Sie sind auf Seite 1von 29

UBUNTU

Este material consiste em fornecer uma apresentao sobre os principais recursos do Linux Ubuntu em sua verso 10.04. Instrutor: Ivo Amarante Jr. Analista de TI Bacharel em Informtica Ps-graduado em Telecomunicaes PUC PR J conhecia o Linux mas somente a pouco tempo instalei em meu desktop e estou adorando a experincia. Certamente um grande programa!!!

INTRODUO AO UBUNTU

O que significa?

Humanidade para com os outros

Sou o que sou pelo que ns somo

Ubuntu no Linux. Linux o Kernel (corao) do Ubuntu;

Kernel o ncleo do S.O.


Ubuntu: um sistema operacional gratuito baseado no sistema Open Source (cdigo fonte aberto); Distros Linux (Mandriva, Debian, SuSe, Ubuntu, etc)

Configuraes recomendadas
O Ubuntu um sistema leve e que roda sem problemas com at 512 MB de memria RAM, um processador de 800mhz e uma placa de vdeo simples, entretanto, para tirar o mximo proveito das funes multimdias que este livro ir apresentar, o mnimo ideal em configurao de hardware est listado a seguir:

Processador Intel ou AMD acima de 1.5GHz

1GB de memria RAM


Placa de vdeo com memria acima de 128MB 10 GB de espao em disco.

Unidade de CD-ROM ou CD/DVD-ROM

TEST-DRIVE

LIVE CD
Pode-se testar o Ubuntu antes de instalar.
Basta rod-lo atravs da unidade de CD/DVD;

INTERFACE GRFICA

Verso atual 10.04 Lucid Lynx

Ambiente de trabalho chamadas de GUI - Interface grfica do usurio;


Os principais sistemas operacionais como Windows, Macintosh e a distro Ubuntu so dotados de interface grfica; No Ubuntu a GUI padro chama-se Gnome; possvel instalar outros ambientes de trabalho como KDE (Kubuntu);

DESKTOP

Barra de tarefas
A barra de tarefas fica localizada na parte inferior da tela. Ao ser minimizada atravs do boto central , na parte superior esquerda (no Ubuntu 10.04), a janela ir ser reduzida para a barra de tarefas.

rea de notificao

Wallpaper / Screensaver

Extenses de arquivos

Extenses de arquivos so as terminaes que vm depois dos nomes dos arquivos e que determinam sua origem e qual ser o software utilizado para abrir aquele determinado arquivo. No Ubuntu, algumas coisas so um pouco diferente de outros sistemas no que tange a extenses de arquivos. Exceto os arquivos interplataformas, como JPG, PNG, MPEG, TXT e outros, temos algumas extenses de arquivos exclusivas no Ubuntu (e tambm em outras verses de Linux), como o DEB (que faz no Ubuntu o que os arquivos SETUP.EXE fazem no Windows)

Central de programas
A Central de Aplicativos uma inovao que veio na edio 10.04 do Ubuntu e serve para facilitar a instalao de programas atravs do sistema de buscas.

Lixeira
A lixeira do Ubuntu, que fica localizada na barra de tarefas ou na parte direita da janela do Navegador de arquivos, o local para onde vo temporariamente os arquivos que voc exclui do seu computador. Com a necessidade de espao, os arquivos vo sendo automaticamente excludos definitivamente, entretanto possvel esvaziar a lixeira e liberar espao em seu HD se houverem muitos arquivos nela.

Menus do Ubuntu

Aplicativos

Aplicaes divididas por categorias

Menus do Ubuntu

Locais

Pastas de acesso aos diversos recursos existentes;

Menus do Ubuntu

Sistema

Permite acesso as funes de configurao, administrao e personalizao do sistema.

Menu de contexto (desktop)

Menus de contexto mudam conforme o contexto, sendo ativados mediante o boto direito do mouse em determinadas reas. No desktop fornece algumas possibilidades como:
Atalhos

Menu de contexto (pasta/arq.)

Nautilus - Navegador de arquivos


No Windows chama-se Explorer, no Mac o Finder.

