Sie sind auf Seite 1von 77

Avaliao

Sntese de um livro (quatro captulos) 4 pontos 100% de uma folha A4 Espao simples Tamanho 12.

Pesquisa sobre educao 2 pontos Dois conceitos de dois pais Dois conceitos de dois educadores renomados com fontes bibliogrficas . Dever de casa final 4 pontos Oito perguntas subjetivas e relevantes com no mnimo seis linhas de resposta.
PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM

PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM

Quando contemplo os teus cus, obras dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites. Salmo 8:3-4.

A DOUTRINA DO HOMEM
Ningum pode negar a importncia que tem tido para o homem a pergunta por seu prprio ser. Esta importncia tem crescido em tal magnitude que a pergunta sobre o que o homem ocupa o ponto central das preocupaes teolgicas e filosficas da presente gerao.
A inquietao vai alm da pergunta: o que o homem? Envolve o que o homem tem sido.

A DOUTRINA DO HOMEM
To problemtica a situao do homem moderno que nem sequer pode aceitar o transcendente. Seu excessivo racionalismo o induz a descartar as possibilidades da f e a desconhecer a revelao de Deus. Os chineses falam de dois homens bons: o que est morto e o que no nasceu.
Oliveira, Sabedoria Concentrada, p.141.

A DOUTRINA DO HOMEM

Em realidade existem trs possveis caminhos que podem trazer possveis respostas pergunta: que o homem? Estes so: a filosofia, a teologia e a Bblia ou palavra revelada por Deus. Cada um deles produz um tipo especfico de antropologia.

A DOUTRINA DO HOMEM

ANTROPOLOGIA FILOSFICA

PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSFICA
Segundo Kierkegaard, o maior problema que enfrenta o homem sua prpria alienao, que surge das destrudas relaes do homem consigo mesmo. Sugere que a soluo para esta alienao se encontra na reintegrao do prprio eu, a qual deve surgir como resultado de uma f religiosa.
Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSFICA
Segundo Sartre, ao homem corresponde uma liberdade absoluta com a qual chega a ser independente de toda ordem, de toda lei e de todo objetivo. um ser completamente entregue a si mesmo e s suas decises. O que que o homem consegue realmente com esta liberdade? O prprio Sartre reconhece que esta liberdade priva o homem de toda base sobre a qual pretende construir suas aes e portanto nenhuma ao pode ser boa, mas apenas uma ddiva cruel que o condena liberdade como uma maldio. O homem no uma realidade completa. somente sua prpria possibilidade, apenas um projeto de si mesmo. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSFICA
Herbert Marcuse, considera que a verdadeira face de nosso tempo delineada com os conflitos interiores do homem solitrio, porm sua histria real est na luta titnica da ao poltica. Deste modo ele expe uma relao ntima entre a temtica existencialista e os contedos da poltica. A poltica no pode atuar somente na vida externa do homem, deve tambm incorporar seu eu interior. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSFICA
Para Karl Marx o homem como indivduo modifica-se no curso da histria. Desenvolve-se. Transforma-se. o produto da histria. O homem faz a histria e o produto de seu prprio feito. O homem aquilo que ele fez de si mesmo e a histria o registro da autorealizao do homem. O homem no um ser passivo. ativo e produtivo. Compreende e controla o mundo objetivo com suas prprias faculdades. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

SCRATES
Sua misso era levar os cidados converso moral. Em nome dessa misso desprezava honras, dinheiro e at a prpria vida. A filosofia socrtica foi marcada pela inabalvel certeza de que o homem capaz de atingir a verdade. O pressuposto para atingir a verdade a humildade e o mtodo, o dilogo.

Agostinho
Os vossos anos so como um s dia, e vosso dia no se repete de modo que passa a chamar-se cotidiano, mas um perptuo hoje, porque esse vosso hoje no se afasta do amanh, nem sucede o ontem. O vosso hoje a eternidade.
Agostinho, Os pensadores, p. 243.

