Sie sind auf Seite 1von 35

Escolha da Razo Social e Nome Fantasia Prepare a Documentao CONTRATO SOCIAL CDIGO DE ATIVIDADE ECONMICA CNAE Registre sua

a Empresa

Etapa 1 - Junta Comercial Etapa 2 Secretaria da Receita Federal / Secretaria Estadual da Fazenda Etapa 3 Prefeitura 5 - Etapas para Registro de Firma Individual

A crescente complexidade do processo administrativo leva os gestores a buscarem incansavelmente alternativas para superar os desafios encontrados no seu dia-a-dia

O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudana numa empresa. necessrio porque (1) faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organizao e gerar marcos de referncia para a avaliao de desempenho, (2) as decises de investimento e financiamento da empresa no so independentes, sendo necessrio identificar sua interao, e (3) num mundo incerto a empresa deve esperar mudanas de condies, bem como surpresas.

1. Planejamento em longo prazo quando a ocorrncia de fluxos corresponde s dimenses dos projetos de investimento e dimenso temporal do plano de resultados em longo prazo (geralmente de cinco anos). 2. Planejamento a curto prazo quando a ocorrncia de fluxos est enquadrada no plano anual de resultados. 3. Planejamento operacional, em que as entradas e sadas de caixa so projetadas para o ms, a semana ou o dia seguinte.

Os relatrios provenientes do sistema contbil so os principais instrumentos de gesto empresarial, tendo como objetivo fornecer informaes relevantes para que cada usurio possa tomar suas decises com segurana.

Contas a Receber

Contas a Pagar

Fluxo de Caixa

Caixa

Bancos

Aplicaes

Realizado

A finalidade do fluxo de caixa realizado mostrar como se comportaram as entradas e as sadas de recursos financeiros da empresa em determinado perodo.
O objetivo principal do fluxo de caixa projetado informar como se comportar o fluxo de entradas e sadas de recursos financeiros em determinado perodo, podendo ser projetado a curto ou a longo prazo.

Projetado

Diante da abertura de mercado e da internacionalizao de capitais, os investidores e financiadores de capitais buscam a cada dia mecanismos que permitam uma anlise mais segura da situao financeira da empresa em que pretendam investir.

A demonstrao de fluxo de caixa no um demonstrativo novo, pois h tempo utilizado por muitas empresas para fins gerenciais.

No Brasil a demonstrao do fluxo de caixa ainda no obrigatria para efeito de publicao.

Entradas Operacionais

Lucro Lquido

Mtodo Indireto

Mtodo Direto

Menos

Mais / Menos Ajustes

Sadas Operacionais

Igual Gerao Interna de Caixa Mais / Menos Gerao Operacional de Caixa Igual Fluxo Operacional Mais / Menos Gerao No Operacional de Caixa Igual Variao do Disponv el

INGRESSOS DE RECURSOS Recebimentos de clientes Pagamentos a fornecedores Despesas administrativas e comerciais Despesas financeiras Impostos Mo-de-obra direta (=) Ingressos de recursos provenientes das operaes Recebimentos por vendas do imobilizado (=) Total dos ingressos dos recursos financeiros DESTINAES DE RECURSOS Aquisio de bens do imobilizado Pagamentos de Emprstimos bancrios (=) Total das destinaes de recursos financeiros Variao lquida de Disponibilidades (+) Saldo inicial (=) Saldo final de Disponibilidade

xx (xx) (xx) (xx) (xx) (xx) xx xx xx xx xx xx xx xx xx

1. Atividades Operacionais 2. Atividades de Investimentos 3. Atividades de Financiamentos

recebimento de clientes, aluguis e outros recebimentos similares; recebimento de juros e dividendos; quaisquer outros recebimentos por caixa; pagamento a empregados, fornecedores incluindo os de servios como seguros, propaganda e outros; pagamento de juros, impostos e outros pagamentos similares; quaisquer outros pagamentos por caixa.

DESCRIO
FLUXO OPERACIONAL

ATUAL

ANO-1
4.948,00 90.000,0

ANO-2
31.424,00 144.000,0 0 (106.641,0 0) 37.359,00 1.910,00 39.269,00 (7.845,00)

ANO-3
66.509,00 216.000,0 0 (134.229,0 0) 81.771,00 1.910,00 83.681,00 (17.172,00

ANO-4
66.509,00 216.000,0 0 (134.229,0 0) 81.771,00 1.910,00 83.681,00 (17.172,00

Receitas

0 (85.950,

(-) custos e despesas EBIT (+) depreciao EBITDA (-) pagamento de IR e CSL FLUXO FINANCEIRO (-) despesas financeiras (-) amortizao de emprstimos (+) financiamentos (+) ingresso de capital prprio FLUXO DE INVESTIMENTOS (-) adies ao ativo permanente (+) venda de ativo permanente FLUXO CAIXA DO PERIODO (+) Saldo inicial (+/-) Necessidade de caixa/pgto necess. Caixa SALDO FINAL DE CAIXA 10.000,0 10.000,0 39.500,0 (29.500, (29.500, 39.500,0

00) 4.050,00 1.910,00 5.960,00 (1.013,0

4.948,00 10.000,0

31.424,00 14.948,00

66.509,00 46.371,00

66.509,00 112.880,0

14.948,0

46.371,00

112.880,0

179.389,0

A contabilidade tem como objetivo o estudo e o controle do patrimnio das empresas, a fim de fornecer informaes sobre sua composio e suas variaes qualitativas e quantitativas. Para isso, as demonstraes contbeis so utilizadas e o nvel de detalhamento das anlises a serem feitas sobre as mesmas difere de acordo com a necessidade de cada um de seus usurios.