Nautilus - Navegador de arquivos

Nautilus A pasta Home


A pasta Home equivalente, a pasta Meus documentos do Windows. Nela se encontram todas as pastas com seus arquivos pessoais, como msicas, fotos, vdeos ou qualquer arquivo que voc queira guardar no computador. Na pasta Home alguns programas guardam informaes de execuo pessoal, como instant messengers, arquivando temas, cones, smiles e outros arquivos de sua rotina de execuo, embora o executvel em si no esteja dentro da pasta Home e as pastas destes programas estejam ocultas ao usurio.

Criando e renomeando pastas


Criar pastas no Ubuntu simples e fcil, como em qualquer outro sistema. Embora o sistema j deixe algumas pastas prontas na sua pasta Home, pode ser que voc queira criar uma pasta diferente das que tenha. Para isto, basta clicar em um diretrio ou no Desktop e selecionar a opo Criar pasta. Uma nova pasta ser criada e estar com a frase Pasta sem ttulo dentro de uma seleo de texto (que vai depender do tema de seu Ubuntu), como mostra a imagem. Aproveite que a pasta est com esta cor no ttulo e logo insira o nome desejado. Se voc clicou fora da pasta antes de inserir o nome, no se preocupe, basta clicar novamente com o boto direito do mouse e selecionar a opo Renomear e inserir o nome desejado. Este processo de renomear pode ser feito com qualquer arquivo na sua pasta Home.

Ajustes visuais
Mudando a cor ou o tema do Ubuntu Ubuntu possui dois novos temas, o padro, tambm chamado Default o Ambiance e o segundo tema padro, mais light o Radiance. Para alterar do tema Ambiance para o Radiance, basta clicar com o boto direito do mouse sobre o Desktop e selecionar a opo Alterar plano de fundo. Uma janela se abrir com algumas abas, simplesmente selecione a aba Tema, role a barra lateral da janela at Radiance e clique sobre o tema.

CompizConfig
O CompizConfig um gerenciador de efeitos do Compiz, como um painel de controle, onde voc pode definir quais efeitos quer ativar e quais ir desativar. Para instalar o CompizConfig, abra a Central de Programas do Ubuntu ( Aplicativos > Central de Programas) e no campo de busca localizado na parte superior direita da tela digite CCSM. Aparecer uma opo como mostrado na imagem a seguir:

Aplicativos diversos
Mozilla Firefox O Firefox, navegador open source da Mozilla atualmente o segundo maior navegador do mercado, perdendo apenas para o Internet Explorer, pois o mesmo j vem embutido no Windows.

Aplicativos diversos
Empathy um comunicador instantneo, assim como o Windows Live Messenger (ou MSN) ou o Yahoo Messenger. Entretanto, possvel entrar em vrias redes de comunicadores instantneos apenas com o Empathy. Alm de ser leve e de fcil configurao de contas, o Empathy suporta Jabber, Facebook, Google Talk e outras redes de chat.

Aplicativos diversos
Brasero O software padro de gravao que vem com o Ubuntu 10.04 o Brasero, um programa simples e que permite a criao de CDs de msicas, dados, DVDs, criao de discos de vdeo e outros. Pode ser aberto atravs do menu Aplicativos > Multimida > Criador de discos Brasero.

Aplicativos diversos
Visualizando imagens e editando com o F-Spot O Ubuntu traz um visualizador de imagens padro no Ubuntu 10.04, o visualizador de imagens padro o que vm no ambiente grfico Gnome o F-Spot.

Aplicativos diversos
Reprodutor de msicas Rhythmbox O Ubuntu j vem com um programa de MP3 que gerencia suas msicas e executaas magnificamente. Este programa o Rhythmbox. Ele se encontra em Aplicativos > Multimdia > Reprodutor de Msicas Rhythmbox.

Aplicativos diversos
Reprodutor de filmes Agora basta abrir o software de execuo de vdeo no Ubuntu em Aplicativos > Multimdia > Reprodutor de filmes que inicialmente vem com o sistema, inserir seu DVD no drive e clicar em Filme > Reproduzir do Disco. Veja imagem do DVD a seguir:

Das könnte Ihnen auch gefallen