Agostinho A CIDADE DE DEUS


Amando-se uns aos outros no amor a Deus, os cristos, embora vivam nas cidades temporais, constituem os habitantes da eterna cidade de Deus. Na aparncia, ela se confunde com as outras, como o povo cristos com os outros povos, mas o sentido da histria e sua razo e sua razo de ser a construo da cidade de Deus, em toda parte e todo tempo.
Barsa, p.144

ARISTTELES
POTNCIA E ATO A essncia das coisas no est fora delas, mas nelas mesmas. 1.Potncia O que est contido numa matria e pode vir a existir. Exemplo: A semente uma rvore impotencial 2.Ato Atualidade de uma matria, sua forma num dado instante de tempo. O ato a forma que atualizou uma potncia contida na matria.

ARISTTELES
O CONHECIMENTO O conhecimento funda-se no sensitivo. Partindo da sensao at a inteleco. A FELICIDADE A perfeita felicidade no pode se constituir s na contemplao das idias, mas exige tambm uma adequada satisfao dos sentidos.

ARISTTELES
O HOMEM O homem no s alma, como dizia Plato, mas o resultado de uma unio substancial da alma e corpo, a primeira concebida como forma e a segunda como matria.
1. 2.

Alma Forma Corpo Matria

ARISTTELES
Existe a essncia de um Ser eterno, imutvel, imperecvel, sempre idntico a si mesmo, perfeito, imaterial, conhecido apenas pelo intelecto, que o conhece como separado de nosso mundo, superior a tudo que existe, e que o Ser por excelncia: o Ser Divino. As coisas se transformam porque desejam encontrar sua essncia total e perfeita. pela mudana incessante que buscam imitar o que no muda nunca.

ARISTTELES
O Ser Divino o Primeiro Motor Imvel do mundo, isto , aquilo que, sem agir diretamente sobre as coisas, ficando a distncia delas, as atrai e desejado por elas. Tal desejo as faz mudar para um dia, no mais mudar (Esse desejo, diz Aristteles, explica porque h o devir e porque o devir eterno, pois as coisas naturais nunca podero alcanar o que desejamos, isto , a perfeio imutvel).

DESCARTES

Decartes faz a hiptese extrema, ctica, de que todo o saber possa ser ou um sonho ou um engano de um todo-poderoso gnio malgno, de um supremo principio irracional,que, em lugar de um Deus sapiente, presida ao universo e possa, portanto, nos enganar de todo em nosso conhecimento.

DESCARTES

Admitido isso, segue-se logicamente tambm a desvalorizao de todos os conhecimentos recebidos por tradio;pois estes conhecimentos poderiam ter sido comprometidos por aquela radical incapacidade humana de conhecer a verdade
Padovani, Histria da filosofia,p.290-291

A DOUTRINA DO HOMEM

ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE

PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
O homem foi originariamente dotado de nobres faculdades e de um esprito bem equilibrado. Era um ser perfeito, e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram puros, santos os seus intentos. Mas pela desobedincia, suas faculdades foram pervertidas, e o egosmo tomou o lugar do amor. Sua natureza tornou-se to enfraquecida pela transgresso que lhe era impossvel, em sua prpria fora, resistir ao poder do mal. Fez-se cativo de Satans, e assim teria permanecido para sempre se Deus no tivesse intervindo de modo especial. Caminho a Cristo, p. 17.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE Era desgnio do tentador frustrar o plano divino quanto criao do homem, e encher a Terra de misria e desolao. E todo este mal ele apontava como conseqncia da criao do homem por Deus. Caminho a Cristo, p. 17.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE "Miservel homem que eu sou! Quem me livrar do corpo desta morte?" Rom. 7:24. Tal o brado que tem subido de coraes oprimidos, em todas as terras e em todos os tempos. Para todos s existe uma resposta: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Joo 1:29.

Caminho a Cristo, p. 19.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE A importncia de buscar um completo conhecimento das Escrituras dificilmente pode ser avaliada. "Divinamente inspirada", capaz de nos fazer sbios "para a salvao", tornando o homem de Deus "perfeito e perfeitamente instrudo para toda boa obra" (II Tim. 3:15-17), a Bblia tem o mais sagrado direito nossa reverente ateno.

