Sie sind auf Seite 1von 29

Paralisia Cerebral

Definio
O termo paralisia cerebral (PC) designa uma seqela de carter noprogressivo, que acomete o sistema nervoso central imaturo e em desenvolvimento, ocasionando dficits posturais, tnicos e na execuo dos movimentos. (Castro, C. et al 2004) A definio de PC mais atual prope que as desordens do desenvolvimento motor, advindas da leso cerebral primria, so de carter permanente e mutveis, ocasionando alteraes msculo-esquelticas secundrias e limitaes nas atividades. (Rosenbaum P et al 2007)

uma sndrome composta por diversas apresentaes clnicas, etiologias e formas de evoluo.

Etiologia
Pr Natal

malformaes congnitas;
hipertenso materna; infeces congnitas; uso de drogas e lcool.

Etiologia
Perinatal

descolamento de placenta;
asfixia perinatal com EHI; parto mal conduzido; hiperbilirrubinemia.

Etiologia
Ps Natal

infeces de SNC;
TCE; AVC; Anxia por afogamento.

Definio dos termos


Reao Associada: um aumento anormal de tnus em uma parte do corpo, como um resultado do esforo de uma outra parte, que geralmente

menos afetada ou no afetada.


Movimentos Associados: so normalmente

movimentos coordenados que ocorrem na ausncia


de espasticidade.

Definio dos termos


Balano (balance): o resultado da interao das reaes de endireitamento, equilbrio e de proteo.

Tnus bsico: determinado pela avaliao do tnus em descanso e sob a mnima estimulao. Compensao: o termo tipicamente usado para descrever o excesso de movimentos de partes do corpo menos envolvidas.

Definio dos termos


Distnico: aumento repentino do tnus que fixa a criana temporariamente em uma postura extrema. Padres de movimentos: um meio para descrever essas combinaes de ao muscular e as posturas e movimentos resultantes delas, j que a paralisia cerebral uma desordem da coordenao dos padres da atividade muscular, no da funo individualizada dos msculos e articulaes.

Definio dos termos


Tnus Postural: inclui componentes neurais e no neurais (biomecnicos). Os fatores neurais so os resultados de reflexos proprioceptivos e cutneos, todos os quais so influenciados pela estrutura supraespinal. Os fatores biomecnicos so aquelas propriedades visco elsticas das fibras musculares e dos tecidos conectivos, os quais influenciam a produo de fora e a habilidade de fazer movimentos eficientes.

Tnus Postural
Tnus postural normal: um estado de semicontrao do msculo, preparado para uma contrao voluntria; serve para armazenar a energia na marcha (facilitao concntricoexcntrica) e para manter a postura (msculos posturais mantm o tnus aumentado fisiologicamente); realiza-se tanto a mobilidade quanto a estabilidade, ou seja, alto o suficiente para manter-se contra a gravidade, mas ao mesmo tempo, permite movimentos suaves e coordenados

Mecanismos que contribuem para a resistncia percebida durante o movimento passivo


Tenso produzida pela contrao reflexa causada pelo estiramento muscular: Reflexos proprioceptivos e cutneos: todos os quais influenciados pelas estruturas supraespinais , vias ascendente e descendentes; Quantidade de estimulao; O estado de excitao do SNC em qualquer momento. Propriedades visco-elsticas do msculo: Elasticidade: comprimento, caracterstica subordinada ao msculo; Viscosidade: velocidade, caracterstica subordinada ao msculo; Plasticidade: uma caracterstica de tempo do estiramento muscular;

Mecanismos que contribuem para a resistncia percebida durante o movimento passivo


Propriedades visco-elsticas do msculo: Contratura: encurtamento do msculo e um nmero reduzido de sarcmeros, resultando em uma produo reduzida de fora; Propriedades das fibras muculares: tipo I (lenta ) , tipo IIb (rpida) e lla (intermediria) ; Comprimento do msculo: msculo produz tenso mxima por volta de seu meio comprimento, ou seja, msculos encurtados (hipertonia) ou alongados (hipotonia), no sero capazes de produzirem tenso e fora adequados para realizar um movimento eficiente. A chave do tnus normal mais provvel est na habilidade do indivduo em realizar todos os movimentos necessrios eficientemente. (Bobath 2008)

