Sie sind auf Seite 1von 16

A morte e o morrer

ELIANE APARECIDA VIEIRA FRANCO EDINA APARECIDA DE ANDRADE GONALVES JEMIMA ALVES MIRANDA LAS FARIA ALVES LCIO LUDMILLA FRANCIELE DA SILVA MRCIA MATTHES MELLO DE OLIVEIRA

PASSOS 2012

Desde que se tem documentado, o exerccio da enfermagem est diretamente ligado ao fator sade, morte e ao processo do morrer, momento da existncia em que o ser humano encontra-se em condio de maior vulnerabilidade a mudanas e sofrimentos.

Nesse momento, o enfermeiro tem o papel de proporcionar cuidados tcnicos, compreenso, proteo, segurana, conforto e um ambiente saudvel para que o ser humano encontre o caminho de acordo com suas necessidades e consiga seguir o seu curso natural.

Normalmente quando pensamos sobre a morte e o morrer, nosso objeto de interesse focaliza-se no sujeito que morre, no corpo morto e em suas causas de ordem patolgica. Porm temos que entender que a morte e o morrer, no envolve somente questes de interesse das polticas pblicas de sade, mas tambm questes sociais.

Trabalhar o pensamento crtico sobre o relacionamento da Enfermagem com a morte e o morrer.

A morte um evento biolgico que encerra uma vida. Nenhum outro evento vital capaz de suscitar, nos seres humanos, mais pensamentos dirigidos pela emoo e reaes emocionais que ela, seja no indivduo que est morrendo, seja naqueles sua volta. O conceito tradicional de morte biolgica definida como o instante do cessamento dos batimentos cardacos tornou-se obsoleto. Hoje, ela vista como um processo, como um fenmeno progressivo e no mais como um momento, ou evento.

Porm morte no somente um fato biolgico, mas um processo construdo socialmente, que no se distingue das outras dimenses do universo das relaes sociais. Assim, a morte est presente em nosso cotidiano e, independente de suas causas ou formas, seu grande palco continua sendo os hospitais e instituies de sade. (BRETAS, OLIVEIRA, YAMAGUTI, 2006).

Como acadmicos de Enfermagem e futuros profissionais, reconhecemos nossa responsabilidade na promoo da sade de todos os indivduos que forem confiados aos nossos cuidados.

Justamente por esse motivo notamos a necessidade de buscarmos propostas que nos auxiliem a enfrentar o problema da morte, para que ao posicionarmo-nos frente ao tema, possamos tambm ajudar nossos clientes a enfrentar tal situao.

A unio do pensamento crtico e o respeito subjetividade de cada ser humano, quando aplicados na prtica da Enfermagem, resultam em maior confiana, empatia, conforto e ainda, melhor resposta na relao enfermeiro-paciente-famlia.

Kubler Ross (1991: 28apud MACHADO; LEITE, 2004 p. 158), acredita que aceitar a morte aceitar a idia da inevitabilidade que fornece a cada um de ns a oportunidade de descobrir o verdadeiro sentido da vida.

O ser Enfermeiro assim como qualquer ser humano, enfrenta problemas e sofrimentos cotidianos, ainda mais diante do morrer, tanto de seus clientes quanto o seu prprio. Quando algum morre num hospital rapidamente varrido, um ato mgico de desaparecimento afasta a evidncia antes que ele possa chocar algum (ROSS 1975 apud KIRCHNER, 1982 p. 30).

Reconhecemos a necessidade de mudarmos nossos conceitos, usando como potencial holstico todas as nossas potencialidades, assumindo a verdadeira postura teraputica do Enfermeiro moderno e da assistncia que esta presta

Enquanto membros de uma equipe multiprofissional, adquirimos inmeras experincias e experimentamos sentimentos que so a chave do relacionamento interpessoal enfermeiro-cliente, mas muitas vezes no prestamos ateno a isso.Estes momentos nos colocam em choque com os nossos prprios conceitos ticos e humanitrios.Presenciarmos a morte, sofrermos a dor da perda, nos faz sentir pequenos, frustrados e impotentes,visto que somos preparados para promover a vida, somente a vida nos esquecendo que a morte parte inseparvel dela.

Das könnte Ihnen auch gefallen