Conselhos a professores, pais e estudantes, p. 139.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
A violao da lei fsica e sua conseqncia - o sofrimento humano - tm prevalecido por tanto tempo, que homens e mulheres consideram o presente estado de doena, sofrimento, debilidade e morte prematura, como a sorte destinada aos seres humanos. O homem saiu das mos do Criador perfeito e belo na forma, e de tal modo dotado de fora vital que levou mais de mil anos para que os corruptos apetites e paixes, bem como a geral violao da lei fsica, fossem sensivelmente notados. Conselhos sobre educao, p.9.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Todo homem tem, em grande medida, a oportunidade de fazer de si mesmo aquilo que escolher ser. As bnos desta vida, bem como do estado imortal, esto ao seu alcance. Ele pode edificar um carter de slido valor, ganhando nova fora a cada passo. Pode avanar diariamente em conhecimento e sabedoria, cnscio de novas luzes ao progredir, acrescentando virtude a virtude, graa a graa. Suas faculdades melhoraro com o uso; quanto mais sabedoria alcana, maior ser sua capacidade de conquista. Sua inteligncia, conhecimento e virtude, desenvolver-se-o assim com maior fora e mais perfeita simetria. Conselho sobre regime alimentar, p.15.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
O Criador do homem organizou a maquinaria viva de nosso corpo. Cada funo maravilhosa e sabiamente arranjada. E Deus Se comprometeu a manter esta maquinaria humana em saudvel funcionamento desde que o instrumento humano obedea a Suas leis e coopere com Ele. Cada lei governadora da mquina humana deve ser considerada to divina na origem, carter e importncia como a Palavra de Deus. Cada ao descuidada e desatenta, qualquer abuso imposto ao maravilhoso mecanismo do Senhor, pelo desrespeito a Suas peculiares leis na habitao humana, uma violao da lei de Deus. Conselho sobre regime alimentar, p.17

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Um poder acima e de fora do homem deve atuar nele, para que slidas vigas sejam introduzidas no edifcio de seu carter. A presena de Deus deve permanecer no santurio interior da alma. "Que ligao h entre o santurio de Deus e os dolos? Porque ns somos santurio do Deus vivente, como Ele prprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles sero o Meu povo." II Cor. 6:16. "No sabeis que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir; porque o santurio de Deus, que sois vs, sagrado." I Cor. 3:16 e 17. ... E Recebereis Poder Meditao matinal, p. 44.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
O Cu encheu-se de tristeza quando se compreendeu que o homem estava perdido, que o mundo que Deus criara deveria encher-se de mortais condenados misria, enfermidade e morte, e no haveria um meio de livramento para o transgressor. A famlia inteira de Ado deveria morrer. Vi o adorvel Jesus e contemplei uma expresso de simpatia e tristeza em Seu rosto. Logo eu O vi aproximar-Se da luz extraordinariamente brilhante que cercava o Pai. Disse meu anjo assistente: Ele est em conversa ntima com o Pai. A ansiedade dos anjos parecia ser intensa, enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Trs vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai; na terceira vez, Ele veio de Seu Pai, e podia ser visto. Seu semblante estava calmo, livre de toda perplexidade e inquietao, e resplandecia de benevolncia e amabilidade, tais como no podem exprimir as palavras. Histria da Redeno, p.42

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Fez ento saber ao exrcito angelical que um meio de livramento fora estabelecido para o homem perdido. Dissera-lhes que estivera a pleitear com Seu Pai, oferecera-Se para dar Sua vida como resgate e tomar sobre Si a sentena de morte, a fim de que por meio dEle o homem pudesse encontrar perdo...

Histria da Redeno, p.42.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE O Universo est contemplando a controvrsia que se desenrola na Terra. A um custo infinito, tem Deus provido para cada homem a oportunidade de conhecer aquilo que o tornar sbio para a salvao. Quo ansiosamente olham os anjos para ver quem se aproveitar dessa oportunidade! Maranata Meditao matinal, p.21.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Todo homem tem hbitos corruptos e pecaminosos que precisam ser vencidos por combate vigoroso. Requer-se de toda alma que combata o combate da f. Se algum seguidor de Cristo, no pode ser astuto no negcio, no pode ser duro de corao, falto de compaixo. No pode ser vulgar na linguagem. No pode ser cheio de arrogncia e presuno. No pode ser desptico, nem usar palavras speras, e censurar e condenar. Mensagens escolhidas,V.II, p.20.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Mediante a obedincia as leis de Deus, pode o homem ser um conquistador de si mesmo, conquistador de suas prprias inclinaes, conquistador de principados e potestades, dos "prncipes das trevas deste sculo", e das "hostes espirituais". Efs. 6:12.