Tnus Postural
Tnus postural anormal: 1. Hipertonia: se constante, embora mude em intensidade, chama-se espasticidade, ou seja uma desordem do movimento que afeta tanto as caractersticas neurais e no-neurais do tnus postural; Hipotonia: a criana mole ou pode ser vista em partes do corpo; Tnus flutuante: tpico da criana com atetose que tem movimentos involuntrios e mudanas imprevisveis no grau do tnus; Tnus plstico: as mudanas mais previsveis no tnus em resposta estimulao na criana com espasticidade.

2. 3. 4.

Classificao
Espstica: existe uma resistncia ao movimento passivo o que varia de acordo com o grau de hipertonia presente , uma desordem do movimento e descrita referente a sintomas :

a) Positivos: aumento do tnus, exacerbao de reflexo (ex. indivduo em p); b) Negativos: perda de movimentos seletivos, fraqueza muscular.

Fatores que podem aumentar a espasticidade


1. Uso da espasticidade para movimentar-se; 2. Reaes associadas; 3. Falta de movimentos; 4. Estimulao incluindo fatores interoceptivos e exteroceptivos; 5. Repetio de movimentos dentro do padro de espasticidade.

Espasticidade Moderada
Caractersticas:
Hipertonia moderada ou leve quando em repouso, ou durante atividades que no so muito difceis; Criana capaz de mover-se, o tnus modifica-se de acordo com a posio, esforo e movimento; Contraturas so mais perigosas devido maior amplitude disponvel ocorrendo facilmente luxaes; Reaes associadas podem ser fortes e vistas como um movimento, podendo resultar em contraturas; Reaes de balano - parcialmente presentes e sua confiabilidade modifica-se de acordo com o grau de hipertonia; Emocional inseguros e frustram-se mais facilmente

Espasticidade Severa
Caractersticas: Muita co-contrao exagerada, mais evidente na regio proximal do que na distal. A hipertonia no se modifica em nenhum grau quando em repouso, movimento ou em graus diferentes de excitao; Pouco ou nenhum movimento observado nas partes afetadas; Nenhum movimento involuntrio e as reaes associadas so percebidas apenas como uma mudana de tnus; Contraturas ocorrem mais na posio central; Reaes de balano esto ausentes; Problemas associados a: respirao, alimentao e fala; Emocional muito temeroso, no consegue ajustar-se emocionalmente, frequentemente passivo.

Distribuio Usual

Fonte: http://3.bp.blogspot.com

Classificao
Hipotnica: normalmente um estado transitrio para outras formas de paralisia cerebral, porm pode ser severa ou leve, apresentando um tnus postural baixo, utilzando excessivamente a superfcie de apoio e apresent a hipermobilidade das articulaes. Caractersticas: Co-contrao insuficiente, principalmente nos msculos de tronco e pescoo, crianas apresentam posturas extremas. Estado de alerta reduzido, incapacidade de resposta a diferentes tipos de estimulao.

Hipotnica

Caractersticas: Problemas respiratrios e para alimentao. Emocionalmente tranquilos, so passivos. Falta de alinhamento devido insuficiente estabilidade

proximal. Frouxido de ligamentos.

Atetose
Resultado de uma leso principalmente nos gnglios da base, pois sua funo principal refinar a informao transportada s reas de associao do crtex e s reas motoras do crtex, so responsveis em dimensionar a amplitude do esforo motor, ajudam na realizao prtica do planejamento motor, tm uma parte importante para atingir a meta de uma atividade. Devido leso ocorrem os movimentos involuntrios. Significa sem postura fixa, o resultado da flutuao do tnus um controle postural contra a gravidade descontnuo e instvel.

Estabilidade proximal insuficiente para dar establidade s partes mveis.


