retiradas dos aparelhos se estes no forem usados por um perodo prolongado, pois pode haver um vazamento da substncia pastosa que compe a pilha que, alm de txica, pode danificar o aparelho, corroendo suas partes metlicas.

PILHA ALCALINA

Esse tipo de pilha um aprimoramento da pilha comum.


No plo negativo est o zinco metlico. No plo positivo est o MnO2. E a pasta envolvida KOH. Essa pilha fornece uma corrente eltrica mais eficiente com uma vida mdia de 5 a 8 vezes maior que a outra pilha. Pode ser empregada nos mesmos instrumentos que a outra.

PILHA DE MERCRIO

Esse tipo de pilha utilizado em dispositivos sensveis como, aparelhos contra surdez, instrumentos cientficos, relgios, etc. O plo negativo contm amlgama de zinco (zinco dissolvido em mercrio).
O plo positivo contm xido de mercrio (II).

A substncia pastosa hidrxido de potssio (KOH).


Essa pilha fornece uma voltagem bem mais constante que as anteriores.

BATERIA DE CIDO CHUMBO


Essa

a bateria utilizada nos automveis, consiste na associao de seis pilhas ligadas em srie, cada uma com 2 volts, totalizando 12 volts. inventada pelo francs Raymond Gaston Plante, em 1859.

Foi

BATERIA DE CIDO/CHUMBO

O plo negativo constitudo por placas de chumbo (Pb).


O plo positivo formado por uma srie de placas de xido de chumbo (IV) [PbO2]. Nessa bateria existe uma soluo que contm cido sulfrico (H2SO4) que uma substncia extremamente corrosiva.

BATERIA DE NQUEL/CDMIO
Essas

baterias tambm so conhecidas como baterias nicad (nquel/cdmio). So recarregveis e empregadas em filmadoras, computadores portteis, cmeras fotogrficas digitais, telefones celulares e telefones sem fio.

BATERIA DE NQUEL/CDMIO
O

plo negativo formado por cdmio metlico. O plo positivo formado por uma substncia que contm nquel. Nesse tipo de bateria, a pasta interna um composto que contm soluo concentrada de KOH. Ela mais leve e facilmente miniaturizada, porm bem mais cara que pilhas secas comuns.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
PERUZZO,

Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite do. QUMICA ORGNICA. Vol. 2. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2003. Google e Wikipdia

Imagens:

Das könnte Ihnen auch gefallen