Mente, carter e personalidade, V.II, p.407.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE O homem ou a mulher que preservam o equilbrio da mente, ao serem tentados a condescender com a paixo, est diante de Deus e dos anjos celestiais numa posio mais elevada que o mais renomado general que j conduziu um exrcito batalha e vitria. Orientao da Criana, p.95.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
O despojar o homem da liberdade de escolha seria priv-lo de sua prerrogativa de um ser inteligente, e fazer dele um mero autmato. No propsito de Deus coagir a vontade. O homem foi criado como ser moral livre. Como os habitantes de todos os outros mundos, devia ser sujeito prova da obedincia; mas nunca levado a uma posio tal em que render-se ao mal, se torne coisa forosa. Nenhuma tentao ou prova se permite vir quele que incapaz de resistir. Mente, carter e personalidade, V.II, p.421.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE Ser que o homem, criado semelhana de Deus, dotado de raciocnio e linguagem, seja o nico indigno de Suas ddivas e desobediente Sua vontade? Causaro unicamente os seres racionais confuso em nosso mundo? Parbolas de Jesus, p.82

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Unicamente ao homem, a coroa de Sua criao, Deus deu uma conscincia para reconhecer as sagradas reivindicaes da lei divina, e deu-lhe um corao capaz de am-la como lei santa, justa e boa. requerida do homem pronta e perfeita obedincia. Todavia, Deus no o obriga a obedecer; deixa-o como livre agente moral. Reavivamento e seus resultados, p.30.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE Com quase impaciente ansiedade esperam os anjos nossa cooperao; pois o homem deve ser o instrumento para comunicar com o homem. E, quando nos entregamos a Cristo numa consagrao de toda a alma, os anjos se alegram de poderem falar por meio de nossa voz, para revelar o amor de Deus. Servio Cristo, p.9.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
Devemos ser obreiros diligentes; o homem ocioso uma criatura infeliz. Mas que desculpa pode ser apresentada para a ociosidade na grande obra para cuja realizao Cristo deu a vida? As faculdades espirituais deixam de existir se no so exercitadas, e propsito de Satans que elas peream. Servio Cristo, p.84.

A DOUTRINA DO HOMEM

ANTROPOLOGIA PSICOLGICA

PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA PSICOLGICA
Freud refutou a crena em Deus dizendo que ela somente uma projeo dos temores e dos desejos inconscientes do homem. Assinalou a existncia de uma religio neurtica. Indicou que a liberdade humana no existe, pois os atos dos homens so o resultado de impulsos cegos ou mecanismos produzidos nele por experincias da infncia. Refutou a idia de que o homem um ser racional, pois segundo ele, muitas vezes, a poderosa razo simplesmente uma escrava dos instintos irracionais. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA PSICOLGICA
Por outro lado, entretanto, Freud deu uma boa contribuio antropologia teolgica, pois assinalou claramente que o homem deve ser considerado como um ser indivisvel e rejeitou o dualismo da mente e o corpo. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

INTELIGNCIA EMOCIONAL

A forma de um homem se relacionar com

sua famlia, amigos e colegas de trabalho muito mais importante do que a excelncia do seu currculo.

INTELIGNCIA EMOCIONAL

As deficincias da formao profissional

podem ser sanadas com um ms de atualizao, mas para sanar dificuldades de relacionamento, autoritarismo e descontrole emocional, preciso uma vida inteira.

INTELIGNCIA EMOCIONAL
Conheo as vossas lgrimas; tambm eu chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheo. No penseis que estais perdidos e abandonados. Ainda que a vossa dor no encontre eco em nenhum corao na Terra, olhai para mim e vivei.

(White, O Desejado de Todas as Naes, p. 466).

A JANELA DE JOHARI
A janela de Hohari, criada por Joseph Luft e Harry Ingham, um modelo que descreve as relaes interpessoais, utilizando o princpio bsico de que qualquer interao envolve elementos conhecidos e desconhecidos. Esta interao forma quatro reas que influenciam o relacionamento. Estas reas recebem os nomes de: CONHECIDA POR NS CONHECIDA PELOS OUTROS DESCONHECIDA POR NS

REA ABERTA REA OCULTA

REA CEGA

DESCONHECIDA PELOS OUTROS

REA DESCONHECIDA
2

A DOUTRINA DO HOMEM

ANTROPOLOGIA TEOLGICA

PR. GONDIM.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Karl Rahner, afirma que o homem, por ser a possvel alteridade de Deus", nunca pode estar ausente de qualquer teologia porque "nada se pode dizer de Deus sem que, ao mesmo tempo, exista uma referncia ao homem. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
Pelgio cria que a contnua insistncia no fato de que o homem est depravado e debilitado a causa pela qual cada ser humano peca, pois pensando que ele no pode fazer outra coisa seno pecar, est psicologicamente preparado para cometer o pecado.