O art. 187 determina que na sua estrutura deve ser da seguinte maneira: Receita Bruta de Vendas de Produtos e Servios, nada mais do que o faturamento bruto da entidade. Dedues da Receita Bruta, so as devolues, abatimentos e impostos incidentes sobre as vendas. Receita Lquida de Vendas e Servios: o resultado das dedues da receita bruta. Custos dos Produtos Vendidos e dos Servios Prestados: o conjunto dos custos atribuveis produo ou aquisio de bens e gerao de servios. Resultado Bruto: so as vendas lquidas menos os custos para a sua obteno. Despesas Operacionais: so as despesas referentes atividade da empresa e que no se confundem com o custo de produo. Dividem-se em: Despesas de Vendas, Administrativas e Despesas e Receitas Financeiras. Resultado Operacional: a resultada bruta menos a despesa operacional. Despesas ou Receitas no Operacionais: so as despesas ou receitas que no decorrem do objetivo social da empresa. Lucro ou Prejuzo Lquido antes dos Impostos: o resultado obtido antes das provises dos impostos. Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social: a proviso feita para o Imposto de Renda e Contribuio Social. Lucro ou Prejuzo Lquido do Exerccio: o resultado liquido obtido no perodo. Lucro ou Prejuzo por Ao: o lucro ou prejuzo lquido do exerccio dividido pelo total de aes do capital.

-Registro dos fatos: escriturao -Demonstrao expositiva dos fatos: demonstraes contbeis -Confirmao dos registros e demonstraes: auditoria -Anlise e interpretao dos demonstrativos: anlise de balanos

- Balano Patrimonial; - Demonstrao do Resultado do Exerccio; - Demonstraes de Lucros ou Prejuzos Acumulados; - Demonstraes das Mutaes do Patrimnio Lquido; - Demonstraes das Origens e Aplicaes de Recursos.

Balano Patrimonial Demonstrao do Resultado do exerccio Demonstraes dos Lucros ou Prejuzos Acumulados Demonstraes das Mutaes do Patrimnio Lquido

Dentre as demonstraes contbeis descritas na seo anterior, cada uma delas com as suas caractersticas especficas que auxiliam na tomada de deciso, neste trabalho ser dado tratamento especial para a Demonstrao do Resultado do Exerccio.

A Demonstrao do Resultado do Exerccio um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado perodo (12 meses). apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuzo).

Receitas Lucro Bruto Lucro Operacional Lucro Lquido

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO RECEITA BRUTA DE VENDAS E SERVIOS (-) Dedues da receita bruta (-) Impostos incidentes sobre vendas e servios (-) devolues de vendas RECEITA LQUIDA DE VENDAS (-) Custo das mercadorias vendidas ou servios prestados LUCRO/PREJUZO BRUTO (-+) Receitas/Despesas Operacionais (-) Despesas de Vendas (-) Despesas Administrativas (-) Encargos Financeiros Lquidos LUCRO/PREJUZO OPERACIONAL (+-) Resultados No Operacionais LUCRO/PREJUZO ANTES DO IRPJ E CSLL (-) Proviso para IR/ (-) Participaes LUCRO/PREJUZO LQUIDO DO EXERCCIO

O balano patrimonial fundamental para a sade financeira e contbil de uma empresa. . Mas o que um plano de contas? E qual o conceito de balano patrimonial? E a avaliao patrimonial, qual sua importncia?

Ativo Passivo Patrimnio Lquido

O Oramento, na qualidade de instrumento bsico do processo decisrio da administrao de empresas, busca estabelecer a visualizao antecipada dos resultados operacionais a serem atingidos, em funo deste fato, elaborar todo um programa de desempenho uniforme dos diversos setores de atividade que compreenda a empresa.

Planejamento Estratgico

Poltica Estratgias

Planejamento Ttico Planejamento Operacional

A comparao dos resultados com os efetivamente atingidos proporciona elementos para reavaliao do planejamento. So requisitos bsicos para um bom sistema de controle, que as funes e responsabilidades sejam adequadamente definidas; que a captao dos fatores pertinentes seja fidedigna; Que a demonstrao das informaes geradas seja de tal maneira a ressaltar o que importante.

CONHECER A EMPRESA NA REA DE MARKETING NA REA DE PRODUO NA REA DE ORGANIZAO

M.Interno Linha

Volume Orado Realizado

Preo Mdio Orado Realizado

Variaes em R$ Orado Realizado

Total:

Como j vimos nas abordagens dos itens anteriores um oramento se fundamenta por um planejamento adequado e estruturado, e se completa pelo prprio sistema de controle. Maior ou menor controle determinado pelo detalhamento a que se quer chegar. Reduz o envolvimento dos altos administradores com as operaes dirias

Os dados contidos nos oramentos no passam de estimativas, estando assim sujeito a erros maiores ou menores, segundo a sofisticao do processo de estimao e a prpria incerteza inerente ao ramo de operaes da empresa. O uso de um sistema desta natureza ajusta-se melhor a uma dada filosofia e a um certo estilo de administrao (com participao) que talvez no sejam aceitveis em algumas empresas.

Das könnte Ihnen auch gefallen