Sie sind auf Seite 1von 23

Aplicativos Informatizados Prof. Anderson / Prof. Leandro / Prof.

Ponce

Bsico sobre computadores. Introduo ao Sistema Operacional MS Windows. Explorando e criando diretrios (pastas).

Assista o vdeo sobre a Histria e Evoluo do computador.

O computador divido em parte fsica (hardware) e parte lgica (software). A parte fsica, o hardware, engloba todas as peas do computador e seus perifricos. A parte lgica envolve os softwares instalados no computador.

As peas do computador mais comuns so;


Processador (processa a entrada e sada de dados

do computador)
Memria RAM (armazena todos os dados obtidos

durante o processamento de dados)


H.D Hard Disk ou Disco Rgido (armazena os

arquivos do usurio como textos, msicas, fotos, etc)

A grosso modo so as peas externas do seu computador. Os perifricos mais comuns so;
Teclado Mouse Monitor Impressoras Scanners Gabinetes **

Programas de computador que so codificados por programadores com o intuito de auxiliar o usurio do computador em uma determinada tarefa. Quando o software desenvolvido para uma atividade especfica chamamos de Aplicativo.

Windows Explorer Paint Brush Word Excel Power Point Internet Explorer Calculadora Etc

Sistema Operacional o responsvel por fazer o hardware, o software e o usurio se comunicarem, ou seja, ele faz o computador realmente ter alguma utilidade para voc. com o Sistema Operacional que podemos nos interagir com os nossos aplicativos favoritos e gerenciar nossos arquivos de msica, fotos, textos, filmes, etc

Existem vrios, os mais famosos so;


Microsoft Windows Unix / Linux MAC OS (Apple) Android (Google) I.OS (I-Phone, I-Pad) Chrome OS (Google)

Surgiu em 1981 como uma interface grfica criada para o MS-DOS

O sistema mais popular no mundo O Sistema Windows 7 custa hoje 280,00 890,00 dependendo da sub-verso e do vendedor.

Discuta o vdeo a seguir.

Shift (ativa letras maisculas) Caps Lock (ativa letras maisculas de forma

permanente) Enter (confirmao uma ao) Backspace (apaga um texto de trs para frente) Delete (apaga um texto do inicio ao fim.) Num Lock (ativa o teclado nmero caso exista)

cones Barra de Tarefas Menu Iniciar

Criar e apagar um cone no Desktop Criar e apagar uma pasta no Desktop Abrir o aplicativo Calculadora pelo menu Iniciar Acrescentar e remover itens na barra de tarefas. Alterar a data e hora do relgio do Windows

Abra o Windows Explorer e crie um diretrio com o seu nome em Meus Documentos. Abra o Jogo Campo Minado Escreva um texto usando o NotePad e salve. Escreva um texto usando o WordPad e salve. Faa um desenho qualquer usando o Paint Brush e salve

Todo o sistema operacional Windows geralmente encontrado na raiz C: A: e B: eram reservados para os antigos disquetes. D: e E: para leitores e gravadores de CD e DVD Demais unidades so reservadas para rede e dispositivos de armazenamento mveis (pendrive, celulares, webcam, etc...)

Tambm chamado de pasta. Dentro de uma pasta podemos ter vrias outras pastas e diversos arquivos. Arquivos: Na informtica Bsica definimos como contedo de mdia como textos, planilhas, msica, fotos e vdeos. Aplicativos tambm possuem arquivos de sistema. Aprendendo o Windows Explorer.

Das könnte Ihnen auch gefallen