O nico elemento resgatvel na doutrina de Pelgio a ao que estimula a fora do exemplo.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Desde cedo deve ser considerado como uma fora que se exerce sobre um homem que j possui uma natureza depravada. Este era o caso dos homens que seguiram o exemplo de Caim. A influncia exercida sobre seus descendentes por sua vida e ensino, determinou o estado de corrupo que exigiu a destruio do mundo inteiro pelo dilvio. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA

Charles Swindoll afirma sobre a igreja: Somos o nico exrcito que conheo que fuzila seus feridos. Oliveira, Sabedoria Concentrada, p. 152.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
Dietrich Bonhoeffer sintetiza suas idias humanistas em duas frases: "Ser um homem" ser homem para os outros Ns poderamos dizer: Ser um homem ser um cristo, entretanto, Bonhoeffer inverte a frase e diz: Ser um cristo no significa ser religioso de um modo particular, mas ser um homem: E continua: "um homem, simplesmente. A frase: "O homem para os outros" reflete nossa relao com Deus por meio de Cristo, que "uma nova vida para os outros atravs da participao do ser de Deus. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Assim, no pense que estou infeliz. Afinal, o que felicidade e infelicidade significam? Elas dependem muito pouco das circunstncias e muito mais do que se passa dentro de ns.

Bonhoeffer escrevendo para sua noiva Maria, pouco tempo antes de Hitler o condenar morte.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA O homem um ser religioso. A religio a ascenso do homem para Deus, a sua progressiva aproximao de Deus. Essa aproximao no uma exigncia imposta de fora, na forma de alguma lei ou decreto baixado pela vontade e pelo poder de Deus (como quando um escravo obedece ao seu senhor); , antes, uma exigncia inscrita no ser profundo do homem, feito imagem e semelhana de Deus. Mondin, Quem Deus, p.398.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
A atividade religiosa do homem tem fundamento objetivo e, por isso, plenamente justificada, tambm diante do tribunal da razo. Por isso, justo e necessrio que o homem seja religioso. Quem no religioso no enriquece a prpria humanidade; no se torna super-homem; antes, vira menos-homem: regride para as condies da animalidade. Mondin, Quem Deus, p.398.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
Abraham Heschel declara que "a Bblia primeiramente no a viso que o homem tem de Deus, mas a viso que Deus tem do homem. A Bblia no a teologia do homem, mas a antropologia de Deus, que trata do homem e daquilo que Ele pede do homem, e no da natureza de Deus. A inspirao de Israel no era conhecer o Absoluto, mas saber o que Ele quer do homem. Comungar com Sua vontade e no com Sua essncia. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Como acertadamente disse Hans Walter Wolff, "cada nova gerao deveria fazer-se as perguntas pelo ser do homem". Perguntas tais como as seguintes: "Que o homem?" (Salmos 8:4; 56 7:17). "Quem sou eu?" (xodo 3:11; TI Sam. 7:18). "Homem, quem s tu?" (Gen. 3:9). Existem respostas a estas perguntas, no entanto, no devem ser procuradas fora da f em Deus. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA O relato sobre a criao encontra-se na Bblia. Est dividido em duas partes: um relatrio geral da criao (Gen. 1:1 - 2:3) e depois um relatrio especfico da criao do ser humano (Gen. 2:4 -25).

Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA

Tomas de Aquino, baseando-se em Col. 3:10 conclui que a imagem de Deus pertence somente mente. Ainda que em todas as criaturas exista algum tipo de semelhana com Deus, somente na criatura racional encontramos uma semelhana de imagem. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA A palavra que aparece na deliberao de Deus e Sua resoluo a criao do homem (Gn 1:26), so tselem que significa imagem, esttua, esculpido e aparece na Bblia com o significao de forma ou aparncia (Sal. 73:20), expressando algo que como uma sombra ou imagem (Sal. 39:6), indicando a idia de uma imagem material (II Reis 11:18; I Sam. 6:5, 11; Eze. 7:20; 16:17; 23:14). Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA No estranho que na vida do homem atual se reflita uma desorientao completa, uma frustrao constante no trabalho, uma permanente ausncia de sentido e um uso irresponsvel dos meios naturais. Tudo isto representa uma destruio de seu prprio ser por se haver apartado do conceito bblico acerca de sua criao. "Deus criou o homem Sua prpria imagem. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Esta tica esta diretamente relacionada com o fato de que a palavra de Cristo deve morar na vida daquele que transformado Sua imagem (Col. 3:16), pois Cristo tem a mesma imagem da substncia de Deus.

Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Cristo tambm o poder normativo do homem, especialmente dos eleitos, pois eles devem ser conforme imagem de Seu Filho(Rom. 8:29) e sua transformao, que deve ser realizada de glria em glria pelo Esprito do Senhor, tem por norma "a mesma imagem" (II Cor. 3:18). O modelo para o progresso do novo homem tambm Cristo como imagem de Deus. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
Acerca de Jesus disse Emerson: Seu corao era grande como o mundo, mas no existia nele espao para guardar a lembrana de um erro. Pr. Oliveira, Sabedoria Concentrada, p. 164.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA A perspectiva bblica estabelece a plena responsabilidade do homem ao definir o pecado como produto de sua deciso voluntria e deliberada, ela diz que o homem peca pelo fato de haver adquirido uma natureza radicalmente corrupta. Portanto o homem um ser cado que pertence a uma raa rebelde, cuja nica esperana reside na salvao. oferecida por Cristo. A plena responsabilidade que a Bblia atribui ao homem est baseada no conhecimento que este tem de sua situao pecaminosa. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
O maior conflito do homem descrito em Gn 3:14,15. Ento o Senhor Deus disse serpente: visto que isso fizeste, maldita s entre todos os animais domsticos, e o s entre todos os animais selvticos: rastejaras sobre o teu ventre, e comers p, todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. Nestes textos, Edmond Jacob v no somente o conflito entre o homem e a serpente, como tambm "um incio da salvao final do homem" e, em conseqncia, descobre um messianismo universal de significao muito maior que aquele messianismo prprio do povo de Israel. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA O homem errante est privado da morada que Deus criou para ele no principio, e vive na morada que ele construiu com suas prprias mos. Protege-se assim sob suas prprias obras e com tudo isto procura dar sentido sua vida. Sentindo que nunca consegue, portanto seu viver dirio esta sempre ameaado pela morte. Mario Veloso, Homem Pessoa Vivente

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA Segundo a Sagrada Escritura, a essncia do homem no est na racionalidade, na liberdade, na linguagem, na inventividade, na cultura, na religio , etc., mas na sua capacidade de espelhar e de reproduzir a realidade de Deus, isto , de ser um cone divino. Mondin, Quem Deus, p.399.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA O cone institudo por Deus no momento da criao, foi deturpado pelo pecado original e plenamente restaurado por Cristo, Verbo encarnado, cone consubstancial com o Pai.

Mondin, Quem Deus, p.399.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA
Apesar de sua matriz essencialmente bblica, a doutrina da iconicidade apresenta ttulos de credibilidade tambm no campo filosfico. O simples fato de ela ter sido ensinada pelo grande Plato j uma prova: Uma s coisa convm ao homem: procurar fugir deste lugar para um outro, o mais rpido possvel. E a fuga uma imitao de Deus, na medida do possvel. E imitao tornar-se justo e santo, baseados numa viso espiritual e intelectual.

Mondin, Quem Deus, p.409.

A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA TEOLGICA ...Se afinal decidirmos rejeitar a cruz, nosso valor na eternidade ser medido pela dor que nossa ausncia causar ao corao de Deus. Lio da Escola Sabatina condensada, p. 37.

A DOUTRINA DO HOMEM

ANTROPOLOGIA TEOLGICA Eis que sois menos do que nada, e menos do que nada o que fazeis... Isaas 41:24

Tudo posso naquele que me fortalece


Filipenses. 4:13

Pr. LUIZ CARLOS LISBOA GONDIM.

Das könnte Ihnen auch gefallen