Ausncia de inibio em todos os nveis de funo do SNC.

Caractersticas Gerais
a) Tnus postural anormal: flutuante por causa da presena de tipos diferentes de movimentos involuntrios, so eles: - espasmos mveis: movimentos alternados dos membros em flexo/ extenso, pronao/supinao, movimentos retorcidos, dana do atetide; - Contraes passageiras irregulares e localizadas: ocorrem sem previso, posturas e movimentos grotescos e exagerados; - Espasmos tnicos intermitentes: distnicos, sempre subordinado mudana da posio da cabea, podem envolver o corpo inteiro ou partes proximais.

Caractersticas Gerais
b) Graduao insuficiente ou nenhuma nos movimentos posturais e voluntrios: inibio completa dos antagonistas, controle pobre na linha mdia; c) Padres Posturais: muito assimtricos, controle de cabea e tronco muito pobres; d) Controle postural: reaes de equilbrio e endireitamento insuficientes e ausentes nos distnicos; e) Contraturas e deformidades: variam de acordo com o tipo de atetose;

Caractersticas Gerais
f) Problemas associados: - disrtricos, fala na inspirao, dificuldade de sustentar sons, fala varia com o estado emocional; - Seletividade e coordenao insuficiente nos movimentos da deglutio; - Viso: dificuldades na focalizao, nistagmo; - Instveis emocionalmente, no graduam suas emoes. Tipos diferentes de atetides: - discinticos: criana movimenta-se demais e no controla seus movimentos; - Distnicos: mudanas repentinas no tnus. Distribuio: geralmente quadriplgicos.

Sub grupos de crianas com atetose


Atetose pura e coreoatetose: Tnus postural flutua entre baixo e razoavelmente normal; Espasmos mveis: ritmico, alternado e dana do atetide; Movimentos involuntrios distalmente nas crianas com atetose pura e proximalmente nas com coreoatetose; Reaes de equilbrio e endireitamento: mal coordenadas, atrasadas e exageradas; Deformidades: geralmente no tem devido aos movimentos em todas as direes e ADM. Cuidado com sub-luxao, devido hipermobilidade em ombros, quadris, mandbula e dedos.

Sub grupos de crianas com atetose


Atetose com espasmos intermitentes espasmos distnicos: Tnus flutuante hipo e hiper rapidamente; Espasmos distnicos afetam principalmente as partes proximais; Reaes de equilbrio e endireitamento: geralmente ausentes e no confiveis, reaes de proteo inadequadas. Deformidades: grande perigo por causa da assimetria, luxaes devido postura dos quadris, escoliose.

Sub grupos de crianas com atetose


Atetose com espasticidade: Espasticidade moderada nas regies proximais (CE e CP); Movimentos involuntrios em regies distais; Reaes de equilbrio e endireitamento: dependem do grau de espasticidade; Deformidades: contraturas nos flexores de joelho, quadril, cotovelos e flexores plantares, escoliose. Tnus postural flutua entre muito alto e normal.

Ataxia
extremamente raro a ataxia pura, normalmente ela combinada com espasticidade, atetose ou ambos. Classificao internacional: 1. Ataxia simples congnita. 2. Diplegia atxica; 3. Sndrome do desequilbrio. Surge provavelmente de uma leso no cerebelo, levando s desordens do movimento caracterizadas pelas dificuldades na intensidade da fora, direo e graduao do movimento.

Caractersticas
Tnus postural baixo, permitindo algum controle postural e movimento contra a gravidade; Falta de co-contrao: incapacidade em manter posturas firmes; Coordenao do movimento: imaturos e globais, falta seletividade, dificuldade de coordenao; Distrbios de inervao recproca: tremor de inteno, oscilao de tronco, dismetria, nistagmo, movimentos aos arrancos; Reaes de balano: atrasadas, descoordenadas, com amplitude excessiva e pobremente direcionada.

Espasticidade de leve a moderada quando presente, afeta grupos flexores


proximalmente.

Das könnte Ihnen auch gefallen